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Vila do Conde é uma cidade pertencente ao distrito do Porto.
Vila do Conde é uma cidade pertencente ao distrito do Porto.
Catraia poveira é um barco poveiro. A catraia grande é usada na pesca da sardinha e a catraia pequena na pesca terrenha, tendo dimensões médias e tripulações de, respectivamente 7,5 x 2,7 x 1m e 7 a 15 homens, e 5,95 x 2,35 x 0,85 e 4 a 11 homens. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos.
Vela nova de catraia poveira a afeiçoar ao vento.
Vela nova de catraia poveira a afeiçoar ao vento. Catraia poveira é um barco poveiro. A catraia grande é usada na pesca da sardinha e a catraia pequena na pesca terrenha, tendo dimensões médias e tripulações de, respectivamente 7,5 x 2,7 x 1m e 7 a 15 homens, e 5,95 x 2,35 x 0,85 e 4 a 11 homens. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos.
Catraia poveira é um barco poveiro. A catraia grande é usada na pesca da sardinha e a catraia pequena na pesca terrenha, tendo dimensões médias e tripulações de, respectivamente 7,5 x 2,7 x 1m e 7 a 15 homens, e 5,95 x 2,35 x 0,85 e 4 a 11 homens. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos.
Catraia poveira é um barco poveiro. A catraia grande é usada na pesca da sardinha e a catraia pequena na pesca terrenha, tendo dimensões médias e tripulações de, respectivamente 7,5 x 2,7 x 1m e 7 a 15 homens, e 5,95 x 2,35 x 0,85 e 4 a 11 homens. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos.
Enseada da Póvoa de Varzim na festa da Senhora da Assunção. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Enseada da Póvoa de Varzim na festa da Senhora da Assunção. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Arranjo de um sardinheiro, Póvoa de Varzim. Balão de pele é a designação dada na Póvoa de Varzim aos flutuadores do trol (espinhel) que substituíram as bóias de cortiço ou o pipo; veio da 'Griolanda'. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Arranjo de um sardinheiro, Póvoa de Varzim. Balão de pele é a designação dada na Póvoa de Varzim aos flutuadores do trol (espinhel) que substituíram as bóias de cortiço ou o pipo; veio da 'Griolanda'. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Divisas na proa de uma catraia poveira. Divisa (Póvoa de Varzim) é o conjunto de desenhos, nomes ou invocações, que servem para marcar a propriedade dos barcos e o seu reconhecimento de terra. Na divisa poderão constar marcas, as quais são siglas ou conjuntos de siglas que identificam o proprietário. Catraia poveira é um barco poveiro. A catraia grande é usada na pesca da sardinha e a catraia pequena na pesca terrenha, tendo dimensões médias e tripulações de, respectivamente 7,5 x 2,7 x 1m e 7 a 15 homens, e 5,95 x 2,35 x 0,85 e 4 a 11 homens. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Marca no pau de varar e divisas numa catraia poveira, Póvoa de Varzim.
Divisas de uma catraia poveira. Divisa (Póvoa de Varzim) é o conjunto de desenhos, nomes ou invocações, que servem para marcar a propriedade dos barcos e o seu reconhecimento de terra. Na divisa poderão constar marcas, as quais são siglas ou conjuntos de siglas que identificam o proprietário. Catraia poveira é um barco poveiro. A catraia grande é usada na pesca da sardinha e a catraia pequena na pesca terrenha, tendo dimensões médias e tripulações de, respectivamente 7,5 x 2,7 x 1m e 7 a 15 homens, e 5,95 x 2,35 x 0,85 e 4 a 11 homens. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. à esquerda, bateiras no rio Douro. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia. Bateira da Afurada é um barco de pesca da família das canoas de tábuas de tipo mesopotâmico sendo aparentada com as bateiras murtoseiras. A sua área de difusão é o estuário do Douro com extensão para Sul. As suas dimensões são 8,75 x 1,75 x 0,55m. Caracteriza-se por ter uma proa mais a direito que os barcos de mar, usando vela de pendão de amurar à proa como o barco poveiro e leme de maior dimensão que o das bateiras murtoseiras, com cana de leme. A sua propulsão é por vela quadrangular do género dum latino com testa mais alta e a verga suspensa do terço da vante, e remos. A sua tripulação é de 2 a 4 pessoas.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Arranjo de um sardinheiro, Póvoa de Varzim. Barco sardinheiro ou apenas sardinheiro é um barco poveiro com 13 palmos de quilha e tripulação de 5 homens, semelhante a uma catraia pequena. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
O mestre Joaquim Gonçalves Braz a reforçar um sardinheiro, na Póvoa de Varzim.
Arranjo de um sardinheiro, Póvoa de Varzim. Barco sardinheiro ou apenas sardinheiro é um barco poveiro com 13 palmos de quilha e tripulação de 5 homens, semelhante a uma catraia pequena. Como as outras embarcações desta família, é um barco de duas proas de tabuado liso, estruturado a partir da ossada (quilha, roda de proa, cadasto, cavername), com um elegante lançamento da roda de proa, em contraste com o cadaste recto e apinado, maior pontal à vante que à ré, e pronunciadas cérceas de entrada e saída de água. A sua área de difusão é a costa norte até ao Douro, e Buarcos. Póvoa de Varzim é uma cidade que pertence à Grande Área Metropolitana do Porto.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. à esquerda, bateiras no rio Douro. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia. Bateira da Afurada é um barco de pesca da família das canoas de tábuas de tipo mesopotâmico sendo aparentada com as bateiras murtoseiras. A sua área de difusão é o estuário do Douro com extensão para Sul. As suas dimensões são 8,75 x 1,75 x 0,55m. Caracteriza-se por ter uma proa mais a direito que os barcos de mar, usando vela de pendão de amurar à proa como o barco poveiro e leme de maior dimensão que o das bateiras murtoseiras, com cana de leme. A sua propulsão é por vela quadrangular do género dum latino com testa mais alta e a verga suspensa do terço da vante, e remos. A sua tripulação é de 2 a 4 pessoas.
Arranjo de barco em Vila do Conde. Ao fundo a Capela do Socorro. Vila do Conde é uma cidade pertencente ao Distrito do Porto.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.
Colocação do último caixão do cimbre metálico usado como suporte para a construção do arco em cimento armado da Ponte da Arrábida, Porto. Esta ponte, em arco, foi construída sobre o Rio Douro e liga o Porto a Vila Nova de Gaia.