Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Diretor Geral do Tribunal de Contas.
Professora de Fisico-Química, no Liceu Infanta D. Maria, a solicitar ao Dr. Salazar ajuda pecuniária para a sua viagem e das companheiras, para o campo de férias missionário, em Luanda.
Contém postais ilustrados da Beira, Moçambique, enviados por Álvaro Dias, operário dos Caminhos-de-Ferro.
Contém a carta de Pierre J. J. Devillers, Urbanista e Arquiteto francês, Neuilly-sur-Seine - que trabalhou na Estação Termal do Estoril, dirigida ao Dr. Salazar. Integra "Le Registre Communal Regional National - Organe de documentation et d'étude. Inventaire universel et permanent du patrimoine national / Systematique Integrale destinée à assurer la continuité, la mobilité, la dénéralité dans l'administration économique et sociale des génerations".
Contém a carta de Jean Denis, em Tânger, antigo piloto destacado da Air France para a Aviação Portuguesa de 1934 a 1938, pretende pintar o retrato do Dr. Salazar. Inclui dois documentos fotográficos: "Retrato de Monja" obra de Sanchez Coelho, Museu das Janelas Verdes, Lisboa, cópia de Jean Denis; documento fotográfico (negativo) retrato de um militar.
Contém a carta de M. P. Demenÿ, de 63 anos, residente em Paris, dirigida ao Dr. Salazar. Diz o autor que soube por um artigo de Christine Garnier que sofria de insónias, portanto envia-lhe o nome do medicamento que toma há anos - sem que tenha sido necessário aumentar a dose.
Embaixador. Relativa à suspensão de um subsídio mensal.
Contém a carta de Alexander Desta, Ministro da Defesa Nacional Naval, Addis Ababa, Etiópia, a agradecer ao Dr. Salazar o convite para as Celebrações dos 500 anos do Infante D. Henrique navegador, e a informar de que foi escolhido pelo Imperador afim de o representar.
Contém a carta da Senhora Jeanne Demenet, mãe de quatro filhos, residente em Paris, a felicitar o Dr. Salazar pelo seu aniversário (76 anos). Alude ao seu pai, o pioneiro da colonização de Marrocos (hoje perdida). Diz a autora: "Si nous avions eu un Salazar, l'Algérie, terre française, n'aurait pas été livrée au Comunisme et à la misére...". Confessa que conheceu melhor Salazar depois de ler o livro "Vacances Avec Salazar" de Christine Garnier. A autora vê Salazar como um símbolo da resistência do Ocidente Cristão. Refere que um dos filhos, de 15 anos, se chama Philippe devido ao Marechal Pétain, e também nasceu no dia 28 de abril. É seu professor de Letras, no Collège Stanislas, o Senhor l'Abbé Bayot admirador de Portugal e de Salazar. Como a autora quer oferecer o "Dictionnaire Politique" ao Professor do filho, solicita ao Dr. Salazar que insira uma dedicatória no referido livro, de modo a oferecê-lo pelo Natal. Inclui a resposta de Salazar a Jeanne Demenet e ao seu marido, remetendo o livro assinado.
Licenciado em Ciências Sociais, Económicas e Políticas, Secretário da redação do jornal "l'Invalide Belge", Membro de l'AJPB, Bruxelas.
Contém a carta de E. Devaux, Casablanca, Marrocos, dirigida ao Dr. Salazar a felicitá-lo pelos 26 anos no poder. No fim da carta diz: "A travers le livre de Madame C. Garnier, vous êtes très vivant, et cher - oui, sans doute - comme me le fut le Maréchal, le seul vrai Chef qu'ait eu la France républicaine".
Contém cartas de Guy Delohaye, Paris, amigo de Christine Garnier.
Delegado do Ministério Público, Auditoria Administrativa do Porto (Edifício do Governo Civil).
Contém cartões de visita do General Venâncio Augusto Deslandes, e cartas do Dr. Oliveira Salazar dirigidas ao General (fotocópias).
Contém cartas de José Maria Ferreira Delgado "Importação e Exportação de Lãs e Peles e Ergo de Seigle, Vila Franca de Xira" dirigida ao Dr. José Sollari Allegro, e ao Dr. Salazar a solicitar auxílio no sentido da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência lhe conceder um empréstimo de catorze mil escudos para saldar as suas dívidas relativas a várias empresas de que é proprietário. Entrega como garantia de hipoteca o Mouchão do Lombo do Tejo, e cinco propriedades rústicas situadas em Sobreda, concelho de Oliveira do Hospital. Integra notas da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência, entre outros.
Contém a carta de J. Denisot, em Caracas, dirigida ao Dr. Salazar a mencionar a viagem que fez a Portugal no ano passado, causando-lhe boa impressão. Alude ao livro "Vacances Avec Salazar" de Christine Garnier, entre outros.
Contém a carta de Samwell Deniz, procurador segundo secretário da Mesa da Câmara Corporativa, a agradecer ao Dr. Salazar pelo empenho que teve ao ser-lhe concedido um subsídio do Comissariado do Desemprego para uma sociedade artística de teatro. Contudo, os artistas após terem assinado as condições, recuaram e fizeram outras exigências, pelo que o autor desiste do dito subsídio, continuando desempregado.
Contém o "Memorandum" do Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo sobre Michel Déon, escritor e jornalista francês.
Contém a carta de Delfim Dias, ao serviço da Sociedade Textil A. J. Lopes Correia - Pevidem, Portugal, remetida do Japão para o Dr. Salazar. Refere que foi estagiar em vários países "para melhor e mais completa especialização na fiação do algodão". Fez visitas de estudo a centros têxteis. Viajou para os os seguintes países: Macau, Japão, Suíça, Alemanha, Inglaterra - "onde encontrei pessoas a perguntar-me se Portugal e a Espanha não eram a mesma coisa, digo, um só País..." -, Itália, Grécia, Turquia, Tailândia, Hong Kong, Líbano, Karachi, Índia - onde foi impedido de descer do avião em Nova Deli, por ser português -, Rangon, Taipé, entre outros. O autor menciona que tanto a Suíça como o Japão são um exemplo de união. Agradece o apoio recebido pelo Embaixador de Portugal em Tóquio Dr. Rui Brito e Cunha. Inclui um recorte de jornal, e um postal ilustrado.