Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
File
Reference code
PT/TT/MSML/B/49
Title
"Liber testamentorum"
Title type
Formal
Holding entity
Arquivo Nacional Torre do Tombo
Dimension and support
1 códice (48 f.; 224 x 164 x 27 mm); perg.
Context
Custodial history
Em data ainda indeterminada, entre 1860 e 1864, José Manuel da Costa Basto trouxe vários códices do cartório do Governo Civil do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Leça, ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Grijó, ao Convento de São Francisco do Porto, ao Mosteiro de São Simão da Junqueira), do cartório do Governo Civil de Coimbra (pertencentes ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), do cartório do Governo Civil de Viana (pertencentes ao Mosteiro de Santa Maria de Refóios de Lima), da Biblioteca Pública do Porto (pertencentes ao Mosteiro de Paço de Sousa, ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra), dos arquivos das Sés de Coimbra, e Viseu, dos Mosteiros de Lorvão e de Arouca, e do arquivo da Colegiada de Guimarães. Entre os códices trazidos encontrava-se o Liber testamentorum que recebeu o n.º 38 quando foi integrado na Colecção Costa Basto.Posteriormente, foi integrado no fundo respectivo, sendo-lhe atribuída a cota Ordem de Cister, Mosteiro de Lorvão, códice 49.Até 2010 serviu de instrumento de descrição, a "Relação dos livros que José Manuel da Costa Basto trouxe dos cartórios dos Governos Civis do Porto, Coimbra, Viana, da Biblioteca Pública do Porto, das Sés de Coimbra e Viseu, e dos Mosteiros de Lorvão e Arouca" (C 284).
Content and structure
Scope and content
Este códice é um cartulário que recolhe testamentos de moçárabes a favor do mosteiro, a partir de uma data situada entre 911 e 924. A região de Coimbra era uma região periférica do Califado de Córdoba, habitada por duas comunidades que naturalmente não eram estanques, como amplamente este códice documenta. O calendário é um misto do de Júlio César (o calendário do Império Romano) e do calendário árabe (o mês de Redscheb da Hégira muçulmana). Diz-se aqui que o abade Primo (1066-1085) recorrera ao mestre de pontes Zacarias de Córdoba que viera trabalhar para o município de Coimbra, bem como outras informações sobre a vida das comunidades, personalidades marcantes como o Conde Sisnando, o alcaide de Coimbra, Almançor e o governo do Califado a partir de Córdova, a moeda, a língua, a escrita, a arquitectura. Do ponto de vista diplomático, o códice apresenta uma forma muito antiga de validação dos documentos: a róbora, que consistia em desenhar no pergaminho uma figura variável, geralmente geométrica, que era como o sinal próprio e identificador de determinada pessoa.Na obra ‘O Arquivo da Torre do Tombo’ de Pedro de Azevedo e António Baião, este códice é apresentado nos seguintes termos:«Liber testamentorum coenobii Lauvarnensis: É um cartulário do século XII, escrito a uma coluna, em caracteres semi-góticos e as últimas três folhas em caracteres franceses, com os títulos a vermelho, regrado a ponta de compasso e com uma paginação a lápis moderna. Contém doações, vendas e testamentos feitos ao convento de Lorvão, a quem primitivamente pertenceu. Depois, passou para a biblioteca de Alcobaça, onde tinha o n.º 374 e por isso é descrito a pag. 170 do Index Codicum Bibliothecae Alcobatiae. Para a Torre do Tombo veio, porém, do convento de Lorvão, como consta duma nota à margem do índice citado, que parece do punho de João Basto. Este cartulário, de grande importância histórica pela antiguidade dos documentos que encerra, foi já todo impresso nos Portugaliae monumenta historica, Diplomata et chartae. Tem no entanto ainda hoje uma importância excepcionalíssima sob o ponto de vista diplomático e paleográfico.»
Access and use
Access restrictions
Documento sujeito a autorização para a consulta e a horário restrito.
Language of the material
Latim; letra visigótica de transição.
Associated documentation
Alternative form available
Cópia em microfilme. Portugal, Torre do Tombo, mf. 831Cópia em formato digital. Disponível em WWW: URL: http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=1&dsqSearch=(RefNo='msml')
Notes
Notes
ttonline_tesouros_curiosidades_iconografiaCod. 374
Comments