Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,922 records were found.

Registo de ordens de serviço ou determinações emanadas pelo director, dentro das disposições legais ou regulamentações.
Ordem de serviço nº 3 -Serviço de sala de leitura. Duas ordens de serviço nº 82 de 1962 e nº 86 de 1963, ambas dizem respeito a reproduções fotográficas de documentos do arquivo. Existe uma pasta de papel com dezoito senhas de admissão na sala de leitura de 1910/11, escalas de serviço da sala de leitura, porta e telefone. Um aviso dirigido aos alunos de Paleografia da Faculdade de Letras de Lisboa, uma cópia do ofício e uma cópia da circular.
Estatísticas da sala de leitura indicando o nº de leitores, requisições, documentos avulso, maços, códices e obras impressas por mês, 3 folhas da escala de serviço da sala de leitura .
Estatísticas da sala de leitura indicando o nº de leitores, requisições, documentos avulso, maços, códices e obras impressas por mês.
Estatísticas da aula de diplomática, alvará do regulamento, sobre a criação da aula de diplomática (1801), folhas de ponto das aulas de diplomática, exercícios escritos, petições e impressos. Pedidos para passagem de certificados, minutas de atestação, relação dos alunos, atestações de latim. Lista de requisitos para abertura de um concurso ao lugar de oficial do arquivo (1891).
Registo dos alunos matriculados e assentos respectivos à cadeira de Diplomática. Na folha 30 vem o registo de Alexandre Herculano (Alexandre Herculano de Carvalho Araújo). Francisco Nunes Franklin também se encontra registado, teve treze anos de Diplomática com aproveitamento.
Livro de lançamento dos termos de matricula dos estudantes da Aula de Diplomática.
Informações, memórias, boletins dos presidentes da sala de leitura, distribuição dos trabalhos do A.N.T.T.: relatórios e informações dos conservadores de 1902- 1905; boletins dos presidentes sobre os pedidos de leitura pública; memórias do Conservador Almeida Caldeira sobre o serviço do registo de merçês no Real Arquivo da Torre do Tombo 1902-1903; exposição do conservador Pedro Augusto Azevedo 1906; Notas informativas e inventários de documentação (14 mapas ) do 2º conservador Laurentino Soares 1949; relatórios de serviço 1950-1951; relatórios anuais dos serviços 1950- 1951; relatórios de serviços de conservadores 1949-1950; relação do trabalho feito por Roberto Campos 1858; papeis vários de 1836-1904; respostas de funcionários à ordem de serviço nº 64 de 1950.
Registo das actas de eleições do vogal representante do arquivo na secção especial do conselho superior de instrução pública, Registo de actas da eleição do concelho administrativo.
Registo de ofícios confidenciais do Real Arquivo da Torre do Tombo.
Livro onde foram lançadas as actas dos concursos para os lugares de: amanuense, amanuense paleógrafo, oficial diplomático, segundo conservador, contínuo, etc. Editais.
Concursos e nomeações. Os diplomas dizem respeito a nomeações para cargos públicos em diversos ministérios: Ministério das Obras Públicas, Ministério do Reino, Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, Ministério da Justiça, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério Instrução Pública e Belas Artes, etc. Registo de mercês.
No caderno é registado o nome do requerente, o n.º do livro, n.º de folha, quantia (metade para emolumentos e metade para despesas do arquivo).
Registo de diplomas, dizem respeito a nomeações para cargos públicos em diversos ministérios: Ministério das Obras públicas, Ministério do Reino, Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, Ministério da Justiça, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério Instrução Pública e Belas Artes, etc. Registo de mercês.
Autos de posse dos funcionários do Arquivo Nacional Torre do Tombo.
Jornal com publicação do anúncio do concurso público para um lugar de conservador, documentação referente a concursos públicos: requerimentos, editais, enunciados de provas (parte escrita, prática e oral), provas, relações dos candidatos.
Registo dos autos de juramento que prestaram os empregados desta repartição.
Livro de registo das instruções e ordens de serviço emanadas pelo director. Pastas com cópias das notas e ordens de serviço internas, emanadas pelos directores.
Livro onde foram lançadas as actas dos concursos, para os lugares de: amanuense, amanuense paleógrafo, oficial diplomático, segundo conservador, contínuo, etc.
Listas de remessa encadernadas, a folha de rosto do livro é uma ordem de serviço n.º 44 de 28 de Maio de 1955.
Relação da documentação do Arquivo Histórico do Ministério dos Negócios Estrangeiros incorporados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Maio de 1950.
Inventário topográfico do cartório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, com os seguintes elementos: espécies, cotas, estante, prateleira. Elaborado por três conservadores: Maria Clara Pereira da Costa, Maria Noémia Oliveira Sampaio, Maria Emília Pereira de Figueiredo.
Inventários de alguns fundos existentes no arquivo: Arquivo do Ministério do Reino, Convento da Pena , da Trindade em Sintra e outros conventos diversos: Almada, Salzedas, Ribamar, Setúbal, Tarouca, Évora, Fundão, São Domingos de Benfica, Santo António da Covilhã, etc.
Metragem das estantes e contagem das unidades de instalação.
Maços pertencentes à comarca e cidade de Lisboa; 1 maço com o mesmo conteúdo pertencente ao notário do concelho de Oeiras; relação dos livros que pertenceram ao cartório do notário de Alcanhões, notários de Santarém; relação dos livros notariais existentes do notário da vila e concelho da Lourinhã ; relação do notário de Torres Vedras; relação dos livros e documentos remetidos para a Torre do Tombo por dois notários de Santarém; relação de livros e documentos da comarca de Sintra;
Relação dos livros de notas dos cartórios dos notários da comarca e cidade de Lisboa, arquivados na Torre do Tombo; caderno da relação dos livros e documentos do notário de Santarém; 1 mç com cópias (duplicados) do inventário do cartório do arquivo nacional da torre do tombo e duplicados de inventários de conventos diversos; duplicados da relação dos documentos do Arquivo Histórico do Ministério dos Negócios Estrangeiros enviados ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Maio de 1950.
Publicações do Arquivo: Portarias do Reino, Moradores da Casa Real.
Relatórios dos trabalhos de catalogação e inventariação efectuados pelos funcionários do Real Arquivo; Formulários para se extrairem as memórias dos livros das diferentes chancelarias do reinado de D. João VI. Existe uma capilha com um documento de 1768 " Rol pessoas, que se ocuparão no Real Arquivo da Torre do Tombo na reforma dos índices das chancelarias de El Rei D. Filipe II e de D. Filipe III?.".
Cópias da relação dos livros e documentos, procedentes do antigo arquivo do Ministério da Justiça, transferidos da Inspecção Superior das Bibliotecas e Arquivos para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Correspondência relativa a incorporações, devoluções e cedências de espécies.
Autos de cedência de espécies a título devolutivo. Lista de documentos e objectos que se encontram em poder de serviços dependentes do Ministério da Educação Nacional, e que foram solicitados pelo Senhor Dr. Jaime Cortesão para figurarem na exposição histórica de São Paulo. Credencial a autorizar o levantamento do quadro representando D. Frei Bartolomeu dos Mártires, para figurar numa exposição que se realizará no Palácio Foz. Auto de entrega dos 4 livros da Leitura Nova, destinados à exposição de Arte Portuguesa, em Londres.
Guias de transferência de documentação a título provisório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo para o anexo dos Registos Paroquiais. Guias de transferência (devoluções) de documentação transferido a título provisório do Anexo dos Registos Paroquiais ao Arquivo da Torre do Tombo. As guias são assinadas pelo director do arquivo e por quem recebeu a documentação no Anexo dos registos Paroquiais.
Caderno de registo de entradas e saídas de documentos e livros a título devolutivo, legados e ofertas.
Registo de processos que dizem respeito às providências a adoptar em caso de guerra para protecção dos bens culturais da nação.
Registo de portarias e ordens provenientes da secretaria de Estado dos Negócios do Reino para o Real Arquivo da Torre do Tombo.
Portarias do governo 1833-1834. Requerimentos de pedido de autorização para fazer a matrícula na aula de diplomática 1880- 1884.
Fragmentos de índices e inventários de documentação do Arquivo Nacional Torre do Tombo
Inventário dos livros, maços e documentos que se guardam no Real Arquivo da Torre do Tombo. Feito no ano de 1776, em que era Guarda - Mor João Pereira Ramos de Azevedo Coutinho.
Contém o número de exemplares do inventário da Torre do Tombo, a designação das pessoas a quem foram ofertados ou que os adquiriram.
Recibos pagos ao Real Arquivo Torre do Tombo de publicações de catálogos passados aos senhores: Tomás Caetano Rodrigues Portugal e Carlos José da Silva.
Correspondência enviada ao director do Real Arquivo da Torre do Tombo por diversas entidades ao arquivo: Secretaria Geral de Bibliotecas e Arquivos Nacionais; Secretaria da Junta de Crédito Público; Imprensa Nacional de Lisboa; Governo Civil do Distrito de Santarém; Câmaras Municipais de Caminha, Mora, Lourinhã, Amarante, Porto; Ministério dos Negócios Estrangeiros; Secretaria da Guerra; Ministério da Fazenda; Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha; Ministério do Reino; Caminhos de Ferro do Estado; Ministério da Marinha e Ultramar; Consulado de la República Argentina; Exposição Nacional no Rio de Janeiro em 1908; Academia Real das Ciências etc. Existem também correspondência com pedidos de pesquisas enviadas por particulares portugueses e estrangeiros ,através do Consulado.
Ofícios recebidos de diversas entidades: Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, tendo como director Júlio Dantas (1926), Comissão do monumento a Guilherme Gomes Fernandes- Porto, etc.
Correspondência enviada ao Real Arquivo da Torre do Tombo por diversas entidades: Câmara Oficial do Comercio Espanõla Lisboa ( Índice del contenido de la Exposición Ibero-Americana de Sevilha 1926); Ministério da Instrução Pública; Ministério das Finanças; Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos; Imprensa da Universidade de Coimbra; Governo Geral do Estado da Índia; Bibliotecas e Arquivos Nacionais - Secretaria Geral; Ministério dos Negócios Estrangeiros; Secretaria da Guerra; Biblioteca Nacional; etc.
Ofícios foram enviados por diversas entidades: Associação dos Arqueólogos Portugueses, Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, Ministério da Instrução Pública, Ministério das Finanças, Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, Imprensa da Universidade de Coimbra, Governo Geral do Estado da Índia etc.
Ofícios enviados por diversas entidades: Associação dos Arqueólogos Portugueses, Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, Academia das Ciências de Lisboa, Arquivo dos Registos Paroquiais, Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Providência, Ministério da Educação Nacional, Ministério das Finanças, Tribunal de Contas, etc.
Ofícios enviados por diversas entidades: Associação dos Arqueólogos Portugueses, Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, Ministério da Instrução Pública, Ministério das Finanças, Inspecção das Bibliotecas Eruditas e Arquivos, Imprensa da Universidade de Coimbra, Governo Geral do Estado da Índia etc.
Reforma de Fidelino de Figueredo, regulamento provisional para o regime e direcção do Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Decreto 13:724 do Diário do Governo nº114-1ªserie de 3 de Junho de 1927. Decreto impresso de 1833 contendo tabelas de emolumentos para as diversas Secretarias de Estado; Carta de Lei impressa 1837; Carta Patente da confraria do Santíssimo Coração de Maria, de 1842, admitindo como sócio desta confraria o Sr. José Manuel Severo Aureliano Basto. Prospecto sobre a publicação do Almanaque de Portugal para o ano de1855, pelo Sr. Luís Travassos Valdez; Resumo n.º 134, Impresso sobre o parecer da comissão de Instrução Pública sobre o orçamento de diversas instituições, onde está incluído o Arquivo da Torre do Tombo, 1838.
Árvores geneológicas, manuscritas.
Cópia de duas escrituras: uma do ano Malabar de 1041 que corresponde ao ano de 1865 que diz respeito uma escritura de doação da propriedade de Mangalapelle, outra do ano de 1042 que corresponde ao ano de 1866,esta diz respeito a uma escritura de doação, ambas foram traduzidas por Fulgêncio Simpliciano da Consolação Almeida, traduzido de Tamil???? para português. Cópias de Índices dos Autos de Aclamação e Autos de Juramento prestados à constituição politica da monarquia 1838; apontamentos e relações de trabalhos requisitados ao Real Arquivo da Torre do Tombo; contém cópias autenticadas de documentos.
Transcrições de documentos sobre as relações entre Portugal e Inglaterra, cópias autenticadas. Maço constituído por pequenos maços: um de transcrições do Corpo Diplomático - Relações de Portugal com a Inglaterra ,(datas dos documentos que foram transcritos: 1387-1567); apontamentos de contabilização das descrições feitas pelos funcionários da Torre do Tombo.
Projectos de regulamentos, projectos de reformas, regulamentos, reformas e decretos relativos a bibliotecas e arquivos. Existem cópias de correspondência entre o guarda-mor da Torre do Tombo e outras entidades.
Impressos não preenchidos, também existem letras impressas de diversos tamanhos, envelopes de luto.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director
Cópias dactilografadas de correspondência expedida pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo a diversas entidades. Estas cópias estão assinadas pelo director.
Requisições de documentos para fotografar e microfilmar, feitas por leitores em requerimento próprio do arquivo, com o nome do requisitante, morada, n.º de bilhete de identidade, data de emissão, arquivo de identificação , documentação requisitada para ser fotografada ou microfilmada, data, assinatura do requisitante, data da autorização do director e assinatura do director. Há um espaço que tem anotações do presidente da sala, nem sempre é preenchido. Quando este campo é preenchido dá-nos informação se já está feito , a data e a rubrica do nome do presidente da sala. As requisições estão ordenadas cronologicamente e também pelo número de requisição no canto superior direito, por vezes existem quebras, e essas requisições em falta estão colocadas noutra pasta .
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Listas de livros enviados para encadernar, assinadas pelo director e pelo encadernador que os recebeu, o encadernador pertencia a uma empresa com o seguinte nome: "Sociedade Industrial de Tipografia, Lda.".
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Proc. 18 Correspondência recebida e expedida, esta correspondência são ofícios enviados para o arquivo e referem-se a reclamações. Ordenação cronológica. Os ofícios recebidos têm carimbo de entrada, data, n.º de processo, n.º de documento.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Proc. 62 Correspondência recebida e expedida, esta correspondência são ofícios que se referem a pedidos de visitas ao arquivo, essencialmente de estudantes. Ordenados cronologicamente. Os ofícios recebidos têm carimbo de entrada no arquivo, com a data, n.º de processo, n.º de documento.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro com assinaturas dos visitantes e a data. No ano de 1949 / 50 existem algums cartões de visita colados nas folhas do livro.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Fundo constituído por correspondência recebida, boa parte dela de diferentes personalidades da ilha da Madeira, para além de escrituras de arrendamento, entre os quais o do morgado do Porto da Cruz e Faial, em 1844, documentação relativa à administração do morgado, registos de arrendamentos, procurações, certidões, recibos, despesas particulares e relativas à casa. apontamentos particulares .Refira-se ainda correspondência recebida do Grande Oriente de Portugal e Loja 28 de Julho, nomeadamente cartas circulares, convocatórias para reuniões, recibos de quotas pagas, livros de receitas e despesa. 1 Livro (Lº.2) de registos de gastos ou despesa de casa; 1 liv. de " Consultas de homeopatia do Dr. L. V. d' Afonseca.;1 mç. de papeis diversos; 1 liv. De registo de despesas. Notas - Arquivo de pessoas Singulares. Fundo constituído por 3 maços, a documentação pertenceu à família de Roberto Augusto da Costa Campos nomeado director do ANTT em 1902. Guia geral dos Fundos da Torre do Tombo, vol. VI.
Fundo constituído por correspondência recebida, boa parte dela de diferentes personalidades da ilha da Madeira, para além de escrituras de arrendamento, entre os quais o do morgado do Porto da Cruz e Faial, em 1844, documentação relativa à administração do morgado, registos de arrendamentos, procurações, certidões, recibos, despesas particulares e relativas à casa. Apontamentos particulares. Refira-se ainda correspondência recebida do Grande Oriente de Portugal e Loja 28 de Julho, nomeadamente cartas circulares, convocatórias para reuniões, recibos de quotas pagas, livros de receitas e despesa. 2 liv. Registo de despesas; 1 liv. "Algumas Palavras aos pães e mães de família" 1 cad. de notas pessoais. Notas - Arquivo de pessoas Singulares. Fundo constituído por 3 maços, a documentação pertenceu à família de Roberto Augusto da Costa Campos nomeado director do ANTT em 1902. Guia geral dos Fundos da Torre do Tombo, vol. VI.
Este índice é referente a pequenas fichas de papel organizadas nos chamados "rosários" que se acondicionavam em peças de madeira designadas gavetas. As fichas constituíam um instrumento de descrição documental.
Listas de livros enviados para encadernar, assinadas pelo director e pelo encadernador que os recebeu, o encadernador pertencia a uma empresa " Sociedade Industrial de Tipografia, Lda.".
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Fundo constituído por correspondência recebida, boa parte dela de diferentes personalidades da ilha da Madeira, para além de escrituras de arrendamento, entre os quais o do morgado do Porto da Cruz e Faial, em 1844, documentação relativa à administração do morgado, registos de arrendamentos, procurações, certidões, recibos, despesas particulares e relativas à casa. Apontamentos particulares. Refira-se ainda correspondência recebida do Grande Oriente de Portugal e Loja 28 de Julho, nomeadamente cartas circulares, convocatórias para reuniões, recibos de quotas pagas, livros de receitas e despesa. 2 liv. Registo de despesas; 1 liv. "Algumas Palavras aos paes e mães de família" 1 cad. de notas pessoais. Notas - Arquivo de pessoas Singulares. Fundo constituído por 3 maços, a documentação pertenceu à família de Roberto Augusto da Costa Campos nomeado director do ANTT em 1902.
Proc.62. Processo pessoal do terceiro conservador Maria Natália Paiva Nunes da Gama Carvalho.
Processo pessoal do Escriturário - dactilógrafo de 2ª classe, Fernando Oliveira dos Anjos.
Proc. 59. Processo pessoal do terceiro conservador Maria Emília Pereira de Figueiredo.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Guias de remessa da documentação que circula entre o Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Arquivo Anexo dos Feitos Findos. As guias estão assinadas pelo director do Arquivo Nacional João Martins da Silva Marques e por um funcionário dos Feitos Findos.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Correspondência proveniente do Arquivo da Universidade de Coimbra dirigida ao Arquivo da Torre do Tombo com um pedido de pesquisa sobre as origens da Universidade de Coimbra; Jornal de Letras e Artes de 24 de Outubro de 1962, enviado com um cartão pessoal do Exmo. Senhor Luís Silveira, Inspector Superior das Bibliotecas e Arquivos ao Arquivo Nacional, com uma notícia sobre" O Centro de Estudos do Livro Português". Relação de setenta pergaminhos e códice que contém 226 documentos dos séculos XVIII e XIX, que o Senhor Conde de Linhares propõe vender à Torre do Tombo, juntamente com a apreciação feita à documentação pela funcionária Emília da Piedade Carvalho Félix, dirigida ao Director do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Relatório enviado ao Director do Arquivo Nacional elaborado pelo funcionário Alcino Manuel da Silva sobre estanterias metálicas. Apontamentos feitos por um funcionário dos Manuscritos da Livraria - Miscelâneas.
Livro de ponto do pessoal menor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Escalas da sala dos índices (pessoal superior), escalas de serviço de limpeza do arquivo, escalas da sala de leitura. As escalas são assinadas pelo director e posteriormente os funcionários tomavam conhecimento.
Livro de ponto do pessoal superior do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.