Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

24 records were found.

Conjunto de formas para criação de óvulos e supositórios nos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Conjunto de formas para criação de de hóstias nos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Máquina para fazer grânulos, que tinham o mesmo funcionamento dos comprimidos, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Mecanismo para produção de água bidestilada, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Este mecanismo foi criado pelo Dr. José Nogueira Viegas, onde se uniram dois destiladores que estanto ligados a sua sequência produz água bidestilada, mas em separado cada um produz água destilada.
Máquina misturadora de pós, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Nesta máquina misturavam-se os pós com o líquido de forma a homogeneizar a mistura, que de seguida ia para o granulador.
Estufa para secagem de grânulos e comprimidos, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Os grânulos e comprimidos eram postos na estufa em estado húmido, e aqui secavam por suspensão numa corrente de ar quente que os secava uniformemente.
Máquina rotativa de comprimidos, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Esta máquina produzia milhares de comprimidos por hora. Foi a primeira máquina de aspirina em Portugal, trazida pela Bayer para este laboratório.
Máquina encapsuladora automática, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Criava uma capsulagem simples e uma capsulagem maior com picotado para fácil remoção. Ao lado desta máquina encontra-se a máquina de selar manualmente bisnagas.
Máquina automática de embalar comprimidos, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Embalava 1 a 2 comprimidos por fecho, em Soflan ou em Tira Termo soldável.
Máquina para fundir ceras e pastas, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Esta máquina funde ceras e pastas para a produção de cremes, funciona a vapor com controlo de temperatura.
Máquina para granular e seu manual, pertencentes aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Nesta máquina é colocada a mistura homogeneizada que seria comprimida contra as redes e iriam dar comprimidos que de seguida iam para a estufa secar. Existiam três redes de diferentes tamanhos, a maior gerava comprimidos de 500mg, a média de 200mg a 300 mg, e a mais pequena dava origem a comprimidos de 100 mg. O manual "Frewitt" contém indicação de fabrico da máquina como sendo da Frewitt Fabrico de Máquinas Fribourg S.A. na Alemanha.
Máquina homogeneizadora para emulsões e seu manual, pertencentes aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Esta máquina produziu essencialmente protetores solares e cremes hidratantes. A máquina tem um mecanismo que permitia ao farmacêutico produzir um creme mais líquido a um mais espesso. O manual contém indicação de fabrico da máquina como sendo de Auguste & des Moutis em Paris. Contém ainda folheto de outra homogeneizadora fabricada por E. Zehnder na Suissa, e inclui carimbo do seu representante em Portugal como sendo Sociedade Avanço Limitada em Lisboa.
Máquina misturadora para cremes e pastas, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Máquina de enchimento manual de bisnagas, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Máquina para análise de ampolas e frascos de injetáveis, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. As ampolas e os frascos eram colocados dentro da máquina que estaria iluminada, e eram inspecionados através da lupa, de grande resolução, que se encontra da parte de fora da máquina.
Estufa para secagem de pós, granulados e ainda de ampolas após a lavagem destas, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Autoclave para esterilização de ampolas depois de cheias ou frascos de injetáveis, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Esteriliza por vapor húmido com temperaturas superiores a 100ºC, o tempo dependia do tipo de esterilização pretendida.
Máquina automática de enchimento de ampolas e seu manual, pertencentes aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Enchia ampolas de 1ml a 20ml. O manual contém indicação de fabrico da máquina como sendo da empresa H. Strunck & Co Maschinenfabrik na Alemanha.
Máquina para capsular frascos, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Utilizada em frascos que precisassem de cápsulas de alumínio.
Máquina compressora de comprimidos e seu manual, pertencentes aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Veio em substituição da compressora anterior, tendo esta punções de 2 comprimidos de tamanho 500 mg (semelhante à aspirina), punções de 2 comprimidos de 300 mg e punções de 8 comprimidos de 100 mg. O manual "Machines Courtoy" contém indicação de fabrico da máquina como sendo do Atelier de construção Ed. Courtoy [Ateliers de Construction Ed. Courtoy] na Bélgica.
Máquina compressora de comprimidos, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Comprimia um comprimido de cada vez.
Máquina de fazer rebuçados, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. Após serem prensados e separados eram embrulhados em dois papéis, um para proteger o rebuçado e o outro de enfeite.
Máquina de selar manualmente bisnagas, pertencente aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra.
Máquina para lavagem automática de ampolas e seu manual, pertencentes aos Laboratórios Cruz Viegas em Coimbra. As ampolas eram passadas por água e depois duas vezes passadas por ar forçado para remover toda a água. A água era desionizada, ou seja, havia um tratamento dos iões, era tratada quimicamente. O manual contém indicação de fabrico da máquina como sendo de Bausch-Strobel Maschinenfabrik na Alemanha, e contém carimbo do seu representante em Portugal como sendo Sociedade Avanço Limitada em Lisboa. Contém também correspondência trocada relativa à máquina, bem como fotografias.