Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

23 records were found.

Contém cartas do cónego da Sé de Viseu, António Barreiros dirigidas ao Dr. Salazar a solicitar empregos e auxílios para conhecidos, entre outros.
Contém a carta de José Barbas Barradas, de 45 anos, genro do coronel Passos e Sousa, residente em Elvas, dirigida ao Dr. Salazar a solicitar um emprego na Sacor, Cuf ou outro.
Contém a carta do tenente coronel José M. Barreira, residente em Beja, dirigida ao Dr. Salazar a solicitar que lhe seja feita justiça na questão da sua promoção: "Então a lei para mim é de funil, para ser aplicada conforme o critério de quem me quer prejudicar?"
Contém a carta de José Soares da Fonseca, Ministro das Corporações e Previdência Social dirigida ao dr. Salazar, a informar que remete os documentos que lhe foram emprestados sobre o caso de Sousa Barbosa. O assunto em questão, trata do pedido de uma casa económica feita por Henrique Clemente Rodrigues de Sousa Barbosa, em 1949, quando a sua esposa se encontrava grávida. Foi-lhe atribuída uma moradia, na qual o requerente de 48 anos reside (na rua de Tomé de Sousa, no Porto) com a sua mulher, dois filhos, e outros membros da família. Por conseguinte, o seu suplente, de 35 anos (proprietário de casas) recorreu ao Supremo Tribunal Administrativo que lhe deu razão, sendo que o Instituto Nacional do Trabalho aprovou o direito à posse da moradia onde vive Sousa Barbosa. Inclui a cópia do acórdão, e a cópia do ofício da Secção de Casas Económicas, a confirmar o atestado médico relativo à gravidez da mulher de Sousa Barbosa.
Relativa à indústria da conserva de peixe e quotas.
Contém a carta de Bernard Barns, Vice-Presidente da "Time Incorporated, New York, dirigida ao Dr. Salazar, a informar de que Henry R. Luce discursou em Connecticut, e como tem conhecimento do seu interesse pelo problema da paz no mundo, remete-lhe uma cópia do discurso. Inclui a brochura "Peace is the Work of Justice" an adress by Henry R. Luce, editor-in-Chief "Time-Life-Fortune", impressa no "Connecticut Bar Journal, Vol. 30, Nº. 4 (December 1956).
Contém a carta do Barão Valentin Mandelstam, "expert cinématographique", Nova Iorque dirigida ao Dr. Salazar relativa às conferências promovidas nos Estados Unidos sobre "Portugal". Deu inúmeras conferências em França. Diz o autor que visitou Lisboa em janeiro de 1938, cujo M. Ferro lhe apresentou os filmes produzidos em Portugal e no Brasil, tendo visitado os estúdios. Em 1939, regressou aos Estados Unidos. Tem interesse em divulgar "Portugal" na América, contudo indica que conversou com M. Bianchi - entre outras personalidades portuguesas -, demonstrando pouco interesse em dar a conhecer Portugal aos americanos, bem como a alusão ao manifesto desinteresse dos americanos por Portugal. Embora lhe tenha mostrado a revista "Time" que refere o aumento significativo do estudo da língua portuguesa naquele País. Todavia, o Barão Valentin Mandelstam mantém-se expectante em continuar a "mostar" aos americanos factos sobre Portugal, daí ter escrito ao Dr. Salazar.
Contém a carta de Alberto Nunes Baroeth, da "Editorial Adastra", Lisboa, a oferecer ao Dr. Salazar o livro "Ecos de uma Campanha", da sua autoria.
Contém a carta do Prof. Jacques Bardoux, Membro do Instituto, ex-Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia Nacional, Paris, dirigida ao Dr. Salazar, a enviar o livro "La défaite de Bismarck", e uma cópia do artigo "Carrefour", "Voici les Instructions Secretes de Khrouchtchev: pour le Guerre Africaine contre la France pour le Front Populaire à Paris".
Contém a carta de D. Maria Madalena da Cunha Freire Avelar Barbosa, mulher de Alexandre José de Sousa Figueiredo de Avelar Barbosa, natural de Almodovar, Beja, habilitado com o curso de engenheiro de Minas, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, em 1941. Em 1940 fez o levantamento topográfico e geológico das Minas de Ouro de França para o Banco Burnay. Esteve ao serviço da Companhia Mineira do Lobito, entre outros.
Contém a carta de D. Maria da Paz Varzim da Silva Barbosa, a agradecer a prenda ao Dr. Salazar. Inclui uma pagela do falecimento - 1956 - de D. Maria da Paz Varzim da Cunha e Silva Barbosa com a sua foto. No verso tem a imagem da Face de Jesus Cristo com a Coroa de espinhos, e as últimas palavras da falecida: "Meu Jesus, pelas dores que sofrestes na Vossa coroação de espinhos, aliviai-me esta dor horrível de cabeça que eu não posso aguentar... mas eu vo-la ofereço pela conversão dos pecadores e pelos sacerdotes".
Capitão da Marinha Mercante.
Contém a carta de João Elviro de Almeida Gomes Barbosa, filho de João Alves Barbosa e de Elvira Sarah de Almeida Gomes Barbosa, casado, residente em Lisboa, presidente da comissão de antigos alunos do Liceu Camões, dirigida ao Dr. Sollari Allegro a enviar "felicidades pessoais para o Homem que, com tão grande dedicação e sacrifício, tem trabalhado para proporcionar ao Povo Português um bem-estar e um progresso que, dia a dia, se acentuam" para o Dr. Salazar. Integra a carta de Gomes Barbosa a solicitar ao Dr. Salazar uma colocação na metrópole. Inclui o "Curriculum Vitae": Gomes Barbosa iniciou a sua atividade profissional aos 16 anos participou na organização e vigilância do património público e privado, no Pavilhão dos Portugueses no Mundo e da Exposição da Cartografia, da Exposição Histórica do Mundo Português. Foi colaborador do coronel Afonso Dornelas, na Cruz Vermelha Portuguesa, entre outros. Após a sua saída da Cruz Vermelha foi assistente social da Comunidade Israelita de Lisboa, entre outros.
Relativa à morte do cónego António Barreiros, capitular da Sé de Viseu, em 7 de outubro de 1954.
Contém documentos de Folke Bärmark: cartão de visita de Folke Bärmark, diretor e sócio da Viking Fábrica de Grampos para papéis, Rio de Janeiro, Brasil; certidão de nascimento autêntica de Folke Lennart Bärmark, diretor, natural da Suécia, nascido a 4 de junho de 1922, adotou o nome patronímico Bärmark sendo que o seu nome de nascimento era Johansson. Inclui dois objetos metálicos: um alfinete de lapela, e outro. Contempla um livro intitulado "Borgerlig Vapenrulla" do autor Arvid Berghman, do ano 1950, com brasões de várias famílias incluindo a Bärmark, e respetivos desenhos.
Contém a carta da Baronesa Hoyningen-Hüene, segunda mulher do Barão, residente no Chalet "Maravilha", Estoril, dirigida ao Dr. Salazar, a agradecer tudo o que fez pelo seu marido, e que os seis anos que passou em Portugal foram os mais felizes da sua vida.Teve oportunidade de conhecer a magnífica paisagem portuguesa e os portugueses. Informa o Dr. Salazar da sua partida para Alemanha Ocidental. Integra ainda, cartas e recortes de jornais relativos à Baronesa e aos emigrantes portugueses (da Marinha Grande) que trabalham no Estado de Wurttemberg, Alemanha, em um projeto apoiado pela Cáritas, entre outros.
Contém um cartão de agradecimento da Baronesa Maydell ao Dr. Salazar pelas flores recebidas. Integra uma "miniature silhouette - Bacalhôa" assinada pela mesma.
Contém a carta da Baronesa Irmela Von Wolferdoff, a agradecer ao Dr. Salazar, em seu nome e dos seus quatro filhos, a hospitalidade e bem-estar, durante os quatro anos de permanência em Portugal.
Contém o "Curriculum Vitae" de José Guedes da Silva Barbosa, de 47 anos, licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1945.