Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

265 records were found.

Reprodução de declaração de Ferreira e Viegas, datada de Lisboa, 10-12-1915, datilografada numa folha de papel timbrado desses mesmos "fabricantes de carrocerias para automóveis e carruagens". Trata-se de um depoimento elogioso que os signatários prestam a respeito do conserto executado por Arnaldo Ventura num "chassis" de veículo que fora severamente danificado.
Reprodução de declaração de José Rodrigues Pinto, datada de Lisboa, 03-12-1915, datilografada numa folha de papel timbrado de J. Pinto - Serralheria Mecânica. Trata-se de um depoimento elogioso que o signatário presta a respeito do conserto executado num automóvel que sofrera grave acidente. O nome de Arnaldo Ventura não é mencionado no texto, que todavia refere "fotografias juntas", mas atualmente não localizadas.
Aspeto do portal de entrada para as capelas inacabadas (ditas Capelas Imperfeitas) do panteão de Dom Duarte, na igreja de Santa Maria da Vitória, do mosteiro da Batalha. A Vila da Batalha é localidade do concelho da Batalha. O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de residência nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
Aspeto do lado do interior das formações rochosas esculpidas pelas águas do mar.
Aspeto do lado do exterior das formações rochosas esculpidas pelas águas do mar.
Aspeto do lado do interior das formações rochosas esculpidas pelas águas do mar. Dois rapazes de chapéu estão sentados numa das rochas.
Árvore localizada nas traseiras da chamada "Galeria dos Reis", no jardim do palácio Fronteira (São Domingos de Benfica - Lisboa).
Aspeto do exterior do palácio Fronteira (São Domingos de Benfica - Lisboa), visto de um dos ângulos do jardim.
Aspeto de uma ponte de pedra, de arco singelo, sobre o rio Alviela.
Aspeto do "Tanque dos Cavaleiros", com um homem apoiado na balaustrada de pedra, a apreciar a frontaria da "Galeria dos Reis", no jardim do palácio Fronteira (São Domingos de Benfica - Lisboa).
Aspeto do terraço dito "Galeria das Artes", do palácio Fronteira (São Domingos de Benfica - Lisboa).
Aspeto do "Tanque dos Cavaleiros", com um homem apoiado na balaustrada de pedra, a apreciar a frontaria da "Galeria dos Reis", no jardim do palácio Fronteira (São Domingos de Benfica - Lisboa).
Aspeto do arco singelo de uma ponte de pedra sobre o rio Jamor, conhecida como ponte romana e situada na área do jardim do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Aspeto do arco singelo de uma ponte de pedra sobre o rio Jamor, conhecida como ponte romana e situada na área do jardim do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Aspeto do interior do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, também conhecido como santuário de Nossa Senhora da Rocha ou simplesmente santuário da Rocha, situado no vale do Jamor, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Aspeto do interior do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, também conhecido como santuário de Nossa Senhora da Rocha ou simplesmente santuário da Rocha, situado no vale do Jamor, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Aspeto do arco singelo de uma ponte de pedra sobre o rio Jamor, conhecida como ponte romana e situada na área do jardim do santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Linda-a-Pastora (integrando atualmente a União das freguesias de Carnaxide e Queijas, concelho de Oeiras).
Aspeto do terraço dito "Galeria das Artes", do palácio Fronteira (São Domingos de Benfica - Lisboa).
Reprodução de carta de F. A. Osterlund a Arnaldo Ventura, datada de Lisboa, 15-09-1915, manuscrita numa folha de papel timbrado da Companhia Carris de Ferro de Lisboa. Trata-se de um depoimento elogioso que o remetente presta a respeito do conserto executado pelo destinatário num "chassis" de veículo que fora severamente danificado.
Quarteto de cordas (violinos e violoncelo) a tocar no exterior do palacete do 2.º visconde de Sacavém.
Homem e dois meninos posando junto da porta principal do palacete do 2.º visconde de Sacavém.
Vista da casa principal da Quinta do Lameiro, em São Domingos de Benfica (Lisboa), propriedade da família do fotógrafo. Imagem anterior à data de um incêndio que destruiu o sótão. Ao identificar esta imagem, o autor acrescentou a observação "muito boa".
Retrato de estúdio, com cenário e adereços vegetalistas: Jorge de Almeida Lima com o neto mais velho, ambos em pé, armados com espingardas e usando trajes de caça.
Jovem mendiga em pé, a tocar guitarra na frente da porta de uma casa.
Casal de mendigos em pé na soleira de uma porta.
Um rapaz, vestido com fato às riscas e usando um chapéu de palha, está montado num burro, no meio do campo e com um bosque ao fundo.
Um rapaz, vestido com fato às riscas e segurando um chapéu de palha, está montado num burro, no meio do campo e com um bosque ao fundo.
Aspeto de uma alameda da Mata Rainha Dona Leonor (também conhecida por Mata do Hospital).
Jovem cavaleiro no pátio da Quinta das Janelas. A Quinta das Janelas fica na localidade do mesmo nome, do concelho de Óbidos. O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de residência nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
Mendigo com perna de pau e apoiado numa muleta, fazendo pose de pedinte, em pé junto de uma escadaria.
Grande grupo misto posa para a fotografia numa entrada de hotel.
Aspeto de uma alameda da Mata Rainha Dona Leonor (também conhecida por Mata do Hospital).
Retrato de estúdio, com cenário e adereços vegetalistas: Jorge de Almeida Lima com o neto mais velho, ambos em pé, armados com espingardas e usando trajes de caça.
Mulher, vestida com traje típico de Leiria, a posar em frente da porta principal do palacete do 2.º visconde de Sacavém.
Aspeto da casa de Elói Castanha, também conhecida como palacete da Quinta da Fonte da Prata (freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita): torreão edificado ao lado da capela, e na fachada do qual há um painel de azulejos em que está figurada a Virgem.
Aspeto da fachada da casa de Elói Castanha, também conhecida como palacete da Quinta da Fonte da Prata (freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita).
Aspeto da casa de Elói Castanha, também conhecida como palacete da Quinta da Fonte da Prata (freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita): sala de estar, revestida de azulejos, com uma mulher sentada à mesa, a ler. À direita, no canto, encontra-se uma lareira fechada.
Aspeto do exterior do templo, situado em Calvaria de Cima (localidade do concelho de Porto de Mós) e construído onde se deu a célebre batalha de Aljubarrota. O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de residência nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
Aspeto da fachada da casa de Elói Castanha, também conhecida como palacete da Quinta da Fonte da Prata (freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita).
Aspeto da casa de Elói Castanha, também conhecida como palacete da Quinta da Fonte da Prata (freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita): sala de refeições revestida de azulejos e provida de um grande lustre metálico, sob o qual está uma mesa posta.
Aspeto do altar da capela pertencente à da casa de Elói Castanha, também conhecida como palacete da Quinta da Fonte da Prata (freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita).
Mulher, vestida com traje típico de Leiria, a posar em frente da porta principal do palacete do 2.º visconde de Sacavém.
Mulher, vestida com traje típico de Leiria, a posar em frente da porta principal do palacete do 2.º visconde de Sacavém.
Mulher sorridente, vestida com traje típico de Leiria, a posar em frente da porta principal do palacete do 2.º visconde de Sacavém.
Jovem mendiga, em pé junto de uma porta de igreja, com criança ao colo (a qual está desfocada por ter se mexido no momento da captura da imagem).
Reprodução de folha de papel com desenho aguarelado de um projeto de capa metálica para encadernação de volume de "Os Lusíadas", ornamentada com letreiro do título e autoria da obra, o brasão de armas de Portugal, a Cruz de Cristo, esferas armilares e outros motivos de inspiração manuelina. Na margem direita inferior, consta um carimbo de forma losangular com os dizeres "Lisboa / Leitão & Irmão / Joalheiros".
Reprodução de folha de papel com desenho aguarelado de um projeto de capa metálica para encadernação de volume de "Os Lusíadas", ornamentada com letreiro do título e autoria da obra, o brasão de armas de Portugal, a Cruz de Cristo, esferas armilares e outros motivos de inspiração manuelina. Na margem direita inferior, consta um carimbo de forma losangular com os dizeres "Lisboa / Leitão & Irmão / Joalheiros".
Reprodução da capa de brochura do tomo II da obra "Nova Carta Corográfica de Portugal", da autoria do general marquês de Ávila e Bolama (Lisboa, Imprensa Lucas, 1912), ilustrado com litografia assinada por M. Toste, a representar uma musa com coroa de louros e a olhar para o mapa de Portugal, segurando uma pena na mão direita e o brasão de armas de Portugal na mão esquerda.
Reprodução da capa de brochura do tomo II da obra "Nova Carta Corográfica de Portugal", da autoria do general marquês de Ávila e Bolama (Lisboa, Imprensa Lucas, 1912), ilustrado com litografia assinada por M. Toste, a representar uma musa com coroa de louros e a olhar para o mapa de Portugal, segurando uma pena na mão direita e o brasão de armas de Portugal na mão esquerda.
Grupo de quinze pessoas (homens, mulheres e uma menina), todos elegantemente vestidos, posando para a fotografia num recanto de floresta.
Grupo de quinze pessoas (homens, mulheres e uma menina), todos elegantemente vestidos, posando para a fotografia no átrio de uma casa.
Aspeto da locomotiva "Dom Luís", a mais antiga em Portugal (foi fabricada em Inglaterra em 1862), na rotunda da Estação do Caminho de Ferro Sul e Sueste (também conhecida como Estação do Barreiro-Mar).
Porteiro em pé, perfilado na entrada principal do parque Dom Carlos I (Caldas da Rainha), usando casacão e com o quepe suspenso na mão direita, em posição de deferência para com potenciais visitantes.
Mendiga de idade madura, com um lenço claro a envolver toda a cabeça e um casacão (?) em volta do tronco, em pé junto de uma escadaria.
Mendigo de barba, com lenço estampado atado ao pescoço e a sustentar o braço esquerdo (mas a segurar um bordão), fazendo pose de pedinte, em pé junto de uma escadaria.
Mendigo, de barba e chapéu, a segurar um bordão e trazendo pendurado um bornal, encontra-se em pé na soleira de uma porta.
Mendigo, de barba e com cabelos desgrenhados, em pé na soleira de uma porta. Aleijado dos pés, apoia-se em muletas, segura um chapéu e traz um bornal pendurado sobre o peito.
Mendigo, usando barrete e a segurar um bordão, em pé na soleira de uma porta.
Duas jovens, uma sentada numa cadeira e a outra em pé, junto de uma porta ladeada por paredes com antigos azulejos pintados, no palácio Fronteira (São Domingos de Benfica, Lisboa).
Mendigo caolho, de barba, usando quepe, com um cobertor ao ombro e a segurar um bordão, fazendo pose de pedinte, em pé junto de uma escadaria.
Mendigo de barba, com a mão esquerda deformada, levando uma manta ao ombro e a segurar um bordão, em pé junto de uma escadaria. Traz também consigo, suspensa no colete, uma placa metálica retangular, contendo as iniciais "C. C. R." e um número de três dígitos.
António Joaquim Ferreira (1880-1969), dito "Catitinha", de casaco comprido, fato e chapéu, em pé nas traseiras de uma casa, com a mão direita pousada no espaldar de uma cadeira de palhinha, e a segurar um caderno e outros papéis na mão esquerda.
Porteiro em pé, perfilado na entrada principal do parque Dom Carlos I (Caldas da Rainha), usando casacão e com o quepe suspenso na mão direita, em posição de deferência para com potenciais visitantes.
Aspeto da Exposição Industrial Portuguesa, instalada na avenida da Liberdade (Lisboa): vista do pavilhão de entrada da exposição, que traz inscrito o nome da entidade promotora do evento, "Associação Industrial Portuguesa", encimado pelo respetivo lema latino "Laurea Donandus Labor", e tendo ainda, no topo, o brasão de armas de Portugal.
Mendigo cego, de barba, levando uma manta ao ombro e a segurar um bordão, em pé junto de uma escadaria.
Mendigo descalço, de barba e com cabelos desgrenhados, segurando um boné e um bordão, em pé junto de uma escadaria.
Mendigo de barba, com a mão esquerda deformada, levando uma manta ao ombro e a segurar um bordão, em pé junto de uma escadaria. Traz também consigo, suspensa no colete, uma placa metálica retangular, contendo as iniciais "C. C. R." e um número de três dígitos.
Retrato (meio-corpo) de um mendigo de barba e com cabelos desgrenhados, com ambas as mãos a segurarem a extremidade de um bordão.
Aspeto do cais de São Martinho do Porto, com embarcações atracadas e pessoas em terra.
Vista parcial da vila, com a rua Conde de Avelar em primeiro plano e o cais ao fundo.
Aspeto da entrada principal do parque Dom Carlos I, dando para o largo Rainha Dona Leonor (antigo largo da Copa).
Aspeto de um recanto do parque Dom Carlos I, nas Caldas da Rainha.
Aspeto da alameda central do parque Dom Carlos I, nas Caldas da Rainha.
Aspeto da torre sineira (também chamada torre do relógio) da igreja de Nossa Senhora do Pópulo, matriz das Caldas da Rainha.
Aspeto de uma azenha, com homeme e menino a observarem a roda de água. Outra forma da designação: Azenha do Asdrúbal. Avenal é localidade do concelho das Caldas da Rainha.
Reprodução da quarta e última página, não numerada, do testamento autógrafo de D. Georgina Wheelhouse de Almeida Lima (1824-1896; em solteira, Georgina Henriqueta Oom Wheelhouse), mãe do fotógrafo. O manuscrito foi lavrado na Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), em 10 de julho de 1885.
Reprodução da terceira página, não numerada, do testamento autógrafo de D. Georgina Wheelhouse de Almeida Lima (1824-1896; em solteira, Georgina Henriqueta Oom Wheelhouse), mãe do fotógrafo. O manuscrito foi lavrado na Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), em 10 de julho de 1885.
Reprodução da primeira página, não numerada, do testamento autógrafo de D. Georgina Wheelhouse de Almeida Lima (1824-1896; em solteira, Georgina Henriqueta Oom Wheelhouse), mãe do fotógrafo. O manuscrito foi lavrado na Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), em 10 de julho de 1885.
Reprodução da segunda página, não numerada, do testamento autógrafo de D. Georgina Wheelhouse de Almeida Lima (1824-1896; em solteira, Georgina Henriqueta Oom Wheelhouse), mãe do fotógrafo. O manuscrito foi lavrado na Quinta da Palmeira (concelho do Seixal), em 10 de julho de 1885.
A referida vinha ficava na Quinta das Gaeiras, localidade do concelho de Óbidos. O fotógrafo utilizou a data tópica para referir o seu local de residência nessa ocasião (e não o local da captura da imagem).
O topónimo referido no título deve provavelmente dizer respeito à proveniência da embarcação, pois a paisagem captada parece corresponder à região do Seixal.
Grande grupo de homens, mulheres e crianças, reunido na porta principal do Hotel do Elevador, nas proximidades do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
A mulher e a filha do fotógrafo, a lerem junto a uma fonte do parque do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Fachada da igreja do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Fachada da igreja do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Vista do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga) e da respetiva paisagem circundante, repleta de vegetação.
Fachada da igreja do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Grupo de pessoas, em que se incluem a mulher e a filha do fotógrafo, junto a uma fonte do parque do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Jorge de Almeida Lima, de fato e chapéu, a posar, sentado e de perfil, junto a uma fonte do parque do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Duas mulheres caminhando por uma estrada no sopé do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
A mulher do fotógrafo a passear por uma rua arborizada, no parque do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
A mulher do fotógrafo a passear por uma rua arborizada, no parque do santuário do Bom Jesus do Monte (Braga).
Mendigo descalço, de barba e com cabelos desgrenhados, segurando um boné e um bordão, em pé junto de uma escadaria.
Vista lateral do Observatório Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda.