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Engloba documentação referente à gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da Irmandade do Santíssimo Sacramento; ao culto do Santíssimo; aos sufrágios dos irmãos defuntos e o socorro dos irmãos pobres.
Engloba documentação resultante da prossecução dos fins gizados no documento normativo da instituição, mediante a gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da congregação, a assistência e beneficência aos irmãos, foreiros e paroquianos desfavorecidos e o culto à Nossa Senhora da Caridade. Inclui também documentação relativa ao funcionamento interno da associação, tal como a eleição dos corpos gerentes, mas também aos litígios e causas judiciais que teve de enfrentar.
Integra documentação concernente à estrutura orgânica, funcionamento e história da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau; à vida interna da própria instituição; aos acontecimentos, termos e deliberações relevantes; à proveniência e gestão financeira dos seus bens móveis e imóveis; à administração dos legados pios e capelas; ao controlo patrimonial pela elaboração de inventários; ao sufrágio das almas dos irmãos e devotos; à sua relação com os membros dos corpos gerentes, com os irmãos, inquilinos e foreiros, paroquianos e entidades administrativas, bancárias e congéneres; à representação da irmandade nos litígios e ações judiciais; aos atos e festividades relacionados ao culto ao Santíssimo e a Nossa Senhora da Caridade; à assistência e beneficência aos irmãos e paroquianos pobres; à alfabetização e preparação de alunos de ambos os géneros, filhos de irmãos e paroquianos pobres, para a admissão aos liceus, à assistência com vestuário, alimentação, cuidados de saúde e a distribuição de prémios pecuniários aos aprovados nos exames; às questões relativas aos processos de obras de beneficiação do templo ou das propriedades que a irmandade administra.
Contém documentação apreciada e produzida no âmbito das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral da irmandade. Inclui atas das sessões, documentação referente à eleição dos corpos gerentes, correspondência expedida e recebida e ainda registos de presença dos irmãos nas sessões realizadas.