Search results

48 records were found.

A fotografia retrata trabalhadores rurais na eira a calcar o trigo com trilho puxado por uma parelha de moares, oa achegadores com as suas forquilhas e uma carrada de palha na sua rede. A cena passa-se em Évora, pois ao fundo vê-se o aqueduto de D. João III e o zimborio da Sé de Évora.
A fotografia representa o interior de uma adega com a su alouça e utensilios, pipos e pipas, funis e cantatros, alguidar e bilha de barro, com as grandes talhas.
A fotografia representa uma malhada ou debulha de trigo, com os diversos trabalhadores a efectuar tarefas desde meter trigo à malhadeira, carregar a palha nos carros de bois, o carro das mulas com as redes de esparto para transporte da palha.
É possível ver na fotografia alguns barcos tipo moliceiro e pescadores. Esta lagoa é também conhecida por Pateira de Fermentelos.
Na imagem é visível uma jovem mulher junto á margem do rio.
A fotografia retrata uma margem do rio Tejo com uma manada de touros bravos e os guardas a cavalo.
O dolmen da Barrosa ou a Lapa dos Mouros fica junto à ponte de Abadim, na freguesia de Gontinhães, hoje Vila Praia de Âncora. Na fotografia, junto ao dolmén, foi fotografada uma jovem mulher de ceitoura ou foice na mão.
A fotografia retrata uma malhada em eira de pedra, na zona de Valença, onde o milho seca, homens e mulheres, descalços, em trajes caseiros, manejando o malho, trituram as espigas.Aparecem ao centro o clássico espigueiro, à esquerda uma meda de palha centeia e à direita uma latada de uvas.
A fotografia retrata um lavrador com uma capa de junco, que no Minho se designada de "coroça", com um chapéu braguez de palha, com abas derribadas para abrigar do sol e uns pesados tamancos nos pés e de vara na mão. Esta capa é também usada pelos pastores e pelos montanheses que, como complemento, usam o curucho, espécie de capuz ou curuto de junco.
A fotografia foi tirada da parte de Tui.