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Identification
Description level
D
Reference code
PT/AMM/AMR/FT/NG01/117
Title
Negativo. Sacra, da Casa Reis
Initial date
1915
Final date
1930
Dimension and support / Extents
23,8x17,8 cm
Content and structure
Scope and content
Negativo fotográfico em vidro reproduzindo uma sacra com excerto do Evangelho de São João (Génesis), apresentando no canto superior esquerdo uma Santíssima Trindade, e, ao lado esquerdo, S. João Evangelista inserido num nicho, a escrever, de olhos postos na Trindade. Esta imagem surge inserida em moldura de prata, neogótica, decorada por elementos vegetalistas, representações arquitectónicas (janelas de 3 lumes) e, ao nível superior, quadrifólios e figuras de arcanjo, sendo rematada por uma cruz saliente. Trata-se de uma peça fabricada na Fábrica de Pratas Casa Reis & Filhos, conforme assinatura gravada na base da peça, esta saliente, junto às marcas de contraste sendo, muito provavelmente, da autoria de António Maria Ribeiro.A Casa Reis foi fundada em 1880, no Porto, por António Alves Reis, tornando-se mais tarde na Casa Reis & Filhos, depois de os seus 2 filhos, Serafim e Manuel Reis, enveredarem pelo mesmo ofício. Trabalhava sobretudo para Portugal e Espanha. Em 1893, a Casa Reis & Filhos recebeu o título de ourives honorário da Casa Real Portuguesa. Apostou muito no profissionalismo, preparando muito bem os seus artifices e colocando profissionais muito competentes na direcção. Participou na organização dos I e II Congressos de Ourivesaria Portuguesa, em 1925 e 1926, integrando respectivamente a Comissão de Honra e a Comissão Nacional. Ao nível do tipo de produção, especializou-se em peças revivalistas, neogóticas e, sobretudo, neomanuelinas, religiosas e civis, com maior destaque para as de carácter historicista, em particular as que foram executadas por António Maria Ribeiro que, pelo menos desde 1915, já lá trabalhava, vindo a ser o seu director artístico durante muitos anos. Participou em inúmeras exposições nacionais e internacionais. Aquando da Grande Exposição Industrial Portuguesa em Lisboa, em 1932, já António Maria Ribeiro tinha as suas próprias oficinas de cinzelagem e fundição. A partir da década de 40', as referências à sua actividade começam a rarear, tendo cessado a mesma por essa altura. (Trancoso, 2009, pp.51-55).
Access and use
Language of the material
por, spa
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