Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

13 records were found.

Documentação relativa à aquisição e instalação do elevador do Monumento. Inclui: peças desenhadas e proposta de variante do projeto do ascensor; a circular enviada a cinco firmas comunicando a abertura do concurso; correspondência com os concorrentes que inclui carta de 21 de agosto de 1956 remetendo cópia das condições e uma carta da FORTIS pedindo o adiamento do prazo até 31 de agosto de 1956; propostas das firmas concorrentes (Boetlicher e Navarro Portuguesa LDA, Sociedade Portuguesa dos Ascensores Schlinder LDA, Fortis a Construtora Electromeânica LDA, The Engineering Company of Portugal e a G. Perez LDA representante da SUWIS Schlieren) que integram fotografias, folhetos técnicos, orçamentos e peças desenhadas; o quadro das propostas presentes a concurso; a apreciação das propostas tendo junto um parecer do Eng. Mecânico António Barros; correspondência sobre o valor da isenção de direitos de alfândega; carta do Eng. Francisco de Mello e Castro comunicando a decisão de adjudicar a empreitada à SUWIS Schlieren; contrato para o fornecimento e montagem de um ascensor elétrico em papel selado, tendo junto minuta e cópia com uma procuração dando poderes ao Eng. Gustavo d'Ávila Perez para representar a firma; peças desenhadas e autos de medição; correspondência com o BESCL sobre a garantia e carta da G. Perez LDA agradecendo o envio do auto de receção definitiva dos trabalhos.
Conjunto de documentos relativos à empreitada de modelação da figura composto por: peças escritas e desenhadas com o programa dos trabalhos; a proposta de António Branco, formador e modelador, tendo anexa a relação dos trabalhos executados e cartas de recomendação do escultor Pedro Franco, de Euclides Vaz e de João Fragoso; a proposta de Rocha e Renda; o quadro comparativo de preços e abatimentos; carta do Eng. Francisco de Mello e Castro comunicando a decisão de adjudicar a empreitada a Rocha e Renda e o auto de medição nº 4 com o fecho de contas, datado de 6 de dezembro de 1958.
Conjunto documental constituído por estudos e projetos que tratam da preparação e execução das obras de construção do Monumento a Cristo Rei. A documentação integra: esboços a cores em papel vegetal do terreno da Quinta da Arealva (26-12-1949); relatórios dos trabalhos da empresa de sondagens e fundações, Teixeira Duarte (21-04-1950) para determinarem a composição, consistência e estabilidade dos terrenos onde iria ser construído o Monumento; relatórios sobre as condições geológicas do solo (16-07-1950); projeto de geologia; peças desenhadas representando a disposição das armaduras da fundação; estudos preliminares das plantas da estrutura; memória descritiva e justificativa do método de trabalho para a execução da obra acima do teto da capela; projeto da figura incluindo cálculo da secção de base pelo método Spangenberg; peças desenhadas e correspondência remetendo cópia à Direção Geral dos Serviços de Urbanização; projeto da figura (segunda parte, abril de 1958) da autoria de J. S. Brasão Farinha e D. Francisco de Mello e Castro; estudo do pré-esforço dos braços da figura; peças desenhadas com cortes transversais e pormenores de betão armado; estudos e pormenores da execução da 3ª fase que incluía a construção da figura e acabamentos; projeto de construção das instalações sanitárias provisórias; estudo base do arranjo local de urbanização; peças desenhadas incluindo a planta da zona abrangida pelo terreno do Monumento; desenho de conjunto com plantas e cortes; projeto de isolamento térmico de paredes e teto simultaneamente com o tratamento acústico e peças desenhadas de pormenor da laje translúcida. A série PT-SCR/SNMCR/D/07 inclui as partes diárias de sondagens e notas de pagamento das prospeções.
Conjunto de documentos simples e compostos relativos às obras de construção que foram divididas em três fases: fundações, plinto e figura, incluindo posteriormente trabalhos complementares e acabamentos. Falta a documentação relativa à primeira fase. A documentação integra: esboços e peças desenhadas com plantas e cortes; a comunicação de adjudicação da segunda fase que serve de contrato ao ser recebida pelo empreiteiro; os cálculos e revisões de cálculos dos materiais e trabalhos; os autos de medição dos trabalhos; a memória descritiva da figura; o orçamento da OPCA para a empreitada da execução da figura; o cálculo da quantidade de ferro necessária; uma nota sobre a composição do betão aplicado na figura; a carta do Eng. Francisco de Mello e Castro comunicando a decisão de adjudicar a terceira fase dos trabalhos à OPCA; a relação de trabalhos complementares; informação sobre as faturas nº 2, 3 e 18 de 1960, tendo anexadas relações de faturas; o orçamento do isolamento térmico de paredes e tetos do último andar; a memória descritiva e justificativa do projeto de construção do posto de transformação subterrâneo; a proposta para a pintura da escada de ferro; uma proposta para a execução de trabalhos de terraplenagem e urbanização e o auto de vistoria geral e receção definitiva, datado de 2 de junho de 1961. A série inclui também correspondência com a Direção Geral dos Serviços de Urbanização, com a OPCA e a SECIL sobre o fornecimento de cimento, com a Câmara Municipal de Almada sobre o arranjo urbanístico dos acessos e com a Comissão de Inscrição e Classificação dos Empreiteiros de Obras Públicas do Conselho Superior de Obras Públicas para prestar informações sobre as empresas que trabalharam nas obras de construção.
Correspondência relativa aos trabalhos de construção do Monumento, recebida e expedida pelo Eng. Melo e Castro, de e para o Laboratório de Engenharia Civil, Ministros das Obras Públicas, do Exército, Presidente da Câmara de Almada, Comando Geral da Polícia de Segurança Pública, Comissariado do Desemprego, Sociedade de Obras Públicas e Cimento Armado, Lda., e outras empresas e empreiteiros de construção civil. Inclui também correspondência e folhetos relativos a uma reunião da Associação Internacional de Pontes e Estruturas, que decorreu em Lisboa, tendo os participantes visitado o Monumento em construção. Ver PT-SCR/SNMCR/D/10.
Correspondência que trata de várias questões, nomeadamente: a definição do estatuto jurídico do Santuário e os seus efeitos no plano fiscal e dos registos prediais, incluindo cartão do cardeal-patriarca dirigido ao Eng. Mello e Castro, onde o patriarca traça um esboço do futuro decreto de ereção canónica; parecer jurídico sem assinatura e datado de 4 de março de 1957; documento intitulado: “Algumas sugestões que parece dever tomar-se em consideração na constituição da associação religiosa Santuário de Cristo Rei”; e um cartão do cardeal-patriarca remetendo carta do bispo auxiliar de Leiria, datada de 2 de junho de 1957, explicando a situação jurídica de Fátima. Em anexo encontram-se plantas aerofotogramétricas da zona de Almada e do local de construção do Monumento, plantas parcelares e exemplares do Diário do Governo. A correspondência inclui também um conjunto de cópias de cartas dirigidas pelo Eng. Mello e Castro a diversos órgãos de comunicação anunciando a visita ao Monumento dos congressistas da AIPE em 27 de junho de 1956. A documentação integra igualmente partes diárias de sondagens e notas de pagamentos efetuados. A série PT-SCR/SNMCR/D/10 integra documentação da AIPE.
Documentação relativa à instalação elétrica do Monumento, nomeadamente o fornecimento de energia ao piso térreo e terraço, a iluminação exterior e a sinalização aeronáutica. A série integra: um modelo de proposta e caderno de encargos; folhetos técnicos; memória descritiva da execução da sinalização aeronáutica; mapa comparativo das propostas; carta de 8 de janeiro de 1959 comunicando a adjudicação dos trabalhos; desenhos da implantação e pormenores de montagem dos projetores da Philips de 20-02-1959; fornecimento de projetores para iluminação; mapa discriminando o material fornecido, o material do contrato, o material creditado e o material extra contrato; auto de receção provisória; guia de devolução de material à Philips; auto de receção definitiva de 11 de novembro de 1960; peças desenhadas da Sotécnica com esquemas e quadros da instalação elétrica do piso térreo e do terraço sobre a Capela; e correspondência do Eng. Mello e Castro com a Siemens e a União Eléctrica Portuguesa.
Documentação relativa ao fornecimento de cimento para a construção do monumento que começou a ser feito pelo Comissariado do Desemprego e depois acabou por ser feita diretamente pela SECIL ao mesmo preço. A série integra: requisições de fornecimento de cimento elaboradas pelo Eng. Carlos Themudo Barata: mapas dos contingentes autorizados pelo Comissariado do Desemprego discriminando a data; o número de ordem e as quantidades em toneladas e número de sacos; comunicações do Serviço de Fornecimentos Eventuais do Comissariado do Desemprego dando conhecimento da expedição de carregamentos de cimentos exarados em impressos do modelo 78/SFE conforme disposto no DL nº 34444; senhas de remessa de cimento; mapas de fornecimentos manuscritas a lápis; mapas dactilografados do cimento fornecido pela SECIL à obra do Cristo Rei sobre os contingentes A e B do Comissariado do Desemprego discriminando o ano, o número de sacos, a quantidade em toneladas, o preço por saco e os totais; e extratos dos pedidos de cimento feitos pelo SNMCR ao Comissariado do Desemprego discriminando o número do pedido, a data, as quantidades em toneladas, os pedidos completados e o respetivo número de ordem.
Contém reportagens fotográficas concebidas no âmbito do Sector Técnico e Artístico. Inclui um levantamento topográfico, imagens da área de construção do Monumento e um álbum que regista várias fases de construção do Monumento a Cristo Rei e aspetos da maqueta do Monumento.
Coleção de recortes de jornais, relativos a notícias sobre a construção do Monumento, incluindo também alguns recortes sobre as cerimónias de inauguração.
Documentação relativa ao período em que o Secretariado pertenceu à Associação Internacional de Pontes e Estruturas, integrando correspondência que trata da inscrição, pagamento de quotas e da desvinculação da Associação, assim como documentos do congresso realizado em Portugal, nomeadamente: convites, boletins de inscrição, estatutos e boletins da AIPE. A série PT-SCR/SNMCR/D/08 inclui cartas dirigidas a órgãos de comunicação social convidando-os a estar presentes durante a vista dos congressistas ao Monumento.
Instrumento de controlo da correspondência expedida pelo Sector Técnico e Artístico, integrando cinquenta e um registos que discriminam o número de ordem, a data de expedição, o destinatário e o assunto.
Conjunto de documentação de carácter predominantemente técnico, produzida pelo Sector, em que este teve participação na elaboração, ou que foi por si recebida. Inclui nomeadamente: Memória técnica sobre o Monumento (várias versões dactilografadas e impressas em português e francês), folhetos e desdobráveis para divulgação do Monumento, assim como um exemplar do número 263 de junho de 1956 da revista Técnica.