Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

18 records were found.

Livro de registo do débito e crédito do cofre da irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa em conta corrente com o legado instituído por D. Gertrudes Magna Bacarias Bastos (20.000 réis). O livro tem termo de abertura e de encerramento assinado por Francisco Carneiro, datados de 20 de abril de 1875.
Recibos da Mesa Administrativa da irmandade de quantias distribuídas a freira, padres e paroquianos pobres em conformidade com as disposições testamentárias de Gertrudes Magna Bacarias Bastos. Acompanha uma relação de recibos em poder de "Rebelo". Acompanham cadernos dos respetivos talões de recibos, nos quais consta a seguinte informação: n.º do talão de recibo, nome do beneficiado, quantia entregue, qualidade (padre, freira ou paroquiano pobre) e data.
Ordens de pagamento, faturas, recibos, relação de despesas relativos a anúncios em jornais, pagamento aos advogados pelos pareceres dados sobre questões relativas ao legado de Gertrudes Bastos, e compra de material de papelaria. Inclui um bilhete-postal onde consta os nomes de duas religiosas do Convento de S. Alberto.
Escritura de composição, quitação e obrigação, celebrada a 14 de outubro de 1808, entre a irmandade e as religiosas do Mosteiro de Stª Ana, referente a um contrato celebrado com o Doutor Agostinho Guido, que entregou à irmandade 2400$000 réis, para que esta administrasse uma pensão anual de 120$000 réis a sua filha, a religiosa Maria Guido de Assunção, até que morresse. Acompanham recibos das prestações da pensão, entre 3 de janeiro de 1755 a 1810.
Recibos da Mesa Administrativa da irmandade de quantias distribuídas a freiras, padres e paroquianos pobres em conformidade com as disposições testamentárias de Gertrudes Magna Bacarias Bastos. Acompanham requerimentos de esmolas e relações dos paroquianos pobres socorridos a 6 de dezembro de 1906, 1910 e 1911.
Contas da despesa com os ofícios de lições e missas cantadas por alma de Gertrudes Magna Bacarias Bastos e seus dois maridos, segundo a verba testamentária com que a testadora faleceu no dia 4 de agosto de 1864; ordens de pagamento e ordens de pagamento com recibo integrado.
Livro de registo da distribuição de socorros a prestar a irmãos pobres, viúvas e filhos de irmãos pobres e paroquianos pobres da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Contém índices alfabéticos com o nome dos socorridos. Seguem-se impressos com o nome dos socorridos, morada, ano económico e registo das quantias atribuídas, de junho a junho.
Livro de lançamento da receita e despesa do legado instituído por António d'Almeida e Silva a favor do cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa.
Livro dos encargos pios administrados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa e respetivas quitações.
Cópia do auto de tomada de contas e da sentença dos autos de conta do encargo pio instituído por Francisco de Borja Ferreira administrado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Nicolau. Juntamente, com o mesmo teor, acha-se uma nota de intimação à irmandade, notas do testamento e uma cópia de despacho.
Despesas com o auxílio de irmãos e paroquianos doentes, entre outras despesas. Encontram-se recibos de importâncias despendidas pelo tesoureiro com esmolas concedidas a doentes; contém relações mensais dos doentes socorridos pelo enfermeiro da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Apresentam a relação nominal dos doentes, quantias despendidas e nota de recibo das quantias entregues pelo tesoureiro ao enfermeiro. Acompanham várias petições com as seguintes informações: pedido de auxílio do doente; nota do escrivão encarregando o enfermeiro de dar parte acerca da condição do doente, ouvindo o facultativo; ordem do juiz e mesários para que o facultativo socorra o doente no período tempo determinado; atestado do padre acerca da condição de pobreza do doente; nota do enfermeiro informando que o facultativo visitará a doente e informará da sua condição; nota de visita do facultativo ao doente, com informações sobre a condição em que se encontra; contas e recibos de despesa com esmolas concedidas, funerais, expediente, ordenados, entre outras; nos respetivos maços encontram-se acórdãos do Concelho de Distrito acerca das contas do Cofre da Nossa Senhora da Caridade referentes aos anos económicos de 1866-1867, 1867-1868, e os orçamentos da "Receita e Despesa da Irmandade de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau" relativos aos anos económicos de 1865-1866, 1866-1867, 1867-1868. Apresentam as despesas e receitas, respetivas quantias, assinatura dos mesários, aprovação do Governo Civil, com assinatura e auto de tomada de conta. Encontram-se mapas comparativos da despesa e da receita "autorizada pelo orçamento anual do cofre da Caridade". Acompanham várias ordens de pagamento de despesa do cofre da Caridade no ano económico de 1866-1867 e 1867-1868, organizada pelas seguintes rubricas: "Diárias aos enfermos", medicamentos, seges para enterros, ordenados do cirurgião médico e andador, contribuição predial, festividades de Nossa Senhora, esmolas aos entravados, "costeamento da escola de instrução primária", "compra de inscrições", despesas de secretaria, esmolas aos irmãos pobres, "sufrágios por alma do irmão"; exemplar da edição n.º 92 do Diário do Governo de 25 de abril de 1872. Contém sublinhado um acórdão do Tribunal de Contas relativo às contas do ano económico de 1865-1866. Os maços acham-se organizados por ano económico, da seguinte forma: 1865-1866, 1866-1867 e 1867-1868. Nos maços, os processos encontram-se organizados por mês, de julho a junho e dia.
"Mapa da despesa com os encargos pios que a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa tem a cumprir anualmente". Apresenta a seguinte informação: "Prazo fixo para o cumprimento dos legados", "Nomes dos legatórios e encargos", "Importância anual". Juntamente encontra-se a conta das "Importâncias encontradas no mealheiro de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Igreja de São Nicolau", no verso do fólio encontra-se a conta do "Rendimento dos peditórios dos dias 13 de cada mês, para o culto de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Igreja de São Nicolau de Lisboa; conta de despesa com a Semana Santa de 1929.
Recibos passados pelo "Serviço Clinico da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa". Apresentam o nome do socorrido, morada, qualidade do socorrido (paroquiano, irmão, viúva ou filho de irmão, aluno), receituário, "Custo dos medicamentos", data, assinatura do enfermeiro e/ou facultativo da caridade e carimbo da farmácia.
Recibos passados pelo "Serviço Clínico da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa". Apresentam o nome do socorrido, morada, qualidade do socorrido (paroquiano, irmão, viúva ou filho de irmão, aluno), receituário, "Custo dos medicamentos", data, assinatura do enfermeiro e/ou facultativo da caridade e carimbo da farmácia. Os recibos encontram-se organizados por ano. Referem-se aos anos de 1916-1917, 1917-1918, 1918-1919, 1919-1920, 1920-1921, 1921-1922, 1922-1923, 1923-1924,1927.
Ordens de pagamento e recibos integrados referentes a esmolas de quarenta missas celebradas pelas almas de irmãos e suas esposas falecidos.
Recibos dos subsídios pecuniários mensais pagos pelo cofre da caridade aos paroquianos e irmãos pobres. Os documentos contêm informação sobre o mês e ano; a data em que o requerente deu parte de doente seguido do nome e qualidade na qual é socorrido (irmão ou paroquiano); morada e freguesia; dias em que recebeu visitas do enfermeiro ou do facultativo; indicação da semana a que respeita o subsídio; dias que recebeu; qualidade (irmãos, esposas e viúvas, recebendo no 1.º período de 30 dias a 40 centavos e no 2.º período a 20 centavos diários, filhos de irmãos, a 10 centavos diários; e, paroquianos a 20 centavos diários) e o total. O documento integra o recibo do montante recebido com indicação do número de dias, da data, do valor recebido e a assinatura do beneficiário ou de um familiar direto (quando não for o beneficiário a assinar, por exemplo). Os recibos estão assinados pelo enfermeiro e as observações sobre o estado de saúde assinadas pelo facultativo. As papeletas estão separadas e ordenadas por ano económico (1917-1918, 1918-1919; 1919-1920; 1920-1921; 1921-1922; 1922-1923; 1923-1924; 1924-1925; 1925-1926; 1926-1927; 1927-1928; e 1929-1930), não observando qualquer ordem cronológica dentro dos meses ou dias. Dentro do ano, os documentos estão reunidos por beneficiário, mas sem qualquer ordem alfabética. Inclui também faturas de medicamentos fornecimentos por farmácias, em particular pela Farmácia Nascimento ao padre Carlos, com enumeração dos medicamentos e respetivos valores; e ainda fatura e guias de remessa da Fábrica de Louça de Sacavém relativas a bules, açucareiros, chávenas para chá, terrinas para as escolas da irmandade, os quais parecem estar aqui descontextualizados.
Recibos das esmolas distribuídas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres pela Festa da Nossa Senhora da Caridade. Os recibos dizem respeito aos anos económicos de 1901 a 1906; 1907-1908 a 1919-1920; 1924-1925 a 1925-1926; e de 1926 a 1933. Os recibos contêm a designação da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, a indicação 'Cofre de Beneficência' ou 'Cofre da Caridade'; o n.º do recibo; o montante atribuído em esmolas por extenso e em numerais; o nome do beneficiário; indicação da qualidade em que recebe, informação do âmbito 'Festa da Caridade', em conformidade com as disposições do art.º 16 dos estatutos. Os recibos estão datados. Os recibos estão agrupados por ano ou mês e ordenados pela sua ordem numérica.
Recibos das esmolas distribuídas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres pela Festa da Nossa Senhora da Caridade. Os recibos dizem respeito aos anos económicos de 1883 a 1890; 1892 a 1896; 1898 a 1900; 1906-1907; 1908-1909; e de 1920 a 1923. Os recibos contêm a designação da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, a indicação 'Cofre de Beneficência' ou 'Cofre da Caridade'; o Número do recibo; o montante atribuído em esmolas por extenso e em numerais; nome do beneficiário; indicação da qualidade em que recebe, informação do âmbito 'Festa da Caridade', e que está em conformidade com as disposições do art.º 16 dos estatutos. Os recibos estão agrupados por ano ou mês e ordenados pela sua ordem numérica.