Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Intrumentos sobre umas casas, vinhas e de um "couso", que foi lagar, na Amora a Pequena, termo de Almada
Identification
Description level
File
Reference code
PT/TT/VNC/D/30016
Title
Intrumentos sobre umas casas, vinhas e de um "couso", que foi lagar, na Amora a Pequena, termo de Almada
Title type
Formal
Initial date
1348-01-05
Final date
1348-01-05
Dimension and support
1 f.; perg.
Context
Custodial history
Capilha com resumo do documento; número atribuído ao documento: 395. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4, pertence ao maço 13 (PT-TT-VNC/43/10). No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o maço corresponde aos "bens em Almada" que à margem tem "remissões". No documento Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), f. 7v, mç. 13 tem a informação "Maço 13 não tem dúvida"; no documento refere-se o número 281 para o qual ainda não foi possível encontrar correspondência.
Content and structure
Scope and content
Instrumento de procuração passada por Mestre João das Leis, vassalo do Rei a seu sobrinho Gonçalo Martins, mercador, morador em Lisboa. A escritura foi feita por Gomes Lourenço, tabelião da vila de Almada, mediante os documentos que lhe foram apresentados. Gonçalo Martins possui, em virtude de procuração, poderes para receber de Pêro Esteves, escudeiro, e de sua mulher Mécia Lopes, umas casas, vinhas e um "couso" que foi lagar na Amora a Pequena, termo de Almada, vendidas a Mestre João das Leis; Instrumento de outorgamento de umas casas, vinhas e de um "couso" que foi lagar na Amora a Pequena, termo de Almada feita por Pero Esteves, escudeiro, e de sua mulher Mécia Lopes a Gonçalo Martins em nome de mestre João das Leis, vassalo do rei, e sua mulher Maria Afonso (documento datado da era de César de 1386, assinado em Almada, nas casas que foram de Fernão Fernandes e em que moravam os vendedores Pêro Esteves, escudeiro, e sua mulher Mécia Lopes); Carta de venda de umas casas, vinhas e de um "couso", que foi lagar, na Amora a Pequena, termo de Almada feita por Pêro Esteves, escudeiro e sua mulher Mécia Lopes a mestre João das Leis, vassalo do rei, e a sua mulher Constança Afonso. Tem junto termo de posse.
Access and use
Access restrictions
Retirado da leitura
Physical characteristics and technical requirements
Má
Notes
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": documento datado da era de César de 1386, feito em Almada, nas casas que foram de Fernão Fernandes e em que moravam os vendedores Pêro Esteves, escudeiro, e sua mulher Mécia Lopes.
Comments