Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

9 records were found.

Rótulos de especialidades farmacêuticas vendidas pela Farmácia Senos.
Esta Série contém receitas aviadas na Farmácia Senos de Ílhavo, entre 10 de outubro de 1937 e 24 de maio de 1976. Entre os médicos responsáveis pela prescrição destas receitas são, na sua maioria naturais da cidade de Ílhavo e seus arredores.
Conjunto de apontamentos da Farmácia Senos e do Dr. Manuel Ferreira Cunha para realização de preparados, como Água de Colónia Sedativina, Preparado de Pilha de Grenet, de Linimento de Roolet, de Pomada de Alibom, para Hóstias Leuminal, para Cola de Zinco, de Mistura Iodada, para Creme, de Soluto de Farnier, para as Peladas, de Pasta de Lassar, de Pomada Reclus, para a caspa e cabelo, de Pílulas de Laucereax, Preparado do Dr. Redondo, de Hofman, de Reagente de Estratos, de Bonjet, de Pomada de Milian e preparado da Fórmula 605, apontamentos do Dr. Manuel Ferreira Cunha, sobre: Glóbulos de Cápsulas Superfinas, tratamento contra a influenza (gripe), o perigo do contágio do Tifo, a Lepra e o seu gérmen, pensos microbianos, aborto e diabetes, a cafeína, curas para o cancro, o Arseniato de sódio, a descoberta do metal Glucínio, a Exophtalmia, a Typhoide, meios de proteção da face e a diurese.
Esta série engloba fotografias da Farmácia Senos em Ílhavo, contém fotografias da fachada da Farmácia, dos armários lá existentes, o balcão, pormenor das pinturas nos armários, de um empregado da farmácia, grade original, cadeirão antigo, porta do antigo laboratório, pormenor do teto, balanças, forma para elaboração de supositórios, caixa da especialidade Farmacêutica "synergistin", vários frascos, canecas graduadas, de publicidade, e ainda fotografias de vários diplomas dos farmacêuticos.
Série contendo as publicações “Elementos de Pharmacia Theorica e Pratica” de C. J. Xavier Cordeiro, “Formulario ou Guia Medica” de Pedro Luiz Napoleão Chernoviz e “Formulario Officinal e Magistral” de Joaquim Urbano da Veiga, cedidas pela Farmácia Senos de Ílhavo no âmbito da Campanha “Vamos Fazer História”.
Esta série contem folhetos cedidos pela Farmácia Senos, em Ílhavo, de variados temas, tais como envenenamentos, o peso das gotas a 15º, dos principais medicamentos líquidos inscritos na Farmacopeia Portuguesa, a lista das doses máximas elaborada pela Comissão Farmacopeia Belga, tabela e indicações dos graus do aerómetro de Baumé, quantidades em peso, de álcool e de água, para obter uma mistura de graduação conveniente; e ainda folhetos publicitários sobre Produtos Farmacêuticos “Edol”, a emulsão Scott, a verificação da marca e autenticidade da Quinina, e dos Laboratórios Medico-Pharmacologique de Vichy.
Série contendo requisições de produtos ou contendo fórmulas, como Linimento Rodel, tratamento da queda de cabelo, poção Bourget e Requisição de ligaduras, algodão e álcool para a Ambulância.
Esta Série contém documentos pertencentes à Farmácia Senos, como o envelope, o cartão e a folha timbrada pertencentes à Farmácia.
Série composta por recortes de artigos de jornais relacionados com saúde, farmácia e acontecimentos locais relacionados com a Fábrica da Vista Alegre. Estes recortes de jornal terão sido recolhidos pelo fundador da farmácia, Manuel Ferreira da Cunha. Contém temas diversos, como: a gripe, a cafeína, o café, a Bilharose, a cura da Sífilis pelas injeções quentes, a vacina de Friedmann, tratamento para a Tuberculose Pulmonar, descobertas antituberculosas, a Influenza – moléstia antiga, tirar do estômago um alfinete «bebe» aberto, a cura do Artritismo, o Metabeno – específico contra a diabetes, as flores e os seus perfumes, a academia das ciências de Lisboa, a cura da Pneumonia, o remédio contra a Lepra, as verrugas e ainda sobre a Associação dos Engenheiros Civis do Norte de Portugal.