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Contém documentação relativa a dois concursos: para a criação de um logotipo do Conselho de Imprensa e para a criação de uma imagem gráfica para a Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui: regulamentos; orçamento; correspondência, fichas de inscrição e documentos dos concorrentes; acta do júri; publicitação do concurso e da decisão do júri.
Contém fichas de inscrição no concurso para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa, trabalhos de concorrentes e respectiva identificação.
Contém fichas de inscrição no concurso para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa, trabalhos de concorrentes e respectiva identificação.
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades, relativa à organização, captação de apoios, produção e divulgação da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui agendas e notas de reuniões.
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas empresas jornalísticas, jornais diários e semanários do continente, imprensa regional do continente e, ainda, algumas rádios, para colaboração na Campanha "Ler jornais é saber mais" e/ou respectiva divulgação. Inclui notas de reuniões.
Contém documentação relativa à organização de iniciativas no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais", nomeadamente notas e correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e a presidência do Governo Regional, a Secretaria da Educação e alguns jornais regionais.
Contém documentos da fase inicial de lançamento da Campanha, nomeadamente: propostas de Adriano Lucas e de Abílio Marques Pinto ao Plenário do Conselho de Imprensa; constituição de uma comissão organizadora; apontamentos e acta de reunião da comissão organizadora; correspondência entre o Conselho de Imprensa e os membros da comissão, bem como entre o Conselho de Imprensa e os serviços administrativos da Assembleia da República, a Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e a Comissão Nacional da UNESCO. Inclui originais de 10 pranchas de banda desenhada subordinadas ao tema “Quem lê jornais Sabe”, da autoria de Artur Ferreira.
Contém documentos de trabalho do projecto "Antologia de grandes reportagens", nomeadamente, cópias (em papel e microfilme) de artigos publicados em jornais no início do século XX, textos dactilografados de alguns artigos, notas de trabalho, fichas de leitura.
Contém correspondência e boletins de inscrição nos seminários para professores do ensino secundário do continente, notas de reuniões preparatórias dos seminários, bem como publicações da Direcção-Geral do Ensino Secundário - "Contributo para a estruturação da formação permanente de professores" (1986) - e da Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo - "Lista de estabelecimentos" (1984-1985).
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades, relativa à organização, captação de apoios, produção e divulgação da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui agendas e notas de reuniões. A pasta referente à Comissão de Reforma do Sistema Educativo inclui duas publicações daquela Comissão: "Projecto global de actividades" (Maio/1986) e "Os mass media e a escola: relatório de seminário" (Março/1988). A pasta referente à Direcção-geral de Apoio e Extensão Educativa inclui exemplares do jornal "Viva voz" e da revista "Forma"; A pasta referente ao Instituto de Tecnologia Educativa inclui exemplares da "Revista" daquele Instituto.
Contém o levantamento de títulos e de outros dados de jornais do Porto publicados na segunda metade do século XIX e primeiro quartel do século XX, realizado por Helena Carvalho e Sousa e por Isabel Reis (finalistas da Escola Superior de Jornalismo do Porto), no âmbito dos respectivos estágios no Conselho de Imprensa.
Contém o regulamento de estágios para finalistas dos cursos superiores de comunicação social, ciências da informação e jornalismo (aprovado em reunião da Comissão da Campanha "Ler jornais é saber mais"), correspondência com instituições de ensino (Universidade Católica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e Escola Superior de Jornalismo (Porto), notas de trabalho, relatórios de acompanhamento de estágios, correspondência com os serviços administrativos da Assembleia da República e documentos de despesa.
Contém documentos de trabalho e actas da comissão organizadora; plano de acções proposto ao Plenário do Conselho de Imprensa; propostas de orçamento; correspondência entre o Conselho de Imprensa e os membros da comissão. Inclui, ainda, comunicados do Conselho de Imprensa e recortes de imprensa.
Contém documentos de trabalho da Comissão Executiva da campanha de divulgação do valor e do papel da imprensa: cronograma de acções; apontamentos diversos; orçamentos e previsão das despesas, nomeadamente, para as iniciativas da primeira fase da Campanha (14 de Novembro a 15 de Dezembro de 1986); lista de membros da comissão “Antologia de grandes reportagens de jornalistas portugueses”; alguma correspondência para divulgação da Campanha. Inclui cópia de artigo de Walter Cronkite com o título “How to read a newspaper”.
Contém colecções de documentos para pastas de divulgação a entregar, concretamente, a alunos e ao público, bem como colecções de textos de apoio. Incluem cópias dos documentos mais significativos da Campanha "Ler jornais é saber mais", nomeadamente: apresentação geral da Campanha e dos projectos "Estudo leitura de publicações periódicas", "Antologia de grandes reportagens", "Seminários para professores", "Colóquios com profissionais de informação", "Oferta de assinaturas de publicações periódicas a escolas"; Protocolo para a colaboração de diversas entidades na Campanha; documento aprovado na reunião plenária do dia 28/04/1986 sobre a crise da imprensa e a política de informação; lista de membros do Conselho de Imprensa; comunicados e notas às redacções; programa da disciplina "Iniciação ao Jornalismo" (Cursos Complementares, 10.º ano) homologado em 26/9/1979; artigos publicados nas revistas "Perspectivas", "Cadernos de jornalismo" e "Journalism quarterly"; texto para locução designado "A Notícia". Incluem, também, autocolante da Campanha, bem como exemplares das publicações "Direito a informar: porquê e para quê" (Conselho de Imprensa, 1982) e "Conselho de Imprensa: o que é, para que serve" (Conselho de Imprensa, 1983). Inclui, ainda, uma nota informativa da Standard Eléctrica, S.A.
Contém correspondência, notas da organização, comunicados e recortes de imprensa das sessões organizadas nas escolas secundárias de Vila Real de Santo António, Tavira, Silves, Portimão, Albufeira, Faro, Amadora, Amora, Marvila (Santarém), Gondomar e Monserrate (Viana do Castelo). Inclui exemplares de periódicos editados por algumas escolas. Inclui, ainda, fotografias das sessões realizadas em Vila Real de Santo António, Tavira e Gondomar.
Contém uma versão (incompleta) do vol.II da "Antologia de grandes reportagens".
Contém recortes de imprensa sobre a Campanha "Ler jornais é saber mais" ou com artigos inspirados pela referida Campanha. Inclui alguns artigos publicados em revistas.
Contém planos da Campanha "Ler jornais é saber mais", comunicados, notas às redacções e documentação relativa a publicidade exterior. Contém, ainda, recortes de imprensa sobre outra iniciativa designada "Ler jornais e saber o país é viver mais", bem como comunicado e ofícios do Conselho de Imprensa em que se declara estranho à referida iniciativa.
Contém convocatórias, actas e documentos de trabalho da Comissão Executiva da Campanha "Ler Jornais é saber mais". Inclui cópia do contrato celebrado em 1/8/1987 com José Stone de Medeiros Tavares (usa e assina António Valdemar) para a concepção e realização de uma obra antológica sobre grandes reportagens publicadas na imprensa portuguesa entre 1900 e 1986, bem como cópia de alterações àquele contrato feitas em 17/4/1989. Inclui, ainda, documentos de despesa e um balanço final da gestão do fundo criado para pagamento de iniciativas no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais" (aprovado na última reunião plenária do Conselho de Imprensa).
Contém documentos de trabalho da Comissão Executiva da Campanha "Ler Jornais é saber mais", bem como da subcomissão "Seminários para professores" e, ainda, das subcomissões para as acções na RTP (Radiotelevisão Portuguesa) e na Rádio.
Contém documentação sobre três projetos lançados no âmbito da Campanha, nomeadamente: - Estudo sobre a leitura de publicações periódicas (inclui definição e orçamentação do projecto, consulta às empresas Consulmark, Marktest, Euroexpansão, Quantum, Norma, IMS, Mensor e Antropos e análise das propostas apresentadas); - Antologia de Grandes Reportagens (inclui definição e orçamentação do projecto); - Oferta de assinaturas de publicações periódicas às escolas do ensino básico e secundário e às bibliotecas (inclui definição do projecto).
Contém, dominantemente, propostas e documentos de trabalho da Comissão Executiva da Campanha "Ler Jornais é saber mais", bem como da subcomissão "Antologia de Grandes Reportagens". Inclui propostas de membros da Comissão ao Plenário do Conselho de Imprensa sobre o desenvolvimento da Campanha, em particular sobre o projecto de Antologia de Grandes Reportagens.
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades, relativa à organização, captação de apoios, produção e divulgação da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui orçamentos e documentos de despesa, bem como agendas e notas de reuniões. A pasta referente à Direcção-Geral da Comunicação Social - 1987 inclui, ainda, material promocional e 4 documentos fotográficos (positivo, papel, p/b) sem autor identificado, remetidos ao Conselho de Imprensa por João Palmeiro, director dos Serviços de Informação, a fim de serem utilizados na Campanha - representam um grupo de jovens a comprar jornais em bancas de rua na Praça dos Restauradores e na Praça Dom João da Câmara (Lisboa).
Contém colecções de documentos para pastas de divulgação a entregar, concretamente, a membros do Conselho de Imprensa, a entidades que assinaram e que não assinaram o Protocolo, bem como a professores. Incluem cópias dos documentos mais significativos da Campanha "Ler jornais é saber mais", nomeadamente: Protocolo para a colaboração de diversas entidades na Campanha; documento aprovado na reunião plenária do dia 28/04/1986 sobre a crise da imprensa e a política de informação; apresentação da Campanha e dos projectos "Estudo leitura de publicações periódicas", "Antologia de grandes reportagens", "Seminários para professores", "Colóquios com profissionais de informação", "Oferta de assinaturas de publicações periódicas a escolas"; comunicados e notas às redacções. Incluem, ainda, artigos publicados nas revistas "Perspectivas", "Cadernos de jornalismo" e "Journalism quarterly"; texto para locução designado "A Notícia"; exemplares das publicações "Direito a informar: porquê e para quê" (Conselho de Imprensa, 1982) e "Conselho de Imprensa: o que é, para que serve" (Conselho de Imprensa, 1983).
Contém recortes de imprensa, comunicações e exemplares de periódicos sobre imprensa estrangeira, em especial sobre a imprensa nas escolas - destaque para uma colecção de dossiers pedagógicos temáticos franceses. Inclui cópia do projecto "O Público na escola", do jornal "Público".
Contém documentação relativa à organização de "Colóquios com profissionais da informação" e de um "Curso sobre técnicas jornalísticas e práticas redactoriais", na Região Autónoma dos Açores, no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui o documento orientador do projecto de colóquios, notas de reuniões da comissão organizadora, programa da acção de formação "Técnicas e práticas redactoriais" (curso do Centro de Formação de Jornalistas), correspondência com diversas entidades envolvidas na organização, boletins de inscrição no curso e correspondência com os interessados.
Contém correspondência, recortes de imprensa, estudos, exemplares de periódicos e de outras publicações sobre imprensa estrangeira, em especial sobre a imprensa nas escolas - destaque para a documentação relativa a Espanha, França e Finlândia.
Contém fichas de inscrição nos concursos para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa e para a criação de imagem gráfica para a Campanha "Ler jornais é saber mais", trabalhos de concorrentes e respectiva identificação.
Contém dois painéis em tela pintada, com dimensões aproximadas de 250x100 cm, com a inscrição "Ler jornais é saber mais / 24 Nov. 86 - 15 Dez. 86 / Conselho de Imprensa". Presume-se que tenham sido utilizados nas iniciativas da primeira fase da Campanha "Ler jornais é saber mais".
Contém dois painéis em tela pintada, com dimensões aproximadas de 250x100 cm, com a inscrição "Ler jornais é saber mais / 24 Nov. 86 - 15 Dez. 86 / Conselho de Imprensa". Presume-se que tenham sido utilizados nas iniciativas da primeira fase da Campanha "Ler jornais é saber mais".
Contém trabalhos de concorrentes ao concurso para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa e de uma imagem gráfica para a campanha de divulgação do papel e do valor da imprensa.
Contém o original do Protocolo "para a colaboração de diversas entidades numa campanha de divulgação do valor e do papel da imprensa escrita por um período de cinco anos (1987-1991)", assinado pelo Conselho de Imprensa e por diversas entidades públicas e privadas das áreas da educação, da cultura e da comunicação social. Contém, ainda, alguma correspondência relativa à sessão inaugural da Campanha "Ler jornais é saber mais" (24/11/1986) e à sessão de assinatura do protocolo referido (15 de Dezembro de 1986). Inclui 1 documento fotográfico (positivo, papel, p/b) sem autor identificado, mostrando parte da assistência que esteve presente, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, à sessão inaugural da Campanha.
Contém, dominantemente, correspondência, boletins de inscrição e listas de inscritos nos seminários para professores do ensino secundário do continente - distritos do Porto, Vila Real, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Évora. Inclui programas de algumas sessões e textos das comunicações de alguns animadores (comunicação de Arsénio Mota no seminário de Vila Real; resumo da comunicação de José Manuel Paquete de Oliveira no seminário de Évora). Contém, ainda, 4 documentos fotográficos (positivo, papel, cor) sem autor identificado, da audiência da sessão realizada no Porto no dia 26/11/1986.
Contém documentos da organização e divulgação da reunião com Luís Miguel Martinez (director do programa "Prensa-Escuela" - Espanha), membros do Conselho de Imprensa e entidades que colaboram na Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui o programa da disciplina de Iniciação ao Jornalismo (cursos complementares, 10.º ano) homologado em 26/09/1979. Inclui, ainda, o texto da intervenção do presidente do Conselho de Imprensa, Dr. Jorge Mendonça Torres.
Contém documentação relativa à organização e realização de seminários para professores em Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui: correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades envolvidas na organização da iniciativa; programa e outros documentos para divulgação da Campanha; orçamentação e documentos de despesa; notas da organização e da realização dos seminários; listas de presenças; material pedagógico; recortes de imprensa. Inclui, também, 4 cartazes da Campanha, autocolantes e cartões de horários escolares. Inclui, ainda, exemplares das publicações "Direito a informar: porquê e para quê" (Conselho de Imprensa, 1982) e "Conselho de Imprensa: o que é, para que serve" (Conselho de Imprensa, 1983).
Gravação da sessão que decorreu na Escola Secundária António Nobre, no Porto. Inclui as intervenções de Rui Osório e de Joaquim Barbosa (ambos do Conselho de Imprensa), de Luís Humberto Marcos (presidente da direcção do Centro de Formação de Jornalistas e subdirector da Escola Superior de Jornalismo), de José Morais e Helder Moura Pereira (da Direcção-Geral de Educação de Adultos) e de Manuel Pinto (da Comissão de Reforma do Ensino), bem como o debate final.
Gravação da sessão que decorreu na Horta (Açores). Inclui as intervenções - de Jorge Figueiredo, José Luís de Almeida e Silva, Nelson Traquina, Torquato da Luz e José Eleutério de Sousa - e debates.
Gravação parcial da sessão que decorreu na cidade de Angra do Heroísmo (Açores). Inclui a parte final da última comunicação do dia 19 e o debate que se seguiu. Inclui, ainda, parte do que se presume seja a primeira comunicação do dia 20.
Inclui a gravação da intervenção de Luis Miguel Martinez sobre o programa espanhol "Prensa-Escuela", bem como o debate que se seguiu.