Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
secretariado@dglab.gov.pt
Escritura de partilhas amigáveis que fazem os filhos e genros de Francisco da Silva Gordo viúvo, do lugar de Vale de Ílhavo.
Identification
Description level
Documento composto
Reference code
PT/ADAVR/NOT/CNILH1/001/0058/00008
Title
Escritura de partilhas amigáveis que fazem os filhos e genros de Francisco da Silva Gordo viúvo, do lugar de Vale de Ílhavo.
Holding entity
Arquivo Distrital de Aveiro
Initial date
1876-09-25
Final date
1876-09-25
Dimension and support / Extents
1 doc.; f. 11 a 12
Content and structure
Scope and content
Escritura de partilhas amigáveis que fazem entre si os filhos e genros de Francisco da Silva Gordo viúvo, do lugar de Vale de Ílhavo. Apresentam-se como filhos e genros Maria Nunes moreira e seu marido António José Resende; Joana Nunes Moreira e seu marido António Francisco da Silva; Maria Rosa Nunes Moreira e seu marido António dos Santos capucho; José da Silva Gordo solteiro; salvador da Silva Gordo e sua mulher Joséfa Maria de Oliveira todos moradores no lugar de Vale de Ílhavo. E maior de idade, que entre si fizeram as partilhas por falecimento de seu pai e sogro Francisco da Silva Gordo viúvo do lugar de Vale de Ílhavo, da seguinte maneira: fica a pertencer à co-erdeira Maria Nunes Moreira e seu marido António José Resende a primeira parte do lado do norte que é uma leira de terra lavradia sita no lugar de Vale de Ílhavo, mais o assento de casas em que vive tonando a cada um dos co-eredeiros a quantia de 15 600 réis, mais uma leira de pinhal sita nos bolhões termo de Vagos. Pertence ao co-herdeiro José da Silva gordo solteiro a segunda leira de terra lavradia do lado do norte e sul com os seus palheiros juntos na fronteira da rua, tomando aos co-herdeiros a quantia de 4 000 réis meno aos co-herdeiros Maria Nunes Moreira e marido; mais uma leira no mato sita nos bolhões e mais outra leira de mato sita na bemposta. pertence a co-erdeira Maria Rosa Nunes moreira e marido António dos Santos Capucho a terceira sorte do aido de terra lavradia do lad do norte com o seu poço tomando aos co-herdeiros 1 200 réis, à co-erdeira Maria Nunes moreira e marido António José Resende mais uma leira de mato sita nos vales, pertence à co-erdeira Joana Nunes Moreira e marido António Francisco da Silva a quarta leira de terra lavradia do aido a contar do norte, mais uma leira de mato cito nos vales. Pertence ao co-herdeiro Salvador da Silva Gordo e mulher a quinta e última sorte do aido de terra lavradia a contar do norte, mais uma leira de mato sito nos vales tomando o co-herdeiro António Francisco da Silva e mulher a quantia de 3 600 réis, mais torna a cada um dos co-herdeiros 500 réis. Foram testemunhas Francisco Luís da Silva casado artista e custoio Rodrigues do preto casado maritimo, António João Carrancho casado lavrador todos desta vila de Ílhavo.
Access and use
Language of the material
por
Comments