Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

1,546 records were found.

Cardeal da Igreja Católica, foi o décimo-quarto Patriarca de Lisboa com o nome de D. Manuel II (Vila Nova de Famalicão, Lousado, Santa Marinha, 29 de Novembro de 1888 – Lisboa, Benfica, 1 de Agosto de 1977).
Cidade portuguesa, sede de município, situada no distrito de Santarém.
Contém documentos fotográficos de Angola antes da sua independência que retratam temas variados, como paisagens, edifícios, monumentos, infraestruturas, eventos sociais, o dia a dia das populações, construções, indústria, educação, comércio e economia, onde se destaca um conjunto de fotografias sobre a Polícia de Segurança Pública de Angola e imagens sobre operações e intervenções militares durante a guerra colonial.
República Democrática de São Tomé e Príncipe, país insular localizado no Golfo da Guiné, na costa equatorial ocidental da África Central. Antiga colónia portuguesa.
Político romeno (Scornicești, 26 de janeiro de 1918 — Târgoviște, 25 de dezembro de 1989) foi secretário-geral do Partido Comunista Romeno e Presidente da República Socialista da Romênia.
A imagem n.º 7 encontra-se deslocada.
Médico e cientista português (Guarda, 15 de dezembro de 1913 — Cascais, Parede, 20 de outubro de 1990) foi ministro da Saúde e Assistência e deputado à Assembleia Nacional.
Pasta composta por diversas imagens de palácios, monumentos, edifícios, equipamentos públicos e desportivos, ruas, estradas, vistas, lugares, gentes e eventos ocorridos na cidade de Coimbra. A fotografia n.º 14 está deslocada.
Pedagogo, administrador colonial e político, professor da Universidade do Porto e deputado à Assembleia Nacional (Angra do Heroísmo, 18 de setembro de 1911 — Boston, 22 de novembro de 1985).
Yvette Kace Centeno, natural de Lisboa, nascida em 7 de Fevereiro de 1940 em Lisboa escritora, poetisa, ensaísta, romancista e tradutora portuguesa.
Padre António Duarte Brásio (Carvalhal de Santo Amaro, Penela, 8 Agosto 1906 - Lisboa, 13 Agosto 1985) historiador e investigador. Membro da Congregação do Espírito Santo.
Pasta com diversas fotografias de desfiles, paradas, eventos, comemorações e exercícios militares que incluem meios humanos, veículos e equipamentos bélicos.
Hermenegildo Carlos de Brito Capelo (Palmela, 4 de Fevereiro de 1841 — Lisboa, 4 de Maio de 1917), oficial da Marinha portuguesa e explorador do continente africano.
António de Oliveira Salazar (Vimieiro, Santa Comba Dão, 28 de abril de 1889 — Lapa, Lisboa, 27 de julho de 1970), professor e político português, foi ministro das Finanças e presidente do Conselho de Ministros da República de Portugal. Conjunto de imagens referentes ao seu internamento na Casa de Saúde da Cruz Vermelha com visitas de familiares e amigos, personalidades portuguesas e estrangeiras, representantes de entidades públicas e privadas, cidadãos comuns em grupo e individualmente, assinaturas no livro de cumprimentos e oferendas, comunicados à Imprensa do boletim clínico, instalações e funcionários da Casa de Saúde.
Pasta composta por diversas imagens da Vila de Sintra que incluem palácios, monumentos, edifícios e ruas.
Conjunto de imagens (edifícios, monumentos, paisagens, etc.) desta vila portuguesa do distrito de Castelo Branco.
Conjunto de imagens de partidas e chegadas de emigrantes portugueses em estações ferroviárias, aeroporto, serviços de fronteiras e alfandegários.
Marcelo José das Neves Alves Caetano (Lisboa, Santo André e Santa Marinha, 17 de agosto de 1906 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1980) jurisconsulto, professor de direito e político português. Foi Presidente do Conselho de Ministros de Portugal.
António de Oliveira Salazar (Vimieiro, Santa Comba Dão, 28 de abril de 1889 — Lapa, Lisboa, 27 de julho de 1970), professor e político português, foi ministro das Finanças e presidente do Conselho de Ministros da República de Portugal. Conjunto de imagens referentes ao seu internamento na Casa de Saúde da Cruz Vermelha com visitas de familiares e amigos, personalidades portuguesas e estrangeiras, representantes de entidades públicas e privadas, cidadãos comuns em grupo e individualmente, assinaturas no livro de cumprimentos e oferendas, comunicados à Imprensa do boletim clínico, instalações e funcionários da Casa de Saúde.
Marcelo José das Neves Alves Caetano (Lisboa, Santo André e Santa Marinha, 17 de agosto de 1906 — Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1980) jurisconsulto, professor de direito e político português. Foi Presidente do Conselho de Ministros de Portugal.
Oficial da Marinha portuguesa (Cunha Baixa, Mangualde, 26 março 1916 - Lapa, Lisboa, 2 agosto 2001), chegou ao posto de vice-almirante. Foi vice-chefe do Estado-Maior da Armada, presidente do Conselho Superior de Disciplina da Armada, diretor do Gabinete de Heráldica Naval.
Sheikh Abdullah Al-Mubarak Al-Sabah (Kuwait, 23 agosto 1914 – Londres, 15 junho 1991), responsável pela defesa, comandante-em-chefe e fundador do Exército do Estado do Kuwait, foi também vice-governante deste país do médio-oriente.
Sayed Mekki Abbas, nascido a 1 janeiro 1911, funcionário público sudanês e economista. Foi secretário executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para África e diretor-geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO).
Margarida Adelina Abranches (Lisboa, 15 de agosto de 1866 — Lisboa, 22 de novembro de 1945), também conhecida por Adelina Ruas, actriz de teatro portuguesa. Mãe da atriz Aura Abranches.
Jornalista brasileira, com ligaçãos familiares a Portugal através do seu casamento com um membro da família dos viscondes de Abrançalha. Visitou o nosso país em maio de 1957 como representante do jornal "Gazeta de Notícias" e da revista "Fon-Fon" para tratar de assuntos relacionados com a visita do Presidente da República, Craveiro Lopes, ao Brasil em junho de 1957.
Primeiro Presidente da República Democrática e Popular da Argélia.
Manuel Abelenda Zapata (Corunha, 2 novembro 1889 - 20 fevereiro 1957), pintor espanhol de origem galega.
José Duarte Krus Abecasis, natural de Macau, nascido a 11 de junho de 1916, oficial da Força Aérea, piloto aviador com diversos cargos de chefia no ultramar. Foi procurador à Câmara Corporativa.
Natural de Lisboa, nascido em 20 de março de 1918, engenheiro civil e alto funcionário público com diversos cargos na administração pública. Foi procurador à Câmara Corporativa.
Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal e presidente da Junta Distrital de Setúbal.
Lij Abiye Abebe (1918 – 23 novembro 1974), político etíope com diversos cargos como Ministro da Defesa, Presidente do Senado, Vice-Rei da Eritreia, entre outros.
Engenheiro militar e político português (Viseu, 23 de Fevereiro de 1888 - 20 de Abril de 1939). Oficial do Exército, chegou ao posto de tenente-coronel, foi ministro das Obras Públicas e Comunicações e ministro interino da Guerra.
Lucio Paes d‘Abranches (Paranhos, Seia, 14 de Junho de 1868 – Luso, 30 de Agosto de 1966), médico do Luso, condecorado com a Comenda da Ordem de Benemerência.
Álvaro da Piedade Abreu, natural de Elvas, nasceu a 20 de novembro de 1914, com a carreira profissional e político-administrativa ligada à agricultura. Foi procurador à Câmara Corporativa e jogador de futebol da Académica OAF.
Político português (Anadia, Arcos, 14 de Agosto de 1895 — Lisboa, 6 de Abril de 1965). Foi ministro das Obras Públicas e Comunicações, ministro do Interior, presidente da Comissão Executiva da União Nacional e membro do Conselho de Estado entre outros cargos na administração pública.
Conhecido também pelo pseudónimo "Mulaindo", escritor, artista plástico e antropólogo angolano (São Sebastião da Pedreira, Lisboa, 29 de Setembro de 1932 - 08 de Agosto de 2004). Criador do Museu de Antropologia de Luanda, do Museu de Arqueologia em Benguela e do Museu das Forças Armadas, foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos e da UNAP (União Nacional dos Artistas Plásticos), de que foi presidente.
Aura Abranches Ruas Pinto Grijó (Anjos, Lisboa, 9 de maio de 1892 — São Mamede, Lisboa, 22 de março de 1962), atriz e dramaturga portuguesa. Filha da atriz Adelina Abranches.
Jaime Maria da Graça Afreixo (Lisboa, 10 de Dezembro de 1867 — Lisboa, 2 de Janeiro de 1942), oficial da Marinha portuguesa (chegou ao posto de vice-almirante) e político. Exerceu os cargos de ministro da Marinha e ministro do Interior.
República da África do Sul, país localizado no extremo sul do continente africano.
Cidade portuguesa e sede munícipio, pertencente ao distrito de Aveiro.
Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, (Quinta da Várzea, Batalha, 11 de Novembro de 1855 – Estrada das Laranjeiras, Lisboa, 8 de Janeiro de 1902) oficial de Cavalaria do Exército português, chegou ao posto de tenente-coronel, foi governador-geral de Moçambique.
Deputada à Assembleia Nacional (Ponda, Goa, Estado da Índia, 18 de novembro de 1929 - Margão, Goa, Índia, 29 de maio de 2021). De profissão doméstica foi a primeira mulher não licenciada a ser eleita para o parlamento.
Oficial do Exército português, condecorado com a Ordem Militar de Avis, em 1941 estaria na situação de Reserva.
Praia da Aguda, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal.
Agente de 2ª classe da Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE) (Olhão, 6 agosto 1931 - Porto, 6 julho 1963). Faleceu em acidente de serviço em Vilar de Pinheiro, Vila do Conde, aquando de uma perseguição a membros do Partido Comunista Português.
Água de qualidade suficiente para consumo humano, tanto para se beber como para preparar alimentos.
Professor, jornalista e deputado à Assembleia Nacional (Funchal, 5 de outubro de 1940 — 9 de fevereiro de 2002).
João Nepomuceno Namorado de Aguiar (São Pedro, Évora, 13 de Novembro de 1876 - 1945), oficial de Cavalaria do Exército português, foi ministro da Guerra, comandante-geral da Legião Portuguesa e comandante da Polícia de Segurança Pública do Porto.
Conde d'Aguilar, nome artístico de Saúl Fernandes de Aguilar (Lisboa, 21 de Janeiro de 1909 - Lisboa, 12 de Fevereiro de 1988), ilusionista português.
Maria Lurdes Soares Montes Albergaria (Lisboa, 3 julho 1930 - Lisboa, 17 janeiro 1985), atriz portuguesa.
Roque Artur de Melo Ferreira de Aguiar, natural de Lisboa, oficial de Cavalaria e piloto aviador do Exército português, chegou ao posto de major, pertenceu ao Corpo Expedicionário Português onde frequentou Escola de Aviação Francesa, tomou parte nas campanhas do sul de Angola e após a primeira Guerra Mundial foi governador militar do Cubango, serviu nas pocessões portuguesas na Índia, foi comandante distrital de Lisboa da Legião Portuguesa.
Médico-veterinário, foi 1º assistente da Escola Superior de Medicina Veterinária e director dos Serviços da Junta Nacional dos Produtos Pecuários. Como tenente de Infantaria do Exército português, foi implicado na tentativa de golpe de Estado de 10 de setembro de 1935 da responsabilidade do comandante Mendes Norton, tendo sido preso pela PVDE e mais tarde libertado e amnistiado.
Cidade e sede de município do distrito de Aveiro, Portugal.
Empregada de Escritório.
Aristides Semedo Cardoso Rezende Nunes de Aguiar (Cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde, 1 novembro 1907 - Cabanas de Viriato, Viseu, 30 janeiro 1988), advogado, foi presidente da Câmara Municipal e presidente da Comissão Municipal da Assistência de Carregal do Sal, delegado do Ministério Público, sócio fundador dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e primeiro comandante da sua corporação.
Vila e município português do distrito da Guarda.
Actriz portuguesa que desempenhou diversos papéis secundários em peças de teatro e revista à portuguesa durante as décadas de 40 e 50 do século XX, participou na peça de teatro e filme "O Costa d'África".
Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque (Viseu, 9 de março de 1898 - 5 de janeiro de 1975), professor universitário, académico, advogado e político português. Foi deputado à Assembleia Nacional e vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
Nome artístico de Alberto Villar (Leiria, 2 de novembro de 1933 - Lisboa, 8 de agosto de 2020) ator e encenador português.
Carlos Alberto Gomes (Santa Luzia, Funchal, Madeira, 30 junho 1944 - Funchal, Madeira, 5 abril 2020), músico português, foi guitarrista do Conjunto Acadêmico João Paulo.