Data source

Date

Thumbnail

Search results

19 records were found.

Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911, ao padre Jaime de Oliveira Carvalho e Conde, pároco colado na freguesia de Carvalhal Meão, concelho da Guarda e apresentado na do Casteleiro, concelho do Sabugal.
Panfleto assinado pelo Arcebispo-Bispo da Guarda, Manuel [Vieira de Matos], dando instruções a respeito dos pontos mais urgentes da Lei da Separação: como deveriam proceder os párocos, vigários e eclesiásticos relativamente aos inventários e às associações cultuais, tendo como exemplo a atitude da Santa Sé quando se tratou da mesma questão em França.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911, ao Padre José Francisco Robalo, pároco encomendado na freguesia de Marmeleiro, concelho e distrito da Guarda.
Processos para concessão de pensões provisórias nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911, ao padres Rui Tavares Ferreira e Miguel Arcanjo Fernandes, cónegos da Sé da Guarda.
Mapa dos rendimentos dos cónegos da Sé da Guarda antes da Lei da Separação.
Pensão provisória ao Padre António Melo da freguesia de João Antão, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre César Augusto Garcia, pároco encomendado em Avelãs da Ribeira, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre José Anibal Duarte, pároco encomendado da freguesia de Vila Cortês, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Venâncio Ferreira de Andrade, pároco encomendado da freguesia de Adão, concelho e distrito da Guarda.
Pedido de pensão efectuado pelo pároco José Francisco Rebelo.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Francisco António Lourenço, pároco colado da freguesia de Casal da Cinza, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre António Craveiro Rabaça, pároco colado da freguesia de Gonçalo, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre João de Paiva de Albuquerque, pároco colado da freguesia de Cavadoude, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre Manuel Teles da Cunha, pároco colado da freguesia de Famalicão, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre David Mendes Leitão Serra, pároco colado da freguesia da Ramela, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre César Augusto da Cunha, pároco colado da freguesia de Seixo Amarelo, concelho e distrito da Guarda.
Processo para concessão de pensão provisória nos termos da lei de 17 de Agosto de 1911 ao Padre António Melo, pároco colado da freguesia de João Antão, concelho e distrito da Guarda.
Acerca do recebimento da pensão pelo padre pensionista José Aníbal Duarte, pároco da freguesia de Vila Cortês do Mondego, que, em meados de Outubro de 1913, se ausentou desta localidade para a terra da sua naturalidade, Sebadelhe, concelho de Vila Nova de Foz Coa. Contém transcrição de uma carta, datada de 28 de Setembro de 1913, do referido padre ao bispo da Guarda, publicada no «Jornal da Guarda» em que afirma «quero reconciliar-me com a Santa Igreja, de quem sou filho e compensar a V. Exa. Rev. como pai generoso, perdoar ao filho pródigo que volta a casa paterna e que, incondicionalmente se põe à sua disposição, aguardando as suas ordens para as cumprir».
Recorte de jornal publicado na Guarda contendo um abaixo-assinado a solicitar aos paroquianos da freguesia da Sé o pagamento de uma quantia equivalente à côngrua, assinado por Francisco dos Prazeres (presidente), José de Almeida (tesoureiro) e Alfredo de Almeida Barbas (vogal), bem como a resposta do jornal ao referido documento.