Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

9 records were found.

Cartão de visita de Paulo José Falcão (Advogado) solicitando a consulta do processo crime de AHSilva por um período de 48h.
Quatro intimações ("Contra-Fé") para a comparência de AHSilva no Tribunal de Instrução Criminal (2.º Juízo), a propósito do processo: 2818 (relativo à publicação de "Alma Negra"). A primeira intimação data de 22 de Outubro de 1913; a segunda de 19 de Novembro de 1913; a terceira de 2 de Dezembro de 1913 e a quarta de 19 de Dezembro de 1913.
Rascunho de carta a enviar para Amaro Azevedo Gomes solicitando a sua intervenção como testemunha no processo judicial instaurado após a publicação do folheto "Alma Negra".
Rascunho manuscrito da declaração de AHSIlva para instruir o processo que pretendia apurar a autoria e responsabilidade da publicação do folheto "Alma Negra". Remete para as informações disponíveis no folheto "Monstro da Escravatura", publicado, segundo o próprio, em resposta a uma campanha jornalística, da sua autoria, onde esclarece o processo que deu origem à obra "Alma Negra". Remete para um "Dossier da Sociedade Anti-Esclavagista Portuguesa", para o Diário do Governo de 30 de Setembro de 1913, que seguiriam apensos à carta [original].
Carta ou cópia de carta dactilografada enviada ao Juiz do 2º juízo de Investigação Criminal do Porto, solicitando que sejam ouvidos, para testemunhar a seu favor no processo de que é arguido, os seguintes indivíduos: Amaro de Azevedo Gomes; Paulo José Falcão; Francisco Xavier Esteves; Rómulo Alves de Oliveira.
Rascunho de carta para Germano Martins sobre o processo judicial relacionado com a publicação do folheto "Alma Negra".
Carta de AHSilva sem destinatário especifico (segundo o texto, dirigida aos amigos), redigida durante as campanhas acusatórias de que foi alvo na sequência da publicação de "Alma Negra" e do apuramento do seu autor. Tendo sido intimado para um processo de querela e acusado de boatos com dolo para o Estado e para a opinião pública, AHSilva solicita aconselhamento.
Transcrição do ofício de Freire de Andrade (de 10 de Feveiro de 1913) em nome da Direcção Geral das Colónias, onde acusa AHSilva de ser agente de William A. Cadbury e de ter insultado Portugal; transcrição (parcial?) do ofício do Ministro das Colónias e de outros dados referentes à sua acusação, designadamente a legislação invocada.
Cópia de carta enviada por AHSilva a Elísio de Melo solicitando-lhe uma intervenção junto de Afonso Costa a seu favor a propósito do processo judicial instaurado após a publicação do folheto "Alma Negra". Apenso à carta encontra-se uma cópia do memorial redigido por AHSilva em sua defesa, sobre o seu envolvimento na publicação do folheto "Alma Negra" e na questão dos serviçais de S. Tomé. • Assuntos: Costa, Afonso..