Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

16 records were found.

Documento datilografado de 3 páginas, datado e assinado, contendo as regras de gestão de recursos humanos afetos a um laboratório de análises clínicas, presumivelmente da autoria de Luís Ernani Dias Amado. Através deste documento é possível reconstituir a organização interna da pequena unidade clínica, com a fixação de horários e funções.
Dois documentos datilografados, com anotações manuscritas: um Currículum Vitae com termo a 2 (?) de maio de 1947, data em que o autor refere «demitido de seus lugares»; uma lista de publicações científicas, com adendas manuscritas, até ao ano de 1956, incluindo a descrição de «trabalhos não publicados».
Coleção de 31 provas microfotográficas em papel, a preto e branco, algumas das quais contendo no verso o número de tiragens e as ampliações. São menções ocasionais o nome de Henrique Torres e a Sociedade Portuguesa de Biologia (podendo sugerir que os negativos pertenceriam a estes últimos?). Dimensões máximas de 12,5 x 9,3 cm.
Coleção de documentos truncados provavelmente relacionados com a edição da obra «Tubo digestivo», de Luís Ernani Dias Amado, publicada pela Prelo Editora, em 1970: uma secção, capítulo ou caderno «C - Resumo e notação dos resultados do exame macroscópico» (páginas 257 a 272), maquetas de ilustrações (16 unidades recortadas e montadas em papel), com reduções de escala e legendas e um «Índice das figuras» (10 páginas datilografadas).
Três folhas manuscritas contendo esquemas e diagramas celulares a tinta da china, lápis e caneta, não assinados e não datados, reutilizados em «Diagnóstico laboratorial em endocrinologia», artigo de Luís Ernani Dias Amado publicado na separata da revista Clínica Higiene e Hidrologia, publicada em 1954.
Artigo de 17 páginas datilografadas, prova de «O problema da neuro-endoderme por Luís Dias Amado assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa, chefe de serviço nos Hospitais Civis», publicado nos Anais da Faculdade de Farmácia do Porto (nº 6), em 1945.
Conjunto documental constituído por três provas de artigos, datilografados, não datados, redigidos por Luís Ernani Dias Amado: «Amibas» (2 páginas, provável entrada de dicionário ou enciclopédia), «A acção dos bacilos tíficos mortos sobre o organismo do cobaio» (12 páginas), e «Através da vossa profissão tem tido contacto com o mundo da prostituição?» (5 páginas, provável resposta a inquérito) A data de 1950 é inferida da leitura dos textos. Entre a documentação encontram-se dois desenhos anatómicos («Tumor do grande lábio») que poderão relacionar-se com o tema da prostituição tratado num dos artigos.
Capilha contendo várias coleções de imagens, fotografias recortadas e montadas sobre papel ou cartão, desenhos e esquemas anatómicos a tinta da china, lápis ou caneta sobre papel ou cartolina, algumas reutilizadas quer na tese de doutoramento de Luís Ernani Dias Amado, quer noutras investigações. Dias Amado foi, como tivemos ocasião de registar, hábil desenhador tendo tido a colaboração ocasional de outros naturalistas, caso de [Pires] Soares (?) e Luís Alberto Santos, desenhador que colaborou com Dias Amado na obra «Tubo Digestivo», publicada em 1970, cujas composições apresentam notáveis qualidades gráficas. As presentes coleções com as suas tipologias fundamentais - desenho, fotografia -, tornam bem evidente a importância das imagens visuais e sua função como suporte do conhecimento, numa prática que teve importantes desenvolvimentos no domínio das ciências biomédicas ao longo do século XX.
Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Medicina de Lisboa, por Luís Ernani Dias Amado, em 1942. composta na Imprensa Médica, é constituída por nove cadernos num total de 144 páginas, com ilustrações a preto e branco, esquemas, quadros, bibliografia e resumos em francês e inglês.
Tese de licenciatura apresentada à Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1925, por Luís Ernani Dias Amado. Prova datilografada com ilustrações fotográficas coladas sobre papel, inclui uma lista do corpo docente da Faculdade de Medicina à data de 1925 bem como um «prefácio» em que o candidato Dias Amado disserta, com certa bonomia, sobre a elaboração da referida prova. Documento revisto e anotado.
Documento datilografado, anotado (notas manuscritas de várias mãos), não datado, constituído por diversas secções relacionadas com a biologia celular do sistema nervoso central e periférico, provável compêndio. Cada secção é ilustrada (diagramas anatómicos a lápis e tinta-da-china): «Nevroglia normal e patológica» (sic), «Nevroglia da medula», «Bulbo», «Protuberância», «Sistema nervoso central», «Espinhal-medula» (sic) «Cerebêlo», «Resumo da constituição da Protuberância», «Mesencéfalo ou pedúnculos cerebrais», «Diencéfalo», «Telencéfalo», «Hipoglosso», «Spinal», «Vago», «Glosso-faríngeo», «Acústico», «Nervo vestibular», «Facial», «Nervo motor ocular externo», «Trigémio», «Patético ou trochlear», «Nervo motor ocular comum», «Nervo óptico», «Olfactivo (numeração de páginas descontínua). A atribuição da autoria integral dos textos aqui compilados a Dias Amado não é provável, sendo possível que pelo menos um dos seus autores tenha sido Augusto Celestino da Costa que foi aliás professor de Dias Amado e de quem este foi assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa. A data de 1930 é inferida do texto.
Duas folhas manuscritas, não datadas e não assinadas, contendo lista de preparações químicas, com elementos e dosagens.
Dois cadernos de apontamentos, manuscritos, não datados, contendo resumos elaborados a partir da recenção de obras especializadas em histologia, endocrinologia e anatomia, maioritariamente de autores estrangeiros. Um dos cadernos contem ilustrações, desenhos esquemáticos de tecidos e órgãos, a lápis e tinta da china. A data de 1943 é inferida pelo ano em que Dias Amado ingressa como 1º assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Coleção de textos e apontamentos de histologia e endocrinologia, com tabelas de classificação de células e de doenças psiquiátricas («Esquizofrenia»), um texto (datilografado, não datado) de palestra sobre «O sistema metalófilo de Marshall», bem como um artigo (sem título, não datado e não assinado) sobre «Provas funcionais do fígado» (17 páginas). Inclui-se neste conjunto, uma folha avulsa datilografada (não datada e não assinada), consistindo num apontamento crítico sobre a formação universitária/científica na Faculdade de Medicina, com uma breve descrição das funções correspondentes a cada categoria de docentes universitários. A datação é inferida a partir de um dos artigos mencionados.
Conjunto de documentos avulsos constituído por uma lista de preparados químicos, uma tabela de classificação e tipologia de micoses (em inglês) e uma página solta (numerada: 16) de texto científico não identificado.
Ficheiro bibliográfico manual, contendo fichas indexadas manuscritas em papel e arquivadas em separadores de cartolina, formam um catálogo de publicações - maioritariamente em alemão e francês - sobre endocrinologia, histologia, biologia celular. A datação é inferida a partir da data mais recente.