Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

25 records were found.

"Livro de ofícios e mercês do ano de 1641 até 1642, escrivão Domingos de Pinho Cabral, começado no príncipio". Termo de encerramento: "este livro dos ofícios e mercês tem quinhentas e sessenta e sete folhas. Rubricado por D. António Álvares da Cunha, guarda-mor da Torre do Tombo de que fiz este encerramento que assinou comigo. Lisboa 26 de Abril de 1686. António Álvares da Cunha. Pedro Semedo Estaço" Livro rubricado pelo guarda-mor, em baixo da meio. A última folha não está rubricada, foi escrita após o encerramento do livro. registo de 1640.
Na primeira folha uma moldura oval com motivos florais e geométricos que parece ter sido desenhada pelo escrivão do livro. No interior "1641 até 1646". Em baixo o que parece ser a abreviatura do escrivão "M Frra". Termo de encerramento feito por "este livro que escreveu Manuel Ferreira tem trezentas e quinze folhas que vão todas rubricadas por D. António Álvares da Cunha guarda-mor do Arquivo Real da Torre do Tombo de que se fez este encerramento feito por mim escrivão e assinado por ambos. Lisboa 2 de Maio de 1687. António Álvares da Cunha. Pedro Semedo Estaço". A rúbrica encontra-se em baixo no retro das folhas do lado direito. O verso desta folha e de uma das folhas de guarda a que se deu o número 316, foram aproveitadas para acrescentar registos de 1647, 1649, 1652, 1656.
Folha de rosto: "Livro I de ofícios e mercês de que é escrivão Manuel Godinho ano de 1640 até 1647". Mais abaixo contém a informação: “do princípio até f. 57 do original e a f. 184 vai a cópia de Manuel Francisco Botelho do ano de 1644 até 1647 começando princípio até f. 76 do original e até f. 440 vai a cópia de João de Paiva, do ano de 643 até 647 começando do princípio do original até 114". No canto superior direito "Lº 6". Trata-se de um traslado de 3 livros A f. 183v contém termo de encerramento do primeiro: "tem este livro até aqui cento e oitenta e quatro meias folhas rubricadas por D. António Álvares da Cunha. Lisboa 15 de Maio de 1686". A f. 184 contém título do segundo livro: "Livro dos registos dos ofícios e mercês que passaram pela Chancelaria de que foi escrivão Manuel Ferreira Botelho e começou a escrever em o primeiro de Fevereiro de 1644 o qual copiou Roque Cordeiro por ordem do guarda-mor da Torre do Tombo D. António Álvares (ou Alves) da Cunha, guarda-mor da Torre do Tombo. Pedro Semedo Estaço". A f. 439v contém o termo de encerramento deste livro:" "tem este livro até aqui duzentas e cinquenta e seis meias folhas rubricadas por D. António Álvares da Cunha. Lisboa 15 de Maio de 1686. [assinatura] Pedro Semedo Estaço". A f. 440 contém título do terceiro livro: "Livro dos registos dos ofícios e mercês que passaram pela Chancelaria-mor de que foi escrivão João de Paiva Albuquerque e começou a escrever em quinze dias do mês de Janeiro de 1643 do qual ofício é proprietário Vicente Viana Freire e eu Leandro Pinto do Lago o copiei por ordem do guarda-mor da Torre do Tombo D. António Álvares da Cunha. [assinatura] Pedro Semedo Estaço". Termo de encerramento: "tem este volume que consta da escrita de 3 oficiais seiscentas e oitenta meias folhas a saber o primeiro livro cento e oitenta e quatro, o segundo duzentas e cinquenta e seis e o terceiro até aqui duzentas e quarenta, todas rubricadas por D. António Álvares da Cunha, guarda-mor do Arquivo Real da Torre do Tombo; e todas fazem as ditas 680 de que fiz este encerramento com o escrivão do dito arquivo que ambos assinamos. Lisboa, 15 de Maio de 1686. D. António Álvares da Cunha, [assinatura] Pedro Semedo Estaço".
"Manuel Godinho 640 até 647 de f. 57 até ao fim". Termo de abertura: tem este livro quatrocentas e sessenta e uma folhas escritas e vão rubricadas por D. António Álvares da Cunha, guarda-mor da Torre do Tombo de que fiz este encerramento com o escrivão daquele arquivo que amboas assinamos. Lisboa, 18 de Abril de 1690. D. António Álvares da Cunha, Pedro Semedo Estaço".
Folha de rosto: - L 21. - No canto superior esquerda o nome Pimenta do Vale. Termo de abertura: "livro de registo de ofícios e mercês que passaram pela Chaneclaria-mor do Reino de 9 de Setembro de 653 até 25 de Novembro de 1655 de que foi escrivão Diogo de Pinho Cabral". Mais abaixo tem a informação "e neste volume tem o livro de João de Paiva do ano de 652 até 656 e vai a f. 327". Folha 526: - Termo de encerramento: tem este livro quinhentas e trinta e cinco folhas escritas e rubricadas por D. António Álvares da Cunha, guarda-mor da Torre do Tombo de que fiz este encerramento feito por mim escrivão dele e assinado por ambos. Lisboa 28 de Abril de 1690. D. António Álvares da Cunha. Pedro Semedo Estaço". Seguem-se ainda três registos de 1653 e 1655.
Termo de encerramento: "tem este livro quatrocentas e treze folhas escritas e rubricadas por D. António Álvares da Cunhaa guarda-mor da Torre do Tombo de que fiz este encerramento como escrivão dela que amboa assinámos. Lisboa 18 de Abril de 1690. António Álvares da Cunha, Francisco Semedo Estaço".
Termo de abertura: "Livro de registo de ofícios e mercês que passam pela Chancelaria da Corte e Reino e serviu desde o ano de 1649 até o de 1654 de que foi escrivão Aleixo Ferreira Botelho e agora é copiado por Ambrósio Pereira Cardoso por ordem de sua majestade que Deus guarde, D. António Álvares da Cunha seu trinchante, guarda-mor da Torre do Tombo e deputado da Junta dos Três Estados". Termo de encerramento: "Tem este livro trezentas e setenta folhas escritas e rubricadas por D. António Álvares da Cunha, guarda-mor do arquivo real da Torre do Tombo de que fiz este encerramento como escrivão dela e assinado por ambos. Lisboa 18 de abril de 1690. D. António Álvares da Cunha, Pedro Semedo Estaço".