Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Traslado do Processo do executorial do núncio António Puccio pelo qual, em virtude de uma bula do papa Leão X, se tirava certas quantias de algumas igrejas e mosteiros declarados para a eleição de novas comendas
Identification
Description level
File
Reference code
PT/TT/GAV/7/13/28
Title
Traslado do Processo do executorial do núncio António Puccio pelo qual, em virtude de uma bula do papa Leão X, se tirava certas quantias de algumas igrejas e mosteiros declarados para a eleição de novas comendas
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional Torre do Tombo
Initial date
1515-03-31
Final date
1559-10-20
Dimension and support
1 doc. (4 f.); perg.
Context
Custodial history
No verso está registado: “Trasladada e concertada”, bem como o resumo da Bula passado para o inventário de Manuel da Maia, Guarda Mor da Torre do Tombo, e a remissiva [da mão de Francisco Nunes Franklin, Oficial Maior da Torre do Tombo]: “Vide Maço 13 de Bulas, n.º 16 e 25; Maço 32, n.º 21; e a original no Maço 33, n.º 24”. Tem uma cópia junto ao documento.
Content and structure
Scope and content
Do resumo tira-se: Bula "Ad ea ex injuncto nobis ab Apostolica Sede" expedida no pontificado do Papa Leão X, passada em nome de Antonio Puccio com poderes de Legado a Latere no reino de Portugal e seus domínios, pela qual [em virtude das letras do mesmo Pontífice por que concedeu ao rei D. Manuel que pudesse tirar dos mosteiros, priorados, e igrejas paroquiais do seu reino que ele nomeasse vinte mil cruzados de renda anual para com eles criar novas comendas da Ordem de Cristo] separou e desanexou das igrejas paroquiais nela declaradas, as quantias em cada uma expressadas, e as aplicou, e apropriou a comendas, assinadas primeiro as partes que deviam perceber os párocos, e deu comissão ao Bispo de Ceuta e Ministro da Trindade para fazerem executar e observar a tal determinação inteiramente todas as vezes que pelos reis de Portugal lhes fosse requerido. Trata-se do Traslado autêntico por Scipio Braccius, notário público de Florença, com o seu sinal público [f. 3], das letras apostólicas de Antonii Puccii, notário apostólico, colacionadas com os originais, e com o selo pendente do notário apostólico.No fólio 3 v, estão registadas duas certidões mandadas escrever e assinadas por Pedro d’ Alcáçova Carneiro, do Conselho do Rei, e seu Secretário, datadas de Lisboa, respectivamente, de 11 de Setembro de 1549, e de 20 de Outubro de 1559. A primeira, testemunha o concerto feito por mandado do Rei, na qualidade de governador e administrador da Ordem e Cavalaria do Mestrado de Nosso Senhor Jesus Cristo, entre o Doutor Luís Afonso, seu procurador e o Duque de Bragança, pelo qual se resolveu a demanda que traziam há muitos anos acerca das comendas das igrejas de São Martinho de Soeira e São Mamede de Almonde, da diocese de Braga, agora de Miranda, pelo que se mandou “riscar e tirar dele” [deste processo] a igreja de São Mamede de Almonde, que ficou ao Duque e a seus herdeiros, e a de São Martinho de Soeira à Ordem de Cristo. O Instrumento do concerto se mandou lançar no Cartório de Tomar e pôr esta verba no fim deste processo e pôr certidão sobre isto. A segunda, diz respeito à comenda de Santiago de Lustosa, do Arcebispado de Braga, mandada riscar deste processo com declaração no final dele, por Alvará dado em Lisboa a 15 de Maio de 1559, por constar ser de padroeiros leigos e estar tirada das comendas por autoridade apostólica.
Access and use
Language of the material
Latim e português
Physical characteristics and technical requirements
Manchas de coloração variável. Desvanecimento da tinta.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 190.
Associated documentation
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, Gav. 7, mç. 13, n.º 28.
Related material
Outros exemplares da bula:Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 13, n.º 16 e 25;Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 32, n.º 21;Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 33, n.º 24 (original)Relação sucessora:Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 233 v.
Notes
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": Traslado autêntico datado de "Pridie Kalendas de Aprilis".
Comments