Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

12 records were found.

Documentação tipologicamente diversa em que se encontram uma 'Relação de bens que possui a Casa do Espírito Santo, dos encargos, lembrança da prata que tinha o altar de Santa Ana na Igreja do Espírito Santo antes do incênci imediato ao terramoto de 1755' (datada de 1760), pedidos de impressão de obras (1759-1764), processos relativos a propriedades, 'Lista de irmãos e datas de entrada' (1668-1760), 'Notícia dos óbitos' (1676-1779), 'Lista de juros reais, doações e privilégios', entre outros.
O Padre Henrique Correia mandou fazer um fundo para os seus vínculos. Começou no dia do seu falecimento aos 7 de Janeiro de 1752 e vai continuando até se concluir a cobrança
Com índice no início. Na fl. 1 refere as obrigações qua a Congregação de ambas as casas "juntas" pagam à Universidade de Coimbra; na fl. no pagamento a D. Antónia Madalena de Vilhena refere a quinta do Rato,. Até fl. 29 os pagamentos são feitos pela Casa do Espírito Santo, da fl.. 30 a 35 os pagamentos são feitos pela Casa de Nossa Senhora das Necessidades, depois os pagamentos voltam a ser feitos pela Casa do Espírito Santo.
Livro começa em 1793 Rubrica da folha de rostao Medeiros. É sacristão mor da Casa do Espírito Santo o Padre José da Silva
A documentação inclui também cópias de ordens régias, cartas e despachos de admissão de sacerdotes e irmãos leigos. São referidas as casas do Espírito Santo (ou de São Sebastião da Pedreira) e de Nossa Senhora das Necessidades.
Lembranças desde o ano de 1668 "No início do livro tem uma advertência "Nos títulos dos tabeliães, na margem pequena deste livro, se há-de achar umas vezes um V que quer dizer, que o cartório é vivo e aí se declara que tabelião presenstemente o tem e aonde existe; outras vezes um M que quer dizer que o cartório é morto, isto é, que se queimou no incêndio sucessivo ao terramoto de mil setecentos e cinquenta e cinco" Tem, soltos, dois cadernos mais pequenos com registos que foram copiados para o livro .