Data source

Date

Thumbnail

Search results

435 records were found.

Proposta de aquisição pelo Estado, pela Fundação da Casa de Bragança, de uma cama com o brasão dos reinos unidos de Portugal e do Brasil, com destino a um dos Palácios Nacionais, à venda em antiquário do Porto.
Proposta de venda, por particular, de um retrato a óleo representando D. Manuel II, da autoria de G. Hillyard Swinstead, não aceite pelo Estado.
Proposta de venda, por empresa de antiguidades, de uma tapeçaria Aubusson com o brasão da família Bourbon e Parma, não aceite pelo Estado.
Aquisição, pelo Estado, de espelho do século XVIII com decoração entalhada e dourada, destinado ao Palácio Nacional de Queluz.
Proposta de venda, por particular, de quadro a óleo representando António Dias de Oliveira, que foi Juíz Conselheiro, deputado e presidente da Câmara de Deputados, presidente do Conselho de Ministros, Ministro do Reino, Ministro da Justiça e Procurador Geral da Coroa, não aceite pelo Estado.
Pedido de restauro de dois painéis "Cristo e os pescadores" e "Sagração de S. Pedro Bispo" e uma imagem de S. Pedro, existentes no Sanatório Dr. Rodrigues de Gusmão, em Portalegre, e que pertenceram à extinta Capela de São Pedro.
Proposta de venda, por particular, dos quadros representando uma cabeça de Cristo, da autoria de António Allegri (Correggio), uma Madona com uma criança e quatro santos, da autoria de Ambrosio di Baldese, e uma procissão no Piemonte, de 1892, da autoria de Angelo Garino, não aceite pelo Estado.
Proposta de aquisição para o Estado, de jarro sino-português de porcelana da época Ming, leiloado em Londres, arrematado por particular.
Proposta de venda ao Estado, por particular, do quadro a óleo "Novos amores", da autoria de J. Girão, do grupo Leão d'Ouro.
Proposta de venda ao Estado, por particular, de cama de pau santo entalhado de estilo barroco da época de D. João V.
Proposta de venda ao Estado, por particular, de um par de candelabros, modelo francês, em bronze assentes em mármore de Carrara e da escultura "Apolo e Dafne", modelo italiano, em mármore de Carrara.
Proposta de venda ao Estado, por particular, de uma carpete persa de fio de lã de camelo, duas arcas antigas em sucupira, uma brazeira, um pote de cobre, gravuras e móveis antigos.
Aquisição, pelo Estado, das colecções de ferros e encadernações de Josefa Garcia, destinados à Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.
Contém cópia da relação das espécies.
Proposta de venda, pela arquiduquesa Ana de Áustria, residente em Casal da Serra, Carcavelos, de um quadro representando a "Rainha Elisabeth", não aceite pelo Estado.
Relação das aquisições de bens móveis artísticos, pelo Estado, no ano de 1940, com descriminação de peças, nome e morada do antigo proprietário, parecer, cabimento orçamental, despacho e respectivas datas, número da folha de autorização de pagamento, palácio a que se destina e data da entrega.
Proposta de venda ao Estado, por particular, de uma mobília de quarto, estilo renascença italiana.
Pedido de inventariação dos azulejos do século XVIII retirados do edifício "Casa da Flor da Murta", situado na Rua do Poço dos Negros, 158, em Lisboa, após o proprietário do edifício ter retirado alguns desses azulejos e vendido a particulares.
Proposta de venda ao Estado, de uma mobília chinesa constituída por duas mesas e sete cadeirões de pau preto com embutidos de madrepérola, com destino à Sala de Música do Palácio Nacional da Pena.
Proposta de venda ao Estado, de um canapé e cinco cadeiras de braços do século XVIII, época de D. José, com destino à Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz.
Proposta de venda ao Estado, de um tapete persa Carabag e dois pares de quilimes, com destino ao Palácio Nacional de Sintra.
Os documentos comprovativos da aquisição encontram-se na série "Folha de autorização de despesas", que constitui colecção do mesmo fundo.
Proposta de venda ao Estado, de um tapete Yuruk, com destino ao Palácio Nacional de Sintra.
Proposta de venda ao Estado, de uma peça de Cachemir, com destino ao Palácio Nacional da Pena.
Proposta de venda ao Estado, de um cântaro de duas ansas e uma panela de metal, com destino à cozinha do Palácio Nacional de Sintra.
Proposta de aquisição pelo Estado, apresentada pela Academia Portuguesa da História, da biblioteca do Professor Doutor José Maria Queirós Veloso.
Aquisição pelo Estado de duas tapeçarias à Fábrica de Portalegre, uma tapeçaria mural e um tapete para o chão de qualidade Smirna, com destino ao Gabinete do Ministro das Finanças.
Aquisição pelo Estado a um particular dum relógio inglês de caixa alta, com destino ao Gabinete do Subsecretário de Estado do Tesouro.
Cessão à Fundação da Casa de Bragança dum violino e dum violoncelo, cópias do modelo "Stradivarius", existentes no Conservatório Nacional, com destino ao Paço Ducal de Vila Viçosa.
Proposta de venda ao Estado por um particular dum tremó dourado do século XVIII, com destino a qualquer um dos Palácios Nacionais
Pedido dirigido ao Conservador do Museu Nacional de Arte Antiga para que seja eleborado um estudo descritivo, interpretativo e ilustrado das espécies pertencentes à colecção portuguesa de tapetes persas, para ser editado pela Fazenda Pública.
Oferta ao Governo Brasileiro do retrato a óleo de D. Luís da Cunha, da autoria de Pierrre Antoine Quillard, existente no Museu Nacional de Arte Antiga.
Cedência por empréstimo de objectos artísticos para decoração do Mosteiro de Alcobaça, por ocasião da visita da rainha Isabel II de Inglaterra, solicitados ao Palácio Nacional de Sintra e Palácio Nacional de Mafra.
Oferta pelo Governo Brasileiro ao Governo Português de manuscritos originais e fotocópias de outros pertencentes ao Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, com destino ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Cedência temporária de quatro painéis quinhentistas do retábulo da Sé do Funchal, para a sua apresentação em Lisboa na Exposição de Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, a pedido da Comissão Organizadora, por ocasião da comemoração do duplo centenário da Fundação e Restauração de Portugal.
Aquisição pelo Estado ao pintor Henrique Franco de 15 "Estudos" da sua autoria para as pinturas a fresco do Museu de Numismática da Casa da Moeda.
Proposta de aquisição pelo Estado, apresentada pela Direcção dos Negócios Políticos e da Admninistração Interna, de objectos artísticos que pertenceram ao aontigo proprietário do edifício da Embaixada de Portugal no Vaticano.
Aquisição, pelo Estado, de cinco retratos a óleo, de figura quase inteira, representando D. Pedro III, D. Maria I, duas infantas suas irmãs e o príncipe D. José, procedentes da colecção dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, destinados ao Palácio Nacional de Queluz.
Proposta de venda ao Estado por particular duas cadeiras e de umja arca do século VII, com eventual destino à Sala das Galés do Palácio Nacional de Sintra.
Proposta de venda ao Estado por particular de móveis e objectos Orientais, com eventual destino aos Palácios Nacionais, ao Museu Regional de Aveiro e a qualquer instituição ou dependência do Ministério do Ultramar.
Aquisição pelo Estado de peças de prata assinadas pelo ourives francês Odiot do século XVIII, e pertenceram à Rainha D. Maria Pia, com destino ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para serem utilizadas nas festas a realizar no Palácio das Necessidades.
Aquisição pelo Estado de um par de mesas e de outro de credências antigas, douradas a ouro fino, estilos "Luís XV e XVI", com destino ao Palácio Nacional da Ajuda.
Aquisição pelo Estado, proposta por Adolf Weiss, do tríptico do século XV intitulado "Descida da Cruz", da autoria de Gerard David, destinado ao Museu Nacional de Arte Antiga.
Proposta de venda ao Estado por um particular de uma aguarela da autoria do Rei D. Carlos I, um retrato do navegador Vasco da Gama, com eventual interesse para a Fundação da Casa de Braçança para exposição no Paço Ducal de Vila Viçosa.
Averiguação da existência nos Palácios Nacionais, de arrolamentos judiciais de bens feitos em 1910.
Solicitação por parte do Comissariado da Exposição Histórica do Mundo Português de cessão, a título precário, de talha arrancada dos edifícios restaurados pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, para a construção da «Nau Portugal», evocação de um navio seiscentista a figurar na Exposição do Mundo Português de 1940. O responsável pela construção da Nau foi Leitão de Barros a quem foram mostradas talhas de altares e outras peças retiradas por motivos de obras de restauro no Mosteiro da Batalha; Mosteiro de Alcobaça; Igreja Matriz da Lourinhã; Igreja de Jesus, em Setúbal; Igreja de São Francisco, em Évora; Igreja de São Domingos, em Elvas; Igreja do Crato; Igreja de Santa Clara, em Portalegre; Sé de Portalegre; Igreja matriz do Torrão, entre outras. Contém um pedido não atendido de Ida Nunes da Silva Vaz e Padre José Maria Gonzaga Vinagre, pároco da freguesia de Borba, solicitando as sobras da talha dourada na construção da referida nau com vista a serem aplicadas na capela mor da igreja matriz de Borba.
Contém relação das espécies documentais a evacuar dos arquivos dos Palácios Nacionais; Contém relação dos bens artísticos do Palácio Nacional de Sintra, Palácio Nacional de Mafra e Palácio Nacional da Ajuda.
Proposta de venda ao Estado pela Casa Calendas de um par de jarrões da Companhia das Índias, brasonados com armas de família portuguesa, fins do século XVII, e de seis cadeiras em pau santo da época de D. José.
Proposta de venda ao Estado por um particular de uma banqueta de prata, composta por uma cruz de seis castiçais e de três sacras, que segundo a tradição provinha da Capela do Palácio Nacional de Queluz
Pedido de fornecimento de fotografias para servirem de elementos a um estudo em elaboração do conservador do Palácio Nacional da Ajuda, de dois quadros representando a "Virgem" e o "Anjo", existentes na Igreja da vila da Calheta, Funchal e que pertenceram a um tríptico.
Despesa com fotografias feitas pelo fotógrafo Mário Novais dos biombos japoneses e de uma arma existentes no Museu da Marinha oferecidas pela senhora de José da Costa Carneiro, antigo Ministro de Portugal no Japão.
Pedido dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para que o busto da Rainha D. Amélia, existente na Casa-Museu Teixeira Lopes, seja depositado no Palácio Nacional da Pena para figurar no quarto daquela Rainha.
Contém postais da Capela do Palácio Nacional da Pena.
Contém um catálogo da "Exposição dos Artistas Premiados pelo S.N.I.", realizada no Palácio Foz, em Maio de 1949.
Contém uma nota manuscrita com a seguinte informação: "Os dois biombos a que se refere este processo estão no Museu Nacional de Antiga."
Proposta de aquisição pelo Estado duma carta náutica portuguesa do século XVI, que se encontra à venda na Bélgica.
Contributos para a elaboração de um ofício-circular para protecção de obras de arte sacra existentes nas igrejas portuguesas. Inclui circulares, opúsculos, questionários, livros, legislação e outros documentos provenientes do Estado italiano, e do Vaticano no sentido da protecção, reconstrução e reparação dos monumentos e objectos artísticos de origem sacra no contexto de guerra.
Averiguação do estado de conservação dos quadros que constituem a Galeria dos Reis de Portugal, existentes na Câmara Municipal da Moita.
Contém avaliação; Os documentos comprovativos da aquisição encontram-se na série "Folha de autorização de despesas", que constitui colecção do mesmo fundo.
Aquisição, pelo Estado, do espólio da Biblioteca de Duarte de Sousa aos herdeiros. Contém relatório e caracterização do fundo, avaliação, apólice de seguro, artigos de imprensa, publicação do Instituto de Patologia do Livro em Roma, estudo para a publicação de catálogo dos cunhos que foram doados pelos herdeiros de Duarte de Sousa e utilizados na encadernação de livros da biblioteca, assim como a descrição e inventário da coleção Duarte Sousa, apresentando caracteristicas bibliotecais de grande valor e raridade.
Proposta de catalogação e estudo das espécies constantes da biblioteca de Duarte de Sousa, por Eudoro de Sousa, não autorizada.
Proposta de aquisição, em leilão, das colecções "Camoneana" e "Império Português" para a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.
Os documentos comprovativos da aquisição encontram-se na série "Folha de autorização de despesas", que constitui colecção do mesmo fundo.
Contém folhas de autorização de pagamento dos serviços e respectivas facturas.
Cedência de quadros de motivos marítimos, existentes nos Palácios Nacionais, à Escola Naval do Alfeite. Nomeadamente: Quadros da Coleção de Sousa Lopes. - O Infante D. Henrique desce à Vila à Baia de Lagos, com cartas de marear, antes da largada das caravelas; - Quadro nº 59: - Quadro nº 94; - Quadro nº 165; - Quadro nº 183. Quadros de outros autores. - Quadro representando a Corveta " Bartolomeu Dias" debaixo de temporal; - Quadro representando um pequeno palhabote " Sirius"; - Quadro representando o Cruzador " Vasco da Gama"; - Quadro representando o bote de pesca de João Vaz; - Quadro representando um conjunto de navios no Tejo; - Quadro representando uma chalupa navegando ao largo; - Quadro representando o regresso de D. João VI a Lisboa; - Gravura representando a entrada da Barra do Douro.
Decreto de arrolamento de estátua de Sileno, existente nos jardins do Palácio do Marquês de Rio Maior, para que não possa ser alienada ou enviada para fora do país sem autorização do Ministério da Educação Nacional.
Pedido de averiguação da existência de porcelanas de Sèvres nos Palácios Nacionais, destinadas a exposição no Museu das Janelas Verdes. Várias listas de peças de porcelanas de Sévres, existentes nos Palácios Nacionais de Sintra, Pena, Mafra, Queluz e Ajuda (Casa Forte do Palácio das Necessidades) e respectivos estudos sobre a autenticidade das peças.
Proposta dos serviços, por empresa do sector, de reparação de baixelas e peças de metal existentes nos Palácios Nacionais.
Arrolamentos e autos de cessão de paramentos religiosos e objectos de culto existentes nos Palácios Nacionais, para cedência a outras entidades, nomeadamente à Legião Portuguesa (com vista a ornamentar uma capela existente na Rua de Artilharia 16, quando a Junta Central e o Conselho Administrativo da Legião Portuguesa aí se instalaram, após o abandono das instalações na Calçada da Estrela), à Polícia Internacional e de Defesa do Estado (para decoração da capela anexa à Escola Técnica daquela polícia), Escola do Exército, Benefício Paroquial de Olhão, Benefício Paroquial de Coimbra. Contém relativamente ao Palácio Nacional de Mafra o «Inventário dos paramentos e mais tecidos existentes na Casa da Fazenda deste Palácio», feito em 26 de Dezembro de 1944, a «Lista de todos os paramentos entregues para serviço do culto na Basílica», e ainda uma «Relação de paramentos que são requisitados pelos eclesiásticos para serem usados nas várias solenidades» assim como a «Relação dos Paramentos existentes no Palácio Nacional de Queluz».
Os documentos comprovativos da aquisição encontram-se na série "Folha de autorização de despesas", que constitui colecção do mesmo fundo.
Proposta de venda de mobiliário antigo, por particular, não aceite pelo Estado.
Contém artigos de imprensa e fotografias.