Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

735 records were found.

Carta enviada de Refóios por A. José Rodrigues a José Lopes de Calheiros e Meneses.
Carta enviada a José Lopes de Calheiros sobre o filho Ventura e a solicitar permissão para este permanecer na Casa da Pedreira por um mês.
Carta enviada por Maria Isabel de Araújo Abreu a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar que, por falecimento de José Joaquim, passaria a ser passante de letra Domingos de Morais.
Carta enviada por [Clara Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses. Morada: Pomarchão
Carta enviada por Pedro José Martins a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a relação das leiras que os Fiúzas pretendiam dar pelo campo do Anjo da Guarda. Morada: Viana
Carta enviada por Pedro José Martins a José Lopes Calheiros de Meneses a indicar as informações fornecidas pelo caseiro de Quintela acerca do campo de Domingos de Oliveira, nomeadamente o milho e foro que recebeu de António Barbosa, de Cendufe, dos anos de 1831 e 1832.
Carta enviada por Clara a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o convite de casamento de Miguel d'Alpoim e Rita Norton Mendes. Morada: Rua de Trás da Sé, Porto.
Carta enviada por José Afonso Vieitas a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o contrato que fez relativo ao campo da Rocha, solicitando o valor da pensão. Morada: Porto.
Carta enviada a José Lopes de Calheiros e Meneses pelo seu irmão sobre o instrumento com que se faz a operação de tirar o anel cortical às árvores, sobre umas raízes de flores que solicitou e a relva "gazon".
Carta enviada por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar dinheiro.
Carta enviada pelo Secretário Geral, servindo de Governador Civil do distrito de Viana do Castelo, a José Lopes de Calheiros e Meneses com um convite para um baile no edifício do Governo Civil.
Carta enviada por C. [Clara Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o estado de saúde da sua mãe e da tia Mariana, e sobre Damião.
Carta enviada por João António Lima a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre umas cartas que tinha remetido e sobre a causa do Jabardo.
Carta enviada por Clara ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar um tacho para os seus cozinhados. Morada: Pomarchão
Carta enviada por C. [Clara] Carolina [das Dores Malheiro Teles de Meneses ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a felicitar o seu aniversário. Morada: Porto.
Carta enviada por Clara [Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a prisão de José Florêncio, sobre Ângela e Baltazar. Morada: Pomarchão.
Carta enviada por Clara [Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o chá e o rapé que remeteu, e sobre o lançamento da décima.
Carta enviada por João Coelho de Castro Vilas Boas a José Lopes Calheiros de Meneses a dar parte do casamento da sua filha Maria José Coelho e Vasconcelos com José Luís da Silva Freitas Meneses e Vasconcelos, filho de João Luís da Silva de Souto e Freitas e Mariana Vitória de Meneses e Vasconcelos.
Carta enviada por José Cardoso de Carvalho Fonseca e Vasconcelos a José Lopes Calheiros a avisar a sua chegada à cidade e a enviar lembranças à sua família.
Carta enviada por Maria ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a informar a impossibilidade de assistir ao teatro.
Carta enviada por [Clara Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre Damião Pereira, o chá que pretendia mandar e uma camisa. Informa-o sobre a remessa de um par de meias. Morada: Pomarchão.
Carta enviada por Clara a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o caseiro do Ameal.
Carta enviada por Maria ao seu pai José Lopes de Calheiros sobre um enfeite.
Carta enviada por Maria ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar rapé para Manuel José.
Carta enviada por A. T. [António Taveira] ao seu primo José Lopes de Calheiros e Meneses sobre um requerimento contra o próprio e respetivos custos.
Carta enviada por Maria ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses.
Carta enviada por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar dinheiro.
Carta enviada por Clara [Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre as rendas.
Carta enviada por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o dinheiro que tinha solicitado.
Carta enviada por Clara [Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar a data do seu regresso.
Carta enviada por Bento de Lobão a José Lopes de Calheiros e Meneses, sobre uma atestação solicitada pelo procurador para fazer notar no Tesouro os recibos referentes aos anos de 1836 e 1837.
Carta enviada por Clara a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar o preço do trigo em Lanheses.
Carta enviada por Jerónimo José Cerqueira da freguesia de Souto a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o arrendamento da Quinta do Ameal.
Carta enviada por João P. da Rocha a José Lopes Malheiro a informar a remessa da quantia que tinha em dívida.
Carta enviada por José Maria Martins a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre os dois barcos que remeteu com lenha de pinheiro e lenha de oliveira. Escreve também sobre a féria dos carpinteiros.
Carta enviada por João Caetano Fernandes a José Lopes de Calheiros e Meneses com a declaração dos preços em que foram louvadas e votadas as terras da Casa do Eirado que partem com José Lopes.
Carta enviada por Clara [Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros sobre os seus filhos Clara e Ventura.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o vinho dos dois tonéis para venda e a informar a sua a ida à Romaria da Senhora da Agonia. Informa ainda o preço do milho vendido na feira.
Carta enviada por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses.
Carta enviada a José Lopes Calheiros a dar parte do casamento de Miguel d'Alpoim da Silva Sousa Meneses com Laura Mendes Norton, filha de José Mendes Ribeiro com Rita Norton Mendes.
Carta enviada por [Clara] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre uma desavença entre o casal.
Carta enviada por Clara a José Lopes de Calheiros e Meneses a dar notícias, desejando a sua recuperação.
Carta enviada por [Clara] a José Lopes de Calheiros e Meneses a desejar as melhoras.
Carta enviada a José Lopes de Calheiros e Meneses acerca de uma carta de António José Alves de Faria sobre umas leiras e sobre uma propriedade que deu Miguel Carneiro. Morada: Largo do Corpo da Guarda.
Carta enviada por Clara, na primeira parte dirigida às filhas Maria, Clara e Teresa, e na segunda parte a José Lopes de Calheiros e Meneses, a informar a impossibilidade de prosseguir caminho até à Póvoa. Contém uma nota de Ventura dirigida ao seu pai. Morada: Viana do Castelo
Carta enviada por Benoit Fromentaire a José Lopes de Calheiros e Meneses (Braga) sobre uma obra e material necessário como a bancada de cantaria, a alvenaria, pregos ou tábuas.
Carta enviada de Távora por António José Rodrigues Viana a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a escritura do prazo antigo, solicitando a conta do que se devia até à data da desistência. Morada: Pomarchão.
Carta enviada a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a encomenda de curtume de bezerros para fazer uns botins. Escreve em nota final acerca do nascimento do filho da Condessa das Galveias.
Carta enviada a José Lopes de Araújo sobre o final das festividades de um casamento, descrevendo a grande iluminação na Casa da Câmara e o baile decorrido na casa de Bento Pereira. Escreve sobre a desordem de Madrid e sobre a possível ida da tropa para a Província.
Carta enviada da Quinta do Ameal por Benoit Fromentaire a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar o início da obra na Quinta do Ameal, solicitando primeiro uma providência necessária. Morada: Braga.
Carta enviada de Ponte de Lima por Joaquim [sic] a José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar o embolso das causas que tinha no seu cartório.
Carta enviada a José Lopes de Calheiros e Meneses pelo seu irmão sobre a tapagem da bouça do Pombal e obra na bouça da Pedreira, e sobre a compra que fez o morgado de Faldejães.
Carta enviada por José Cardoso de Carvalho Fonseca e Vasconcelos a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a inventariação dos seus móveis e a informar da chegada do Rei com luminárias e Grande Parada.
Carta enviada por João António Lima a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre os embargos de Domingos Alves Viana, solicitando procuração para receber os respetivos 60.000 reis. Escreve também sobre José Pereira acerca dos arranjos da água.
Carta enviada a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a avaliação de um inventário para venda.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a oferta feita pela Maria da Estalagem à sua filha Clara. Escreve sobre o início da apanha da azeitona no Ameal.
Carta enviada por Pedro José Martins a José Lopes Calheiros de Meneses sobre o caseiro do Ameal, as espigas e milho. Escreve também sobre o falecimento do Abade de Bárrio na noite da consoada e sobre as décimas dos caseiros de Moreira e de Santo Estêvão, solicitando uma relação das medidas.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o pedido de um caseiro para que seja reduzido o número de alqueires de pensão, sobre a telha do Lastral e a venda de palha.
Carta enviada de Santa Maria do Abade por Domingos José da Silva a José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar uma procuração por causa da caseira da Quinta do Banho.
Carta enviada de Lanhelas por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o preço do trigo.
Carta enviada por Clara a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre os filhos Maria da Natividade, Ventura e Teresa.
Carta enviada de Barcelos por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a saúde da sua esposa [Maria Cândida do Patrocínio] e a solicitar o envio de dinheiro.
Carta enviada de Barcelos por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a agradecer o dinheiro que recebeu.
Carta enviada da Póvoa por Clara a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o falecimento de Teresa Oliveira ("cunhada do tio João") e sobre o primo Pedro.
Carta enviada por João d'Almeida e Silva a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a amostra de tecido que fez remeter.
Carta enviada por António Bento Pereira a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a escritura do campo do Barreiro.
Carta enviada por I. [Isabel] ao seu irmão José Lopes de Calheiros e Meneses sobre um recibo que necessitava para o sobrinho Francisco Lopes, e a informar a remessa de meio arrátel de rapé, proveniente de Barcelos.
Carta enviada da Quinta do Souto em Brandara por Maria Isabel de Araújo Abreu Bacelar a José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar um empréstimo com juro. Morada: Sabadão. Contém uma moeda de 5 (V) reis da Rainha D. Maria II, Rainha de Portugal e do Algarve.
Carta enviada por João António Lima a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre as custas de Maria Engrácia de Azevedo Araújo Barros, solicitando procuração ou recibo. Morada: Sabadão.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre António Regueirinha e a audiência das testemunhas a fim do João Fernandes Pereira. Informa o preço praticado na feira do milho e do centeio.
Carta enviada de São Paio por Manuel da Cruz Araújo Lima a José Lopes Calheiros e Meneses a informar a impossibilidade de se dirigir a sua casa.
Carta enviada pelo irmão de José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a parede que se pretendia fazer na bouça do Pombal, sobre a bouça da Pedreira e sobre os esteios para o campo da Gramosa. Morada: Sabadão.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar o preço da venda de milho.
Carta enviada por Clara [Carolina Malheiro Lobato Teles de Meneses] a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o estado de saúde da sua mãe e sobre as camisas e meias que remeteu.
Carta enviada por José Maria Martins, caseiro do Ameal, a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a despesa efetuada com os jornaleiros e com o barco.
Carta enviada por José Joaquim da Silva Guimarães a José Lopes de Calheiros e Meneses. Morada: Sabadão.
Carta enviada de Viana do Castelo por Isabel ao seu irmão José Lopes de Calheiros e Meneses, sobre uma escritura de venda. Morada: Rua de trás da Sé, Porto
Carta enviada por Isabel ao seu irmão José Lopes de Calheiros e Meneses a informar a entrega do dinheiro ao primo António Taveira. Escreve sobre as irmãs Emília e Mariana.
Carta enviada por Melchior Gonçalves da Rocha a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o campo da Rocha na freguesia da Areosa, sobre o embargo/arresto aos caseiros da Quinta do Barreiro da freguesia de Lanheses, sobre foros e uma escritura de subemprazamento. Escreve também acerca do arrendamento da Quinta de Portela.
Carta enviada a José Lopes Calheiros e Meneses por António Ferreira de Macedo Pinto, Guilherme Augusto Machado Pereira, Joaquim José Figueiredo, Cornélio Steur, Custódio Teixeira Pinto Basto, Francisco d'Oliveira Chamiço, António José do Nascimento Leão, José Carlos Lopes e António Ferreira Braga sobre uma subscrição para o empréstimo de 1.500 contos ao Estado e sobre o emprego de capitais na nova Companhia Utilidade Pública.
Carta enviada por Ventura ao seu pai José Lopes de Calheiros e Meneses a informar a sua chegada a Viana do Castelo.
Carta enviada do Bárrio por António [Alz. Marz.] de Aguiar a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a venda e partilha do campo do Prado.
Carta enviada de Lanheses por Maria José a José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar três moedas.
Carta enviada por Domingos António de Sousa a José Lopes Calheiros e Meneses sobre o foro das terras que trazia do Casal do Eido dos anos de 1832 e 1833. Faz referência ao campo de Quintão, ao campo da Lameira da Marinha, ao campo de Berdial e à Quinta do Ameal. Morada: Pomarchão, Sabadão.
Carta enviada da Quinta do Mourão por Taveira ao seu primo José Lopes de Calheiros e Meneses. Morada: Ponte de Lima
Carta enviada de São Paio de Jolda por José Maria Dantas de Abreu Brandão a José Lopes Calheiros, a reclamar a dívida que estava obrigado a pagar.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar a quantia resultante da venda de pele de vaca. Escreve ainda relativamente ao vinho e à quantidade obtida em cada pipa.
Carta enviada por Domingos Rodrigues Gaivoto a José Lopes Calheiros sobre a não receção do pagamento da féria.
Carta enviada de Calheiros por Manuel António Rodrigues a José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar que lhe escreva para a Póvoa para abonar uma despesa.
Carta enviada por António Alves Martins d'Aguiar a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a meia sisa.
Carta enviada de Pomarchão por Pedro José Martins a José Lopes de Calheiros e Meneses a avisar acerca da dívida dos caseiros e sobre a madeira do Ameal.
Carta enviada por Carlos de Lima a José Lopes de Calheiros e Meneses a solicitar a remessa do dinheiro que estava dívida.
Carta enviada pelo capelão Bernardo José Oliveira de Sá a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre a festa da Nossa Senhora da Conceição da Rocha, solicitando a assistência do Juiz na mesma. Morada: Ponte de Lima
Carta enviada de Refoios por Fernando Luís Maciel a José Lopes de Calheiros e Meneses. Morada: Sabadão.
Carta enviada por Costa a José Lopes sobre o vinho, azeite, a compra de bois, a vaca taurina e touro e sobre o caseiro da Quintela e o criador de Calheiros.
Carta enviada de Refoios por António José Gonçalves a José Lopes Calheiros sobre arrendamentos de terras dos caseiros Custódia Maçarica e Domingos de Araújo e sobre a vinha do José de Valdevez.
Carta enviada por Isabel ao seu irmão José Lopes de Calheiros e Meneses a informar o nascimento do filho da Condessa de Almada. Morada: Rua de trás da Sé, Porto.
Carta enviada por Costa a José Lopes de Calheiros e Meneses a informar o preço praticado pela venda de trigo e de uma égua. Escreve também sobre o gado do Ameal. Morada: Rua de trás da Sé, Porto.
Carta enviada por Fernando José Martins a José Lopes de Calheiros e Meneses sobre o preço praticado pela venda de milho. Morada: Corpo da Guarda, n.º 107, Porto.
Carta enviada do Governo Civil de Viana do Castelo, por Tomás de Aquino Martins da Cruz, a José Lopes Calheiros e Meneses a informar que, por decreto de 5 de julho, foi nomeado Vogal Substituto do Concelho de Distrito.