Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

8 records were found.

Na carta de doação lê-se: "Tendo sido realizado por uma funcionária do Arquivo Histórico do Ministério das Finanças quando o espólio da Casa de Abrantes ali esteve depositado [...]". "Descreve documentos em pergaminho e papel, datados de 20 de abril de 1400 a 25 de novembro de 1599, alguns dos quais foram adquiridos pelo ANTT em 1994 e outros em 1995. Inclui uma ou outra transcrição, ou parte de transcrição de documentos.
Fernão Pais manda soterrar o seu corpo na Igreja de São Jorge da cidade de Lisboa, na sua capela e de Afonso Negro, no monumento onde ele jaz. Tem registado no fim do testamento: "[...] porém os bens que Fernão Pais e Afonso Negro deixaram à capela são de morgados, e não se podem partir, nem alhear, nem escambar." Capela de São Jorge fundada em 15 de Agosto de 1314.
No princípio tem os seguintes registos: "Este livro mandei eu o Conde de Vila Nova D. Gregório de Castel Branco, primeiro deste nome tresladar por um criado meu que foi meu aio e chamavam Pero Vaz [?] a que quiz muito. Lisboa 29 de outubro 1660". "Parece que é cópia do outro livro pequeno feito no ano de 1609". Inclui dedicatória a D. Luís da Silveira, trineto do rei D. João II, um prólogo (16 p.) Da origem e descendência dos senhores da Casa de Sortelha, a Tabuada com o registo dos sumários de cerca de 800 documentos. Encadernação em pergaminho.