Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

400 records were found.

Contém uma proposta do Vice-Presidente desta 2ª Subsecção, João Pereira Dias, para que Eugénio Augusto dos Anjos Jalhay seja agraciado a título póstumo com um grau elevado duma das Ordens honoríficas portuguesas. Esta proposta contém dados biográficos e apontamentos sobre a sua atividade profissional como vogal da Junta.
Pareceres do relator Raul da Costa Couvreur, relativo ao ofício da Direção-Geral da fazenda Pública relativos ao comércio e exportação de moedas fora de circulação.
Contem somente uma requisição do processo, feita pela Junta Nacional da Educaçã, 2º Subsecção da 6ª Secção
Contem informação sobre o estudo do património na zona de Idanha-a Velha e uma proposta do Dr. António Mendes Corrêa para ser classificado como imóvel de interesse público a Catedral, o Castelo e as muralhas da povoação de Idanha-a-Velha. Posteriormente há uma deliberação do Secretário de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica que onde é "homologado o parecer, aprovado em sessão, sobre um plano de atuação genérica no sentido da salvaguarda de monumentos arqueológicos apresentado pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais".
Contem pareceres sobre a petição do Comissariado Nacional da Mocidade Portuguesa feita à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais no sentido de se organizarem campos de trabalho em arqueologia para estudantes nacionais e estrangeiros. Os trabalhos arqueológicos ficariam sob a tutela do tenente coronel Afonso do Paço. Este senhor também manifesta vontade "de assistir às escavações de "Los Millares" e de Cortes de Navarra, e de visitar alguns catros no norte de Espanha".
Contem uma proposta de nomeação no cargo de Delegado da JNE o Senhor Eduardo Rogado Dias.
Parecer do relator Virgílio Correia à cerca do achado arqueológico de Cáquere, no concelho de Resende.
Contem uma nota, elaborada por Fernando Alberto Ricca Bandeira Ferreira, vogal da JNE, sobre a capela de S. Mamede de Janas, em Sintra e a proposta para serem feitas escavações no solo da capela, por se supor que nos alicerces do templo cristão existiu um templo pagão romano. Na nota está exarado um despacho que diz:"...resolveu propor que as sondagens indicadas sejam confiadas ao Centro de Estudos de Etnografia Peninsular".
Contém um ofício do Secretário da Junta Nacional da Educação apresentando cumprimentos ao arquiteto Raul Lino, em nome da 2ª Subsecção da 6ª Secção, pela sua nomeação para Diretor dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Contém: documentos relativos à aquisição dos terrenos envolventes da Estação Romana de Chãos Salgados, nos subúrbios de S. Tiago do Cacém; relatório e pareceres do vogal Eugénio Jalhay sobre as possibilidades de prosseguir as escavações na estação romana adjacente ao Castelo Velho de S. Tiago do Cacém e sobre a inspeção ao museu concelhio da mesma localidade.
Contém um ofício do Presidente da Direção da Associação dos Arqueólogos Portugueses, Conde de Tomar, dirigido ao Presidente da 2ª Subsecção da 6ª Secção, a informar que, devido às suas ocupações profissionais no Ministério dos Negócios Estrangeiros, se faz substituir às reuniões da 2ª Subsecção da 6ª Secção pelo Vice-Presidente, Capitão Gastão de Melo de Matos.
Contém um ofício do Presidente da Junta, dirigido ao Diretor-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, comunicando que se encontram em perigo de ruína as grutas arqueológicas de Carenque e solicitando a intervenção urgente dos serviços da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Contém um ofício do Diretor-Geral da Fazenda Pública dirigido ao Diretor-Geral do Ensino Superior e das Belas Artes, remetendo uma local sobre várias descobertas feitas no Castro de Vila Nova de S. Pedro, concelho de Azambuja, publicada no Diário de Notícias, em 7 de Agosto de 1951, para proceder à classificação do mencionado castro.
Contem uma proposta para a nomeação de um vogal da Comissão de da Arte e Arqueologia do Concelho da Moita do professor José Manuel Landeiro.
Contém cópia de proposta do Vogal da Junta Nacional da Educação, João Pereira Dias para arrolamento de duas estrelas indianas da Penha Verde, Sintra.
Amadeu Ferraz de Carvalho, delegado concelhio do concelho de Tondela da 2ª Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação comunica o achado de moedas romanas nas imediações do Carvalhal de Mouraz, Tondela.
No processo encontra-se apenas o comprovativo do seu envio à Direção-Geral do Ensino Superior e Belas-Artes.
O delegado concelhio, da 2ª Sub-Secção da 6ª Secção Junta Nacional da Educação, Fernando Augusto de Barros Russel Cortez, informa que descobriu uma estação arqueológica da Idade do Bronze, na Rua Marechal Saldanha, Foz do Douro, e, pede autorização para a sua exploração. Pedido atendido, sob a orientação do Instituto de Antropologia da Universidade do Porto.
O Vice-presidente da Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, propõe: ao Instituto para a Alta Cultura a concessão de uma bolsa a João Manuel Bairrão de Oliveira e Silva Oleiro e a dotação necessário por este Instituto ou pelo Ministério da Educação Nacional para a elaboração da carta das vias romanas em território português.
Proposta rubricada pelo Vice-Presidente da J.N.E. - João Pereira Dias - sugerindo que se dê conhecimento à Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, de que se encontra em risco de total destruição a necrópole de Alcalar, monumento nacional do Concelho de Portimão de valor arqueológico de exceção.
A Junta Nacional da Educação, autoriza a exportação de objetos arqueológicos para Júlio Martinez Santa Ollaya - Espanha.
O Secretário da Junta Nacional da Educação, comunica a António Augusto Mendes Correia, Diretor do Instituto de Antropologia da Universidade do Porto, que foram aprovadas, a classificação do Castro de Esturães como imóvel de interesse público e a proposta de que oriente as escavações do referido imóvel.
Contém cópia do ofício enviado pelo Vogal da 2ª Subsecção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, António Augusto Mendes Correia , Porto, a informar a Junta, sobre os achados arqueológicos de Monsão, sua classificação e depósito. Descrição dos objetos e indicação da existência de duas vias romanas por F. Russel Cortez.
Contém cópia do ofício da Junta Nacional da Educação para Diretor do Museu Numismático Português a comunicar que na sessão de 21 de Outubro de 1944, foi exarado na ata um voto de congratulação pela criação do referido Instituto.
Proposta no sentido de se promover a organização dum corpo das inscrições epigráficas existentes em Portugal.
Contém cópia do parecer do Vogal da 2ª Subsecção da 6ª secção, referente ao valor das sete medalhas comemorativas da fundação da Igreja da Memória, em Belém.
Proposta apresentada pelo Vogal Raul da Costa Couvreur no sentido de - segundo informação constante da capa do processo - ser tornado obrigatório o depósito, no Museu Numismático Nacional, dos números que for julgado conveniente de cada medalha que oficial, ou particularmente, seja cunhada.
Joaquim Fernandes Figueira, delegado concelhio da Junta Nacional da Educação em Baião, envia à Junta um estudo sobre o marco miliário de Carreirinha ou Carreirinho.
Parecer classificando a estação lusitano-romana, situada na estrada para o Castelo da Póvoa de Lanhoso, como de interesse público.
A Direção-Geral dos Serviços Florestais e Aquículas, informa a Junta Nacional da Educação que o material arqueológico encontrado em Três Minas, Vila Pouca de Aguiar, se encontra depositado na casa da guarda de Tinhela, sob a Administração Florestal de Vila Pouca de Aguiar.
Nos termos do nº 7 do § 2º do artº 21º do Decreto-Lei nº 26 611 de 19 de Maio de 1936, e com o objetivo de estabelecer uma rede de delegados com as funções de proteger e salvaguardar os monumentos e objetos de valor arqueológico, o ministro da Educação Nacional nomeou os delegados concelhios para a representação da 2ª Sub-Secção (Antiguidades, Escavações e Numismática) da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, para os concelhos do Continente e arquipélago dos Açores (Ilha Terceira Angra do Heroísmo e Ponta delgada). Contém uma lista manuscrita com duzentos e sessenta e nove concelhos, muitos dos quais sem qualquer menção e outros apenas com o nome do delegado, serviço a que está afeto, e morada e nove listas para publicação no Diário do Governo.
A Junta Autónoma das Obras de Hidráulica Agrícola, comunica ao Diretor do Museu Etnológico Português, o espólio (casa romana com gravuras e objetos diversos) encontrado nas escavações para a abertura do canal de rega da Idanha, entre a Ribeira de Freixos e a Ribeira do Freixo.
A Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais sugere à Junta Nacional da Educação a colocação de um muro em cantaria, junto ao monumento funerário da Pena, Torres Vedras, e, a colocação de letreiro a indicar a sua natureza e classificação, a fim de evitar o vandalismo de que tem sido objeto.
Contém cópia do parecer do Vogal relator da Junta Nacional da Educação, José Maria Cordeiro de Sousa, sobre três lápides referentes a duas campas dos séculos XV e XVI, retiradas do carneiro da Capela da "Fundadora" do Mosteiro de Jesus em Aveiro.
Pedido de guias de transporte a fim de dar parecer sobre trinta pedras epigrafadas e armoriadas existentes no claustro do antigo Mosteiro Beneditino,em Vila do Conde.
Contém documento sobre leitura do túmulo de João Albuquerque, por Baltazar de Castro, e, sua transladação em 20 de Setembro de 1945, da Sé Catedral de Aveiro para uma das capelas do antigo Mosteiro de Jesus, incorporado no Museu Regional de Aveiro.
A Câmara Municipal de Chaves pede autorização para recolher no Museu Municipal de Chaves as espécies arqueológicas, dispersas pelo concelho, a fim de evitar a sua perda. No seu relatório e parecer, o Vogal relator da 2ª Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação Mário de Vasconcelos Cardoso dá parecer positivo ao pedido se o espaço referido, apresenta as condições exigidas para a guarda, conservação e exposição do espólio.
Os investigadores alemães Georg Leisner e esposa, pedem autorização para realizarem pesquisas na Anta sita nas herdades de Areias e do Roucão. O Vogal relator 2ª Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, Manuel Domingos Heleno Júnior, deu parecer positivo a esta pretensão.
Contém parecer positivo do Vice-Presidente da 2ª Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, João Pereira Dias, sobre o valor científico do trabalho de João de Almeida " O Fundo Atlante da Raça Portuguesa e a sua Evolução Histórica".
Envio ao Sr. Oscar Jorgensen do trabalho "On the Prehistory of Mozambique" (Separata do n.º 28 do documentário trimestral «Moçambique», de Dezembro de 1941), de Joaquim Rodrigues dos Santos Júnior. Separata sobre Moçambique (Foto)
O Vogal da 1ª Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, António Victor Guerra, informa o Presidente da Junta dos melhoramentos efetuados no Túmulo-Dólmen, das Carniçosas, Figueira da Foz. Contém parecer do Vogal relator J.M. Bairrão Oleiro sobre a conveniência de não proceder a qualquer estudo em estações arqueológicas sem a necessária autorização e direção técnica de pessoa qualificada.
Contem: um ofício enviado pelo vogal da JNE, Mária Cardoso, ao Presidente onde refere a notícia publicada por um jornal do Porto sobre a descoberta de uma necróplole romana no lugar de Bouçós, da freguesia de Meixomil, concelho de Paços de Ferreira, e cujo espólio fora recolhido pelo professor do ensino primário, Manuel Vieira Dinis; um ofício com a mesma proveniência e destinatário em que se dá conta de um relatório feito pelo citado professor ao Diretor do Distrito Escolar do Porto a informar do achado; uma comunicação do mesmo vogal da JNE, dando conhecimento da existência de um dólmen situado no lugar de Lamoso, do concelho de Paços de Ferreira, num terreno designado Leira Longa, propriedade de Luís Gonzaga Ribeiro. Sugere ainda a existência da criação de um local apropriado para receber os espólios das necróploes dos lugares de Bouços e Frazão.
A Junta de Província do Douro Litoral solicita à Junta Nacional de Educação autorização para que os seus membros da Comissão de Etnografia e História procedam a escavações no Castro de Monte Mosinho, Penafiel. Pedido deferido.
O Presidente da Junta Nacional da Educação, Albino Pinto Fernandes, solicita informação à Câmara Municipal do concelho de Gouveia, sobre o achado arqueológico de São Cosmado, Gouveia, que esclarece tratar-se de um antigo forno de cozer pão, com moinho anexo e que após escavações, foi considerado sem valor arqueológico.
Contem: um recorte o "Diário de Coimbra" de 1955-09.-07, com uma notícia sobre o achado de um sarcófago de pedra em Monsanto, Beira Baixa,; um ofício do Instituto de Alta Cultura, Centro de Estudos de Etnologia Peninsular dirigido à JNE a informar da descoberta deste monumento junto das ruínas, do que se supõe serem de uma capala dedicada a S. Lourenço, junto de um caminho na estrada de Medelim para Penha Garcia.
Contem dois ofícios sobre moedas encontradas em Coruche, durante uma escavação efectuadas pelo Senhor João Dias da Silva e, que por não se revelarem com interesse para o Museu Numismático Nacional, segundo o Dr. Damião Peres, foram devolvidas à Câmara Municipal de Coruche. Trata-se 111 cruzados em prata (Pinto) dos reinados de D.João V, D. José, D. Maria I , D. Pedro III, D. João P. regente, D. João VI e D. Maria II.
A Direção-Geral da Fazenda Pública, informa a Direção-Geral das Belas-Artes do prejuízo causado à estação arqueológica de Cabeço de Vouga, Águeda, classificado como monumento nacional, devido à sua não proteção.
Contem informação sobre a existência de lápides com inscrições numa propriedade do Engenheiro Augusto Teixeira de Vasconcelos, denominada Quinta de S. Gião de Entra as Vinhas, concelho de Torres Vedras e das mesmas terem sido depositadas no Museu de Torres Vedras.
Contem parecer sobre as sondagens arqueológicas que o Senhor Luís Fernandes Delgado Alves associado ao Sr. Professor Abel Viana pretendem fazer no castelo de Mértola e imediações, sem encargos para o Tesouro.
Contém parecer ilustrado, de A.A. Mendes Correia, Vogal da 2ª Subsecção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, sobre Panoias, Cividade dos Lapíteas, Concelho de Vila Real e classificado como monumento nacional.
Contem uma proposta para enviar à Direção-Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais com o testemunho do que se está a passar com as obras que estão a ser feitas junto ao Hotel de Santa Luzía, nas "Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia" que estão a destruir a estação proto-histórica da zona.Pretende-se que este serviço tome as providências necessárias.
O delegado concelhio da Junta em Mação, João Calado Rodrigues, informa sobre a riqueza quanto a monumentos e artefactos de Mação. A conveniência de proceder a escavações, estudo do espólio recolhido e o espaço para a sua guarda. Contém parecer de Eugénio Augusto dos Anjos Jalhay, Vogal da 2ª Subsecção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, sobre o Castro de São Miguel, Mação, quanto ao concelho que deve integrar, o espólio a salvaguardar em museu local ou do Estado e propõe a sua classificação como monumento nacional.
A Junta Nacional da Educação, solicita ao seu delegado concelhio de Tondela, Amadeu Ferraz de Carvalho, informação sobre o achado de argolas em Tondela e a sua posterior venda.
Contém louvor ao delegado concelhio de Torres Vedras, Aurélio Ricardo Belo pela sua ação nos imóveis situados naquele concelho. Parecer do Vogal Fernando Alberto Rica(?) Bandeira Ferreira que propõe a classificação do Castro do Zambujal como Monumento Nacional. Parecer de Manuel Heleno Domingues Júnior sobre autorizações para exploração de monumentos, sua validade, e competência para atribuição das mesmas.
Contem informação sobre as prospeções arqueológicas realizadas pela equipa chefiada pelo arqueólogo Dr. Cristopher Hawkes, professor de arqueologia Europeia na Universidade de Oxford, a esposa Mrs. Sonia Hawkes, Dr. Liamde Paor e esposa, Dra. Maire de Paor, da Universidade de Dublin e Miss Marion Jennings, estudante de arqueologia. Os locais de intervenção foram: a "Cividade" de Ancora, Vila Praia de Ancora e Alto do Cútero na mesma região.
A União dos Amigos dos Monumentos da Ordem de Cristo, Tomar, pretende proceder a pesquisas sobre a cidade romana de Nabancia. O Vogal da 2ª Sub-Secção da 6ª Secção Junta Nacional da Educação, António Augusto Mendes Correia, no seu estudo, defende a intervenção.
Contém a nomeação de Manuel Boaventura, etnógrafo e publicista para delegado concelhio da JNE, no concelho de Esposende, em substituição do Padre Manuel de Sá Pereira, falecido.
Contem somente o texto da capa do processo que diz: "Dr. Mário Paredes Ramos - Informa ter de deixar de exercer as funções de delegado concelhio em Oliveira de Azeméis por ter sido nomeado notário do concelho de Torres Vedras".
Contém dois relatórios de Mário de Vasconcelos Cardoso, Vogal da 2ª Subsecção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, sobre a destruição (devido a exploração de pedreira) e demarcação da área de proteção do Castro de Ázere, que, deve ser pedida a Fernando Rocha, delegado concelhio da Junta, em Arcos de Valdevez. Contém duas fotografias de 6x8,8 cm.
Contém um parecer do vogal A. A. Mendes Correia sobre o projeto da zona de proteção da estação luso-romana chamada Cividade, junto de Bagunte, concelho de Vila do Conde, apresentado pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Contém igualmente um ofício desta Direção-Geral recomendando a nomeação de um guarda para a proteção das escavações a decorrer nos terrenos junto a este antigo castro.
Contém o parecer do relator Damião António Peres sobre a proposta feita por Ary dos Santos de vender ao Estado uma coleção de medalhas comemorativas das vitórias alcançadas pelos ingleses sobre os franceses, durante o reinado de Jorge III, emitidas em Londres (1820) por James Mudie, sob a designação de "Mudie's National Medals".
Contém pareceres do vogal Damião António Peres sobre a proposta de classificação e aquisição pelo Estado de um morabitino, considerado de D. Sancho II, achado por Maria da Graça Gonçalves, residente na Bela Vista, em Ferreira do Zêzere.
Contém o parecer de Leonel Ribeiro, delegado desta Subsecção do concelho de Cadaval, sobre a localização de monumentos da época de transição e primeiros tempos dos metais nas regiões do Alentejo e do Algarve e sobre a necessidade de proceder ao seu estudo.
Contém o parecer de Leonel Ribeiro, delegado no concelho de Cadaval, sobre uma lápide com inscrições "Luso-Ibérica", trazida da povoação do Tavilhão, freguesia do Ameixial, Loulé, para Lisboa, por um particular de nacionalidade espanhola, desconhecendo-se que destino teve a referida lápide.
Contém o comprovativo de envio deste processo à Direção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes.
O Vogal António Viana da Junta Nacional da Educação propõe a classificação de Monumento Nacional para o "dolmen" do Casal do Penedo, Vialonga e envia o estudo que elaborou sobre o mesmo.
Contém uma proposta do Vice-Presidente da 2ª Subsecção da 6ª Secção da Junta, João Pereira da Silva Dias, sugerindo que o vogal José Maria Cordeiro de Sousa proceda ao estudo dos documentos epigráficos dos séculos XII a XVII nas grandes catedrais espanholas.
Contém uma cópia de um relatório de Eugénio Jalhay sobre o recheio da necrópole romana de Penamaior, concelho de Paços de Ferreira.
António do Sacramento Monteiro, Secretário da Junta Nacional da Educação, agradece ao ourives Acácio Amadeu Maia de Lisboa, a sua comunicação da existência de achado de moedas de ouro e prata e informa que o mesmo será objeto de aquisição pelos estabelecimentos oficiais.
Contém parecer do Vogal da Junta Nacional da Educação, Manuel Heleno, sobre um sarcófago classificado de romano, encontrado na varanda do prédio número 100 da Rua Serpa Pinto em Castanheira do Ribatejo.
António do Sacramento Monteiro, Secretário da Junta Nacional da Educação, pede ao Vogal Mário de Vasconcelos Cardoso, informação sobre o estado atual do cemitério lusitano-romano da Quina da Relva, freguesia de Provezende. Perante o seu desconhecimento, o pedido é repetido a José Pinto da Cunha Saavedra, delegado concelhio.
António do Sacramento Monteiro, Secretário da Junta Nacional da Educação, pede a Manuel Domingues Heleno Júnior, que averigue se a Gruta das Janelas, Óbidos, apresenta interesse para futuras escavações e proteção do respetivo espólio.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, propõe a classificação de Monumento Nacional para a Citânia de Sanfins. Para a elaboração de um estudo sobre este monumento, foi designado o Vogal da Junta Augusto dos Anjos Jallay.
O Vogal da 2ª Sub-Secção da 6ª Secção Junta Nacional da Educação, António Augusto Mendes Correia, informa o Presidente da Junta sobre o espólio encontrado na herdade da Rainha, Évora, propriedade de José Braz Simões de Sousa que autorizou a exploração do local.
Contém uma proposta do vogal Mário Cardoso acerca da inventariação e reintegração no património nacional de três jóias de ouro, proto-históricas, aparecidas na Póvoa-de-Lanhoso e conservadas pelo Presidente da Câmara desta localidade.
Contém uma proposta do vogal Mário Cardoso no sentido de ser feito um inventário dos móveis arqueológicos dispersos pelo país e a sua recolha nos diversos museus de arqueologia e documentos relativos à disponibilização de um questionário arqueológico a distribuir aos delegados concelhios. Inclui um exemplar deste questionário designado por "Mapa de Informação".
Contém parecer do Vogal A.A. Mendes Correia, sobre a urgência de reforçar a segurança das Antas da Serra do Alvão, Vila Pouca de Aguiar. A Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais sugere que seja entregue à Guarda Florestal. Sugestão que tem a concordância da Junta Nacional da Educação, que, disponibiliza um dos seus vogais para determinar os monumentos a conservar.
Guias de transporte para o Vogal da Junta Nacional da Educação Eugénio Jalhay na sua deslocação a Torres Novas.
Contém, em duplicado, o parecer de Eusébio Tamagnini sobre a Gruta de Mira de Aire.
Contém o relatório do vogal Vergílio Correia sobre um tesouro de moedas de prata, romanas, que apareceram nos arredores da Batalha. Inclui uma fotografia. 1 fotografia a p. & b., (12 x 8, 2 cm).
Contém uma informação de um inspetor em serviço na Junta Nacional da Educação, comunicando que numa sessão da 2ª Subsecção da 6ª Secção, por sugestão apresentada pelo delegado concelhio em Vila Nova de Gaia, Armando de Matos, foi proposto e aceite que sejam tomadas as providências necessárias para que os delegados desta subsecção sejam passados cartões de identidade onde se indique esta qualidade e a data do alvará de nomeação devidamente autenticados pelo Ministério da tutela.
Conjunto de informações trocadas a propósito de uma série de achados de um Balneário Romano, postos a descoberto, durante umas escavações, nas Caldas de Monchique.
Contém uma proposta do vogal Mário Cardoso no sentido de: 1) ser criado um lugar de Inspetor dos Museus Nacionais de Arqueologia, com atribuições especiais sobre todas as coleções arqueológicas nacionais constituídas por objetos pertencentes à pré e proto-história; 2) ser das atribuições desta subsecção pronunciar-se sobre verbas e dotações anuais a conceder aos museus arqueológicos, às escavações e às aquisições de novas peças para museus.
Contém uma proposta do vogal Mário de Cardoso no sentido de que se forneça à Imprensa uma nota dos trabalhos ou assuntos ventilados em cada sessão desta subsecção, com o despacho favorável do seu vice-presidente que reconheceu "a conveniência de tornar públicas todas as deliberações relativas à proteção do património arqueológico, para assim mostrar a ação do Estado nesta matéria".
Contém uma proposta do vogal Mário Cardoso no sentido de que seja fornecido a todos os vogais da 2ª Subsecção um folheto impresso de assuntos referentes à subsecção: redação definitiva do diploma relativo à conservação e defesa dos móveis e imóveis arqueológicos, instruções, restantes diplomas relativos à arqueologia nacional, relação nominal e endereços dos delegados concelhios, relação dos bens classificados, relação de todos os museus nacionais e regionais e coleções particulares de arqueologia, relação das agremiações científicas nacionais que se dedicam ao estudo da arqueologia.
O delegado concelhio da delegação de Gondomar, Fernando Augusto de Barros Russel Cortez, 2ª Sub-Secção da 6ª Secção da Junta Nacional da Educação, pede à Câmara Municipal de Gondomar a Monografia do concelho de Gondomar.
Contém as respostas dos delegados concelhios nomeados pela 2ª Subsecção da 6ª Secção e as minutas dos alvarás destas nomeações para serem publicados no Diário da República.
O Secretário da Junta Nacional da Educação propõe a proteção das Ruínas Romanas da Torre de Cardeira, Quintas, Beja e designa o Doutor Manuel Heleno Júnior, para elaboração de estudo sobre o local.
Mário de Vasconcelos Cardoso Vogal da Sub-Secção da Junta Nacional da Educação, pede que lhe seja enviada lista dos delegados concelhios. Pedido deferido.
Contém cópia de parecer do Vogal da Junta Nacional da Educação Eugénio Jalhay, no qual propõe a classificação de imóvel de interesse público, para a necrópole pré-histórica do Vale de São Martinho e encarrega a Câmara Municipal de Sintra da sua conservação e recolha no Museu dos objetos que ainda possam ser encontrados.
A Câmara Municipal de Amarante pede à Junta Nacional da Educação, autorização para proceder a escavações em sepulturas antropomórficas cavadas nas rochas, sitas em São Simão, concelho de Amarante, sob a orientação de Mendes Correia, Diretor do Instituto de Antropologia da Universidade do Porto. Pedido deferido.