Search results

12 records were found.

Inclui cartas de Lourenço Moreno, Rodrigo Rebelo, Duarte Teixeira, António de Saldanha, rei de Cananor.
Apesar de na folha de rosto do livro surgir a informação de que é o registo de cartas que o rei escreveu ao vice-rei e numa segunda frase, ao vice-rei da Índia, é mais provável que se trate do vice-rei ou governador de Portugal, durante a dinastia filipina. A maioria das cartas registadas são dirigidas ao "Reverendo Bispo, Inquisidor-geral, vice-rei", certamente D. Afonso de Castelo Branco, 6.º conde de Arganil, 41.º bispo de Coimbra (Santiago do Cacém, Santiago do Cacém, 1522 - Coimbra, 12.05.1615), que foi governador de Portugal por duas vezes em 1603 e entre 1603 e 24 de Maio de 1605, durante o reinado de Filipe II de Espanha. As cartas chegavam em remessas, tal como ficou registado: - "Cópia das cartas que trouxe o ordinário que chegou em o primeiro de janeiro de 1605" (f. 1) - "Cópia das cartas que trouxe Fernão Lopez Lopez sobre o seu contrato" (f. 12) - "Cópia das cartas que trouxeram os Centuriões" (f. 13) - "Cópia das cartas de sua majestade que vierão pelo correio que chegou em 21 de janeiro de 1605 (f. 14) - "Extraordinário que chegou em 27 de janeiro de 1605" (f. 32) - "Carta que trouxe Manuel Mascarenhas" (f. 38v.) - "Carta que trouxe Antão de Mesquita de Oliveira" (f. 39) - "Carta que trouxe o bacharel Luís Álvares da Nóbrega" (f. 39) - "Cópia das cartas de sua majestade para o senhor vice-rei que vierão pelo ordinário que chegou em 9 de fevereiro de 1605 (f. 40) - "Cópia das cartas do extraordinário que chegou em 24 de fevereiro de 1605" (f. 64v.) - "Cartas do conde de Ficalho que vieram pelo mesmo extraordinário" (f. 72) - "Cópia das cartas que trouxe o ordinário que chegou em o primeiro de março de 1605" (f. 73) - "Cópia de duas cartas do conde de Ficalho que vieram pelo mesmo correio" (f. 87v.) - "Cópia das cartas que trouxe o extraordinário que chegou em nove de março de 1605" (f. 89) - "Cópia das cartas de sua majestade que trouxe o extraordinário que chegou em 14 de março de 1605" (f. 95) - "Cópia das cartas de sua majestade que vieram pelo ordinário que chegou em 21 de março de 1605" (f. 100v.) - "Cópia das cartas de sua majestade que vieram pelo extraordinário que chegou em 22 de março de 1605" (f. 114v.) - "Extraordinário que chegou em 29 de março de 1605" (f. 116v.) - "Despacho do ordinário que chegou em 12 de abril de 1605" (f. 130) - "Cartas de sua majestade que vieram pelo ordinário que chegou em 4 de maio de 1605" (f. 143v.) As cartas são referentes a assuntos como o envio de armada para fazer a guerra aos holandeses, a reformação dos oficiais dos contos, a visita dos lugares de África, a recompilação das leis e ordenanças do reino de Portugal, despachos a requerimentos e petições, sobre assuntos de fazenda, de Estado, de justiça, ao Conselho da Índia, ao Desembargo do Paço, provisão de igrejas do padroado régio, despacho de consultas e passagem de portarias, etc.
Correspondência dos capitães, funcionários régios das praças de Marrocos, dignidades eclesiáticas e outras personalidades, do reino e de outros lugares em África e Ásia.
Cartas missivas provenientes das praças de África e do Oriente, especialmente de Ormuz, de chefes e grandes senhores orientais e reis de Cananor, Melinde, Cochim, Ternate, Ormuz, Ceilão, Xá da Pérsia, grão-vizir turco e muitos outros, para D. Manuel I e D. João III. Documentos da 1ª metade do séc. XVI. Grande número de cartas em língua persa, a língua mais comum do meio político e económico dos reinos banhados pelo Oceano Índico. Um dos documentos refere a doação de Diu feita pelo rei de Guzarate aos Portugueses. Inclui fragmentos em hebraico.
Cartas missivas provenientes das praças de África. Documentos da 1ª metade do séc. XVI. Contém documentos em aljamia.