Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
Subfonds
Reference code
PT/TT/TSO-IC
Title
Inquisição de Coimbra
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional Torre do Tombo
Initial date
1541
Final date
1821
Dimension and support
11317 u.i. (822 liv., 188 mç., 32 cx., 10.716 proc.); perg., papel
Context
Biography or history
Em 1541, D. João III ordenou que fosse "feita a Inquisição" nos bispados do Porto, Lamego e Coimbra. O estabelecimento da Inquisição em Coimbra foi confiado a D. Bernardo da Cruz, bispo de São Tomé, e a Gomes Afonso, prior da Colegiada de Guimarães. O cardeal D. Henrique dirigiu-lhes as primeiras instruções para o seu funcionamento, datadas de Évora, a 5 de Setembro. Foram as primeiras normas portuguesas, uma vez que até então o Tribunal português se regera pelas espanholas. Os regimentos (1552 e 1570), respectivamente da Inquisição e do Conselho Geral, estipulavam que cada tribunal visitasse periodicamente as zonas que lhe estavam adstritas, o chamado distrito da Inquisição, que no caso de Coimbra correspondia à zona norte do país. Após o perdão geral concedido em 1547, o tribunal de Coimbra foi encerrado, só voltando a ser reaberto em 1565.
Custodial history
A ordem régia de 31 de Julho de 1824, que mandara recolher à Torre do Tombo os cartórios do Santo Ofício, continha também disposições relativas aos dos tribunais de Coimbra e de Évora.Estes encontravam-se no armazém da censura, o qual se pretendia desocupar, e deviam passar provisoriamente para a Biblioteca Pública quando saissem os do Conselho Geral e da Inquisição de Lisboa e enquanto não houvesse espaço no Real Arquivo.Até 1833 não há notícia daqueles arquivos. Neste ano, o guarda-mor da Torre do Tombo, ainda o visconde de Santarém (no ano seguinte seria afastado do cargo por motivos políticos) teria enviado ao ministro do Reino um parecer sobre a mudança do título de guarda-mor para o de director que lhe fora proposta, onde referia as incorporações previstas, supondo que em breve seriam incorporados os arquivos daqueles tribunais, o que não aconteceu tão depressa como esperava. Após a exoneração do visconde de Santarém, e seguindo o seu exemplo, José Manuel Severo Aureliano Basto, nomeado oficial-maior em 20 de Junho de 1836, empenhou-se na incorporação dos arquivos das Inquisições de Coimbra e de Évora, representando ao guarda-mor, D. Frei Francisco de São Luís, a necessidade de o requerer às instâncias superiores. O resultado dessas dilgências foi a portaria de 4 de Maio de 1836, pela qual a Rainha, considerando quanto importava reunir num só local todos os documentos do Tribunal do Santo Ofício, formando uma colecção completa para auxílio e esclarecimento da História, ordenou "[...] que os processos e mais papeis das extintas Inquisições que estiverem na mencionada Biblioteca sejão transferidos para o Arquivo da Torre do Tombo, e que ahi sejão guardados conjunctamente com todos os outros da mesma natureza". O resumo do aviso que acompanhava a portaria, feito pelo oficial-maior, refere que são os "papéis" das Inquisições de Coimbra e Évora.O cumprimento da portaria de 4 de Maio de 1836 pouco demorou. É de crer que a transferência se tenha feito de imediato, pois a 21 de Junho a documentação já se encontrava na Torre do Tombo.Não foi encontrada qualquer notícia contemporânea sobre os trabalhos de inventariação dos cartórios das Inquisições de Coimbra e de Évora. Existe porém o resultado desses trabalhos: os índices dos processos-crime em pequenos verbetes, tal como haviam sido feitos para a Inquisição de Lisboa, mais conhecidos por "rosários" e que têm vindo a ser progressivamente substituídos.
Content and structure
Scope and content
Inclui correspondência com o Conselho Geral, com os tribunais de Lisboa e de Évora e com as inquisições espanholas; autos da fé; bens confiscados; decretos de prisão; despachos e ordens do Conselho Geral; cadernos do promotor; de reduzidos, de nefandos e de solicitantes; nomeação dos ministros e oficiais; processos; visitações e documentos do Juízo do Fisco.
Arrangement
Organização orgânico-funcional, segundo a orgânica e atribuições ordenadas pelo Regimento.Foi mantida a numeração original, sempre que expressa ou quando houve possibilidade de a reconstituir.
Access and use
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ANTT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português, latim, francês e espanhol.
Other finding aid
Guias e roteiros:PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Inquisição de Coimbra". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0. p. 383-396. Acessível no IAN/TT, ID (L. 602).Inventários:FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias - "Inventário: Inquisição de Coimbra". in Os Arquivos da Inquisição. Lisboa: ANTT, 1990. (Instrumentos de Descrição Documental). p. 209-256. Acessível no AN/TT, ID (L. 561). Catálogos: PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TTOnline [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- . [consult. 6 Set. 2006]. Actualização diária. Processos-crime da Inquisição de Coimbra. Disponível em: http://ttonline.iantt.pt.Disponível em:http://digitarq.dgarq.gov.pt/http:/(pesquisar em Digitarq/Pesquisa básica ou pesquisa avançada)Índices:PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Inquisição de Coimbra: índice do livro 3 de Visitas. [Manuscrito]. [183?]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (C. 973).
Associated documentation
Alternative form available
Cópias microfilmadas. Portugal, Torre do Tombo, 292 documentos.
Related material
Relação antecessora:Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição do Porto.Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral. Relação paralela: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa; Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Évora; Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Goa; Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lamego; Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição do Porto; Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Tomar.Relação sucessora: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício, Inquisição do Porto.
Comments