Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

22 records were found.

Refere a ausência de cartas, as contas de José Machado, os papéis que encontrou num baú, e outros recados pessoais.
Refere a viagem do marido até Amarante, as sezões de que padece a condessa e outros assuntos de cariz familiar.
Deseja uma boa jornada ao marido, e as saudades dos filhos, refere a morte do Bernardino, os arrendamentos feitos, as tábuas que vieram, e o milho que está quase pronto, entre outros assuntos.
Refere a viagem do marido e a sua chegada ao Porto, os arrendamentos feitos pelo padre Patrício e a serra com neve.
Refere a entrada do marido em Portugal, a missão de Londres, a estadia em Madrid. Diz estar em casa da condessa em São Pedro de Alcântara, a ida de Joaquim Severino para Sevilha, o beija mão ao rei, entre outros assuntos de carácter político e familiar.
Refere a carta escrita ao sogro, o envio de uma letra ou de dinheiro para Lisboa, a venda do vinho, entre outros assuntos.
Refere a chave da caixa das espingardas, a encomenda de paninhos e riscadinho para vestidos de Verão, de chapéus, das Gazetas, entre outros assuntos.
Refere as averiguações feitas sobre os bens de D. Mariana Joaquina, o morgado de António Cunha, a pesquisa de documentos no cartório, a necessidade de encontrar cozinheiro, a venda de vinho em Vila Real, entre outros assuntos.
Refere a ausência do marido, a carta enviada ao sogro, a administração dos bens e cobrança de rendas, entre outros assuntos de cariz doméstico.
Refere os elogios que marido lhe tece a respeito dos negócios da casa, o apoio do padre Patrício na sua administração, a causa de Arroios, a relação dos prazos, o inventário dos bens de D. Mariana Joaquina, entre outros assuntos.
Refere o seu estado de saúde, e a viagem do marido para casa. Em folha à parte (provavelmente anexa a esta carta) diz que recebeu a carta do marido datada do dia 22, a encomenda das gazetas inglesas, a saúde da condessa de Alva, a obra de Teixeira Girão sobre as vinhas.
Refere a dúvida sobre a realização do baptizado, o aperto da casa em Lisboa em que está o seu marido, as medidas para chapéus, a possibilidade da compra de um cravo, o báu de papéis, entre outros assuntos.
Refere a viagem do seu marido de Lisboa para Mateus, a pesquisa de papéis, a morte do abade, entre outros assuntos.
Agradece a remessa de gazetas, e refere a sentença na causa contra a Patronilha, a necessidade da presença do marido para tratar dos assuntos da casa, a renda da comenda, entre outros assuntos.
Refere a vinda do marido, a saúde dos filhos, os acontecimentos da festa dos Prazeres, a venda do vinho em Vila Real, entre outros assuntos.
Refere as contas que enviou, o envio de uma letra, a questão de uma demanda, o pedido de Gazeta Portuguesa, a sua saúde e dos seus filhos, entre outros assuntos.
Refere a estadia do marido em Lisboa, a necessidade de rever os foros e arrendamentos e confrontá-los localmente com o tombo, entre outros assuntos de cariz familiar.
Refere a ausência de livros no cartório, o caminho do Porto, a compra de móveis, de roupa, e piano, o dinheiro de rendas de quintas, os criados, e outros assuntos de cariz particular.
Refere a demora do marido na vinda a casa, os arrendamentos que estão por fazer, os trabalhos na seara de linho, a queima do vinho e a venda de àgua-ardente, o envio das mesadas ao sogro, entre outros assuntos de cariz familiar.
Refere o negócio do seu irmão (futuro duque de Palmela), a morte do cozinheiro e a necessidade de encontrar outro, a saúde dos filhos, entre outros assuntos particulares.
Refere o estado da sua saúde, e queixando-se do estado da casa em que "chove em todos os quartos", dizendo que "Não posso louvar quem fez huma caza destas, e dando tanto à ostentação deu tão pouco ao cómodo, e não acabou nada".