Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Edifício da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
1649-010 LISBOA
Tel.: +351 21 003 71 00
Fax.: +351 21 003 71 01
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Identification
Description level
Fonds
Reference code
PT/TT/JFCM
Title
João Francisco Camacho
Title type
Atribuído
Holding entity
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Dimension and support
2 álbuns fotográficos e 17 u.i. com 275 doc. fotográficos (negativos e positivos, vidro, nitrato, papel, p/b, 6x6cm, 9,8x14,9cm, 10,3x15,5cm, 10,5x15cm, 11,3x16,5cm, 11,5x22,6cm, 11,7x16,4cm, 11,8x18cm, 12x14cm, 12x16,3cm, 12x16,5cm, 12x18cm, 12,1x18,3cm, 12,7x17,8cm, 12,7x18cm, 12,9x17,8cm, 13x17,8cm, 13x18cm, 16,3x21,3cm, 17,9x23,8cm, 18x24cm, 18,5x24,5cm, 18x46,5cm, entre outros formatos, colódio, gelatina e sais de prata
Context
Biography or history
Nascido na Madeira em 1833, João Francisco Camacho abriu a sua primeira casa fotográfica na cidade do Funchal em 1863, na Rua do Conselheiro José Silvestre Ribeiro, nº5 e, mais tarde (1870), na Rua de São Francisco, nº21. Viajou pela Europa e pelos Estados Unidos da América onde contactou com alguns mestres da fotografia da época. Em 1879, deixou a Madeira para se estabelecer em Lisboa, no Hotel Gibraltar, no Chiado e, posteriormente, na Rua Nova do Almada, nº116. Apesar de um incêndio lhe ter destruído uma parte significativa do seu arquivo em 1880, é durante esta década que trabalha para a família real e para algumas das publicações ilustradas de época como O Ocidente. Para além de autor de um álbum de fotografias sobre a Torre de Belém e sobre o Mosteiro dos Jerónimos, João Francisco Camacho, foi galardoado com o título de fotógrafo da Imperatriz do Brasil. Recebeu também uma medalha de mérito na Exposição Universal de Viena, em 1873, e uma medalha de ouro na Exposição Internacional de Paris, de 1892.As fotografias que foi tirando ao longo de 35 anos de actividade profissional pautam-se pelo rigor técnico e pelo cuidado cenográfico que sempre adoptou nos seus retratos de estúdio. Após a sua morte em 1898, as revistas Ilustração Portuguesa e a Serões publicaram, a título póstumo, fotografias suas. O estúdio manteve-se em funcionamento até 1905 e, no ano seguinte, Arnaldo da Fonseca adquire-o, transformando-o numa das suas Oficinas Photographicas, mas mantendo o nome Camacho até 1910.
Custodial history
Esta documentação foi adquirida pelo Arquivo Nacional de Fotografia a Cândida Camacho em 1978 (80 doc. fotográficos), a José Martins dos Santos em 1982 (156 doc. fotográficos) e à Firma José Meyer Herdeiro em 1983 (44 negativos), desconhecendo-se a sua forma de aquisição. Pelo Relatório de actividades 1976-1983 do Arquivo Nacional de Fotografia, elaborado por José Luís Madeira, sabe-se que a documentação esteve armazenada no Museu Nacional do Traje até 1979, de onde passou para duas salas cedidas na Biblioteca Nacional até Fevereiro de 1981, e daí para os imóveis anexos ao Palácio da Ajuda onde começou a funcionar o então designado Arquivo Nacional de Fotografia (ANF), que a partir de 1980 e pelos Decreto-Lei n.º 59/80 de 3 de Abril e Decreto Regulamentar n.º 34/80 de 2 de Agosto passou a estar subordinado ao Instituto Português do Património Cultural.O Decreto-Lei n.º 278/91 de 9 de Agosto ao mesmo tempo que criou o Instituto Português de Museus (IPM), extinguiu a Divisão de Fotografia do IPPC, colocando na dependência directa do Director do IPM a gestão do património fotográfico.Na lista Espólios do ANF, da responsabilidade de Vitória Mesquita e datada de 1996, este fundo é apresentado como contendo 280 documentos fotográficos, existindo uma discrepância entre a dimensão apresentada nesta lista e a documentação existente.Através do Decreto-Lei n.º 160/97 de 25 de Junho foi criado o Centro Português de Fotografia (CPF), e na sua dependência o Arquivo de Fotografia de Lisboa. Parte dos fundos custodiados pelo extinto Arquivo Nacional de Fotografia foram incorporados no CPF, sendo transferidos, em Setembro de 1999 do anexo do Palácio da Ajuda, para o edifício da Torre do Tombo, local onde se instalou provisoriamente o Arquivo de Fotografia de Lisboa do CPF. O Decreto-Lei nº 93/2007, de 27 de Março e a Portaria nº 372/2007 de 30 de Março consagraram a dependência do CPF em relação à Direcção Geral de Arquivos (organismo que resultou da fusão entre o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e o Centro Português de Fotografia), e a documentação do Arquivo de Fotografia de Lisboa foi integrada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Acquisition information
Em 2020, janeiro, o album n.º 2 deu entrada no ANTT e foi adquirido por compra no leilão promovido pela Livraria José F. Vicente, da Biblioteca do senhor de Tavarede, ocorrido no dia 4 e 5 de dezembro de 2019, de acordo com a Informação GSP Nº: I-2020-000379, de 2020-01-23.
Content and structure
Scope and content
As fotografias que compõem este fundo mostram a família real portuguesa (D. Amélia de Orleães, D. Filipe de Orleães, D. Helena de Orleães, D. Carlos I, Príncipe Luís Filipe de Bragança, D. Manuel II, D. Fernando II), vistas panorâmicas (Lisboa, Barcelos, Estoril, Cascais, Parede, Palmela, Berlengas, Vila do Conde, Aveiro, Câmara de Lobos e Funchal), praias (Tamariz e Foz do Douro), ruas e avenidas (Rua Garrett, Avenida dos Príncipes [Parede] e Avenida dos Aliados [Porto]), rios (Alviela), barcos (Vapor 'Ambaca', Varinos, Corveta 'Afonso de Albuquerque', Arte Xávega, Estaleiro), retratos individuais de estúdio (Maria Matilde Camacho, Júlia Henriqueta Camacho, Adelaide Cristina Camacho, José Maria de Eça de Queirós, Fortini), retratos de grupo, edifícios (Arsenal da Marinha, Agência dos Armazéns do Chiado, Estação de Santa Apolónia, Instituto Central de Higiene, Estação Elevatória dos Barbadinhos, Faculdade de Medicina no Campo Mártires da Pátria, Praça de Touros do Campo Pequeno, Câmara Municipal de Lisboa e Terreiro do Paço), hospitais (Hospital de São José), igrejas e santuários (Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos [Penafiel], Igreja de São Luís dos Franceses, Convento de Nossa Senhora do Desterro, Capela dos Pescadores e Convento de Santa Clara [Vila do Conde]) fábricas, monumentos (Farolim de Felgueiras na Foz do Douro, Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, Clube da Praia [Cascais], Aqueduto das Águas Livres, Torre de Belém, Mosteiro de Santa Maria de Belém, Mosteiro da Batalha e Palácio da Pena, Palácio de Monserrate, Palácio do Congresso, Palácio Valmor no Campo Mártires da Pátria, Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição do Ilhéu, Templo do Amanhecer e Templo do Buda da Esmeralda [Tailândia], Casa de João Esmeraldo, conhecida por "Casa de Colombo" [Funchal]), Corpo de Bombeiros Municipais de Lisboa (instalações, equipamentos e exercícios com escadas de combate a incêndios 'Magirus'), equipamentos militares (Desfile e Estação Heliográfica de Palmela), agricultura (quinta, plantação de milho e trigo, trabalhos agrícolas), plantas de decoração, pesca, carro fúnebre, pintura, estúdio fotográfico, jardins.O álbum fotográfico n.º1 ilustra a cidade de Beja e o Convento da Conceição.O álbum fotográfico n.º2 ilustra o Caminho de Ferro de Lourenço Marques.
Access and use
Access restrictions
Ordenação numérica
Language of the material
Português
Associated documentation
Related material
PT/TT/AGN. No fundo António Garcia Nunes existem fotografias da autoria de João Francisco Camacho.PT/TT/SNI. No fundo Secretariado Nacional de Informação existe uma fotografia da autoria de João Francisco Camacho.
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