Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Identification
Description level
Fonds
Reference code
PT/AMAP/PSS/AFM
Title
António Faria Martins
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Municipal Alfredo Pimenta
Initial date
1874-02-22
Final date
1982-03-25
Dimension and support
116 u.i
Context
Biography or history
"António Faria Martins nasceu em Guimarães no dia 28 de junho de 1896. Frequentavao Seminário-Liceu quando se deu a transição da monarquia para a República. Foiguarda-livros correspondente do Banco Pinto Magalhães, exerceu as funções devereador da Câmara Municipal de Guimarães, antes e depois do 25 de abril, presidiuao Vitória Sport Clube, integrou os Bombeiros Voluntários de Guimarães e esteveentre os fundadores do Rotary Club de Guimarães. É o autor da proposta de criaçãoda Associação de Antigos Alunos do Liceu de Guimarães.Em 1945, teve uma intervenção muito ativa na celebração do ressurgimento dasFestas Nicolinas. Integrou a comissão organizadora e a subcomissão que ficouencarregada de pôr em marcha o cortejo da entrada do Pinheiro, cuja organização,naquele ano, foi entregue aos Velhos. Na Posse dos Velhos, deu voz a versos que o poetaLeão Martins compôs. No Sarau de Gala do dia 6, em que os Velhos de 1895, a SenhoraAninhas e o cónego Alberto Vasconcelos, velho professor do Liceu, foram levadosem triunfo, António Faria Martins desempenhou um dos principais papéis na revistaGuimarães Monumental, escrita por Luís Filipe Coelho e Leão Martins.Uma doença impediu-o de comparecer no jantar de confraternização do Pinheiro doano em que o Liceu se despediu do velho Convento de Santa Clara. Marcou presençapor via de uma carta em que lançou uma ideia que frutificaria: a criação de umaassociação de antigos alunos do Liceu, que foi acolhida com o aplauso dos presentes.A associação seria instalada e António Faria Martins seria o primeiro presidente dasua direção e, depois, até à sua morte, presidente da mesa da assembleia geral.Em 1967, era presidente da direção da AAELG, tendo sido o autor do pedido quelevaria à cedência, pela Câmara Municipal de Guimarães, da Torre dos Almadas,para aí ser instalada a sede da associação.Numa entrevista que deu ao jornal O Povo de Guimarães por altura das Festas Nicolinasde 1993, quando lhe pediram que indicasse «três ou quatro figuras nicolinas quelhe ficaram na memória», Hélder Rocha não teve de pensar muito para responder:Jerónimo Sampaio, José de Pina, António Faria Martins e a Senhora Aninhas.António Faria Martins faleceu no dia 30 de junho de 1980."In: Durand, J-Y., eves, A. A. D. N., Clara, S., Castro, J. H. P., & Faria, R. M. C. (2018). As Festas nicolinas, em Guimarães: tempo, solenidade e riso. Câmara Municipal de Guimarães.
Acquisition information
Aquisição por doação de Iria Correia Martins, bisneta de António Faria Martins, em 18 de Maio de 2017 e em 5 de Fevereiro de 2018.
Content and structure
Scope and content
Constituído por fotografias, documentos de identificação, cadernetas e revistas.
Arrangement
Organizado por séries documentais correspondentes às tipologias formais do atos
Access and use
Other finding aid
ARQUIVO MUNICIPAL ALFREDO PIMENTA [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].GUIMARÃES:AMAP, 2015. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em atualização permanente.
Comments
