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Identification
Description level
File
Reference code
PT/TT/JOLSB/D-F/0038/00005
Title
Autos cíveis de petição e justificação de D. Ana Angélica Peregrina de Matos Lemos
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional Torre do Tombo
Initial date
1822
Final date
1822
Dimension and support
1 doc.; papel
Content and structure
Scope and content
Cônjuge: Joaquim José de Barros Laborão, escultor, falecido.A ação prende-se com obras feitas pelo marido:- para a capela da Bemposta: em baixo relevo a imagem de Nossa Senhora da Conceição e vários anjos em adoração, em pedra. Frontespício da capela e conclusão de 2 estátuas no átrio: uma de São João e outra da rainha Santa Isabel e os anjos dos altares, dois por altar.- para o Paço da Ajuda, quatro estátuas de pedra "colossais": Diligência, Decoro, Honestidade e Desejo.- para o palácio de Queluz, oratório da rainha, a imagem de São José, de madeira, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, em madeira de buxo, a imagem de São Francisco, em pedra, a imagem de São Rafael, em madeira, as imagens dos santos advogados do parto.- para D. João VI, uma imagem de São João, em madeira.
Access and use
Language of the material
Português
Notes
Notes
Joaquim José de Barros Laborão. "Nasceu em Lisboa em 1762, e tinha só 10 anos quando entrou como aluno na Aula de João Grossi, aonde persistiu 4 anos debuxando, e modelando. Passou depois para a escola de João Paulo, Escultor em madeira. Em qualidade de ajudante esteve com Raimundo da Costa, com o Padre João Crisóstomo, e ultimamente 5 anos com Manuel Vieira, aonde modelava, e acabava muitas obras estabelecido já em sua casa fez os modelos de Santa Clara, e S. Francisco, executados por Francisco Xavier, discípulo de José de Almeida, e por António Machado. O número das obras que tem feito é tão grande, que não o poderíamos aqui relatar, só faremos menção do baixo-relevo em mármore que está no t3^mpano da Igreja da Bemposta, e da Fama, com os retratos de Suas Majestades no obelisco de Belas. O Márquez Regedor, muito afeiçoado às boas Artes, ficou tão satisfeito com a sua obra de Belas, que além da recompensa pecuniária, lhe solicitou o Habito de S. Tiago, fez-lhe todas as despesas para as habilitações, e quis ser seu padrinho na profissão. Sua Majestade o premiou liberalmente, dando-lhe o lugar que Giusti ocupava em Mafra, com o mesmo ordenado. Estava aquele estudo quase extinto, quando para ali foram os Padres Vicentes, estes mandarão continuar lentamente a escultura das lunetas por modelos do Leal, executados por Braz Toscano de Mello, Roberto Luiz da Silva, e seu filho. Barros deu-lhe mais algum movimento; porém aconteceu a invasão dos Franceses que o paralisou. Entregou-se depois nas estátuas para o Palácio de Nossa Senhora da Ajuda, e fez a Honestidade, a Diligência, o Desejo, e o Decoro, em cujas Obras o ajudarão seus filhos, e discípulos Manuel Joaquim, e José Pedro de Barros, e Gaspar Joaquim da Fonseca, natural de Viseu [i]. Morreu em 3o de Março de 1820 contando 58 anos. Jaz na Casa do Capitulo de Santo António dos Capuchos."http://www.archive.org/stream/collecodemem00machuoft/collecodemem00machuoft_djvu.txt
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