Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

27 records were found.

Requerimento que faz Francisco de Abreu Pereira Coutinho, solteiro, de maior idade, acerca da tomada de posse de um prazo na freguesia de Deão que era de seu tio Francisco de Abreu Fagundes Coutinho, abade de Meixedo.
Carta de Manuel Afonso da Rocha a Manuel Meira da Rocha, abade de Deão, a informar a morte do Abade de Meixedo, [Francisco de Abreu Fagundes] e que instituiu por seu herdeiro o abade de Castelo do Neiva [António da Cunha Lobo de Barbosa Sotomaior].
"Título ou escritura do barco da passagem na freguesia de Vitorino das Donas que tocou em legítima a Francisco de Abreu Fagundes, abade de Meixedo". Contém documentos em anexo: 1) Declaração de Francisco de Abreu Coutinho, fidalgo Capelão da Casa Real, abade da Igreja de S. Paio de Meixedo em como deixa o barco da passagem, que herdou de seu pai Gonçalo de Abreu Coutinho a Miguel Tinoco de Sá, da vila de Lanheses e morador na sua Casa da Barrosa; 2) Requerimento de Francisco de Abreu Coutinho acerca do alvará da Câmara de Santo Estevão [da Facha] para pôr um barco no rio Lima com o fundamento de ali não haver barco algum de passagem; 3) Requerimento de Francisco de Abreu Coutinho para que o escrivão do juízo lhe passe certidão da carta de formal do barco e passagem no rio Lima. Contém a respectiva certidão; 4) Requerimento do Procurador do Concelho de Santo Estevão da Facha para que o escrivão do Juízo do Geral da vila de Ponte de Lima lhe passe certidão da data em que apresentou uma carta para inquirição cível neste juízo a requerimento de Francisco de Abreu Coutinho, abade de Meixedo.
Parentesco que há entre Francisco de Abreu Pereira Coutinho, fidalgo da Casa Real, senhor do Paço e morgados de Vitorino das Donas na Passagem e Lucas da Costa Pimenta de Castro, capitão reformado do Brasil, natural da vila de Barca no Minho.
Requerimento de Francisco de Abreu Pereira Coutinho, da freguesia de Vitorino das Donas, para que seja intimado o pároco de Meixedo, António da Cunha Lobo Sotomaior, de Castelo do Neiva, para apresentar os livros de baptismo e casamento do ano de 1799 a fim de proceder ao reconhecimento da letra de Francisco de Abreu Pereira Fagundes Coutinho, abade que foi de Meixedo.
Pública forma da procuração bastante que fazem D. Maria Joana de Abreu Coutinho, viúva, moradora na rua da Altamira, e seu irmão Luís de Abreu Coutinho, solteiro, e seu sobrinho José de Abreu Coutinho, solteiro, a Francisco de Abreu Coutinho, da freguesia de Vitorino das Donas, para tratar da anulação do testamento de seu irmão e tio, o abade Francisco de Abreu Fagundes Coutinho, da freguesia de Meixedo.
Requerimento de António da Cunha Lobo de Barbosa Sotomaior, abade da freguesia de Castelo do Neiva, para que seja citado Francisco de Abreu Coutinho pela posse ilegítima de bens pertencentes a Francisco de Abreu Fagundes, abade de Meixedo.
Procuração de Francisco de Abreu Pereira Coutinho a favor de seu irmão José de Abreu Pereira Coutinho, para tomar posse do Quintal das Casas Novas que eram de seu tio Francisco de Abreu Fagundes, e do prazo na freguesia de Deão.
Traslado do requerimento da citação que faz António da Cunha Lobo de Barbosa Sotomaior, Abade da freguesia de Castelo do Neiva, na qualidade de herdeiro e testamenteiro do Reverendo Francisco de Abreu Fagundes Coutinho, Abade de São Paio de Meixedo, para que seja citado Francisco de Abreu Pereira Coutinho, da freguesia das Donas.
Carta de Francisco de Abreu Pereira Coutinho dirigido ao Juiz de Paz de Deocriste onde refere que é administrador dos vínculos instituídos por D. Vitória Tinoco, Francisca de Lima e Guilherme de Campanaer e do vínculo instituído por Francisco Fagundes e sua mulher Maria da Rocha Jácome, moradores que foram na Quinta de Cortegaça, na freguesia de Subportela, concelho de Viana. Contém a certidão de não conciliaçãoem que é autor Francisco de Abreu Pereira Coutinho e réu, o Padre António Dias Torres, da freguesia de Deocriste. Foi procurador Bastante do Reverendo Francisco de Abreu Fagundes Coutinho. Objecto da acção: Memorial apresentado por Francisco de Abreu Pereira Coutinho.
Embargo à provisão que obtiveram o Abade Bernardo Xavier Borges Vasconcelos ou sua irmã D. Ana Borges Vasconcelos, da freguesia de S. Salvador de Padreiros, termo da vila dos Arcos de Valdevez, para aforamento e demarcação de um grande terreno baldio sito no Monte de Cabanas. Embargante: Francisco de Abreu Pereira Coutinho.
Parecer acerca da anulação do tratamento do adade Francisco [de Abreu Fagundes Coutinho] que instituiu por seu universal herdeiro o abade António e dos bens de prazo que estavam vinculados desde 1766 e outro vinculo instituído em 1663.
Requerimento que faz Francisco de Abreu Pereira Coutinho, da freguesia de Vitorino das Donas para se retificar a posse do prazo do Casal da Quinta, na freguesia de Santa Maria e Deão, que tinha sido doado por seu pai Gonçalo de Abreu Coutinho e seu tio, o Reverendo Abade Francisco de Abreu Coutinho, falecido em 29/03/1889. Por morte do Reverendo Abade Francisco de Abreu Coutinho ficava nomeado no prazo o sucessor do vínculo e morgado da Casa do Paço de Vitorino e Cortegaça.
Declaração de arrendamento que António do Rego, solteiro, do lugar da Fonte da Bouça, da freguesia de Vitorino das Donas, a Francisco de Abreu Pereira Coutinho, abade que foi de Meixedo, de uma terra lavradia, com testada de mato e carvalhos, no sítio da Sob Devesa, pela pensão de duas rasas e meia de milho grosso.
Documento referente à habilitação de Francisco de Abreu Coutinho, Abade de Meixedo e de seus irmãos Luís de Abreu Coutinho, D. Maria Joana de Abreu Coutinho e seu marido João Malheiro Pereira de Castro Lira. Habilitante: Francisco [António] de Abreu Pereira Coutinho
Requerimento de certidão de João Malheiro Pereira de Castro e Lira, da freguesia de S. João da Ribeira, termo de Ponte de Lima, da escritura de património do Reverendo Francisco de Abreu Coutinho. Contém a respectiva certidão.
Descrição do processo relativo à validade da instituição do vínculo feito por D. Ana Barbosa e seu filho Manuel de Barros e da tomada de posse da Quinta de Quintela, sita na freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima.
Traslado do testamento de Francisco de Abreu Lima, abade de S. Paio de Meixedo.
Declaração de arrendamento que fazem José Rodrigues Torres e sua mulher Vitória Maria, do lugar do Carvalhão, da freguesia de Vitorino das Donas, a Francisco de Abreu Coutinho, abade de Meixedo, de uma leira na veiga de Pessegueiro, pela pensão de quatro alqueires de milho grosso amarelo.
Carta do Padre João António de Matos acerca do falecimento do abade João Luís de Sousa Sarmento Meneses e das casas que este tinha arrendadas.
Certidão de Francisco de Abreu Coutinho, fidalgo capelão de Sua Majestade e abade de São Paio de Meixedo Santa Eulália de Orbacém, comarca de Valença e Arcebispado de Braga, em como satisfez os pedidos de missa na forma instituida da Capela de Cortegaça, freguesia de S. Pedro de Subportela e da qual é administrador Gonçalo de Abreu Coutinho.
Parecer assinado por Dantas acerca da nulidade de uma escritura de aforamento de propriedades do prazo de Geraz que faz Francisco de Abreu Coutinho, Adade de Meixedo, sem consentimento de seu irmão Luís de Abreu Coutinho.
Pública forma do pedido de certidão que faz João Malheiro Pereira de Castro e Lira, fidalgo da Casa Real e assistente em Crasto, termo da vila de Ponte de Lima, do teor da escritura de património de Francisco de Abreu Coutinho, Abade de Meixedo. Contém traslado da escritura de património que faz Gonçalo de Abreu Coutinho, morador na sua Quinta da freguesia de Vitorino das Donas, a seu filho o Reverendo Francisco de Abreu Coutinho, para se ordenar clérigo, da metade do seu prazo, chamado do Casal do Quintão, sito na freguesia de Santa Maria do concelho de Geraz do Lima (1791/12/22).
Pública forma da outorga da procuração passada por D. Maria Joana de Abreu Coutinho, viúva, seu irmão Luís de Abreu Coutinho, solteiro, e seu sobrinho José de Abreu Coutinho, solteiro, a Francisco de Abreu Coutinho para tratar da anulação do testamento do Abade Francisco de Abreu Fagundes Coutinho, da freguesia de Meixedo.
Carta de pêsames que escreve João de Lacerda Coutinho, morador na Quinta de Argila, em Coimbra, ao sobrinho Francisco de Abreu Coutinho, pela morte de D. Francisca.
Declaração do reverendo António da Cunha Lobo de Barbosa Sotomaior, como universal herdeiro de Francisco de Abreu Coutinho, Abade de Meixedo, da posse das casas e seu quintal e de todas as propriedades e quinta do prazo do Quintão, na freguesia de Deão e Santa Maria.
Carta de D. Maria Joana de Abreu dirigida a Francisco de Abreu Coutinho acerca da herança de seu irmão Abade que já tinha cedido algumas terras pertencentes ao prazo de Vitorino.