Data source

Date

Thumbnail

Search results

22 records were found.

Publicação da Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) (Primeira Internacional) a propósito dos 100 anos da Comuna de Paris.
O autor, ligado ao Departamento de Sociologia da Universidade de Nottingham, compila bibliografia e fontes (sobretudo jornais) sobre a Revolução Portuguesa. Refere Fátima Patriarca e Manuel Vilaverde Cabral, entre outros, pelo apoio recebido na tarefa. • Assuntos: Patriarca, Fátima.
Comunicado de autoria não determinada destinado aos trabalhadores portugueses em França no quadro do Maio de 68. Elenca várias reivindicações e apela à criação de Grupos de Acção • Assuntos: Maio de 1968 .
Textos Combate Operário. Produzido por Grupo Combate Operário, formado por grupo de trotskistas portugueses exilados em França, onde se ligam à Ligue Communiste. A publicação apresenta a defesa acção armada contra o Estado Novo • Assuntos: Oposição ao Estado Novo.
Indicação manuscrita: "Londres Junho 1969". Relativo a uma greve da Carris não especificada. Poderá ter sido a luta de Julho de 1968, a chamada "greve da mala" em alusão ao facto de os trabalhadores não cobrarem bilhetes, tendo deixado as malas de cobrança nas estações.
A convite do Governo português. Lord Russel of Liverpool viajou a Portugal em 1963 para se inteirar das condições em que estavam detidos os presos políticos. Esta investigação foi publicada no Daily Telegraph no dia 8 de Julho de 1963. Lorde Gardiner refuta as conclusões de Lorde Russel de que as denúncias de maus tratos aos presos políticos em Portugal eram infundadas. • Assuntos: Presos políticos / prisões políticas.
Documento produzido por Comissões Sindicais Revolucionárias (CSR). Sobre a prática da esquerda radical revolucionária; defendendo a organização na base dos trabalhadores através de Comissões Sindicais Revolucionárias
Existências: Nº1 (Julho de 1967) (repetido) e Nº2 (Março de 1968). Nº1: "O fim de Salazar e a revolução em Portugal" (Manuel Sertório), "Notas para uma acção revolucionária" (Manuel de Lucena), "Estratégia de esquerda ou estratégia revolucionária" (António Frade), "Carta Aberta" (Sacuntala de Miranda) Nº2: "Questões práticas e de organização", "A Igreja e o regime salazarista" (autores vários). "Notas para um novo conceito de cultura popular" (José Medina). "O colonialismo português após seis anos de guerra" (Manuel de Lucena). "A emigração portuguesa" (José da Silva). • Assuntos: Miranda, Sacuntala de..
Existências: Nº1 (Fevereiro 1972), Nº2 (Março/Abril 1972), Nº3 (Mai 1972), Nº4 (Junho 1972). Jornal dos Comités Guerra Popular, organizações frentistas anticoloniais de base estudantil ligadas ao Comité Revolucionário Marxista-Leninista (CRML) • Assuntos: Anti-colonialismo.