Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

21 records were found.

Subsecção constituída por documentos comprovativos da posse, administração, transacção e transmissão de bens e relacionados com a gestão financeira dos mesmos, nomeadamente administração geral de bens, aforamentos, arrendamentos, cartas de padrão, cartas de partilha, cartas de sesmaria, cartas de venda, demarcações, doações, escambos de propriedades: hipotecas, inventários ele bens, letras, posse ele bens, receitas e despesas. Os bens situavam-se em localidades hoje pertencentes aos concelhos de Alcácer do Sal, Alenquer, Almada, Almeirim, Arraiolos, Azambuja, Campo Maior, Castelo de Vide, Coimbra, Coruche, Covilhã, Estremoz, Évora, Fronteira, Golegã, Guimarães, Idanha-a-Nova, Lamego. Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Mesão Frio, Moita, Monforte, Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Moura, Nisa, Óbidos, Oeiras, Palmela, Portalegre, Sabugal, Santarém, Serpa, Setúbal, Sintra, Tábua, Tavira, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Vila Real, Viseu e, na Região Autónoma dos Açores, ilha de São Miguel, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo. Em Alcácer do Sal referem-se a propriedades designadas por: Alberge ou Perdigão, Alberguinho, Porto de Arcão, Arrefoles, Barfona, Cabrita, Quinta do Bom Reparo, Cata-que-farás, Enfermaria, Lapa das Porcas, herdade do Morgado, Poço Novo, Olival Queimado, morgado de Palma, Pera, Pinheiro, herdade de Porches ou Porxes, Rei Vermelho, Safal-o-Coelho, herdade Sétimos, Vale de Freixo. Em Castelo de Vide encontram-se referidas as propriedades Alcogulho, Horta do Prado. Em Évora temos as herdades Fonte Coberta, Casa Branca e Benamoreque, e casas em Évora. Na região de Lisboa encontram-se as propriedades designadas por Alfândegas Velhas, Beco da Comédia, Cordoaria Velha (freguesia dos Mártires), quintas em Chelas e Xabregas, Varatojo. Ainda nesta cidade, mais especificamente localizadas no Campo Grande, Porta de Santa Catarina (próximo da Trindade), palácio do Conde de Óbidos em São João de Deus, rua do Arco dos Barretes, rua Dom Gil Eanes, rua Nova, rua dos Escudeiros, rua Nova dos Ferros, rua Nova dos Mercadores, rua Nova de São Mamede, rua do Marquês, rua da metade de Santa Catarina, rua de São Pedro de Alcântara, rua Rosa das Partilhas. No concelho da Lourinhã temos a comenda de Nossa Senhora da Anunciada. Em Mesão Frio temos a comenda de São Mamede de Vila Marim. Na Moita temos o Vicentinho e o Lavradio em Alhos Vedros. Em Santarém temos as propriedades Abitureiras, Almoster, Paúl da Amoreira, Balseiras, Calhariz, Cobiça, Graciosa, Horta dos Banhos, Horta Nogueira, Outeiro dos Limões, Quinta dos Limões, quinta do Vidigal, Póvoa do Conde, Póvoa de Três, Santo Espírito, São Martinho, São Mateus e Vale Verde. Na região de Setúbal temos a quinta da Gambia, Sapal (Chão de Tendal), Sovereira de Vivaldo, Musgo, Vale do Farilhão Pequeno, Chão de Bacelo, Trono (horta), herdade da Surda, quinta do Vivaldo, casas em Vila Nova, Vale de Judeu, Porta Nova, Fonte Nova, Montas, entre outras.
Reune autos de arrematação, embargo, libelo, partilhas, penhoras, petição, posse, cartas citatórias, inquirições de testemunhas, processos cíveis, sentenças várias, documentos relativos a sequestro de rendimentos e bens e outros do foro judicial.
Refere-se a carta de título do conselho do rei e de carta dos títulos de conde de Sabugal, Óbidos e Palma.
Relativas a pagamentos prometidos em contratos de casamento, destinados a Filipa Henriques e a Catarina da Costa.
Atribuídas pelo rei D. João III a António de Bobadilha e pelo rei Filipe II a D. António Mascarenhas, filho de D. João Mascarenhas e de D. Maria da Costa.
Documentos dirigidos a Manuel de Lacerda, filho de António Pereira de Lacerda.
Inclui, maioritariamente, cartas dirigidas a membros da família, no entanto, também existem cartas da autoria destes. Por vezes não é possível identificar o autor ou o destinatário, ou ambos.
Contém certidões de serviços prestados por D. Francisco de Mascarenhas enquanto vice-rei da Índia, de baptismo, óbito, tutoria, confirmação da existência de um filho único para efeito de partilhas, provisão de mantimento, matrícula de capitão da infantaria espanhola, incumprimento de legado de missas, confirmação de missas celebradas, instituição de capela no Mosteiro de Almoster (da Ordem de São Bernardo, em Santarém) e assento de recebimento.
Inclui: uma procuração para confirmação do abade da igreja de São Salvador de Resende, no bispado de Lamego; esmolas das missas da capela da Casa Branca; relação de demandas; ordem de pagamento de juro; atribuição de tutela de bens de órfãos restituição referente a encarte ele título; carta de padroeiro referente ao Mosteiro e São Miguel de Óbidos; pagamento de tenças; atestados de bom comportamento; boletim de telegrama; título ele sócio fundador da Associação de Socorros e Montepio Geral de Marinha; atestado médico; esmolas, missas e sufrágios obrigados ao convento do Carmo de Moura; relação de serviços prestados; apontamentos relativos a itinerários em Portugal; apontamentos de matemática e aritmética; apontamentos relativos a alimentação, vestuário e higiene de bebé; desenhos de Geometria; texto de uma peça de teatro; apontamentos para passagem de certidões: lembrança e desistência ele embargos; e obrigação de missa da capela da Sé de Évora.
Inclui mercês de administração de bens nas ilhas do Faial e do Pico; de assentamento; de comendas; de coutadas; de mantimento; de jurisdição das vilas de Sabugal e Sarzedas; de moradias: de propriedades; de tença; de título; de vestiaria; de dízimas de sentenças; de rendimento de dízimas novas do pescado de Salir do Porto e da Lagoa de Óbidos; de licença de porte de armas; de rendas, foros e direitos; de perdão de sequestro de bens; de autorização de pastagem; de confirmação de contrato; de rendimentos ele comendas e de maninhos: de casas e saboarias de Évora. Referem-se a comendas da Ordem de Cristo nos concelhos ele Alcochete, Castelo de Vide, Idanha-a-Nova, Lourinhã, Mesão Frio, Ponte da Barca, Santarém e Soure, e a propriedades dos concelhos de Évora, Lisboa e Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Inclui documentos referentes a carregamentos feitos na Baía em navios destinados a Lisboa e ao Porto, por conta de D. Vasco Mascarenhas; papéis entregues a um religioso dos Carmelitas Descalços, do convento de Nossa Senhora dos Remédios; cobranças efectuadas às religiosas Carmelitas Descalças do convento de Carnide; certidões do Conde da Ericeira; diligência efectuada no convento das freiras da Madre de Deus; rentabilidade da alcaiclaria­mor de Castelo de Vide.
Inclui nomeação de procurador, cópia de alvará e minuta de procuração.
Hábitos das ordens militares de Cristo e de São Bento de Avis.
Pedidos de comprovativo de dívidas do almoxarifado das sisas; mercê de confirmação de alvará: concessão de moratória; entre outros.
Pertencentes a D. Manuel de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre, 5.° conde de Óbidos e Sabugal: D. Pedro de Assis Mascarenhas, 9.° conde de Óbidos; e Monsenhor Salema. Em duas não é possível identificar a pertença ou a autoria.
Contém traslados em pública forma; certidões, sendo umade verba de testamento; um traslado não autenticado e não datado, sendo o documento original datado de 1586.
Inclui o original e um traslado do mesmo documento, certidões e um contrato de arras.
Legitimações de casamento para cobrança de dívidas, e de filhos primogénitos.
Referentes a mudança de ordem militar, a escravos ao serviço do meirinho-mar, a casamento, a venda de bens de raiz, caça, a construção de uma tribuna na igreja de São Martinho em Santarém.
Certidões de encartes das comendas de Nossa Senhora da Devesa de Castelo de Vide, de Santa Maria de Nisa, e de Nossa Senhora da Lourinhã, São Lourenço de Taveiro, São Salvador de Bravães, ldanha-a-Velha, São Mamede de Vila Marim e São Miguel de Coja, da Ordem de Cristo, e Horta Lagoa da Ordem de Santiago.
Pertencem a D. Brites Mascarenhas da Costa Castelo Branco Barreto, D. Martinho de Castelo Branco, conde de Vila Nova, e aos marqueses de Alvito, apresentando-se as três sob a forma de desenho. A terceira possui igualmente a respectiva descrição.