Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

15 records were found.

Doação no âmbito da Campanha Vamos Fazer História, composta por logótipos, brochuras e folhetos institucionais dos Laboratórios Bial.
Doação no âmbito da Campanha Vamos Fazer História, composta por documentação relacionada com a atividade profissional, desde relatórios, manuscritos, pareceres, processos e jornadas; artigos de jornais pertencentes ao Professor Dr. Carlos Silveira.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato digital cedidos pelo Dr. José Maria Roque Lino ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba documentação relacionada com o Congresso "O Farmacêutico, a Saúde e a Europa" de 1992, artigos de teor jurídico da autoria Dr. Roque Lino e de outros autores, documentação Jurídica como Acórdãos e Pareceres sobre questões como Análises Clínicas, denominações de estabelecimentos e homeopatia, bem como a cópia do diploma de Ivo Lopes Salgueiro, datado de 1808.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel e/ou digital doados pela Farmácia Medeiros ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba Rótulos, Etiquetas e Frascos/Embalagens de Especialidades Farmacêuticas produzidas e vendidas na Farmácia Medeiros; fotografias da Farmácia Medeiros antigas e atuais, e da sua proprietária; e ainda um anúncio do farmacêutico José Augusto de Medeiros, promovendo as suas especialidades Farmacêuticas.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato digital cedidos pelos Serviços Farmacêuticos do Hospital de São João do Porto ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba registos fotográficos correspondentes a três períodos temporais: Anos 60/70, anos 90 e o ano 2003 onde se encontram retratados os laboratórios e recursos humanos deste serviço. Especial destaque para imagens de diferentes máquinas existentes para a produção e avaliação da qualidade de medicamentos, bem como alguns rótulos e formulários dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de São João, assim como fotografia da primeira diretora dos mesmos, a Dr.ª Maria Helena Dias Nogueira.
A Subsecção "Doação da Farmácia Feliz" contém vários documentos provenientes desta Farmácia sita em Mangualde que inclui rótulos, caixas de medicamentos, impressos e papel de embrulho timbrado, receitas médicas prescritas por diferentes médicos da região da beira interior, fotografias da Farmácia Feliz e da família que ao longo de 150 anos foi proprietária da mesma, documentos de identificação e diplomas dos diferentes farmacêuticos que assumiram a Direção Técnica na Farmácia Feliz, recortes de jornal, correspondência e telegramas relativos ao incêndio de grandes proporções que deflagrou na Farmácia Feliz na tarde de 11 de detembro de 1940, entre outros.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel e/ou digital doados pela Farmácia Cruz Viegas em Coimbra ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba Embalagens de Especialidades Farmacêuticas produzidas no laboratório da Farmácia e na Indústria Cruvifarma, brochuras de especialidades farmacêuticas, rótulos e etiquetas, resumo de movimento de estupefacientes, copiador de receituário, receitas médicas, fotografias, documentação produzida pelo fundador da Farmácia durante o período em que trabalhou em S. Tomé e Príncipe, Jornais e Livros de temática farmacêutica.
A subsecção "Doação da Farmácia Taborda" contém vários documentos cedidos por esta Farmácia sita no Fundão, distrito de Castelo Branco, no âmbito da Campanha “Vamos Fazer História”, que incluem um recibo do Grémio Nacional das Farmácias, uma notificação da Direção-Geral de Saúde, Registo de inspeções realizadas à farmácia ou de pagamento de salários a ajudantes de farmácia, uma fotografia recente da fachada da Farmácia Taborda. Esta subsecção agrega ainda documentos relativos ao fundador da Farmácia Taborda, Joaquim dos Santos Taborda, nomeadamente a sua carta de curso, carteira profissional e bilhete de identidade, bem como um conjunto de rótulos e etiquetas com diferentes indicações acerca do medicamento, vários impressos, papel de embrulho e outros documentos personalizados com os dados da Farmácia Taborda: localização, telefone e Direção-Técnica.
A subsecção "Doação Farmácia da Calçada" contém correspondência e documentação legal relacionada com esta farmácia, datada de 1941 a 1979. Entre os documentos desta subsecção encontram-se vários ofícios provenientes da Direção-Geral de Saúde, dos serviços de fiscalização do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos ou da Subdelegação de Saúde de Paredes de Coura. É constituída também por outra correspondência recebida nesta farmácia, como por exemplo, uma circular do Centro de Investigação e Controle de Droga. Contém o Alvará original de instalação desta farmácia, assim como os documentos legais para obtenção do mesmo: memória descritiva do espaço, planta do local de instalação da farmácia e escritura do arrendamento do espaço da "Farmácia da Calçada" pelo farmacêutico Joaquim da Apresentação Pereira Ribeiro a José Justino Dias de Castro.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel doados pela Farmácia Cruz de Cantanhede ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba embalagem de especialidade farmacêutica “Softenon-forte - Hipnótico”, fotografias e carimbo da Farmácia, Placa com indicação de que o Dr. Fernando António da Cruz e Silva foi Diretor técnico, Cartões de identificação e Carteiras profissionais, e correspondência recebida pela Farmácia Cruz em Cantanhede.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato digital e livros doados pela Dr.ª Ana Constança Senos Fonseca Picado, proprietária da Farmácia Senos em Ílhavo ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História" e inclui um conjunto de manuscritos da autoria de Manuel Ferreira da Cunha, farmacopeias, Anotações de preparados, fotografias da farmácia, de diplomas, de móveis, frascaria, mobiliário, rótulos, receitas e apontamentos, recortes de jornal, folhetos, requisições, fórmulas e publicações de âmbito farmacêutico e médico.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel doados pela Dr.ª Sónia Margarida Alves Ângelo, atual proprietária e diretora técnica da Farmácia Abel Brandão em Montemor-o-Velho ao Centro, de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". Esta doação é composta por documentação referente à Farmácia Abel Brandão, publicações relativas à Legislação Farmacêutica, publicações do Regimento do Preço dos Medicamentos, publicação “A Botica do Azevedo (1775-1948)”, publicação “Formulário e Guia Médica”, Folheto “Preço corrente dos grânulos dosimétricos CH. Chanteaud”, Circulares do Grémio Nacional das Farmácias, publicação “Jornal dos Farmacêuticos” Série III, Volume II, N.ºs 15 e 16, e Bruchuras "Estatutos ANF" de 1980 "Estatutos MONAF" de 1986 e "Regulamentos dos Planos de Benefícios - MONAF" de 1986.
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel doados pela Dr.ª Lucília Manuela de Oliveira Ribeiro Simões, proprietária da Farmácia Confiança em Viseu ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". É composta por um conjunto de livros copiadores de receituário e de registos de saída de mercadorias, brochuras e publicidade de especialidades farmacêuticas, brochuras com estatutos da Associação Nacional das Farmácias e do Montepio Nacional das Farmácias, e também outros documentos. Foram doadas ao Centro de Documentação Farmacêutica várias publicações farmacêuticas como “Malária, seu transmissor e tratamento” por Cinchona-Instituut Amsterdam (SD), “Septicemia Puerperal” por Joaquim Augusto de Sousa Refoios (1882), “Vade-Mécum ” pelos Laboratórios Roche (19--?), “Elementos de Farmacognosia – Parte II” por S. F. Gomes da Costa (1942), “A Sepsis” por Bruno da Costa (1947), “Colheita de Produtos Patológicos – e indicações de alguns resultados do laboratório” pelo Prof. Dr. José Ramos Bandeira (1949), “Laboratório” por Clímaco Baptista (1949), “Bases Biológicas para a Indústria Farmacêutica” por Henkel International GmbH Alemanha (1965), “Micoses Cutâneas” por A. Poiares Baptista [Et.al] (1973); “As Vitaminas” por J. Leboulanger (1981), “A Botica de São Vicente de Fora” pela Associação Nacional das Farmácias (1994), “1.ªs Jornadas do Infarmed – Medicamento, as políticas face à internacionalização” pelo INFARMED (1997); e publicações periódicas ligadas à farmácia nomeadamente a a publicação “Estudos – Espasmos e Antiespasmódicos” (Ano 1954, n.º 5); Revista Portuguesa de Farmácia (Ano 1977, Vol. XXVII, n.º 1-4), (Ano 1978, Vol. XXVIII, n.ºs 1 a 3), (Ano 1979, Vol. XXIX, n.º 2), (Ano 1980, Vol. XXX, n.ºs 3, 4); o Boletim da Faculdade de Farmácia de Coimbra (Ano 1976, Vol. I, n.º 1-4), (Ano 1984, Vol. VI-VIII, n.º 1-4), (Ano 1985, Vol. IX, n.º1), (Ano 1986, Vol. X, n.ºs 1, 2), (Ano 1991, Vol. XV, n.º 1); a Galénica (Ano 1987, Vol. 4, n.ºs 3 a 5), (Ano 1988, Vol. 5, n.ºs 1 a 3); a Tecnicofarma (Ano 1987, n.ºs 15-16, 17-18), (Ano 1988, n.º 19); a Pharmacy Times (Ano 1993, Vol. 1, n.ºs 1 a 4), (Ano 1994, Vol. 1, n.ºs 5 a 7, 9, 10; Vol. 2, n.º 1); a publicação ‘Medicamento, História e Sociedade’ (Ano 1993, n.º 3); a Revista da Ordem dos Farmacêuticos (Ano 1994, n.ºs 1, 2); o Boletim do Laboratório de Estudos Farmacêuticos (Ano 1994, n.º 2); o Momento de Farmácia (Ano 1997, n.º 1); o Jornal Codifar (Ano 1997, n.ºs 11 a 15), (Ano 1998, n.ºs 16 a 19), (Ano 1999, n.ºs 22, 23); a Farmácia Observatório (Ano 2003, n.ºs 1 a 4), (Ano 2004, n.ºs 6 a 8), (Ano 2005, n.ºs 11, 13, 15, 16), (Ano 2006, n.ºs 18, Especial); a Farmácia Clinica (Ano 2005, n.º 33); a Farmácia Técnica (Ano 2005, n.º 1), (Ano 2006, n.ºs 3, 4, 6, 7); a Fármaco Vigilância (Ano 2005, Vol. 9, n.º 3), (Ano 2008, Vol. 12, n.ºs 1, 4); a Farmácia Portuguesa (Ano 2005, n.º 160), (Ano 2006, n.ºs 161 a 166), (Ano 2007, n.ºs 167 a 172), (Ano 2008, n.ºs 173, 175 a 178); a publicação ‘Comunicar na Farmácia’ (Ano 2006, n.º 6); a Infarmédia (Ano 2006, n.º 27), (Ano 2008, n.º 45); e a Farmácia Prática (Índice dos n.ºs 1 a 14), (Ano 2008, n.ºs 17 a 20); e publicações periódicas de temas vários como Bibliografia Literária dos Serviços de Bibliografia Científica (N.º 11, por Ricardo Jorge; N.º 14, por Ribeiro Sanches); Coimbra Médica (Ano 1942, n.ºs 1 a 10), (Ano 1943, n.ºs 1 a 8, 10), (Ano 1944, n.ºs 1 a 10), (Ano 1945, n.ºs 2, 3, 5 a 10), (Ano 1946, n.ºs 1 a 6, 10), (Ano 1947, n.ºs 1 a 7, 9, 10), (Ano 1948, n.ºs 1 a 7), (Ano 1954, n.ºs 1 a 10), (Ano 1955, n.ºs 1 a 3), (Ano 1956, n.º 8); a Revista Clinica Espanhola (Ano 1947, Tomo XXIV, n.ºs 1 a 6; Tomo XXV, n.ºs 1 a 6; Tomo XXVI, n.ºs 1 a 6; Tomo XXVII, n.ºs 1 a 6); Portugal Médico (Ano 1947, n.º 6-7), (Ano 1948, n.º 2), (Ano 1950, n.ºs 1, 2, 5, 10); ‘Obstetrícia Ginecologia e Cirurgia’ (Ano 1948, n.ºs 1 a 6), (Ano 1949, n.ºs 1 a 6), (Ano 1950, n.ºs 1 a 6), (Ano 1951, n.ºs 1 a 6), (Ano 1952, n.ºs 1 a 6), (Ano 1953, n.ºs 1 a 3); Monde Médical (Ano 1949, n.º 956); Actas de Ciba (Ano 1949, n.º 11), (Ano 1951, n.º 18), (Ano 1952, n.ºs 20, 21), (Ano 1953, n.º 24), (Ano 1954, n.º 26); Jornal Médico (Ano 1950, n.ºs 365, 377, 385), (Ano 1951, 415, 418 a 420, 422 a 424, 428, 430, 434 a 436, 439, 441, 450, 453 a 466), (Ano 1952, n.ºs 467 a 473, 477 a 488, 491 a 493, 497, 498, 504, 506 a 509, 512 a 515, 518), (Ano 1953, 519, 520, 522 a 524, 526 a 528, 530, 531, 533, 534, 536 a 539, 541 a 543, 548, 553, 554, 557, 559, 563, 565 a 568, 570), (Ano 1954, n.ºs 576, 578, 618, 620), (Ano 1955, n.ºs 624 a 628, 630, 664, 665), (Ano 1956,n.º 720); Sufrages (Ano 1967, n.ºs 28, 30), (Ano 1968, n.ºs 31 a 33); Bacteriologia Clínica (Ano 1974, Vol. 1, 3, 4); O Médico Veterinário (Ano 1986, Vol. 1, n.ºs 3, 5), (Ano 1988, Vol. 3, n.º 14); Pecuária (Ano 1989, n.ºs 1, 2, 3); Pest Control (Ano 1989, Vol. 57, nºs 4 a 11), (Ano 1990, Vol. 58, n.ºs 1 a 4, e 6); Pro Teste (Ano 1992, n.ºs 111, 113, 115, 119, 120), (Ano 1993, n.ºs 127, 129), (Ano 1994, n.º 134), (Ano 1995, n.º 150); Visão (Ano 1994, n.ºs 2 a 7, e 578); Medicina & Saúde (Ano 1998, n.ºs 5, 9, 10, 12); publicação ‘Respirar’ (Ano 2006, n.º 30). Publicações de outras áreas também foram doadas como “Simples noções de Datiloscopia” por Alberto Pessoa (1921); “Catálogo Descritivo e Iconográfico dos exemplares de Teratologia Existentes em 1992” por Júlio Vieira de Figueiredo Fonseca (1922); “A Oftalmologia na Clínica Geral” pela Dr.ª Branca Rumina (1930); “Enfermedades de la Sangre” por Prof. Dr. Georg Rosenow (1936); “Lições de Urologia” por J. A. Souto de Moura e A. J. Barros Lima (1942); “Introdução ao diagnóstico diferencial em Radiologia” por Moura Relvas (1947); “Terapêutica Clínica Infantil” por Dr. Juan Bosch Marin e Dr. Luís Cardona Mateo (1947); “Acta Endocrinologica Et Ginaecologica” por José M. Canadell e Mário Cardia (1948); “As Termas de Sangemil” por Fernando Agostinho de Figueiredo (1950); “Novidades Terapêuticas em Medicina” por Prof. Alberto Guarino (1952); “Regulamento N.º 1 da Organização Mundial de Saúde relativo à Nomenclatura de Doenças e causas de Morte, e Instruções para a sua aplicação, destinadas aos Ex.mos Médicos” pelo Instituto Nacional de Estatística (1954); “Manual Básico” pela Legião Portuguesa – Comando Nacional da Defesa Civil (1956); “A Concepção Materialista da História” por G. Plekhânov (1963); “Botânica Geral – Volume I” por Jorge de Aguiar Costa (1968); “Botânica Geral – Volume II” por Jorge de Aguiar Costa (1968); “Abrégé de Pédiatrie” por R. Laplane [Et. Al.] (1970); “Química – Radioactividade, Elementos Radioactivos” por Maria Helena Côncio da Fonseca de Silva Sousa (1974); “Curso de Pediatria” pela Faculdade de Medicina de Coimbra (1975); “Tecnologia Química” por J. M. Coulson e J. F. Richardson (1975); “Isquémias cerebrais e periféricas e seu tratamento” edição de Organon Portuguesa Lda. (1977); “Micologia Médica” por J. A. Esteves [Et. Al.] (1977); “Fundamentos de Ecologia” por Eugene P. Odum (1979); “Estatutos e Regulamento Eleitoral, Regimento da Assembleia Geral” pela Associação Industrial da Região de Viseu (1988).
Nesta subsecção reúnem-se documentos em formato papel e em formato digital doados pela Farmácia Baptista de Coimbra ao Centro de Documentação Farmacêutica no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". A doação engloba embalagem e folhetos de especialidades farmacêuticas, e ainda fotografias de materiais farmacêuticos (Medidor de Cereais e Estufa) assim como frascos de farmácia que continham “Água louro Cerejo”, “Quermes Mineral”, “Salicilato de Bismuto”, e “Vaselina Bórica”. Nesta doação também se encontram livros Copiadores de Estupefacientes, de Receituário e Resumos do Movimento de Estupefacientes pertencentes à Farmácia Baptista.
Subsecção composta por documentos doados por José Aranda da Silva, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos entre 2001 e 2007, no âmbito da Campanha "Vamos Fazer História". Esta doação é composta por documentação diversa referente à sua vida académica e profissional.