Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
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Identification
Description level
Fonds
Reference code
PT/TT/ARCD
Title
Armindo Cardoso
Holding entity
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Initial date
1968
Final date
2016
Dimension and support
144 UI de documentos fotográficos e textuais (caixas, álbuns/portefólios, e maços; c. 42.000 negativos, 3.280 fotografias reveladas e provas de contacto, 1.300 diapositivos)
Context
Biography or history
Armindo Cardoso, nasceu em 1943, no Porto.Começa a fotografar em 1967, ano em que parte para Paris, cidade onde trabalha como técnico de fotografia científica no Collège de France (CNRS) e depois na realização de diaporamas para o Office Français de Techniques Modernes d’Education. Em 1969 parte para o Chile, tornando-se editor gráfico e fotógrafo do semanário Chile Hoy, ao mesmo tempo que trabalha como assistente do fotógrafo polaco Bob Borowicz. Colabora então com o ICIRA – Instituto de Capacitación y Investigación en Reforma Agrária, ligado à FAO, com as editoras Universitaria e Quimantú e com as revistas Educación e Paloma. Ainda no Chile, participa nos filmes La Batalla de Chile, de Patrício Guzman (1972-73), e Estado de Sítio, de Costa-Gravas (1973) e é coautor da parte fotográfica de várias obras, nomeadamente de Chile o Muerte, de German Marín. Em 1974 regressa a Portugal, colabora com vários municípios, faz fotografia de teatro e participa na edição de livros, como a Fotobiografia de José Gomes Ferreira (2000) e os catálogos Operário das Palavras e A Revolução é um Sonho, dedicados ao mesmo escritor. A partir de 1975 faz também fotografia de teatro, entre outras companhias com a Seiva Trupe, do Porto, o Teatro de Animação de Setúbal, a Barraca e a Companhia de Teatro de Almada. Exibiu regularmente o seu trabalho em exposições individuais e coletivas.
Acquisition information
Em 2017, o fundo fotográfico Armindo Cardoso foi adquirido por compra ao próprio, pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Content and structure
Scope and content
O fundo fotográfico de Armindo Cardoso testemunha, com elevado valor artístico, os seguintes acontecimentos e aspetos nacionais e estrangeiros (o elenco temático aqui apresentado não é exaustivo):a) O Chile de Salvador Allende- Coleção do jornal semanário chileno “Chile Hoy”, 1971-1973; -Chile (Índios Mapuches e retratos de outras populações); - “Chile”, manifestações populares, tomada de posse do general Carlos Prates (assassinado em 1974, na Argentina) e do Ministro de Relaciones Exteriores, Jorge Letellier (também posteriormente assassinado em Washington), por ocasião de uma reformulação governamental de Salvador Allende;- Chile, pessoas, cenas da vida diária em Valparaiso e Portomott, vulcão Osorno e respetivo lago, fábricas têxteis, murais (Santiago), encontros de Allende com os Índios Mapuche, Salvador Allende (grandes planos de cariz pessoal e intimista), Salvador Allende na Convenção (do seu partido) de 18 de Setembro de 1972, Salvador Allende e Fidel Castro (numa visita deste ao Chile), Júlio Cortázar, Antonio Scaglia, Pablo Neruda, Yves Montand (participando no filme “Rocco e lei fratelli”, de Costa- Gravas), Renato Salvatori (participando no filme, “Estado de sítio”, de Costa-Gavras,1972), realizador chileno Patrizio Guzmán; -Rodagem, em Santiago do Chile, do filme “Estado de sítio”, de Constantino Costa-Gavras, 1972; realização do filme “O Terceiro Ano” de Patrício Guzmán (Chile);b) Retratos:- Retratos de José Gomes Ferreira, 1980-1985; de Bernardo Santareno em Setúbal, 1978, e em Lisboa, 1979; de Nicolás Guillem, poeta cubano, 1975; de Maria João Seixas, 1977; de Ary dos Santos, 1978; de Álvaro Cunhal, tirada em 1975, em Évora; de Sá Carneiro (no Pavilhão Carlos Lopes, noutros locais em Lisboa e no Vimeiro); do Presidente Salvador Allende, tirado na sua residência de Santiago do Chile, 1972; de Fidel castro (em vista ao Chile); de Bernardo Schiavetta (poeta e escritor chileno, que receberia em 2014 o Premio Internacional de Poesía Fundación Loewe, Espanha); de Pablo Neruda, 1972; de Fernando Lopes Graça, na sua residência na Parede, 1975; de Gérard Castelo Lopes e outros, Lisboa, 1976; de Urbano Tavares Rodrigues, Teresa Horta, Maria Lamas, Fernando Namora, Romeu Correia, Bernardo Santareno, Yves Montand, Renato Salvatori, Jean Paul Sarte (em Amarante) e, ainda, célebre fotografia “Mãos de Carvoeiro”;c) Teatro- actores, como Cecília Guimarães, João Guedes, cenas de representações de companhias teatrais nacionais e internacionais, 1992-1993]; Companhia de Teatro de Campolide (agora em Almada), representando as peças “Till”, “1383”, “A Sapateira Prodigiosa”, “Trinca-Fortes”, “O Santo Inquérito”, “Guerra? Não Obrigado”, “Othelo”; Teatro Experimental do Porto; A Barraca; A Comuna, (1987-1980), Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Porto, 1989; TeatroExperimental de Cascais; 5.º Festival de Teatro de Setúbal, 1980; Teatro Animação [de Setúbal], 1978-1979; atuações de companhias teatrais no Vimeiro;d) O “Portugal do 25 de Abril”- Acontecimentos sociopolíticos em Portugal (manifestações, comemorações do 1.º de maio, nomeadamente, na Praça da Figueira e na Praça do Comércio (Lisboa), na Marinha Grande, em Évora (manifestações de trabalhadores agrícolas), “Lisboa, 1.º de maio de 1978”, “Lisboa, 1.º de Maios de 1975, com Costa Martins e Carlos Carvalhas”, “Verão Quento-Agosto de 1975”, “Congresso da CGTP_IN 1980”, “Encontro de Mulheres”, “Reforma Agrária”, “PCP-Évora, Agosto de 1975, com Álvaro Cunhal”), Reforma Agrária em Montemor-o-Novo, 1978; comícios do PCP realizados entre 14.12.77 e 14.01.78; fotografias da “equipa” da LUAR com Zeca Afonso, em Alcobaça e Leiria, 1975; Mague,1977; Estaleiros Navais de Viana do Castelo; Coruche; grevistas; trabalhadores da Reforma Agrária no distrito de Évora; grevistas na Marinha Grande, em 1979; armazéns de José Maria da Fonseca, no Beato; “Corticeira”, em Faro; Fábrica de Lanifícios da Arrentela, 1997 (fotografias excecionais); Fábrica de Lanifícios da Covilhã e trabalhadores da Fábrica de Alfarroba, em Messines; Fábrica de Vidros das Gaivotas,1977; Corticeiros do Algarve, 1975; Reforma Agrária, Beja, 1975, Santarém, 1977; Mercado da Ribeira (Lisboa), 1977; Pesca em Sesimbra, 1980; A Tabaqueira, 1976; Castelo de Vide, 1980; “Encontro Nacional de Mulheres, 24.6.1976”; Minas da Panasqueira, 1981; zona de “Coruche-Arroz”, e de “Montado”, 1984; mural “Unidos Venceremos”, Cacém, 1975; Siderurgia Nacional, fotografias da Plataforma dos Altos Fornos; fotografias de Plenário de Trabalhadores no Arsenal do Alfeite, 1976; fotografias de paisagens do Alentejo, 1976 (inclui uma fotografia de mondadeira, Évora, 1976); fotografias das Comemorações do 18 de janeiro na Marinha Grande, 1979; Siderurgia Nacional, 1976-2000l; Lisnave; Minas de São Domingos; “Mundet, ainda em laboração, 1977”, “Mundet, já encerrada”, 1997; plenário sindical no Porto, “Empresas metalúrgicas”;e) A Constituição de 1976- Sessão solene de aprovação parlamentar da Constituição de 1976 (sessão de 25 de abril de 1976);- “Assembleia da República - Campanha Eleitoral, 1975”, 1974-1980.f) Portugal, 1975-2000-“Portugal: século XX”, referente a paisagens de Portel, Coruche (património humano, montado, fornos do carvão, freguesia da Erra, Casa das Cornucópias), Seixal (paisagens, património industrial e faina pesqueira, cartazes para o Festival Seixal Jazz 97), cheias do Tejo em Santarém, Nazaré (arrastões de pesca, criança na praia), 1979, Peniche (chegada de pescadores), “Oeste”, Minas de São Domingos, Beja e Serpa, Portel, 1977, Estoril, Cascais, Tomar (Convento de Cristo), pastos da Vidigueira, 1976, Évora, Lisboa, (vista de Cacilhas, “Murais do MRPP na Av. 24 de Julho”, Alfama), Ilha Terceira, Alentejo (freguesia de Milharado), Aveiro,1991, e, ainda, outros aspetos da realidade portuguesa, 1975-2000.Fundo composto por c. 42.000 negativos (de 4,5 cm x 6cm e 6 cm x 7 cm e de outros formatos), 3.280 fotografias reveladas e provas de contacto (de formatos desde 13 cm x 18 cm até 40 cm x 50 cm), e 1.300 diapositivos (de 35 mm x 35 mm até 60 mm x 70 mm), uma coleção do periódico “Chile Hoy”, 1970-1973, uma pasta com documentação da atividade fotográfica (orçamentos e correspondência comercial), 1985-1995, e dois cartazes da exposição “Memória Resgatada-Chile, 1970-1973”, acondicionado em 144 unidades de instalação (caixas, álbuns/portefólios, e maços).
Arrangement
Documentação que aguarda tratamento arquivístico.
Access and use
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.
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