Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
CL
Reference code
PT/TT/FSCR
Title
Fernando Santana Cardoso
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Dimension and support
176 doc. fotográficos (positivos estereoscópicos, p/b e colorizados, 8x17cm, albumina); papel
Context
Custodial history
Esta documentação foi adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia (ANF), em 1986, a Fernando Santana Cardoso, que, segundo esclarecimento verbal prestado pelo próprio à Torre do Tombo (em 2015), foi apenas o intermediário da então proprietária da coleção, a senhora Palmira Cardoso Lino, sua tia.Pelos Decreto-Lei n.º 59/80 de 3 de abril e Decreto Regulamentar n.º 34/80 de 2 de agosto o ANF passou a estar subordinado ao Instituto Português do Património Cultural. O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de agosto, ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do Instituto Português do Património Cultural, colocando na dependência direta do Diretor do IPM a gestão do património fotográfico.Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF) e, na sua dependência, o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em setembro de 1999, do anexo do Palácio da Ajuda para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF, cumprindo o disposto no Despacho n.º 9832/99 de 28 de abril.O Decreto-Lei nº 93/2007 de 27 de março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de março, consagraram a dependência do CPF em relação à Direção Geral de Arquivos (que sucedeu ao Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo 225 estereoscopias, existindo portanto uma discrepância entre a dimensão apresentada na referida lista e a documentação existente na Torre do Tombo.Em 2013 foi estabelecida uma colaboração externa para o tratamento técnico da coleção, na medida em que o professor Victor Flores, responsável pelo projeto de investigação "Cultura Visual Estéreo - A Cultura Visual da Fotografia Estereoscópica Portuguesa" (Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies - CICANT e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT), mediante contato com o Exmo. Sr. Diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), colocou à disposição da instituição os seus conhecimentos e os da sua equipa (então constituída por Filipe Costa Luz, Joana Bicacro, Margarida Medeiros, Rodrigo Peixoto, Teresa Mendes Flores e Vítor dos Reis), tanto na análise dos documentos fotográficos como no respetivo preenchimento dos registos descritivos em documento Excel.Em julho do mesmo ano foi elaborado, por Cecília Henriques e Paulo Leme, técnicos superiores da Divisão de Tratamento Técnico Documental e Aquisições, um Plano de tratamento arquivístico da coleção, utilizado por Victor Flores e equipa nos trabalhos pretendidos, que foram iniciados em novembro de 2013 e concluídos em fevereiro de 2014. Finalmente, entre março e agosto deste último ano foi executada a inserção dos dados no catálogo em linha, tarefa de que foi incumbido Paulo Leme (ANTT).
Content and structure
Scope and content
Coleção, provavelmente reunida por Fernando Santana Cardoso, de provas estereoscópicas montadas sobre cartão, com vistas panorâmicas, aspetos urbanos e monumentos de diversas localidades europeias, bem como cenas teatrais, cenas de dança, cenas eróticas e nus femininos, tipos humanos, usos e costumes, tempos livres, atividades profissionais e veículos, de que se assinalam os seguintes exemplos:Aspetos de Lisboa: Vista cimeira da baixa de Lisboa e do rio Tejo com embarcações; Vista cimeira de Lisboa, com grande edifício antigo na área central; "Portugal" (Vista de doca no rio Tejo, em Lisboa, com embarcações; Vista de um recanto de Lisboa, com a igreja e o convento da Graça no último plano); Vista parcial de Lisboa, com rua inclinada e respetivas habitações, bem como parte de um grande edifício antigo ao centro; Vista de um recanto de Lisboa, com parte da igreja da Graça no último plano (no primeiro plano está um homem com uma vara aos ombros, equilibrando dois cestos rasos; no centro da rua para a qual ele se dirige, duas mulheres caminham muito distanciadas, uma após a outra); Vista da igreja e do convento da Graça, em Lisboa; "Parte do Rossio, recolhendo a procissão do Corpo de Deus vinda da Rua Augusta, em Lisboa" (Vista parcial da Praça do Rossio, com procissão e multidão); "Parte do Rossio, marchando a procissão do Corpo de Deus na Rua do Ouro, em Lisboa" (Vista parcial da Praça do Rossio, com procissão e multidão próxima do embasamento para a estátua de Dom Pedro IV); "Praça do Rossio de Lisboa" (Vista da Praça do Rossio semivazia e das ruínas do Convento do Carmo); Ruínas do Convento do Carmo e a Praça Pública do Rossio, em Lisboa / Vista das ruínas no interior do Convento do Carmo, em Lisboa (Vista da Praça do Rossio semivazia e das ruínas do Convento do Carmo); "Passeio Público, Lisboa" (Retrato de grupo, com figuras dispostas a diferentes distâncias na alameda do antigo Passeio Público de Lisboa); "Praça do Comércio, com a estátua de El-rei Dom José, em Lisboa" (Retrato de figuras junto da estátua equestre de Dom José I, no Terreiro do Paço, com destaque para mulher e rapaz que estão em frente); "Estátua de Dom José I – Terreiro do Paço, Lisboa" (Retrato da estátua equestre de Dom José I, na Praça do Comércio, com destaque para dois homens e um cão em primeiro plano); "Loreto, em Lisboa" (Vista da Igreja do Loreto, no Chiado, com ruas semivazias e intensa luz solar); Chafariz do Carmo (Lisboa - Vista do Largo do Carmo sem transeuntes e com o chafariz no centro da cena); "Vista do Rossio e Castelo de São Jorge, em Lisboa" (Vista da Praça do Rossio semivazia, com parte da fachada do Teatro Nacional Dona Maria II e, em último plano, o castelo de São Jorge); "Teatro de Dona Maria II, em Lisboa" (Vista da Praça do Rossio semivazia, com embasamento para a estátua de Dom Pedro IV e, ao fundo, a fachada do Teatro Nacional Dona Maria II); "Igreja de São Domingos, recolhendo a procissão do Corpo de Deus, em Lisboa" (Vista cimeira do Largo de São Domingos, com procissão e multidão); "Vista de Nossa Senhora do Monte, tirada da muralha da Graça, em Lisboa" (Paisagem urbana, com aglomerado habitacional e monte com um santuário edificado no cimo); "Vista tirada do Largo da Ajuda para a parte do mar" (Paisagem urbana em zona costeira de Lisboa, com casario e, ao fundo, embarcações a vela); "Frente do Palácio da Ajuda" (Vista parcial da fachada do palácio referido no título); "Vista da Praia de Belém" (Paisagem costeira em Lisboa, com Torre de Belém e aglomerado habitacional); "Vista da outra banda, tirada da Praia de Belém" (Paisagem fluvial em Lisboa, com cais e embarcações); "Aqueduto das Águas Livres, tirado da baixa de Campolide" / Vista do Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa (Vista de vale com zonas agrícolas e Aqueduto das Águas Livres de Lisboa; Vista do Aqueduto das Águas Livres de Lisboa); "Vista do Largo da Estrela em Dia do Coração de Jesus" (Multidão em frente à Basílica da Estrela, em Lisboa, participando de comemoração religiosa); "Vista tirada da Travessa do Pinheiro para o Real Convento Novo do Coração de Jesus" (Vista da Travessa do Pinheiro, em Lisboa, quando da execução de trabalhos de arruamento. A Basílica da Estrela aparece no último plano); "Vista de Senhora Santana dos Arcos" (Aspeto de encosta de colina, com igreja e casario); "Nossa Senhora do Monte, Lisboa" (Paisagem urbana, com aglomerado habitacional e monte com um santuário edificado no cimo)Aspeto de Sintra: "Vista da Pena de Sintra" (Vista do Palácio da Pena, em Sintra).Aspetos de localidades não identificadas de Portugal: Vista de aglomerado urbano, com homem de perfil no primeiro plano; Vista de urbanização dispersa e, ao fundo, monte com uma igreja edificada no cimo; Vista parcial de urbanização e, no primeiro plano, homem em frente à porta de uma casa numa rua íngreme; Aspeto de um largo de miradouro, com árvore no primeiro plano e, ao fundo, figuras humanas sentadas num muro; Vista de monte com casa ao cimo (três homens descem um caminho íngreme e outros dois estão num terreno circundante).Aspetos de Paris, França: "Paris" (Vista cimeira de Paris, com grande concentração de edifícios; Vista cimeira de Paris, observando-se cinco pontes e alguns edifícios nas margens do rio Sena; Vista cimeira de Paris, observando-se em primeiro plano a Ponte Luís Filipe - "Pont Louis-Philippe" - e, ao fundo, o Panteão - "Panthéon" - com a sua cúpula característica); Vista de Paris (Vista cimeira do rio Sena, das suas pontes e margens com edificados; Vista cimeira de edifícios, aparecendo ao fundo, no centro da imagem, a Torre de São Tiago - "Tour Saint-Jacques"); "Panorama - Paris" (Vista cimeira de praça e edifícios; Vista cimeira de Paris, observando-se logo à direita, na margem do rio Sena, o conjunto dos Banhos da Samaritana - "Bains de la Samaritaine") - banhos públicos, existentes desde o reinado de Luís XV e situados ao lado da Ponte Nova - "Pont-Neuf"); Ponte Nova (Vista da Ponte Nova - "Pont-Neuf" - e de alguns edifícios próximos, em Paris); A Samaritana (Vista do edifício dos Banhos da Samaritana - "Bains de la Samaritaine" - banhos públicos, existentes em Paris desde o reinado de Luís XV); Vista de uma avenida arborizada que conduz ao Arco do Triunfo - "Arc de Triomphe" -, em Paris, tirada a partir de um ponto de vista relativamente elevado; Mercado dos Inocentes (Vista cimeira do mercado parisiense denominado originalmente "Marché des Innocents"); Câmara Municipal, Paris (Vista da Câmara Municipal - "Hôtel de Ville" -, em Paris, tirada a partir da Ponte de Arcole - "Pont d'Arcole" - sobre o rio Sena; Vista da Câmara Municipal - "Hôtel de Ville" -, em Paris, tirada a partir da Ponte de Arcole - "Pont d'Arcole" - sobre o rio Sena; Vista frontal da fachada da Câmara Municipal ("Hôtel de Ville"), em Paris, bem como da praça defronte, mas a partir de um ponto de vista ligeiramente descentrado, de modo a incluir parte de um edifício do lado direito); Vista da estátua de Michel Ney - mais conhecido por Marechal Ney -, localizada em Paris, na Avenida do Observatório - "Avenue de l'Observatoire"); Henrique IV (Aspeto de estátua equestre do monarca francês, na Praça da Ponte Nova - "Place du Pont-Neuf" -, em Paris); Praça do Trono, Paris (Vista de maquete em grande escala para um arco do triunfo, realizada por Victor Baltard na Praça do Trono - "Place du Trône" -, atualmente Praça da Nação - "Place de la Nation"); Praça Vendôme, Paris / Praça e Coluna Vendôme, Paris (Vista da Praça Vendôme - "Place Vendôme" -, tendo ao centro a Coluna do mesmo nome, tirada provavelmente da Rua Castiglione; Vista oblíqua da Rua Castiglione e da Praça Vendôme - "Place Vendôme" - com a respetiva Coluna); Torre de São Tiago (Vista da Torre de São Tiago - "Tour Saint-Jacques" -, em Paris, assim como dos edifícios circundantes); Praça das Vitórias, Paris (Aspeto da Praça das Vitórias - "Place des Victoires" -, em Paris, com monumento equestre em homenagem a Luís XIV); Louvre, Paris (Vista cimeira de edifício com palmeiras e com o letreiro "Bains de la Samaritaine" - Banhos da Samaritana - banhos públicos, existentes desde o reinado de Luís XV e situados ao lado da Ponte Nova - "Pont-Neuf"; o edifício do Louvre aparece em segundo plano); Torre de São Tiago (Vista da Torre de São Tiago - "Tour Saint-Jacques" -, em Paris, com troço de ponte sobre o rio Sena em primeiro plano); Rua de Rivoli (Vista da Rua de Rivoli, em Paris, tirada junto do entroncamento com a atual Rua de Santo António - "Rue Saint-Antoine" -, vendo-se ao fundo a Torre de São Tiago - "Tour Saint-Jacques"); O Jardim das Tulherias, Paris (Vista descentrada do acesso ao Jardim das Tulherias - "Jardin des Tuileries" - a partir da Praça da Concórdia - "Place de la Concorde"); Jardim das Tulherias, Paris (Vista de um recanto do Jardim das Tulherias - "Jardin des Tuileries")As Sete Pontes, Paris (Vista cimeira de Paris, com alameda arborizada e várias pontes sobre o rio Sena); Ponte das Artes (Vista parcial de Paris, observando-se sobretudo a margem direita do rio Sena, com os seus edifícios - entre os quais o Instituto de França - "Institut de France" -, os cais - barcos e uma doca com sistema de comportas - e, mais ao longe, a Ponte das Artes - "Pont des Arts"); Ponte Luís Filipe (Vista da Ponte Luís Filipe - "Pont Louis-Philippe"- , em Paris); Ponte da Concórdia (Vista parcial de Paris, observando-se, a partir da margem direita do rio Sena, a Ponte da Concórdia - "Pont de la Concorde" -, uma parte da Praça da Concórdia - "Place de la Concorde" - e o início dos Jardins das Tulherias - "Jardin des Tuileries"); Praça da Concórdia – Dia 15 de Agosto, Paris / Praça da Concórdia, Paris (Vista da Praça da Concórdia - "Place de la Concorde" - ornamentada para evento comemorativo, vendo-se na área central um edifício - provavelmente efémero - e a parte superior do obelisco egípcio; Vista descentrada da Praça da Concórdia - "Place de la Concorde" -, com duas fontes, o obelisco egípcio e, ao fundo, a Igreja da Madalena - "Église de la Madeleine"); Nossa Senhora (Vista frontal da fachada da catedral de Nossa Senhora - "Notre-Dame" -, em Paris); Fonte de São Sulpício - "Fontaine Saint-Sulpice" -, situada em frente da igreja dedicada a esse mesmo orago, em Paris; O Concerto Musard, Paris (Vista de um recanto do Jardim dos Campos Elísios - "Jardin des Champs Elysées" -, com gradeamento metálico em primeiro plano e diversas construções, incluindo, no centro, o chamado coreto ou quiosque do Concerto de Musard - "kiosque du Concert Musard"; Vista do chamado coreto ou quiosque do Concerto Musard - "kiosque du Concert Musard"), no Jardim dos Campos Elísios - "Jardin des Champs Elysées"); As Valas dos Inválidos (Vista das valas e dos canhões no complexo parisiense dos Inválidos - "Les Invalides"); Bosque de Bolonha / Aspeto do Bosque de Bolonha - "Bois de Boulogne" -, em Paris (Zona profusamente arborizada, vendo-se um curso de água - provavelmente um canal - que se desenvolve perpendicularmente ao primeiro plano e uma pequena ponte).Aspetos de outras localidades de França: Porta Nacional, em Arles (Vista frontal da edificação denominada originalmente “Porte Nationale”, com homem sentado ao pé de um dos torreões); Bigorre, Igreja de Beaudéan, Vale de Campan (Vista da Igreja de Beaudéan - nome de povoação na província francesa da Bigorre -, com dois homens em primeiro plano, um de pé e outro sentado, a conversarem nas proximidades de uma pequena casa típica); Vestíbulo dos Apartamentos em Compiègne (Vista de galeria exterior em arcada, com duas alas de colunas entremeadas com bancos. Trata-se da chamada sala das colunas do castelo de Compiègne, que servia de vestíbulo de entrada para os apartamentos de Napoleão I); A França Marítima: Fécamp (Vista de embarcações de dois mastros, ancoradas no porto de Fécamp. Em primeiro plano, na margem do cais, uma criança observa os barcos); Apartamento do Palácio de Fontainebleau (Aspeto de uma sala profusamente decorada do Palácio de Fontainebleau, em que se pode observar em primeiro plano uma mesa circular, sobre a qual pende um candelabro metálico, e, em segundo plano, uma lareira ladeada por assentos e encimada por um grande espelho - que reflete o teto ornamentado do recinto -, além de pinturas ou tapeçarias nas paredes); Gabas - caminho do Pico do Midi (Vista de Gabas, aldeia francesa nos Pirenéus, vendo-se ao centro o vale ladeado por montanhas e, em primeiro plano, uma casa e uma estrada que percorre o restante da aldeia); Estrada de Gavarnie, perto de Sai (Vista de um troço da estrada que liga as aldeias francesas de Gavarnie e Sia, nos Pirenéus, percorrendo um vale ladeado por montanhas. Dois homens estão na margem direita da estrada: um, de pé, parece observar as montanhas; o outro, sentado num muro feito de pedras, parece olhar para a margem sobranceira); Vista de Suze (Vista cimeira de pequena cidade no sopé de grandes montanhas); Panorama de Versalhes (Panorama da vila de Versalhes, tomado a partir do palácio, com a estátua equestre de Luís XIV em primeiro plano); Galeria dos Banquetes, em Versalhes (Vista de uma ala coberta, designada Galeria dos Banquetes - "Galerie des Banquets"), no Palácio de Versalhes - "Palais de Versailles", com diversos vasos e esculturas em exposição).Aspetos de Espanha: Viagem em Espanha: Palácio Real em Madrid (Vista lateral do Palácio Real, em Madrid); Viagem em Espanha: o Dois de Maio em Madrid (Vista da praça madrilena, com monumento em homenagem aos heróis do 2 de Maio, data celebrizada pelo levante popular de 1808 contra as tropas francesas invasoras, que levaria à guerra da independência espanhola); Viagem em Espanha: Palácio do Duque de Montpensier em Sevilha (Vista da fachada do palácio); Viagem em Espanha: Pormenor do Pátio dos Leões em Granada (Aspeto dos arcos mouriscos no Pátio dos Leões, em Granada); Bacia das Abluções na Alhambra, Granada, Espanha (Aspeto da chamada Fonte dos Leões, na Alhambra de Granada, vista através de fileiras de colunas); Vista descentrada do Palácio Real, dos seus jardins e de um troço do rio Tejo, em Aranjuez, Espanha; Colunata do Pátio da Casa de Pilatos, em Sevilha, Espanha (Aspeto do pátio principal do palácio chamado Casa de Pilatos, em Sevilha, com parte dos arcos mouriscos e da respetiva colunata, e tendo ainda, ao fundo, uma antiga estátua de mármore - a deusa Palas Atena?).Aspetos de Itália: Arredores de Palermo (Paisagem dos arredores da cidade de Palermo - Itália -, com urbanização nos planos aproximados e montanhas ao fundo); Palácio Vendramin, Veneza (Vista da fachada do palácio veneziano, com o Grande Canal em primeiro plano).Aspetos de outros países da Europa: Vista de Berna, Suíça (Vista de uma estrada de terra, com povoação ao fundo. Uma grande árvore, posicionada do lado esquerdo, em primeiro plano, domina a paisagem); Castelo de Marksburg – margem do Reno (Vista de montanha com o castelo alemão de Marksburg no topo. Em primeiro plano, uma estrada que margeia o rio Reno, contorna a montanha e conduz a uma casa no sopé); Serre: Grand Meuve [?] (Vista de casas e árvores após queda de neve, que cobre o chão e também os telhados de casas em segundo plano. A paisagem é vista a partir de um pátio ou jardim, aparecendo em primeiro plano os galhos de uma árvore e uma cerca de ferro); Rússia (Vista perpendicular de ponte, com cidade na outra margem e igreja ao fundo)."Sketches" e outras representações teatrais: Grupo em cena teatral; Grupo de homens, entre os quais está um polícia, a castigar um indivíduo em frente a uma locomotiva (a disposição das personagens e a ação capturada remetem a composição para uma narrativa ficcional); Três rapazes encenando uma luta; "Fanny Delapesmes" [?] (Retrato de jovem atriz caracterizada com roupa de palco - personagem alado de Cupido? -, sentada numa saliência da coluna de um varandim em cenário de estúdio); Benefícios da Vida Conjugal (Casal em cena da vida doméstica; elemento feminino prepara-se para coser roupa a elemento masculino);Um Casamento na Época de Luís XV: N.º 4 - A Leitura do Contrato (Grupo de personagens caracterizados, homens e mulheres, reunidos numa sala de estar. Um deles, de pé, parece estar a ler um documento); Um Casamento na Época de Luís XV: N.º 11 - O Baile (Grupo de personagens caracterizados, homens e mulheres, dançam numa sala); Um Casamento na Época de Luís XV: N.º 12 - A Hora de Deitar da Noiva (Um grupo de quatro mulheres, num quarto, ajuda a noiva a despir-se. Numa porta lateral, um homem, com gorro de dormir na cabeça, tenta entrar no recinto, mas é barrado por uma das mulheres); Fábulas de La Fontaine: N.º 10 – O Gaio Adornado de Penas de Pavão (No campo, um cavalheiro ricamente vestido posa, com desdém, diante de um grupo de quatro mulheres); Grupos e Cenas de Fantasia (Cena orientalista, retratando um encontro amoroso); Jovem casal em ambiente de estúdio, com o rapaz a tocar instrumento de cordas (o cenário encontra-se ornamentado de reposteiros clássicos, flores e instrumentos musicais); Fora de Vista! (Cena cómica, em que rapariga de pé, frente a um piano, esconde namorado debaixo das saias. Este facto é unicamente visível ao espetador, pois apenas uma parte das saias se encontra levantada. Do lado oposto apresenta-se uma segunda mulher, a segurar uma bengala e um chapéu alto de cavalheiro); Encontro Misterioso (Cena de interior, em que um homem está a entrar sorrateiramente por uma janela, ajudado por uma jovem mulher); Uma Boa Jogada! (Cena num salão ricamente decorado, onde dois homens e uma mulher estão sentados em redor de uma mesa de jogo. Enquanto o homem mais velho está distraído com o jogo, a mulher passa ao mais jovem um papel por baixo da mesa); Uma Jogada Perigosa! (Cena num salão ricamente decorado, onde uma mulher e um homem se comportam de forma comprometida perto de idoso adormecido numa cadeira e a segurar um papel na mão); O Velho Solteirão! (Cena num escritório, onde um homem idoso, sentado junto de uma mesa com objetos de escrita, olha através de monóculo para uma rapariga que está de pé ao seu lado; Cena numa sala de jantar, onde uma mulher bebe de um copo enquanto um homem idoso, ao seu lado, está a dormitar sentado junto à lareira; Cena de interior, em que um homem idoso está sentado num divã com uma rapariga ao colo, a quem ele abraça e sussurra ao ouvido).Cenas eróticas e nus femininos: Casal em cena da vida rural, com sugestão de erotismo; Retrato erótico de nu feminino refletido ao espelho; Grupo feminino junto a toucador, em cena de "toilette" com elemento masculino em último plano e sugestão de erotismo; Duas mulheres em espaço interior, com sugestão erótica; Cena erótica em ambiente de estúdio com cenário naturalista, em que duas mulheres vestidas apenas de roupa interior, sentadas sobre um divã coberto de lençol e colcha, apreciam um colar de pérolas; Retrato erótico de mulher sentada em ambiente de estúdio; Rapariga adormecida com o peito desnudado, sentada junto de pequena mesa com espelho, sobre a qual estão dispostas cartas de baralho; Rapariga de peito e ombro desnudos e sentada junto de um toucador com espelho, cruza as pernas e desaperta um dos seus botins; Rapariga sentada junto de um reposteiro e com a saia levemente erguida, olha para o espetador enquanto cruza as pernas e desaperta um dos seus botins; Rapariga de ombro nu, sentada junto de uma mesa e com a saia levemente erguida, olha para o espetador enquanto cruza as pernas e desaperta um dos seus botins; Rapariga de ombros nus e sentada junto de um toucador com pequeno espelho - onde se vislumbra o seu reflexo -, cruza as pernas e exibe as meias (atrás dela, um espelho maior devolve também a sua imagem); Rapariga de ombro nu e sentada junto de um leito com cortinados; Rapariga de ombro nu e sentada junto de uma mesa; Grupo de três raparigas com ombros nus e vestidas apenas de roupa interior, posam junto de um toucador com espelho; Rapariga sentada, com os seios à mostra e de roupa interior, ajeita a liga da meia; Rapariga sentada sobre a cama, com seio à mostra e de roupa interior, olha para o espetador; Retrato erótico individual de seminu feminino deitado num quarto; Retrato erótico individual de seminu feminino deitado em estúdio, em plano aproximado; Rapariga seminua, de pé no meio de arbustos altos e apoiando-se numa estrutura coberta de tecido, olha para o espetador; Rapariga seminua, envolta pela cintura numa colcha, posa reclinada por entre arbustos e flores; Rapariga nua e reclinada sobre um divã, olha para o espetador; Retrato erótico de nu feminino deitado em ambiente de estúdio com cenário naturalista.Tipos humanos, usos e costumes e tempos livres: Grupo em cena de lazer com piquenique e paisagem fluvial; Cena de guerra, com três militares a combater junto de um muro em zona rural; Encenação de situação policial em que um sujeito é preso por dois oficiais fardados e armados; Retrato feminino em espaço interior, com mulher sentada segurando máscara; Pequeno grupo de pessoas que observam um esqueleto de cetáceo (baleia de barba); Mulher e criança em ambiente interior; Duas mulheres numa pequena barca e um homem de pé na margem; Três pessoas numa pequena barca e dois homens de pé na margem; Quatro pessoas numa pequena barca e uma rapariga ajoelhada na margem; Pessoas na lateral de uma casa de pedra em ambiente rural; Pessoas em ambiente rural, destacando-se duas crianças a brincar a balancé sobre um barril; Grupo familiar num pequeno quintal, a jogar cartas; Mulher, uma vaca e um homem, na margem de um rio; Mulher montada num burro; Grupo de rapazes de mãos dadas, a brincar à roda num jardim; Grupo de militares em momento de descanso e confraternização; Vista de rua com habitações de ambos os lados e quatro transeuntes que posam para a fotografia; Cena de piquenique num jardim, em frente de um palacete (o grupo de convivas, constituído por homens, mulheres e crianças, encontra-se sobretudo em volta de uma toalha estendida no chão); Grupo numa festa folclórica rural, usando trajes típicos de camponeses (mulheres em primeiro plano, sentadas junto de pequenas bancas com diversos produtos agrícolas, e homens em segundo plano, com instrumentos musicais); Retrato de rapariga em ambiente de estúdio; Grupo de quatro raparigas (três sentadas e uma de pé), conversam numa sala de estar; Possível fotografia "post-mortem" de bebé deitado sobre um divã coberto com colcha de seda (e o bebé está envolvido numa outra colcha); Retrato de bebé adormecido em cadeirão almofadado; Dois homens numa cena circense de contorcionismo e equilibrismo; Caçada Imperial (Retrato de grupo de caça a cavalo com matilha de cães junto de estalagem).Atividades profissionais: Trabalhadores num estaleiro naval, com grande barco em construção; Trabalhadores ao lado de grua; Trabalhadores no interior de fábrica; Trabalhadores a laborar no exterior de serração; Duas pessoas trabalhando no exterior de um celeiro.Cenas de dança: Cena da vida boémia, com guitarrista e par de dança tipo sevilhana; Cena de baile, numa sala luxuosamente decorada; Três raparigas em poses típicas de bailado clássico, numa sala luxuosamente decorada. Veículos: Coche, com cocheiro a controlar dois cavalos, em frente a habitação; Carroça, com condutor e cavalo junto a canal de rio.Grande parte das estereoscopias apresenta título. Algumas têm uma rubrica no verso, contendo o apelido Lino; outras trazem os nomes impressos dos editores.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access and use
Language of the material
Português, inglês, francês e alemão.
Physical characteristics and technical requirements
Documentação acessível mediante cópia em formato digital.A utilização de visor estereoscópico (aparelho não disponível no ANTT) é imprescindível para a plena fruição das imagens, com observação de efeitos.
Other finding aid
PORTUGAL. Centro Português de Fotografia – [Catálogo]. S/d. Coleção Fernando Santana Cardoso. Elab. Paulo Leme. Acessível no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Portugal. Catálogo parcial que descreve apenas 36 documentos.PORTUGAL. Arquivo Nacional da Torre do Tombo – [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em atualização permanente.
Notes
Notes
Nota ao elemento de informação “História custodial e arquivística”: A proposta de trabalho técnico foi superiormente aprovada por meio da mensagem eletrónica "Tratamento da coleção 'Fernando Santana Cardoso'", de Silvestre Lacerda para Fátima Ó Ramos, Cecília Henriques e Paulo Leme, datada de 30-07-2013, produzida por: Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Divisão de Tratamento Técnico Documental e Aquisições – "Plano de Tratamento Arquivístico da coleção Fernando Santana Cardoso". Preparado por: Cecília Henriques e Paulo Leme (c/ colaboração de Fátima Ó Ramos).Seis estereoscopias desta coleção (Portugal, Torre do Tombo, Fernando Santana Cardoso, doc. 3, 4, 36, 40, 150 e 170) estão também reproduzidas no "site" do projeto de investigação "Cultura Visual Estéreo - A Cultura Visual da Fotografia Estereoscópica Portuguesa" (Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies - CICANT e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT): "Stereo Visual Culture". [Em linha]. [Consult. 16 set. 2014]. Disponível em www: URL: https://stereovisualculture.ulusofona.pt/galeria_torre_tombo.php
Comments