Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

158 records were found.

Inclui guias de entregas de material e correspondência sobre material fornecido e existente nos Centros de Instrução Especiais das Delegações Distritais; reparação e aquisição de diverso material, designadamente remo (1967-1971) e da reparação de material de tiro.
Trata da organização geral das provas nacionais, orçamentos relativos à realização de provas, concurso de ginástica, distintivos colectivos de ginástica, insígnia desportiva e taça Henrique Tomás Frade, atletismo, tiro, hipismo, provas de corta-mato, despesas de provas por Divisões Distritais e ordens de serviço das Divisões e Alas, que publicam os resultados das provas. Trata ainda de campeonatos regionais e provinciais, distritais e provas nacionais e internacionais designadamente, os jogos desportivos luso-brasileiros, os 1º jogos desportivos da Juventude de Angola, e o 1º torneio popular de Andebol Juvenil realizado no Centro Extra-Escolar de Setúbal. Inclui os Campeonatos Nacionais, de voleibol, basquetebol e andebol de 7. Inclui listas de vencedores de prémios de provas Centros Náuticos. Trata também de prémios atribuídos nas provas. Inclui, designamente, correspondência trocada com FISEC (Fédération Internationale Sportive de l’Enseignement Catholique) e ainda as provas dos 1, 2º e 3º Corta-Mato Nacional, do 2º Festival de Ginástica em Madrid, Festivais da Juventude, Campeonato Nacional de Hipismo, Campeonato Nacional de Tiro. Inclui circulares relativas ao andebol 7, voleibol, corridas de corta mato e obstáculos, râguebi de 7 e hóquei em patins.
Correspondência com as Divisões Alas e Centros Ultramarinos, sobre a aquisição de material desportivo e a realização de jogos.
Correspondência trocada com os serviços centrais da Mocidade Portuguesa, com as divisões provinciais e distritais, fornecedores; circulares, telegramas, propostas, comunicados e informações envidas e recebidas de diversas entidades, designadamente, directores de centros e casas da Mocidade Portuguesa, instrutores dos cursos Aeromodelismo, reitores de liceus, directores dos centros de instrução náutica, sobre, entre outros, os seguintes assuntos: a prática de actividades desportivas, a realização de campeonatos, a aquisição de material, a realização de cursos, atribuições de subsídios, instalações, Federações, Associações e Clubes, autorizações pedidas e concedidas a menores para praticar desportos na classe de juniores. Inclui a realização de jogos e campeonatos, facturas, documentos de despesa, orçamentos, etc. Refere provas desportivas (judo, atletismo, espeleologia, boxe, ténis, esgrima, hipismo, natação e tiro). Trata ainda da estatística gimno-desportiva em estabelecimentos de ensino e centros de instrução especial (1967-1968). Refere ainda o 2º Plano de Fomento Gimno –Desportivo (1971-1975).
Cruzeiro realizado a bordo do Navio Escola Sagres. Inclui diário de bordo dos filiados.
Cruzeiro realizado a bordo do Navio escola Sagres. Inclui inscrições, diário de bordo e exercícios escritos dos participantes.
Cruzeiro realizado a bordo N-R.P. Gonçalo Zarco. Inclui inscrições, livro de registo de impressões, relatório, livros dos participantes e jornal “Navegando”.
Cruzeiro realizado a bordo do Navio Escola Sagres. Inclui livro de participantes, relatório, relação nominal dos participantes e inscrições. Inclui ainda fotografias do cruzeiro.
Cruzeiro realizado a bordo do N.R.P. Gonçalo Velho. Inclui inscrições, livro de participantes, jornal “Rumo ao mar”, livro de registo de impressões e relatório.
Cruzeiro realizado a bordo do Navio escola Sagres. Inclui registo de impressões e livro de inscritos.
Cruzeiro realizado a bordo do Navio escola Sagres. Inclui inscrições, recortes de imprensa, ordens de serviço, relatórios, livros de bordo.
Relatórios de actividades da Direcção de Serviços. Inclui programas de Regatas.
Cruzeiro realizado a bordo do N.R.P. João de Lisboa. Inclui livro de registo de participantes, livro de registo de impressões, jornal do cruzeiro e relatório.
Inclui testes escritos de marinharia, recortes de imprensa, guias de marcha, relatórios, inscrições, livros de bordo, fotografias.
Relatórios das actividades mensais do curso de aeromodelismo dos centros de actividades circum-escolares (dos liceus).
Trata-se de relatórios dos chefes de todas as Divisões.
Relatórios de provas desportivas por número de concorrente e por campeonatos nacionais e provinciais. Mapas das provas realizadas e estatísticas de competições internas e oficiais da MP de modalidades desportivas praticadas em estabelecimentos de ensino do país. Inclui correspondência trocada com centros escolares.
Inclui: Orçamentos, folhas de despesa e folhas de gratificação; duplicados de facturas, folhas de despesa, orçamentos, controle de verbas e folhas de gratificação.
Trata do 2º Congresso Nacional da Mocidade Portuguesa, do 2º Congresso Latino de Educação Física em Madrid, da 1ª Quinzena Nacional de Educação Física, do Congresso da Federação Médico-Desportiva Italiana, do Congresso Europeu da Federação Internacional da Ginástica Ling, da Parada Gimno-Desportiva, e Congresso Medico-Desportivo de Praga. Trata ainda de reuniões, festivais, o dia olímpico, conferências, congressos e demonstrações. Trata da 2ª Quinzena Nacional de Educação Física, a transmissão de palestras na rádio, festival em Lisboa, festivais das Divisões, palestras (hipismo, natação, tiro, esgrima) e cinema, conferências, realização de Cursos de informação de tiro, Taça Escolar de Prevenção Rodoviária Internacional.
Integra, nomeadamente, Decreto de criação da Direcção Geral de educação Física, Desportos e Saúde Escolar, decreto-lei dos estatutos de organizações, associações e instituições de educação cívica, moral e física da juventude. Inclui directivas, regras, instruções, normas e outras publicações orientadoras
Relatórios da inspecção de Atletismo e Jogos Desportivos, dos Centros Instrução Especiais de Atletismo e Ginástica, dos Centros Especializados de Hipismo, Natação, Ténis, do Centro de Instrução Especial de Tiro nº 2 de Lisboa.
Inclui compilação de regulamentos e elementos para regulamentos náuticos: descrição de galhardetes e insígnias, circulares, certificados de aptidão desportiva, marinharia, modelos de embarcações, regras para instrução especializada de vela e remo e programas de instrução.
Inclui bandeiras, desenhos de galhardetes com emblema da MP, esquemas de percursos náuticos, aguarelas com motivos náuticos e cartões de Centro de Vela de Lisboa.
Faculta o número do Centro Escolar, o respectivo nome e a data e hora em que foi realizada a inspecção. Listagens diárias com o número de candidatos por estabelecimento de ensino nas várias categorias e modalidades.
Correspondência trocada com as Delegações Distritais de Porto Aveiro Coimbra e Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Leiria, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Lisboa, Setúbal e Portalegre, Évora, Beja, Faro. Inclui ainda correspondência com delegações insulares e centros universitários.
Correspondência relativa à inspecção a colégios no distrito de Lisboa nas áreas do canto coral e educação física.
Correspondência relativa à inspecção a colégios no distrito de Lisboa nas áreas do canto coral e educação física.
Correspondência com: Liceu Passos Manuel, Pedro Nunes. Liceu Nacional de Oeiras, Liceu Nacional de Ponta Delgada, Liceu Nacional de Portalegre, Liceu Municipal de Portimão, Liceu Nacional Alexandre Herculano, Liceu Nacional D. Manuel II.
Correspondência relativa à realização de cursos de instrutores de Aeromodelismo.
Alguns processos têm anotado “não considerar” e “anulado”.
Organização do Festival de Educação Física da Juventude comemorativo do dia 10 de Junho de 1965, realizado no Estádio Nacional. Trata-se de uma organização conjunta da MP e da MPF. Trata do Festival de 29 de Maio e 10 de Junho de 1966 e Festival da Juventude de 3 de Junho de 1967. Inclui correspondência relativa e fotografias relativas ao 4º Festival de Ginástica de Madrid, realizado de 4-7 de Maio de 1967.
Inclui normas sobre o 1º Ciclo de Estudos, correspondência trocada com Federações, Associações e Clubes, Direcções de Serviço, Direcções Gerais do Ensino, Divisões Provinciais. Inclui também resumos, conclusões e trabalhos apresentados no 1º Ciclo de Estudos.
Relativa a inspecções, material e instalações. Abrange os C.I.E. de Santarém, Porto, Lisboa, Aveiro, Leiria, Coimbra, Évora, Portalegre, Montemor o Novo, Torres Novas, Mafra e Funchal. Relatórios dos seguintes Centros: Castelo Branco, Torres Novas, Mafra, Funchal, Tomar, Viana do Castelo, Elvas, Cascais, Braga e Angra do Heroísmo.
Trata de material, inspecções e instalações. Abrange os C.I.E. de Viseu, Guarda, Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal, Évora, Ponta Delgada, Aveiro, Santarém, Viana do Castelo, Guarda e Estremoz.
Trata, entre outras questões, de material, inspecções e instalações dos C.I.E. de Portimão, Leiria, Santarém, Tomar, Viseu, Funchal e Beja, Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Évora, Portalegre e Braga.
Correspondência relativa aos Centros de Portalegre e Faro, sobre material, instalações, provas de tiro e inspecções. Relatórios das Delegações Distritais do Porto, Lisboa, Évora, Braga, Portalegre, Faro, Viseu, Santarém, Coimbra, Leiria, Vila Real e Funchal. Inclui Relatórios do C. I . E. de Judo de Almada e do C. I. E. de Ski da Covilhã.
Pela ordem de serviço nº 6, de 1960, pertence-lhe a organização de cursos de formação e estágios de aperfeiçoamento de agentes auxiliares para as diferentes modalidades desportivas, para o qual procurava actuar em colaboração com o Instituto Nacional de Educação Física. Pela OS nº 10 de Fevereiro de 1966 a Inspecção de Formação de Quadros de Educação Física passou a ser designada Inspecção do Ensino de Educação Física. Esta Inspecção era chefiada pelo Director de serviços.
Faculta dados pessoais do candidato e as informações do médico e do director do Centro.
Trata, nomeadamente, da organização, inscrições e resultados dos campeonatos nacionais de atletismo.
Pela Ordem de Serviço nº 6, de 1960, pertence à Inspecção de Ginástica, além das actividades próprias da Mocidade Portuguesa, a responsabilidade de orientar e fiscalizar a educação física escolar.
Inclui circulares e ordens técnicas do Ministério das Comunicações, Direcção Geral da Aeronáutica Civil, Direcção dos Serviços Técnicos, da Repartição dos Serviços do Aeródromos e Material de Voo (RAM) e da Repartição de Instrução e Pessoal Navegante (RIPN).
Inclui processos: de alunos candidatos a pilotos particulares de planadores da Escola de Voo sem Motor (1956-1959); processos de alunos da aviação com motor e sem motor (1960-1968). Processos de alunos da Escola de Pilotagem da MP (1964-1968). Inclui processos de pilotos particulares de aeronaves (PPA).
Existiram 27 Centros Inspecção Especial no continente e ilhas. Nada consta quanto ao ultramar, que disponha de um total de 302 embarcações e tinha em actividade cerca de 1.500 filiados. Desde Outubro de 1937, data da criação dos primeiros C.I.E. de vela e remo, no continente em Lisboa e Porto, muitos filiados receberam instrução.
Trata dos seguintes planos: do barco de instrução elementar o “Lusito”; das embarcações de vela (Sharpie de m2). Inclui de planta de embarcação.
Doação da embarcação de recreio Bellatrix, feita por Pedro Teotónio Pereira à Mocidade Portuguesa.
Trata, entre outros assuntos, da instalação de centros de vela e remo e da construção de postos náuticos, do festival realiza pelo Centro de Vela nº 1, em Lisboa, no Espelho de Água (1960)
Correspondência relativa à aquisição de material, combustíveis, e lubrificantes.
Relatórios sobre a actividade dos seguintes C.I.E.: Vila Real de Santo António. Murtosa, Tavira, Lagos, Funchal, Póvoa do Varzim, Horta, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Setúbal, Ponta Delgada, Faro, Portimão e Olhão. Inclui relatórios de visitas feitas aos Centros de Remo e Vela do Sul do país.
Trata de regatas de canoagem, naviomodelismo, snipe, sharpies de 12 m 2, remo, vela.
Trata de regatas de canoagem, naviomodelismo remo e vela. Inclui correspondência relativa a provas realizadas em Espanha, Inglaterra, França, Brasil e Mónaco. Inclui ainda provas de vela realizadas no âmbito do 1º Acampamento do Infante D. Henrique (1960).
Dados estatísticos de embarcações registadas na Mocidade Portuguesa.
As actividades de voo e sem motor ficavam na directa dependência do Inspector.
Dos Centros de Actividades Juvenis das Delegações Distritais.
Relação de pilotos filiados na MP que obtiveram os certificados A, B e C; relação de material para os planadores; estatística de Aeromodelismo; relação dos filiados inscritos na Escola de Aviação sem Motor; elementos estatísticos sobre a actividade aeronáutica na MP. Contém fotografias de planadores do Aeroclube de Espinho.
Boletins de inscrição e fichas de questionários, em branco, destinadas a membros do C. E. A.
Integra policopiado em inglês sobre missilismo e nota técnica sobre a revista de Astronáutica.
Trata, entre outros, dos seguintes assuntos: criação da Milícia Naval, plano de remodelação da actividade do navio – modelismo, plano de fomento do desporto da vela, infra-estruturas do desporto da vela, inspecções efectuadas aos centros náuticos de remo e vela, propaganda e publicações, calendários das provas de canoagem, remo e vela, o 13º Cruzeiros Marítimo da M.P, cursos de auxiliares de instrução de naviomodelismo e de vela, pedidos decriação de centros de vela, remo, naviomodelismo e canoagem. Inclui cartazes. Integra ainda avisos da Capitania do Porto de Lisboa.
O Centro de Estudos Astronáuticos, propriedade da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, foi presidido por Eurico Sidónio Gouveia Xavier L. Fonseca. O referido Centro era membro da International Astronautical Ferderation. Funcionava no Palácio da Independência, Largo de Sai Domingos, Lisboa.
O Centro de Estudos Astronáuticos, propriedade da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, foi presidido por Eurico Sidónio Gouveia Xavier L. Fonseca. O referido Centro era membro da International Astronautical Ferderation. Funcionava no Palácio da Independência, Largo de Sai Domingos, Lisboa.
O Centro de Estudos Astronáuticos, propriedade da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, foi presidido por Eurico Sidónio Gouveia Xavier L. Fonseca. O referido Centro era membro da International Astronautical Ferderation. Funcionava no Palácio da Independência, Largo de Sai Domingos, Lisboa.
O Centro de Estudos Astronáuticos, propriedade da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, foi presidido por Eurico Sidónio Gouveia Xavier L. Fonseca. O referido Centro era membro da International Astronautical Ferderation. Funcionava no Palácio da Independência, Largo de Sai Domingos, Lisboa.
O Centro de Estudos Astronáuticos, propriedade da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, foi presidido por Eurico Sidónio Gouveia Xavier L. Fonseca. O referido Centro era membro da International Astronautical Ferderation. Funcionava no Palácio da Independência, Largo de Sai Domingos, Lisboa.
O Centro de Estudos Astronáuticos, propriedade da Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, foi presidido por Eurico Sidónio Gouveia Xavier L. Fonseca. O referido Centro era membro da International Astronautical Ferderation. Funcionava no Palácio da Independência, Largo de Sai Domingos, Lisboa.
Trata das actividades dos Centros de Instrução Especial de Remo de Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Esposende, Portimão, Funchal, Vila Real de Santo António e Caminha.