Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

419 records were found.

Aspeto de uma casa de pedra, construída numa margem do rio Vouga.
Participantes do evento, montados em burros.
Aspeto de dois grandes veleiros atracados numa margem do rio Trancão, na proximidade de uns armazéns.
Aspeto do exterior do palacete do 2.º visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva Sacavém (1863-1928), nas Caldas da Rainha. Junto da escada de uma das entradas da residência, está uma jovem mulher.
Aspeto do exterior do palacete do 2.º visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva Sacavém (1863-1928), nas Caldas da Rainha. No cimo da escada de uma das entradas da residência, está um criado.
Aspeto do exterior do palacete do 2.º visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva Sacavém (1863-1928), nas Caldas da Rainha. Junto da escada de uma das entradas da residência, está uma criada.
Aspeto de uma azenha, com rapaz a observar a roda de água. Outra forma da designação: Azenha do Avenal.
Aspeto de uma azenha, com homem a observar a roda de água. Outra forma da designação: Azenha do Avenal.
António Joaquim Ferreira (1880-1969), dito "Catitinha", de casaco comprido, fato e chapéu, em pé num recanto de jardim, a olhar para uns papéis que segura na mão direita.
Aspeto de abundante vegetação (árvore e arbustos) num quintal negligenciado.
Aspeto de um lago com pequena ponte metálica, no Jardim Botânico situado nas traseiras da Escola Politécnica de Lisboa.
Três homens em pé numa carruagem aberta, estacionada no hipódromo de Palhavã (Lisboa), tendo ao lado do veículo dois jovens cavaleiros.
Duas mulheres e um rapaz, elegantemente vestidos e de chapéu, a posarem, em pé, no interior de um automóvel descapotável, estacionado no hipódromo de Palhavã (Lisboa).
Mulher elegantemente vestida e de chapéu, a posar, usando uma sombrinha, junto de uma carruagem estacionada no hipódromo de Palhavã (Lisboa).
Grupo de mulheres elegantemente vestidas e de chapéu, numa carruagem estacionada no hipódromo de Palhavã (Lisboa).
Fachada da sede da Quinta do Bonjardim (integrando atualmente a União das freguesias de Queluz e Belas, concelho de Sintra).
Rapaz numa pequena ponte metálica sobre um lago, no Jardim Botânico situado nas traseiras da Escola Politécnica de Lisboa.
Aspeto da sede da Quinta do Bonjardim (integrando atualmente a União das freguesias de Queluz e Belas, concelho de Sintra).
Mulheres elegantemente vestidas e de chapéu, numa carruagem estacionada no hipódromo de Palhavã (Lisboa). Alguns homens, montados a cavalo e em pé, estão em volta do veículo.
Aspeto de um pequeno lago artificial, no Jardim Botânico situado nas traseiras da Escola Politécnica de Lisboa.
Menino, de cabelo comprido e vestido branco, a posar em pé para a fotografia. O local é a Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo, onde decorria um festejo na data assinalada.
Aspeto de um altar, ornamentado com flores e velas. O local é a Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo, onde decorria um festejo na data assinalada.
Desembarque de passageiros de um automóvel antigo, estacionado numa estrada de terra. Na berma à esquerda, uma máquina fotográfica montada em tripé; à direita, junto de uma árvore, o motorista, usando quepe e casacão.
Automóvel antigo, com passageiros de chapéu, a percorrer estrada de terra, tendo uma paisagem marítima ao fundo.
Dois homens, de chapéu e casacão, parados na estrada que passa ao lado da capela.
Vista da casa da Quinta da Comenda de Mouguelas (projetada pelo arquiteto Raul Lino). Em primeiro plano, à esquerda, uma árvore sem folhas.
Vista panorâmica do litoral, com a casa da Quinta da Comenda de Mouguelas (projetada pelo arquiteto Raul Lino) ao longe.
Vista da casa da Quinta da Comenda de Mouguelas (projetada pelo arquiteto Raul Lino).
Pescadores a atracarem barcos num remanso da praia.
Aspeto de uma grande sala muito desarrumada, com estantes repletas de livros e papéis, além de secretárias com muitos trastes.
Aspeto das traseiras da casa, visto a partir do fundo do quintal.
Aspeto lateral da casa, visto da estrada que passa junto a ela.
Grupo de crianças e adolescentes a posar para a fotografia. O local é a Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo, onde decorria um festejo na data assinalada.
Grupo de crianças e adolescentes a posar para a fotografia. O local é a Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), propriedade da família do fotógrafo, onde decorria um festejo na data assinalada.
Velho mendigo, a segurar um bordão em cada mão e com um bornal sobre o ombro, em pé na esquina de um logradouro. O aspeto urbano do cenário leva a crer que o local seja na Aldeia de Paio Pires (concelho do Seixal), próxima da Quinta da Palmeira, propriedade da família do fotógrafo, onde decorria um festejo na data assinalada.
Um rapaz, vestido com fato às riscas e segurando um chapéu de palha, está montado num burro, no meio do campo e com um bosque ao fundo.
Recanto de um terreno inclinado, com escadarias, no Jardim Botânico situado nas traseiras da Escola Politécnica de Lisboa. Junto de um coqueiro em primeiro plano, um homem de chapéu posa a transportar na mão esquerda uma máquina fotográfica.
Trabalhadores corticeiros em cima de um sobreiro, a fazerem a "despela" (colheita da cortiça).
Trabalhadores corticeiros em cima de um sobreiro, a fazerem a "despela" (colheita da cortiça).
Aspeto do exterior do templo, situado em Calvaria de Cima (localidade do concelho de Porto de Mós) e construído onde se deu a célebre batalha de Aljubarrota.
Apiário constituído de colmeias de madeira, no formato de casa, instaladas lado a lado sob um abrigo.
Dois trabalhadores corticeiros a fazerem a "despela" (colheita da cortiça) de um sobreiro.
Homem, usando barrete e a segurar um bordão, junto de um rego de escoamento de água de uma albufeira.
Apiário constituído de colmeias de madeira, no formato de casa, instaladas lado a lado sob um abrigo.
Um grande grupo de trabalhadoras, num campo, faz a colheita manual de cereais, sob a supervisão de dois homens.
Homem e dois rapazes a operarem uma máquina agrícola na lavragem de um campo.
Três funcionários da Companhia das Lezírias, usando sobretudos e chapéus (e um deles de guarda-chuva aberto), no meio de um campo.
Rebanho de ovelhas tosquiadas, junto de um estábulo.
Panorama de um campo, onde, ao longe, um grande grupo de trabalhadoras faz a colheita manual de cereais, observadas por funcionários da Companhia das Lezírias.
Rapaz a operar a roldana de uma máquina a vapor.
Apicultor em pé entre dois telheiros onde se estão empilhados, respetivamente, cortiços de tronco oco e colmeias verticais de madeira aplainada.
Vista parcial da vila, com casas, igreja e castelo. O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de residência nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
Aspeto de um troço de rua, com burro parado em frente de uma casa. O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de residência nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
Populares junto do chafariz da praça de Santa Maria, em Óbidos.
Lavadeiras de Leiria, em atividade numa margem do rio Lis, atrás do Hospital Civil e nas proximidades da ponte do bairro dos Anjos.
Aspeto do exterior do convento de Santa Clara, tomado da ponte de ferro sobre o rio Ave (pela qual acaba de passar um camponês a conduzir um carro de bois, cujos animais levam canga de madeira entalhada). O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de estadia nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
Rapaz, num campo parcialmente lavrado, conduzindo um arado puxado por junta de bois.
Rapazes cavalgando burros por uma rua.
Homem e menino junto de uma carroça puxada por cavalo, à beira de um rio.
Homem de chapéu e trazendo consigo um guarda-chuva fechado, em pé sobre uma pedra à margem de um curso de água (ao fundo, ponte de pedra com dois arcos).
Homem de chapéu, sentado numa pedra, à margem de um curso de água.
Antigo automóvel, com condutor e passageiros, a transitar por uma rua onde populares ficam a observá-lo. O negativo integrou uma reportagem sobre burricada nas Caldas da Rainha, mas na medida em que não documentava diretamente o evento, deixou de ser listado pelo fotógrafo.
Reprodução de uma prova estereoscópica datada de 27-06-1903 e assinada pelo fotógrafo Júlio Worm, com cena da cerimónia de inauguração ou flutuação (isto é, do lançamento em água) da canhoneira "Pátria".
Pôr do sol no campo, nas imediações do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, situado no vale do Jamor, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Aspeto do exterior do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, também conhecido como santuário de Nossa Senhora da Rocha ou simplesmente santuário da Rocha, situado no vale do Jamor, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras). A mulher do fotógrafo encontra-se à direita, usando uma sombrinha, a caminhar em direção ao referido templo.
Aspeto do interior do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, também conhecido como santuário de Nossa Senhora da Rocha ou simplesmente santuário da Rocha, situado no vale do Jamor, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
A mulher do fotógrafo, usando uma sombrinha, a caminhar sobre uma estreita ponte de pedra (talvez um antigo aqueduto), assentada sobre pilares. Trata-se de construção em frente do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, também conhecido como santuário de Nossa Senhora da Rocha ou simplesmente santuário da Rocha, situado no vale do Jamor, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
A mulher do fotógrafo, usando uma sombrinha, em pé numa das margens do rio Jamor, a observar o leito quase vazio do referido curso de água, nas imediações do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Escoteiros (e um rapaz vestido a civil) posando junto de uma tenda montada ao lado de um muro baixo de pedra, no campo. O local é certamente nas proximidades do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Paisagem campestre, com um curso de água a passar por um terreno pedregoso. O local é certamente nas proximidades do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Escoteiros (e um rapaz vestido a civil) posando junto de uma tenda montada ao lado de um muro baixo de pedra, no campo. O local é certamente nas proximidades do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Crianças ao redor de uma grande tina de madeira, observando o conteúdo dela.
Carro de bois, com carga de areia, atravessando a vau o rio Mondego. Ao fundo, a chamada ponte de ferro.
Público assistente do evento (e composto de homens, mulheres e crianças), reunido na beira de uma estrada de terra.
Aspeto da traseira de uma charrete com a chapa n.º 450, trazendo uma jovem mulher de chapéu florido sentada no banco dos passageiros, e, sentado no lugar do cocheiro, um homem de chapéu de coco.
António Joaquim Ferreira (1880-1969), dito "Catitinha", de fato, colete e chapéu, em pé ao lado de uma porta do que parece ser um hotel (sigla "VP", a dourado, no vidro da porta), a segurar um caderno na mão direita.
Aspeto do exterior da igreja de São Pedro, matriz da localidade referida no título.
Grupo misto, apinhado numa charrete, a posar para a fotografia.
José Lúcio Travassos Valdez (1841-1926), 3.º conde de Bonfim, de chapéu panamá, a examinar em pé, entre outros frequentadores do evento, um cavalo ajaezado, que segura pelo cabresto.
Três homens, um dos quais de farda militar, e um rapaz (semi-encoberto pelo terceiro indivíduo), a conversarem em pé, no pórtico do que parece ser um hotel. O fotógrafo não especificou qual deles era o boticário.
Duas meninas, ambas com brinquedos de aros, em pé junto do muro de uma horta. O fotógrafo não especificou qual delas era a filha de um tal M. Pereira, mas uma delas (a de branco) está melhor vestida e com o briquedo maior.
Aspeto da fonte do Pelicano, situada no terreiro de Moisés (cuja imagem figura no topo da fonte), em frente do santuário de Bom Jesus do Monte (Braga).
Aspeto da capela do Descimento (ou da Descida da Cruz), que integra a Via Sacra do santuário de Bom Jesus do Monte (Braga).
Duas lavadeiras em atividade nas margens de um ribeiro pedregoso.
Lavadeiras a estenderem roupa no chão de uma área cercada por muro baixo.
Lavadeiras a estenderem roupa no chão de uma área cercada por muro baixo. Em primeiro plano, menina sentada, usando lenço na cabeça e tendo ao seu lado uma grande bilha de barro.
Grupo formado pelos dois netos mais velhos de Jorge de Almeida Lima, três raparigas e uma mulher, reunidos junto de um pedestal do que parece ser um cruzeiro, numa paisagem montanhosa.
Duas mulheres, uma madura e a outra jovem, sentadas numa charrete (ambas usando chapéus extravagantes).
Homem de chapéu, sentado de perfil sobre uma pedra, num terreno rochoso do campo.
Duas mulheres, elegantemente vestidas e de chapéu, sentadas num banco e cercadas de várias pessoas do público assistente de um raide. Uma das mulheres, com o braço alçado, segura um leque e olha para o lado com ar severo; a outra mulher parece dirigir-lhe a palavra com subserviência.
Jovem amazona, a segurar um pingalim, posando em frente a um moinho (ao pé do qual estão muitos camponeses que vieram assistir ao evento).
Paisagem com casas, perto de um rio e de um milheiral.
Os dois netos mais velhos de Jorge de Almeida Lima a posarem no pórtico de uma igreja arruinada, existente no interior do castelo de Leiria.
Aspeto de uma embarcação a vela navegando pelo rio Tejo.
Os dois netos mais velhos de Jorge de Almeida Lima numa paisagem montanhosa, a posarem junto de um marco religioso de pedra talhada, contendo a representação pintada do calvário e de outras figuras sacras, bem como a data de 1909.
Trecho do rio Arunca, em Pombal. No centro da imagem pode-se observar um vazamento numa das margens, causador do aluimento de terras nas imediações.
Vista tomada do Arnado. Em primeiro plano, lavadeira e filha (cada uma com lenço na cabeça).
Vista tomada do Arnado. Em primeiro plano, menina com lenço na cabeça.