Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

7 records were found.

De Goa, a 30 de Dezembro de 1643, o vice-rei da Índia, Conde de Aveiras, D. João da Silva Telo, informou D. João IV de que em 1639 tinham ido de Roma para o Estado da Índia, por ordem de Urbano VIII e da Sagrada Congregação de Propaganda Fidei, quatro padres teatinos italianos, o que contrariava a lei, por serem estrangeiros. Em Janeiro de 1646 o vice-rei notificou os religiosos de que tinham de sair, e eles conformaram-se com as ordens recebidas, acrescentando, no entanto, que desejavam manter um hospício para alojar os seus missionários em trânsito para os seus destinos. Várias instituições religiosas, civis e militares de Goa, intercedem então a favor dos teatinos, dizendo o padre teatino Pedro Avitable ao rei em 2 de Fevereiro de 1648, que eles faziam muito bem em Goa, e que melhor seria expulsar os europeus do Norte que com armas tiram praças ao rei, aos índios cristãos a fé católica, às igrejas as imagens, a Deus o verdadeiro culto. Trata-se de um códice factício que inclui o alvará de fundação do Convento de Nossa Senhora da Divina Providência em Lisboa (1653), a fundação do hospício de Goa, sobre a saída dos religiosos teatinos, notícia das missões na Índia, certidões sobre 'o muito que trabalham os nossos religiosos e admirável testemunho do rigor com que observam a estrata pobreza de nossa regra', entre outos. Os selos de chapa de papel e de lacre que se encontram neste códice dos prelados das províncias e custódias da Índia Oriental e outras instituições são os seguintes: selo da Mesa Capitular da Sé de Lisboa (f. 2); selo do vigário-geral de São Domingos, o vigário-geral de Santo Agostinho, o provincial dos Observantes, o provincial dos Agostinhos e visitador apostólico, deputado mais antigo do Santo Ofício e Ordens Militares (f. 15v.); do presidente dos Carmelitas, Frei Manuel do Espírito Santo, ministro provincial dos Franciscanos descalços (f. 16); da Misericórdia de Goa (f. 19); do Arcebispo Primaz, Frei Francisco dos Mártires (f. 25); dos prelados das Províncias e Custódias da Índia Oriental (f. 28-29); de Frei Pedro, vigário-geral de S. Domingos, Frei João da Rosa, prior do convento de Santo Agostinho, Frei Manuel do Espírito Santo, vice-comissário-geral de S. Francisco (f. 28v.); de Frei Gonçalo da Conceição, ministro provincial dos Observantes, Frei Martinho de São João, vigário provincial da província da Madre de Deus (f. 29); Manuel de Mendonça, provincial da Companhia de Jesus; Frei Estêvão de Jesus, visitador-geral dos Carmelitas Descalços do Oriente; Lopo Gomes de Abreu, capitão da cidade de Goa (f.34). Tem índice no início do livro. Tem inclusos dois documentos soltos.
Trata-se de um códice factício que inclui escritura de contrato de missa, de dívidas, quitação de dinheiro, testamento, etc. Tem índice no início do livro.
Trata-se de um códice factício que inclui carta de ofício de coveiro, escritura de obrigação de juro, testamento, rol dos foros, recibos de juros, entre outras. Tem índice no início do livro. Tem inclusos dois documentos soltos.
Inclui o registo dos noviços que foram recebidos, os que tomaram o hábito, os que professaram, e os que faleceram.