Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

204 records were found.

Parecer sobre a questão do direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Documento relativo a causa judicial sobre o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros entre Genebra Jácome do Lago e o seu sobrinho Manuel Pereira de Melo.
Alegações do advogado de Violante Lopes sobre o direito à apresentação "in solidum" na igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações e parecer sobre dever de pagamento de pensões.
Alegações no âmbito do processo sobre o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Parecer sobre a desistência de apresentação na igreja de Santa Eufémia de Calheiros pela sua padroeira "in solidum", Genebra Jácome Calheiros.
Alegações relativas ao recebimento de feudos pela Casa de Calheiros e ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Francisco Barbosa Aranha relativas ao direito de apresentação da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Isabel de Amorim Calheiros relacionadas com o processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito de processo não identificado.
Alegações de Jacinto Velho de Faria em âmbito do processo de direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Francisco Barbosa Aranha relativas a embargos.
Alegações/ respostas a artigos no âmbito de processo do direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Damião Pereira da Silva em causa relacionada com o padroado da igreja de Santa Eufémia da Calheiros.
Pedido de parecer sobre uma doação de Diogo Lopes, da Quinta do Pinheiro, em que se dá consentimento para que Francisco da Costa seja abade da igreja de Calheiros e que o padroado lhe seja dado.
Alegações de Damião Pereira da Silva em causa relacionada com o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações relativas à sentença de 1566 sobre o direito dos morgados da Casa de Calheiros ao padroado "in solidum" da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações relativas à causa do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros no âmbito do processo sobre o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros no âmbito da questão do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações/ resposta a artigos referentes à questão do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Vitória da Cunha Calheiros na causa que lhe movem Damião Pereira da Silva e José Lopes Calheiros e sua irmã Maria Barbosa Calheiros sobre o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros na sequència de petição de anulação de renúnica do reverendo Pedro de Faria Mariz, abade que foi da igreja de Santa Eufémia de Calheiros, fez em favor de Jacinto Velho de Faria.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Pedido de parecer e parecer de Bento da Fonseca sobre a responsabilidade das despesas relacionadas com o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Artigos de inquirição que se fez em Lisboa no ano de 1622 por Garcia Lopes Calheiros para a demanda de Pedro de Faria, último abade da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Parecer sobre o direito de apresentação da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros no âmbito da causa do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Parecer enviado ao rei sobre outorgação de tuitiva conservatória.
Parecer sobre prazo vendido a ascendentes de Manuel Carvalho.
Reflexões jurídicas sobre a causa entre José Joaquim de Sousa e mulher e António José Braga e mulher relativa a pagamento de foro da Quinta das Ballas.
Pedido de parecer sobre nomeação de capela de Vetorinho.
Pedido de parecer sobre direito de posse de prazos, foros, medidas e 3ª em caso de falecimento do possuidor sem filhos.
Parecer sobre perdão de dívida por parte de Francisco a um seu devedor, após ter ingressado em ordem religiosa.
Parecer sobre regime de bens a vigorar no casamento de Francisco Lopes de Calheiros e Meneses com D. Maria Emília Falcão de Azevedo, após análise da escritura do mesmo casamento realizada a 18.7.1855.
Pedido de parecer sobre pagamento de foro de um prazo.
Pareceres sobre regime de bens a aplicar a casamento para que os bens do marido não passem para os herdeiros da mulher.
Parecer sobre dote de casamento de Lucrécia, por conta de legítima.
Alegações no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros, entre Isabel de Amorim Calheiros e Damião Pereira da Silva. Século XVI (datas mencionadas).
Alegações de Francisco barbosa Aranha, Lucas Barbosa de Lima, Ana Barbosa e Leonor da Rocha no âmbito do processo sobre o direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros em processo de que é ré, relacionado com o direito de apresentação da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Pedido de parecer e parecer relativo a direito sobre pecúlio reunido pelas irmãs de um morgado abastado com o sobrante da administração anual das propriedades do dito morgado levada a cabo pelas irmãs.
Parecer sobre questão de bens vinculados ou livres.
Informação para servir de arresto ao Dr. José Francisco de Carvalho para dela tirar o que melhor servir a bem de João Lobo de Moura Mariz (sobrinho de José Marinho Lobo), na causa que lhe move Luís Deslandes de Queirós sobre herança.
Alegações referentes à causa entre os filhos do capelão Bernardo Velho Barreto e João Lobo de Moura Mariz, herdeiro deste.
Pedido de parecer feito por D. Maria Emília Falcão de Azevedo, enquanto tutora do filho António Lopes de Calheiros, interdito por demência. Resposta com parecer. Carimbo de João Augusto Ribeiro Guimarães, solicitador, Lisboa.
Alegações de José Falcão Marinho de Barbosa e mulher contra Gonçalo Coelho de Araújo e sua mulher da freguesia de Cepões em questão relativa a leira e campo de vinha. 1766 (data mencionada).
Alegações e petição de Pedro Lopes de Calheiros Benevides, morador no Paço de Calheiros, contra Francisco da Silva Campolina e sua mulher, e sua cunhada Maria Gomes, do lugar do Concieiro, S. Martinho do Crasto, Ponte da Barca, relativa ao corte de madeira numa deveza em S. Martinho do Crasto.
Alegações e petição de Pedro Lopes de Calheiros Benevides, morador no Paço de Calheiros, contra Francisco da Silva Campolina e sua mulher, e sua cunhada Maria Gomes, do lugar do Concieiro, S. Martinho do Crasto, Ponte da Barca, relativa ao corte de madeira numa deveza em S. Martinho do Crasto.
Alegações de Pedro Lopes Calheiros de Benevides e suas irmãs Mariana Fajarda Mendanha Calheiros e Vitória Luísa Calheiros e João Velho Barreto, abade de Calheiros, contra Bento de Moura Pereira e Faria em processo sobre benfeitorias na quinta da Boa Vista em Santa Eulália de Rio Côvo.
Alegações de Vitória da Cunha Calheiros contra João Esteves da freguesia de Calheiros em questão relativa a terras que este último não quis entregar à proprietária.
Alegações no âmbito do processo sobre o padroado da Igreja de Santa Eufémia de Calheiros. Treslado da sentença que houve Martim Martins de Calheiros, morgado da Quinta do Pinheiro, no ano de 1374. Séculos XIV, XVI e XVII (datas mencionadas).
Alegações para prova de que Rui Pereira instituiu um morgado sito na freguesia de Antigo de Gemieira e que era irmão legítimo de Gaspar Pereira, instituidor dos morgados dos Coutos de Mazarefes, Paradela e Crasto.
Alegações de Francisco Jácome Lopes Calheiros contra Paio Velho Barreto, abade de Santa Eufémia de Calheiros. Francisco Calheiros não pagou os dízimos à dita igreja por considerarem que, sendo a família Calheiros padroeira, fundadora e dotadora da mesma teriam isenção de pagamento de dízima das propriedades que possuíssem na mesma freguesia de Calheiros. O abade Paio Barreto solicitou intervenção do tribunal para cobrança dos dízimos.
Parecer sobre sentença proferida no senado inferior do Porto e forma de apresentação de novos documentos ao processo para revogar a sentença.
Parecer sobre sucessão em vínculo. 1488 (data mencionada).
Pedido de parecer de Pedro sobre contrato de frutos de capela que fez com a irmã, sucessora indigitada pelo pai.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros na causa que lhe moveu João Barbosa sobre os campos do Feijoal e da Codeceda.
Alegações de Francisco Rodrigues da freguesia de Labruja, Maria de Barros, Ângela de Barros e Benta de Barros, João de Barros, João Rodrigues da freguesia de Vilar do Monte e Calheiros contra Pedro Lopes Calheiros Benevides e sua mulher da freguesia de Calheiros em questão relativa a cobrança de pensões.
Depoimento de Manuel Jácome de Lima.
Pedido de parecer sobre uma sentença da Relação do Porto relativa a uma escritura de composição. Parecer dado por Manuel Pinto da Silva e doutor José Lopes.
Parecer sobre rendimentos de Bernardo Velho Barreto.
Parecer sobre sucessão de Francisco Barbosa na instituição de capela ou morgado feita por António Barbosa Aranha e sua mulher Ana Baldaia.
Parecer sobre questão de dote e herança.
Alegações relativas à questão do padroado da igreja de Calheiros.
Informação de algumas circunstâncias que se devem ponderar na causa de António Falcão Marinho com a Irmandade de Misericórdia.
Alegações sobre contenda entre Gaspar de Barros e suas filhas Ângela de Barros, Benta de Barros e Maria de Barros relativa à posse das legítimas.
Alegações sobre acusação feita a irmão e administrador da Misericórdia de receber ofertas indevidamente.
Alegações de causa de Mariana Fajarda da Cunha, posta para declarar nulas as partilhas que se fizeram no inventário de Garcia Lopes Calheiros. 1628 e 1629 (anos mencionados).
Alegações contra os padroados de Gaspar Machado.
Parecer sobre doação a Jerónimo Borges e doação feita por Clemência Soares a Genebra de Brito.
Alegações em causa em que os autores são Pedro Lopes Calheiros de Benevides e sua mulher, moradores em Calheiros, e ré Joana de Sousa, viúva de Domingos da Silva, da freguesia de Calheiros.
Contenda sobre arrendamento iniciado a 18.6.1747, pelo período de cinco anos, a Tomás Francisco. Os descendentes deste último não entregam o campo arrendado ao proprietário.
Alegações de Baltasar Barbosa Aranha e sua mulher Genebra de Brito contra Francisco Gonçalves e sua mulher por não quererem desocupar as terras nem pagar as pensões devidas.
Contenda entre Pedro Lopes de Calheiros e Benevides e António Luís Calheiros sobre o uso de campos e água nos campos do Salvador e no fijoal de baixo.
Parecer sobre actos de um processo (não identificado).
Alegações em âmbito do processo sobre o direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito do processo do direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito do processo de direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito do processo sobre o direito ao padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Parecer sobre comprovativos de descendência apresentados no âmbito do processo do padrado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações relacionadas com o processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Documento com alegações sobre a antiguidade da família Calheiros pertencente ao processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações no âmbito de processo no qual são participantes António Pereira de Lima e Isabel de Amorim.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros no âmbito do processo do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros. Questão com Bertiandos.
Alegações no âmbito do direito de apresentação da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Memória de alegações de Duarte Lopes Calheiros, clérigo de missa, sobre o padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros, contra o morgado da casa do Paço de Calheiros, Baltasar de Calheiros.
Alegações/ exposição de Genebra Jácome Calheiros sobre a questão do padroado in solidum da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Isabel de Amorim e seus filhos contra o recusante Francisco Barbosa Aranha por embargos ao procedimento das suspeições.
Alegações de Damião Pereira da Silva relativas ao direito de padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros e de Isabel de Amorim, viúva de Domingos Calheiros Barbosa, dizendo que não conhecem o doutor recusante, facto de que foram acusadas.
Alegações de Genebra Jácome Calheiros relativas à questão do padroado da igreja de Santa Eufémia de Calheiros.