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Contém documentação relativa a dois concursos: para a criação de um logotipo do Conselho de Imprensa e para a criação de uma imagem gráfica para a Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui: regulamentos; orçamento; correspondência, fichas de inscrição e documentos dos concorrentes; acta do júri; publicitação do concurso e da decisão do júri.
Contém fichas de inscrição no concurso para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa, trabalhos de concorrentes e respectiva identificação.
Contém fichas de inscrição no concurso para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa, trabalhos de concorrentes e respectiva identificação.
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades, relativa à organização, captação de apoios, produção e divulgação da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui agendas e notas de reuniões.
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas empresas jornalísticas, jornais diários e semanários do continente, imprensa regional do continente e, ainda, algumas rádios, para colaboração na Campanha "Ler jornais é saber mais" e/ou respectiva divulgação. Inclui notas de reuniões.
Contém documentação relativa à organização de iniciativas no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais", nomeadamente notas e correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e a presidência do Governo Regional, a Secretaria da Educação e alguns jornais regionais.
Contém documentos de trabalho do projecto "Antologia de grandes reportagens", nomeadamente, cópias (em papel e microfilme) de artigos publicados em jornais no início do século XX, textos dactilografados de alguns artigos, notas de trabalho, fichas de leitura.
Contém correspondência e boletins de inscrição nos seminários para professores do ensino secundário do continente, notas de reuniões preparatórias dos seminários, bem como publicações da Direcção-Geral do Ensino Secundário - "Contributo para a estruturação da formação permanente de professores" (1986) - e da Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo - "Lista de estabelecimentos" (1984-1985).
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades, relativa à organização, captação de apoios, produção e divulgação da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui agendas e notas de reuniões. A pasta referente à Comissão de Reforma do Sistema Educativo inclui duas publicações daquela Comissão: "Projecto global de actividades" (Maio/1986) e "Os mass media e a escola: relatório de seminário" (Março/1988). A pasta referente à Direcção-geral de Apoio e Extensão Educativa inclui exemplares do jornal "Viva voz" e da revista "Forma"; A pasta referente ao Instituto de Tecnologia Educativa inclui exemplares da "Revista" daquele Instituto.
Contém o levantamento de títulos e de outros dados de jornais do Porto publicados na segunda metade do século XIX e primeiro quartel do século XX, realizado por Helena Carvalho e Sousa e por Isabel Reis (finalistas da Escola Superior de Jornalismo do Porto), no âmbito dos respectivos estágios no Conselho de Imprensa.
Contém o regulamento de estágios para finalistas dos cursos superiores de comunicação social, ciências da informação e jornalismo (aprovado em reunião da Comissão da Campanha "Ler jornais é saber mais"), correspondência com instituições de ensino (Universidade Católica Portuguesa, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e Escola Superior de Jornalismo (Porto), notas de trabalho, relatórios de acompanhamento de estágios, correspondência com os serviços administrativos da Assembleia da República e documentos de despesa.
Contém documentos de trabalho e actas da comissão organizadora; plano de acções proposto ao Plenário do Conselho de Imprensa; propostas de orçamento; correspondência entre o Conselho de Imprensa e os membros da comissão. Inclui, ainda, comunicados do Conselho de Imprensa e recortes de imprensa.
Contém documentos de trabalho da Comissão Executiva da campanha de divulgação do valor e do papel da imprensa: cronograma de acções; apontamentos diversos; orçamentos e previsão das despesas, nomeadamente, para as iniciativas da primeira fase da Campanha (14 de Novembro a 15 de Dezembro de 1986); lista de membros da comissão “Antologia de grandes reportagens de jornalistas portugueses”; alguma correspondência para divulgação da Campanha. Inclui cópia de artigo de Walter Cronkite com o título “How to read a newspaper”.
Contém colecções de documentos para pastas de divulgação a entregar, concretamente, a alunos e ao público, bem como colecções de textos de apoio. Incluem cópias dos documentos mais significativos da Campanha "Ler jornais é saber mais", nomeadamente: apresentação geral da Campanha e dos projectos "Estudo leitura de publicações periódicas", "Antologia de grandes reportagens", "Seminários para professores", "Colóquios com profissionais de informação", "Oferta de assinaturas de publicações periódicas a escolas"; Protocolo para a colaboração de diversas entidades na Campanha; documento aprovado na reunião plenária do dia 28/04/1986 sobre a crise da imprensa e a política de informação; lista de membros do Conselho de Imprensa; comunicados e notas às redacções; programa da disciplina "Iniciação ao Jornalismo" (Cursos Complementares, 10.º ano) homologado em 26/9/1979; artigos publicados nas revistas "Perspectivas", "Cadernos de jornalismo" e "Journalism quarterly"; texto para locução designado "A Notícia". Incluem, também, autocolante da Campanha, bem como exemplares das publicações "Direito a informar: porquê e para quê" (Conselho de Imprensa, 1982) e "Conselho de Imprensa: o que é, para que serve" (Conselho de Imprensa, 1983). Inclui, ainda, uma nota informativa da Standard Eléctrica, S.A.
Contém correspondência, notas da organização, comunicados e recortes de imprensa das sessões organizadas nas escolas secundárias de Vila Real de Santo António, Tavira, Silves, Portimão, Albufeira, Faro, Amadora, Amora, Marvila (Santarém), Gondomar e Monserrate (Viana do Castelo). Inclui exemplares de periódicos editados por algumas escolas. Inclui, ainda, fotografias das sessões realizadas em Vila Real de Santo António, Tavira e Gondomar.
Contém uma versão (incompleta) do vol.II da "Antologia de grandes reportagens".
Contém recortes de imprensa sobre a Campanha "Ler jornais é saber mais" ou com artigos inspirados pela referida Campanha. Inclui alguns artigos publicados em revistas.
Contém planos da Campanha "Ler jornais é saber mais", comunicados, notas às redacções e documentação relativa a publicidade exterior. Contém, ainda, recortes de imprensa sobre outra iniciativa designada "Ler jornais e saber o país é viver mais", bem como comunicado e ofícios do Conselho de Imprensa em que se declara estranho à referida iniciativa.
Contém convocatórias, actas e documentos de trabalho da Comissão Executiva da Campanha "Ler Jornais é saber mais". Inclui cópia do contrato celebrado em 1/8/1987 com José Stone de Medeiros Tavares (usa e assina António Valdemar) para a concepção e realização de uma obra antológica sobre grandes reportagens publicadas na imprensa portuguesa entre 1900 e 1986, bem como cópia de alterações àquele contrato feitas em 17/4/1989. Inclui, ainda, documentos de despesa e um balanço final da gestão do fundo criado para pagamento de iniciativas no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais" (aprovado na última reunião plenária do Conselho de Imprensa).
Contém documentos de trabalho da Comissão Executiva da Campanha "Ler Jornais é saber mais", bem como da subcomissão "Seminários para professores" e, ainda, das subcomissões para as acções na RTP (Radiotelevisão Portuguesa) e na Rádio.
Contém documentação sobre três projetos lançados no âmbito da Campanha, nomeadamente: - Estudo sobre a leitura de publicações periódicas (inclui definição e orçamentação do projecto, consulta às empresas Consulmark, Marktest, Euroexpansão, Quantum, Norma, IMS, Mensor e Antropos e análise das propostas apresentadas); - Antologia de Grandes Reportagens (inclui definição e orçamentação do projecto); - Oferta de assinaturas de publicações periódicas às escolas do ensino básico e secundário e às bibliotecas (inclui definição do projecto).
Contém, dominantemente, propostas e documentos de trabalho da Comissão Executiva da Campanha "Ler Jornais é saber mais", bem como da subcomissão "Antologia de Grandes Reportagens". Inclui propostas de membros da Comissão ao Plenário do Conselho de Imprensa sobre o desenvolvimento da Campanha, em particular sobre o projecto de Antologia de Grandes Reportagens.
Contém correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades, relativa à organização, captação de apoios, produção e divulgação da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui orçamentos e documentos de despesa, bem como agendas e notas de reuniões. A pasta referente à Direcção-Geral da Comunicação Social - 1987 inclui, ainda, material promocional e 4 documentos fotográficos (positivo, papel, p/b) sem autor identificado, remetidos ao Conselho de Imprensa por João Palmeiro, director dos Serviços de Informação, a fim de serem utilizados na Campanha - representam um grupo de jovens a comprar jornais em bancas de rua na Praça dos Restauradores e na Praça Dom João da Câmara (Lisboa).
Contém colecções de documentos para pastas de divulgação a entregar, concretamente, a membros do Conselho de Imprensa, a entidades que assinaram e que não assinaram o Protocolo, bem como a professores. Incluem cópias dos documentos mais significativos da Campanha "Ler jornais é saber mais", nomeadamente: Protocolo para a colaboração de diversas entidades na Campanha; documento aprovado na reunião plenária do dia 28/04/1986 sobre a crise da imprensa e a política de informação; apresentação da Campanha e dos projectos "Estudo leitura de publicações periódicas", "Antologia de grandes reportagens", "Seminários para professores", "Colóquios com profissionais de informação", "Oferta de assinaturas de publicações periódicas a escolas"; comunicados e notas às redacções. Incluem, ainda, artigos publicados nas revistas "Perspectivas", "Cadernos de jornalismo" e "Journalism quarterly"; texto para locução designado "A Notícia"; exemplares das publicações "Direito a informar: porquê e para quê" (Conselho de Imprensa, 1982) e "Conselho de Imprensa: o que é, para que serve" (Conselho de Imprensa, 1983).
Contém recortes de imprensa, comunicações e exemplares de periódicos sobre imprensa estrangeira, em especial sobre a imprensa nas escolas - destaque para uma colecção de dossiers pedagógicos temáticos franceses. Inclui cópia do projecto "O Público na escola", do jornal "Público".
Contém documentação relativa à organização de "Colóquios com profissionais da informação" e de um "Curso sobre técnicas jornalísticas e práticas redactoriais", na Região Autónoma dos Açores, no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui o documento orientador do projecto de colóquios, notas de reuniões da comissão organizadora, programa da acção de formação "Técnicas e práticas redactoriais" (curso do Centro de Formação de Jornalistas), correspondência com diversas entidades envolvidas na organização, boletins de inscrição no curso e correspondência com os interessados.
Contém correspondência, recortes de imprensa, estudos, exemplares de periódicos e de outras publicações sobre imprensa estrangeira, em especial sobre a imprensa nas escolas - destaque para a documentação relativa a Espanha, França e Finlândia.
Contém fichas de inscrição nos concursos para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa e para a criação de imagem gráfica para a Campanha "Ler jornais é saber mais", trabalhos de concorrentes e respectiva identificação.
Contém dois painéis em tela pintada, com dimensões aproximadas de 250x100 cm, com a inscrição "Ler jornais é saber mais / 24 Nov. 86 - 15 Dez. 86 / Conselho de Imprensa". Presume-se que tenham sido utilizados nas iniciativas da primeira fase da Campanha "Ler jornais é saber mais".
Contém dois painéis em tela pintada, com dimensões aproximadas de 250x100 cm, com a inscrição "Ler jornais é saber mais / 24 Nov. 86 - 15 Dez. 86 / Conselho de Imprensa". Presume-se que tenham sido utilizados nas iniciativas da primeira fase da Campanha "Ler jornais é saber mais".
Contém trabalhos de concorrentes ao concurso para a criação de logotipo do Conselho de Imprensa e de uma imagem gráfica para a campanha de divulgação do papel e do valor da imprensa.
Contém o original do Protocolo "para a colaboração de diversas entidades numa campanha de divulgação do valor e do papel da imprensa escrita por um período de cinco anos (1987-1991)", assinado pelo Conselho de Imprensa e por diversas entidades públicas e privadas das áreas da educação, da cultura e da comunicação social. Contém, ainda, alguma correspondência relativa à sessão inaugural da Campanha "Ler jornais é saber mais" (24/11/1986) e à sessão de assinatura do protocolo referido (15 de Dezembro de 1986). Inclui 1 documento fotográfico (positivo, papel, p/b) sem autor identificado, mostrando parte da assistência que esteve presente, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, à sessão inaugural da Campanha.
Contém, dominantemente, correspondência, boletins de inscrição e listas de inscritos nos seminários para professores do ensino secundário do continente - distritos do Porto, Vila Real, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Évora. Inclui programas de algumas sessões e textos das comunicações de alguns animadores (comunicação de Arsénio Mota no seminário de Vila Real; resumo da comunicação de José Manuel Paquete de Oliveira no seminário de Évora). Contém, ainda, 4 documentos fotográficos (positivo, papel, cor) sem autor identificado, da audiência da sessão realizada no Porto no dia 26/11/1986.
Contém documentos da organização e divulgação da reunião com Luís Miguel Martinez (director do programa "Prensa-Escuela" - Espanha), membros do Conselho de Imprensa e entidades que colaboram na Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui o programa da disciplina de Iniciação ao Jornalismo (cursos complementares, 10.º ano) homologado em 26/09/1979. Inclui, ainda, o texto da intervenção do presidente do Conselho de Imprensa, Dr. Jorge Mendonça Torres.
Contém documentação relativa à organização e realização de seminários para professores em Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, no âmbito da Campanha "Ler jornais é saber mais". Inclui: correspondência trocada entre o Conselho de Imprensa e diversas entidades envolvidas na organização da iniciativa; programa e outros documentos para divulgação da Campanha; orçamentação e documentos de despesa; notas da organização e da realização dos seminários; listas de presenças; material pedagógico; recortes de imprensa. Inclui, também, 4 cartazes da Campanha, autocolantes e cartões de horários escolares. Inclui, ainda, exemplares das publicações "Direito a informar: porquê e para quê" (Conselho de Imprensa, 1982) e "Conselho de Imprensa: o que é, para que serve" (Conselho de Imprensa, 1983).
Gravação da sessão que decorreu na Escola Secundária António Nobre, no Porto. Inclui as intervenções de Rui Osório e de Joaquim Barbosa (ambos do Conselho de Imprensa), de Luís Humberto Marcos (presidente da direcção do Centro de Formação de Jornalistas e subdirector da Escola Superior de Jornalismo), de José Morais e Helder Moura Pereira (da Direcção-Geral de Educação de Adultos) e de Manuel Pinto (da Comissão de Reforma do Ensino), bem como o debate final.
Gravação da sessão que decorreu na Horta (Açores). Inclui as intervenções - de Jorge Figueiredo, José Luís de Almeida e Silva, Nelson Traquina, Torquato da Luz e José Eleutério de Sousa - e debates.
Gravação parcial da sessão que decorreu na cidade de Angra do Heroísmo (Açores). Inclui a parte final da última comunicação do dia 19 e o debate que se seguiu. Inclui, ainda, parte do que se presume seja a primeira comunicação do dia 20.
Inclui a gravação da intervenção de Luis Miguel Martinez sobre o programa espanhol "Prensa-Escuela", bem como o debate que se seguiu.
Contém documentos da fase inicial de lançamento da Campanha, nomeadamente: propostas de Adriano Lucas e de Abílio Marques Pinto ao Plenário do Conselho de Imprensa; constituição de uma comissão organizadora; apontamentos e acta de reunião da comissão organizadora; correspondência entre o Conselho de Imprensa e os membros da comissão, bem como entre o Conselho de Imprensa e os serviços administrativos da Assembleia da República, a Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira e a Comissão Nacional da UNESCO. Inclui originais de 10 pranchas de banda desenhada subordinadas ao tema “Quem lê jornais Sabe”, da autoria de Artur Ferreira.