Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

36 records were found.

Declaração de venda que faz Josefa Luísa de Sousa a Francisco de Abreu Coutinho, das suas legítimas na Quinta de Vilar, da freguesia de Santa Leocádia de Geraz.
Declaração de dívida que faz D. Joana Josefa de Castro, moradora na Quinta do Paço do Outeiro, freguesia de Fornelos, do termo de Albergaria [de Penela], a seu sobrinho Francisco de Abreu Coutinho, da quantia de 7.200 réis, que mandou dar seu primo Caetano de Sousa Brandão pela conta que tem da Quinta de Vilar.
Declaração de dívida que faz D. Joana Josefa de Castro, moradora na Quinta do Paço do Outeiro, freguesia de Fornelos, do termo de Albergaria [de Penela], a seu sobrinho Francisco de Abreu Coutinho, da quantia de 7.200 réis, que mandou dar seu primo Caetano de Sousa Brandão pela conta que tem da Quinta de Vilar.
Provisão régia em resposta a uma petição de Francisco de Abreu Coutinho para que se faça medição e tombo das propriedades do Morgado do Barco - sitas nas freguesias de Vitorino das Donas, Seara e Facha - de que é cabeça a sua Quinta do Paço, da freguesia de Vitorino das Donas.
Documentos referentes aos capítulos de visitação de 1751 da Capela de Nossa Senhora da Penha de França, erecta na Quinta do Loureiro, na freguesia de S. Tomé de Vade, no termo da Barca, acerca da mudança da porta e do altar da dita capela, da qual é administrador Manuel Coelho Araújo.
Declaração de cedência que faz D. Antónia Luísa de Castro, viúva que ficou de João Baptista de Araújo Pinto, assistente na Quinta de Meixedo, termo da vila de Viana, a Francisco de Abreu Coutinho da parte que lhe tocara na Quinta de Geraz [do Lima] que ficou de seu tio Gonçalo de Sousa e Castro.
Recibo de D. Clara do Sarmento da quantia de 19.255 réis que recebeu de Francisco de Abreu Coutinho.
Resumo dos serviços prestados por Francisco de Abreu Coutinho, fidalgo da Casa Real.
Apontamentos acerca de casamentos entre a Casa da Lage, em S. Pedro de Arcos, e a Casa de Gonçalo Coelho, de Ponte de Lima, e entre esta última e a casa de Félix Barreto, da Casa do Arrabalde, e entre esta última e a casa de Francisco Abreu Coutinho, em Vitorino das Donas.
Ordem dada por D. João de Lancastre, Marechal de Campo dos exércitos de Sua Majestade, Governador das Armas da Província [de Entre-Douro-e-Minho] e seu director, a Francisco de Abreu Coutinho, Capitão de Infantaria para listar para a Praça de Valença todos os filhos de lavradores com mais de 16 anos e menos de 40 anos de idade, sob pena de prisão para quem não se apresentasse. Foi feito assento no registo das ordens da Companhia do primeiro Batalhão do Regimento de Viana de que é Capitão o Coronel Sebastião Pinto Rubim Sotomaior.
Procuração passada pelo Reverendo Maurício de Jesus Maria José, prior no Colégio de Nossa Senhora da Carmo, da vila de Viana, a Francisco Pereira de Abreu Coutinho, assistente na freguesia de Vitorino das Donas, para a acção com o devedor Gaspar Rodrigues de Brito.
Nota de José Vitorino da Silva acerca de um padrão de 30.000 réis de tença de Francisco Pereira Coutinho.
Declaração de arrendamento por tempo de nove anos que faz Manuel Dias, do Lugar de Barco, da freguesia de Vitorino das Donas, a Francisco de Abreu Pereira Coutinho, da mesma freguesia, da leira lavradia sita na Veiga de Pessegueiro, por preço anual de sete rasas de milho grosso.
Resumo dos serviços prestados por Francisco de Abreu Coutinho, fidalgo da Casa Real de Sua Majestade e Capitão de infantaria de uma Companhia do Batalhão do Regimento da Praça de Viana.
Requerimento de Francisco de Abreu Pereira Coutinho para que lhe seja passada certidão em como se encontra em praça de soldado na Companhia da Guarnição do Castelo de S. Tiago da Barra, na vila de Viana, e em como o seu pai Manuel Coutinho de Abreu esteve com o terço de auxiliares na Campanha da Beira e de ter sido mestre de campo no tempo da guerra. Contém a respectiva certidão passada por Frutuoso Pereira dos Santos, Oficial da Vedoria-geral e Contadoria da Gente e da Guerra da Província do Minho.
Declaração que faz André Moreira (?) Guimarães, Almoxarife Geral dos Armazéns desta província, por ter recebido munições do capitão de Infantaria do Primeiro Batalhão de Regimento de Rubim [Sebastião Pinto Rubim Sotomaior].
Certidão de Gonçalo Pereira da Silva de Sousa Meneses, fidalgo da Casa Real e Tenente de Infantaria da Companhia de que foi capitão o falecido Francisco de Abreu Coutinho, enviada ao capitão José de Sá Barreto, como procurador e irmão da viúva D. Sebastiana Rosa de Sá Barreto.
Recibos e outros documentos relativos às propriedades que tem Francisco de Abreu Coutinho na Barca. Contém cópia de recibos referentes aos anos 1711, 1712 e 1725.
Recibo do sargento Francisco Alves Lagoa em como recebeu armamento da mão do tenente Gonçalo Pereira, da companhia que foi de Francisco de Abreu Coutinho.
1) "Informação dos bens da capela que me pede Francisco de Abreu Coutinho"; 2) "Bens da Casa do Paço que são morgado"; 3) "Conta das propriedades e mais coisas que pertencem aos terços de meus avós de que fizeram morgado comobrigação de missa quotidiana, de que é cabeça a Capela do Espírito Santo, que fizeram no Cruzeiro da Igreja do Carmo desta vila de Viana"; 4) "Memória das propriedades que comprei para integrar o vínculo de meus avós"; 5) "Rol de todas as compras que tenho feito para minha lembrança".
Carta para diligência passada a requerimento do suplicante Francisco de Abreu Coutinho, fidalgo da Casa Real e Tenente de Infantaria da vila de Viana, julgado accionista da Companhia dos Vinhos do Alto Douro, com a quantia de 4.000 cruzados, para que o suplicado, Pedro Pinto Ribeiro, da vila de Viana, deposite a mesma quantia para se dar juro ao suplicante.
Requerimento de Francisco de Abreu de Lima, da vila de Viana, para que lhe seja dada posse de duas moradas de casas chamadas Palácios Confusos, na cidade de Coimbra, que ficou por falecimento de seu pai Manuel Coutinho de Abreu e Lima. Contém o respectivo auto de posse. Contém procuração de Francisco de Abreu Coutinho de Lima passada a seus primos Filipe Saraiva de Sampaio, Manuel José Coutinho Pereira e Nicolau Pereira Coutinho.
Relação de despesa com peças de vestuário. Refere no verso: "Vestidos do Sr. Francisco de Abreu e Senhor Luís Vicente [de Sá Barreto]".
Certidão de óbito de Francisco de Abreu Coutinho, falecido em 12 de Setembro de 1762 e sepultado no Convento do Carmo, em Viana.
Relação das dívidas dos caseiros no prazo de Afife.
Escritura de renovação de prazo por tempo de três vidas que fazem o Reverendo Padre Prior Frei Manuel Pinto, o Reverendo Frei José de Jesus Maria Correia e os mais reverendos padres conventuais e moradores no Convento de Santa Cruz, da Ordem dos Pregadores do Patriarca S. Domingos a Francisco de Abreu Coutinho, solteiro, da vila de Viana, do prazo de Afife. NOTA: 1ª vida no prazo de Afife (João de Abreu Lima e sua mulher D. Francisca Coutinho, avós de Francisco Coutinho).
Declaração de obrigação que faz António Rodrigues Pereira, entalahdor da vila de Viana, para a conclusão das obras na capela de Francisco de Abreu Coutinho em Vitorino das Donas. Contém recibos do dinheiro pago pelas obras.
Requerimentos de licença que faz Francisco de Abreu Coutinho para a realização de obras na capela de Nossa senhora do vale [do Lima] na sua Quinta do Paço em Vitorino das Donas. 1) Pedido de licença para renovação de toda a capela e abertura de porta para a estrada pública. Contém a respectiva licença (1755); 2) Pedido de licença para conservar na capela os dois jazigos e escudos de armas dos fundadores e padroeiros (1757); 3) Pedido de licença para benção da capela. Contém a respectiva licença para benção e para celebração de missa (1762).
Carta de sentença cível de acção de alma de confissão de dívida em que é autor Luís Vicente de Sá Barreto, da vila de Viana, como tutor dos órfãos que ficaram de Francisco de Abreu Coutinho e sua mulher, e ré Mariana Correia do Lugar de Pessegueiro, da freguesia do Salvador de Vitorino, pela dívida de 4.200 réis. António José de Araújo foi procurador de Francisco de Abreu Lima.
Requerimento de Francisco Pereira Coutinho, morador em Monserrate na vila de Viana, para que lhe seja passada certidão de baptismo. Contém a respectiva certidão passada pelo Padre Jácome Rodrigues.
Requerimento de Francisco de Abreu Coutinho ao Mosteiro de Santa Cruz de Viana para renúncia de terceira vida no prazo de Afife e para lhe fazerem renovação do mesmo prazo na primeira vida. Foi primeira vida do prazo em Afife seu avô, João de Abreu de Lima e sua mulher D. Francisco Coutinho, da vila de Viana. Contém documentos anexos referentes ao prazo de Afife: rol das propriedades do prazo de Afife; rol das propriedades que se acham alheadas; medição das propriedades.