Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
Installation unit
Reference code
PT/TT/JIBL/E/001/0020
Title
Cópia do Tombo do Bairro de Remolares
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional Torre do Tombo
Initial date
1819
Final date
1819
Dimension and support
1 liv. (356 f.); papel
Context
Custodial history
Este livro devia ter sido enviado pelo cartório do escrivão a que pertencia, o que não aconteceu. Desconhece-se, no entanto, por quem e em que data foi enviado à Torre do Tombo. O que se sabe é que não seguiu a mesma tramitação que os processos.
Content and structure
Scope and content
Contém termo de abertura: "este livro que em conformidade da Portaria copiada a folhas trezentas e cinquenta e quatro verso há-de servir para a cópia do tombo das propriedades do Bairro do Remolares arruinadas pelo terramoto do primeiro de Novembro de mil setecentos e cinquenta e cinco, vai numerado com o número de folhas constante do repetivo termo de encerramento todas por mim rubricadas. Lisboa, 6 de Abril de 1819. O desembargador inspetor dos bairros e suas anexas por comissão da Portaria de 19 de Dezembro de 1818, copiada a folha 360 v. do livro do tombo do Bairro do Rossio. Dr. José António da Silva Pedrosa".Contém a folha de rosto verso: "nas margens deste livro vão notadas as folhas do original de que se extraiu esta cópia para melhor inteligência das suas verbas. Dr. José António da Silva Pedrosa".Na margem vem a indicação: "livro velho f.".Contém a folha 354v.: "Portaria pela qual se mandou extrair cópia dos tombos das propriedades arruinadas pelo terramoto do primeiro de Novembro de mil setecentos e cinquenta e cinco". Na portaria ordena-se que o escrivão da inspeção, Francisco Álvares de Carvalho, entregue os originais ao terceiro escriturário do Erário Régio, José Bonifácio Borges e Castro "o qual os restituirá ao dito escrivão com as cópias autênticas que se forem fazendo para se conferirem, rubricarem e terem o seu devido destino".Em 1807 o Marquês de Borba é um dos governadores do Reino a administrador geral do Erário Régio.Contém a folha 355: Decreto de 25 de Maio de 1807 pelo qual o príncipe regente ordena ao ao regedor que mande fazer cópias autenticadas dos tombos de Lisboa enviando para a Torre do Tombo os originais e distribuindo as cópias aos cartórios do escrivães respetivos. Ordena tambem que se formalizem folhas de despesa para o Erário Régio pagar.Contém a folha 355v. a conferência da cópia: "está conforme o original que se remeteu para o Real Arquivo na conformidade da Portaria de 19 de Dezembro de 1818. Dr. José António da Silva Pedrosa".Contém no verso da última folha o termo de encerramento: "tem este livro trezentas cinquenta e cinco folhas de duas páginas cada uma não entrando em o número delas as duas em que vão escritos o termo de título e este do encerramento. Lisboa 6 de Abril, de 1819. Dr. José António da Silva Pedrosa".
Access and use
Language of the material
Português
Associated documentation
Location of originals
Feitos findos, Juízo da Inspecção de Bairros, liv. 7
Notes
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": capa de cartão forrada a carneira trabalhada a ferros secos. Lombada com dois rótulos um vermelho e outro preto com pequenas barras em cima e em baixo gravadas a ferros dourados. O primeiro tem a informação a dourado: "tombo da cidade de Lisboa" e o segundo a informação a preto: "L. 7. Remolares. Tombo". Etiqueta colocada posteriormente com a informação manuscrita: Tombos da cidade de Lisboa, n.º 20, cópia".
Comments