Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

206 records were found.

Retrato da jovem menina Maria Fernanda Pulido. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Quinta de Santa Clara, Setembro de 1941, Maria Fernanda”.
Registo em que se vislumbra gado muar a pastar numa paisagem ou terreno de montado. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Monte Negro em Setembro de 1941”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Monte Negro em Setembro de 1941. A azinheira ajoelhada”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Figueira da Foz, 19-9-1946. A Figueira (praia) vista da torre da esplanada”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Casa Havanesa - Figueira da Foz”.
Retrato de jovem menina Maria Manuela Pulido. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Maria Manuela, 26 de Setembro de 1943”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Figueira da Foz, 19-9-1946. Junto do Cabo Mondego”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Casa Havanesa - Figueira da Foz”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Em casa, Lisboa, 31/7/1951”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “João Manuel no Campo Grande”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vila de Frades, ermida de Santo António, Páscoa 1950”. O casal que surge na fotografia é Isabel Maria e Carlos Pulido.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Portinho da Arrábida, 19/6/50”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Ericeira, Praia Sul, Julho de 50”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, 4-4-1947, Albufeira das Sesmarias”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Coimbra, 21-9-1946. Vista parcial de Coimbra tirada da varanda ocidental da Sala dos Capelos”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Figueira e Buarcos vistos da estrada do Cabo Mondego - 1946”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Casa Havanesa - Figueira da Foz”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “22/8/51, Guarita (Serra do Mendro), vista de Vidigueira e Vila de Frades”.
Observa-se o gradeamento, o casario e o mar. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Olhão, Abril 55”.
Fotografia de grupo de nazarenas. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Nazaré, 1957”. Encontramos, também, carimbo onde se lê a seguinte informação: “Filmarte, 7.11.57, Lisboa”.
Registo fotográfico do casal João Rufo Coutinho Freire de Andrade e Maria Cândida Pulido Pereira Freire de Andrade com os filhos, da esquerda para a direita, Diogo, Maria e João Pulido Pereira Freire de Andrade.
Fotografia dos pequenos irmãos Fialho Pulido onde podemos ver, da esquerda para a direita, Domingos Martins Fialho Pulido e a irmã Maria José Fialho Pulido (mãe da doadora), em pé, de mão dada, apoiados a um pequeno cadeirão de verga. Na parte superior da fotografia constam, inscritos a caneta, os nomes de “Domingos e M. José”.
Fotografia captada pela família Pulido à "Janela do Capítulo", presente no Convento de Cristo em Tomar, nomeadamente na fachada ocidental da igreja manuelina. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Tomar, 3-5-50”. «Ladeada por dois gigantescos contrafortes, ou botaréus, esta janela é ornada por um exuberante universo figurativo onde estão presentes os temas de marinhagem - a madeira, o cordame, as bóias, etc., - as insígnias da Ordem - a cruz heráldica, esfera armilar, o brasão do reino, - e figurações simbólicas, particulares à mística da Cavalaria Espiritual e à missão que a Ordem de Cristo tinha na empresa das Descobertas.» Página consultada em 12-01-2016, .
João Manuel Pulido surge sentado no tronco de uma árvore agarrando a corda que ligava ao seu camião de madeira. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Quinta de Santa Clara, 23/8/52”.
Passagem da Volta a Portugal em Bicicleta pela Vidigueira. Este registo foi captado pela família Pulido junto à entrada da sua Quinta, a Quinta de Santa Clara, à saída de Vidigueira em direcção a Évora. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, 15/8/1946 – Corredores da Volta a Portugal em Bicicleta”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Casa Havanesa – Figueira da Foz”. Em 1946 a Volta a Portugal em Bicicleta foi organizada pelos periódicos Diário de Notícias e Norte Desportivo, tendo a mesma sido conquistada pelo ciclista português José Martins da equipa Iluminante (ou Grupo Desportivo d`A Iluminante, D.A.I.).
Carruagem de tracção animal da família Pulido, dirigida por José Cristo, transportando alguns elementos da família. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Quinta de Santa Clara, Agosto de 1941. José Cristo. Vêem-se dentro: Maria de Lourdes, o avô e a Maria Fernanda”.
Cena de caça em que podemos observar três homens junto a um veículo ostentando peças de caça, além de ser visível ainda, uma espingarda e cartucheiras. Da esquerda para a direita, desconhecemos a identidade do primeiro homem, seguindo-se, ao centro, Domingos Martins Pulido e António João Contente.
Cenário campestre no qual vemos em destaque uma carruagem de parelha, estando a seu lado, de costas, o condutor José Cristo e podendo ver-se o proprietário, João Pulido Garcia, sentado no seu interior. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “No Monte Negro em Setembro de 1941. O José Cristo e o avô”, referindo-se Carlos Pulido ao seu avô João Pulido Garcia.
Fotografia captada na Quinta de Santa Clara, em Vidigueira, onde podemos observar três homens em trabalhos agrícolas, nomeadamente, cavando o laranjal. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, Quinta de Santa Clara - Abril de 1941 - Cavando o laranjal”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Embora não estejam visíveis, os 4 homens presentes na fotografia são os mesmos que surgem na fotografia anterior (CFFPULIDO-000155 - Arsénio Baião da Rosa Setta, João Albino Ferreira, Marques dos Santos e António Francisco Pereira), especificamente em volta da rede (tresmalho) observando o resultado da pescaria. Um deles ostenta um cesto ou nassa. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Lagoa da Ínsua - Recolha do peixe - Agosto de 1941".
No presente registo podemos ver 4 homens procedendo à recolha do tresmalho (rede usada para a captura de peixe). Da esquerda para a direita encontramos Arsénio Baião da Rosa Setta, João Albino Ferreira, Marques dos Santos e António Francisco Pereira. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Lagoa da Ínsua - Recolha do peixe - Agosto de 1941 (Arsénio B. da R. Setta, J. Albino Ferreira, Marques dos Santos e António Francisco Pereira)”. Está relacionada com a fotografia seguinte - CFFPULIDO-000156.
José Mendes Carvalho com a esposa Maria Cândida Ramalho e o sobrinho José Mendes Pereira (pai da doadora). No canto inferior direito do cartão onde assenta a fotografia encontramos gravada referência ao fotógrafo ou casa de fotografia onde se pode ler: “Armando Silva Photo - Caldas da Rainha”.
Na presente fotografia podemos ver Domingos Martins Fialho Pulido (no espelho) e a sua irmã Maria José Fialho Pulido. No verso, inscrita a caneta, encontramos a seguinte informação: “Como prova de amizade oferece à sua boa madrinha a Maria José. Moura, 18-2-920”.
Atrás constam duas empregadas cujos nomes se desconhecem. A seguir, da esquerda para a direita, está Domingos Pulido Pereira e José Mendes Pulido Pereira. À frente, podemos ver “Mariazinha” (Maria Cândida Fialho Pulido Pereira) e Francisco Guerreiro.
Fotografia feminina a montar a cavalo. Da esquerda para a direita encontramos Maria Teresa de Barahona Van Zeller (“Tina”), Maria Eugénia de Barahona Van Zeller (“Gena”) e Maria Cândida Pulido Pereira (“Mariazinha”). No registo podemos ver uma habitação e um jipe como pano de fundo.
Fotografia tirada nas Taipinhas (próximo de Vidigueira, em direcção a Alcaria da Serra). Em cima, da esquerda para a direita, podemos ver “Zézinha” Contente Rosa, “Mariazinha” (Maria Cândida Fialho Pulido Pereira), Maria Inês Barahona e Manuela Pulido Garcia. Em baixo, da esquerda para a direita, encontramos Maria Carolina Matos Rosa e Margarida Barahona.
“Mariazinha” (Maria Cândida Fialho Pulido Pereira) na capela da Casa Pereirinha por ocasião da Primeira Comunhão.
No verso da fotografia encontramos inscritas várias informação que nos permitem identificá-la e contextualizá-la: “Pescaria na Ínsua / 13-8-1940 / Vêem-se os tios: José Maria, Fernando e Alberto / Lavando o peixe”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
No verso da fotografia encontramos inscrita a seguinte informação que nos permite contextualizá-la: “Pescaria na Ínsua / 13-8-1940 (João Albino Ferreira e Arsénio Baião da Rosa Setta) / Pescando na lagôa”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Junto à ermida de S. Pedro, em Vidigueira. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “António Freixial, Aníbal Freixial e Afonso de Castro Mendes em S. Pedro. Abril de 1942".
A presente fotografia está relacionada com as duas anteriores. Foi tirada junto ao rio Guadiana podendo ver-se o grupo de pescadores e ainda uma vara de porcos. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Pescaria na Ínsua / 13-8-1940 / Banhando-se no Guadiana”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Vista sobre a cidade de Coimbra, captada por Carlos Pulido. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Coimbra, 21-9-1946. Coimbra vista do Choupal”.
No presente registo podemos ver Carlos Pulido afagando um cão “Junto da entrada do Centro Mineiro Cabo Mondego”, conforme se pode ver inscrito no verso. No verso encontramos inscrita ainda a seguinte informação: “Figueira da Foz, 19-9-1946”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Casa Havanesa - Figueira da Foz”.
Grupo de homens junto a veículo, podendo ver-se vários cães e, ao fundo, uma carroça com depósito de água. Sendo os dois homens à esquerda caçadores, tendo em conta as suas vestes e estando presentes os animais, provavelmente a fotografia terá sido captada em dia de caça. Da esquerda para a direita encontramos José Maria Pulido (médico), Fernando Pulido (proprietário), Francisco Pulido Garcia (proprietário; foi presidente da Comissão Executiva entre 1919 e 1924) e João Pulido.
Retrato masculino de José Fialho Pulido, avô materno da doadora. Estudou Farmácia em Coimbra. No verso está, inscrito a caneta, o nome de José Fialho Pulido.
Ao centro podemos ver a doadora, Maria Cândida, com os pais, Maria José Fialho Pulido Pereira e José Mendes Pereira, no dia do seu casamento, em Lisboa, no dia 3-2-1962. No canto inferior direito está presente um carimbo referente ao fotógrafo ou casa de fotografia onde se lê "Alves Pinto".
Domingos Fialho Pulido (tio materno da doadora. O jovem ostenta o traje do colégio de Fialho de Almeida (actual Universidade Europeia) em Carnide, Lisboa.
Aglomerado de pessoas junto à ermida de Santa Clara em Vidigueira. Entre os presentes estão vários membros da família Pulido, residentes paredes meias com este local religioso (na Quinta de Santa Clara). No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, 12 de Agosto de 1941 – Saindo da Missa de Santa Clara”.
Fotografia captada no Algarve, mais precisamente, na praia da Rocha em Portimão. Podemos observar os recortes parciais do território português a sul e as várias formações rochosas que sobressaem das águas. Hoje em dia, verificamos que o rigor do tempo, o labor da água e a acção do homem reduziram a sua dimensão não retirando, contudo, a sua beleza. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Portimão, Praia da Rocha, 1955”.
Vara de porcos junto ao rio Guadiana, na zona da Ínsua, na freguesia de Pedrógão do Alentejo. Fotografia captada na ocasião de uma pescaria realizada por elementos da família Pulido. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Pescaria na Ínsua, 13-8-1940, Gado Suíno”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco – R. Nova do Almada – Lisboa”.
A barragem de Castelo de Bode, iniciada em 1945 e terminada em 1951, foi projectada pelo engenheiro A. Coyne, sendo considerada uma das mais importantes do país. Localizada na bacia do rio Zêzere, é utilizada para abastecimento, para produção de energia eléctrica, como meio de defesa contra cheias e para actividades desportivas e recreativas. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Castelo de Bode, 3-5-1950. Foi inaugurada em 21-1-1951”.
Fotografia da feira de Santa Maria, em Beja, dominada por cenário ao ar livre onde predomina o gado bovino. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Feira de Beja, 10 de Agosto de 1943”.
Fotografia da família Martins Pulido. Sentados vemos o casal Maria José Martins Pulido e Domingos Pulido (bisavós maternos da doadora) com os respectivos filhos. Atrás, em pé, da esquerda para a direita, consta Domingos Martins Pulido, seguido de Sebastião Martins Pulido e José Martins Pulido (avô da doadora). Ao meio do casal vemos João Martins Pulido e em baixo, sentado num pequeno cadeirão de verga, está Maria Rosa Martins Pulido.
Fotografia captada do alto da Ajuda em Lisboa. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Fotografia tirada do miradouro do Alto da Ajuda sobre a Ajuda, o Tejo e as colinas da margem Sul. Novembro de 1941.
Fotografia captada à “Barragem do Barahona”, a cerca de 8 km de Vidigueira, entre esta localidade e Beja. A albufeira foi construída em meados da década de 1940, podendo ver-se ainda neste registo alguns trabalhos em curso, a constatar pelos homens presentes na mesma. Este espelho de água era conhecido por “Barragem do Barahona”, apelido do proprietário, e/ou “Barragem das Sesmarias” devido à sua localização. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, 4-4-1947, Barragem das Sesmarias”.
À esquerda, sentado no cadeirão, vemos José Contente, estando a seu lado, à direita, Domingos M. Pulido. Atrás deles está visível um cenário campestre. No verso, inscrito a caneta, encontramos referência a “José Contente e Domingo M. Pulido”.
Registo fotográfico dominado pelas oliveiras e por um homem, ao centro, que se encontra lançando a azeitona à ciranda, ou seja, com a ajuda de um joeiro ou peneira e com o auxílio do vento vai separando o fruto das folhas. Era esta a forma tradicional de efectuar este procedimento aquando da safra da azeitona. Pode observar-se o aglomerado de azeitona e à direita as sacas com estes frutos do qual se extrai o precioso líquido, o azeite. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, Olival da Tapada em 6-11-940. Atirando azeitona à ciranda”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco – R. Nova do Almada – Lisboa”.
Fotografia captada na Quinta de Santa Clara, em Vidigueira, propriedade da família Pulido. Nela são visíveis dois homens, um deles, o mais próximo, envergando um sacho. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Quinta de Santa Clara, 4-11-1940 / Preparando a terra para semear couves / Francisco Cavacas e António José C. Pires”.
Retrato de crianças sentadas sob uma oliveira. Junto aos jovens rapazes está visível uma escada e um chapéu no chão. Da esquerda para a direita pode ver-se José Cristo e João Manuel Pulido. Atrás deles vemos Francisco Feliciano Pulido.
Fotografia de grupo. Consta no verso a seguinte informação “Vidigueira 15-5-1953; Em casa do tio Fernando com a tia Lúcia e os Tonecas”.
Registo fílmico de um desfile integrado nas "Comemorações Henriquinas" que tiveram lugar em Lisboa, neste caso concreto, na Avenida da Liberdade, no ano de 1960 por ocasião da celebração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. Vídeo produzido por Carlos Pulido. Para a sua introdução neste contexto, foi reproduzido na máquina projectora da marca “Paillard”, modelo “Bolex M8” (onde era feita habitualmente a sua reprodução) e captado com uma máquina digital. Som inexistente.
Fotografia representativa de laboração agrícola, nomeadamente, o charruar tradicional com tracção animal e charrua controlada pelo homem que a segura e manobra à rectaguarda. Captada na Quinta de Santa Clara em Vidigueira, sendo visíveis várias laranjeiras e, da esquerda para a direita, estão presentes António José Cristo e João Manuel Pulido. No verso consta a seguinte data “18-5-1954”.
João Manuel Pulido no Museu Castro Guimarães. Encontra-se no exterior, sentado na escultura de pedra de um leão. No verso consta a seguinte informação “Cascais, Julho de 1953; O «Leão de Pedra» no jardim do Museu Castro Guimarães”.
No plano mais próximo destaca-se uma construção e a presença de 4 homens junto à mesma. Na parte superior da fotografia domina o arvoredo, podendo observar-se ainda uma construção já existente, um veículo automóvel, elevando-se ao centro, embora pouco perceptível, a torre de menagem. No álbum, junto à fotografia, consta uma legenda onde se lê: “À esquerda o construtor, eng.º Manso. Ao fundo o alpendre dos trens”. Este e outros registos similares testemunham a construção da "casa nova", na Quinta de Santa Clara, concluída por volta de 1972.
Carlos Moura Pulido apresenta-se encostado a uma porta, segurando entre as mãos uma pequena vara ou pau, supostamente pertencente a algum brinquedo, uma vez que, à sua direita é visível um boneco e um cavalo com os quais estaria a brincar. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Carlos Moura Pulido no dia em que fez 2 anos. 15/5/1927”.
Carlos Pulido e Isabel Maria, sua esposa, a andar de bicicleta aquando da temporada de trabalho vivenciada na Suécia. No verso está inscrita a seguinte informação “Uppsala, Nybron, 2-5-1954”.
Na fotografia vemos João manuel Pulido vestido com indumentária própria para ingressar no primeiro dia na Queen Elizabeth`s School em Lisboa. Vemos a porta da sua habitação e a porta de um veículo no qual se fez deslocar. No verso consta, inscrita a caneta, a seguinte informação “26 de Abril de 1955. Primeira saída do João Manuel para o Queen Elizabeth`s School”.
Registo fílmico da atribuição do título Honoris Causa pela Universidade de Coimbra a várias personalidades no ano de 1955. Entre elas estavam presentes John Cockcroft e Café Filho, como constava na identificação/descrição do conteúdo da fita. Visualiza-se a saída dos doutores honoris causa da Biblioteca Joanina em direcção à escadaria que ladeia a Torre setecentista característica da Universidade. É possível observarmos também a Via Latina, com o seu imponente frontão que domina o Paço das Escolas onde vemos estacionados vários veículos. John Douglas Cockcroft foi um físico britânico que, em 1951, recebeu o prémio Nobel de Física, por trabalhos pioneiros sobre transmutação de núcleos atómicos através de partículas aceleradas artificialmente. João Fernandes Campos Café Filho foi um advogado e político brasileiro, que foi também presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955. Vídeo produzido por Carlos Pulido. Para a sua introdução neste contexto, foi reproduzido na máquina projectora da marca “Paillard”, modelo “Bolex M8” (onde era feita habitualmente a sua reprodução) e captado com uma máquina digital. Som inexistente.
À direita da fotografia pode ver-se Carlos Pulido. No verso encontramos a seguinte informação “Uppsala, 30-4-1953, A Festa da Primavera”.
Carlos Pulido no laboratório da Universidade na Suécia. No verso está presente a seguinte informação “Fysikalisk Kemiska Institutionen, 1954”.
Podemos observar o casal Carlos Pulido e Isabel Maria com o filho João Manuel, de burro na Quinta de Santa Clara, sua propriedade em Vidigueira. Pai e filho encontram-se montados no burro, enquanto Isabel Maria está junto a eles posando para a fotografia.
Da esquerda para a direita podemos ver João Manuel Pulido, Virgínia Moura Pulido, Isabel Maria Pulido e Francisco Feliciano Pulido. No verso da fotografia consta a seguinte informação “Cascais, 28-06-1953; Jardim do Museu Castro Guimarães”.
João Manuel Pulido sentado na areia na praia. Encontra-se descalço, vestindo calção e blusa às riscas e usando chapéu. Ao seu lado vislumbra-se, parcialmente, um balde. No verso da fotografia consta a seguinte informação “Carcavelos, Setembro de 1956”.
Fotografia captada junto à ermida de S. Pedro em Vidigueira. Da esquerda para a direita podemos ver Maria Fernanda Delgado Pulido, José Mendes Pulido Pereira (irmão mais velho da doadora, Maria Cândida), Maria Cândida Pulido Pereira (mais tarde, Freire de Andrade, a doadora) e Domingos Pulido Pereira (irmão do meio de Maria Cândida).
Maria José Fialho Pulido Pereira (mãe da doadora) com o neto João Pulido Pereira Freire de Andrade (filho da doadora). No canto inferior direito da fotografia podemos ver a referência ao fotógrafo “Alves Pinto”.
Maria Noémia Pulido com Maria Pulido Pereira Freire de Andrade (filha da doadora, Maria Cândida Pulido Pereira Freire de Andrade). No canto inferior direito da fotografia podemos ver a referência ao fotógrafo “Alves Pinto”.
No verso da fotografia encontramos inscrita a seguinte informação que nos permite datar e contextualizar o registo: “Figueira da Foz, 20-9-1946. Ponte da E.N. sobre o braço sul do Mondego”.
Registo fílmico, a cores, captado por Carlos Pulido (doador), que retrata alguns fragmentos da visita da Rainha Isabel II de Inglaterra e de Filipe, Duque de Edimburgo, a Portugal entre 18 e 21 de Fevereiro de 1957, cinco anos após ter sido coroada. Para a sua introdução neste contexto, foi reproduzido na máquina projectora da marca “Paillard”, modelo “Bolex M8” (onde era feita habitualmente a sua reprodução) e captado com uma máquina de vídeo digital. Som inexistente.
Na mesa à direita, o terceiro, quarto e quinto elementos que estão presentes do lado esquerdo são o Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira, então presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, seguindo-se Augusto Pinto Esteves e José Mendes Pereira (pai da doadora). No verso, consta uma inscrição a caneta que nos indica que a presente fotografia é referente ao “Jantar de confraternização das câmaras, na Casa do Alentejo em Lisboa, em 1947”. Igualmente no verso, encontramos um carimbo da casa de fotografia onde se pode ler: “Aviz retratos de arte L. Dr. Afonso Pena, 42 (Campo Pequeno) Telef. 73486 - Lisboa”.
Fotografia assente em cartão estilizado que a rodeia com figuras geométricas em relevo. Na parte inferior do cartão, onde assenta a fotografia, foi inscrita a caneta a seguinte informação: “Évora, Colégio dos Loios, 1917”. José Mendes Pereira, pai da doadora (Maria Cândida Pulido Pereira Freire de Andrade), aos 13 anos de idade, surge usando papillon na fila da frente junto aos professores (sensivelmente ao centro). Neste registo fotográfico está presente, também, Joaquim Jorge de Carvalho, o 6º elemento, da esquerda para a direita, na segunda fila de trás (que, haveria anos mais tarde, de licenciar-se em Medicina, exercendo na Vidigueira, terra em que foi ainda Presidente da Câmara Municipal, na década de 1960).
Fotografia captada na Ínsua, na qual sobressai a água e dois homens manobrando as redes de pesca, tratando-se, respectivamente, de João Albino Ferreira e Arsénio Baião da Rosa Setta (mais próximo da objectiva). No verso da fotografia encontramos inscrita a seguinte informação que nos permite datar e contextualizar o presente registo: “Lagoa da Ínsua - Conduzindo as redes (João Albino Ferreira e Arsénio Baião da Rosa Setta) - Agosto de 1941".
A presente fotografia, em cenário campestre, mostra-nos vários veículos e um aglomerado de homens. A informação inscrita no verso permite-nos saber mais acerca da mesma: “Ínsua - Preparando o peixe - Agosto de 1941”.
Apesar da fotografia não apresentar melhor qualidade, permite-nos constatar um aglomerado de pessoas junto à Igreja da Misericórdia, em Vidigueira, a participar na procissão. Podemos vislumbrar um trecho da Praça da República e da actual Rua Miguel Bombarda. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Vidigueira, Praça da República - 13-4-1941 - Procissão do Domingo de Páscoa". Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Neste registo fotográfico podemos ver José Maria Pulido Garcia brincando com o pequeno Carlos Moura Pulido, que surge sentado em cima do cão. No verso encontramos inscrita a seguinte informação: “Outubro de 1926”.
No verso da fotografia encontramos inscrita a seguinte informação que permite data-la e contextualiza-la: “Quinta de Santa Clara / 29-10-1940 / O José Cristo podando roseiras”. Podemos ver ainda um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Fotografia de criança de Carlos Moura Pulido posando sentado na cadeira de verga. No verso da fotografia encontramos a seguinte inscrição: “Carlos Moura Pulido, 28/6/1927”.
No verso encontramos inscrita a seguinte informação que nos permite datar e contextualizar a fotografia: “Vidigueira 8-11-1940 / A Maria Fernandes, a Maria Manuela e a tia Maria José”.
No verso da fotografia encontramos inscrita a seguinte informação que permite contextualiza-la: “Quinta de Santa Clara / Vê-se o António José Covas Pires / Vista parcial da Quinta”. Sobressai pela proximidade o telhado da casa dos caseiros, o arvoredo que esconde a casa de habitação da família Pulido e, ao fundo, vemos erguida a ermida de Santa Clara, em Vidigueira, vizinha desta propriedade que partilha o mesmo topónimo. Remonta ao princípio da década de 1940. Podemos ver, ainda no verso, um carimbo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Manuel Almeida com a mulher Ana Pulido Garcia e a filha Maria Teresa. Possui na parte inferior do cartão onde se encontra afixada a fotografia, identificação de fotógrafo onde se pode ler: “E. Knopfli - Photographo”. Possui no verso, ao centro, marca ou símbolo da casa de fotografia onde se pode ler, mais uma vez, “E. Knopfli - Photographo”.
Maria Tereza. Possui no verso do cartão onde se encontra afixada a fotografia, identificação da casa de fotografia, podendo ler-se: “Phot. Cabecinha – Rua de S. Caetano 27 Setubal” .
Maria dos Santos Garcia Pulido com o filho Francisco Pulido Garcia. Datada de 1870. Possui na parte inferior do cartão onde se encontra afixada a fotografia, identificação de fotógrafo onde se pode ler: “E. Knopfli - Photographo”. Possui no verso, ao centro, marca ou símbolo da casa de fotografia onde se pode ler, mais uma vez, “E. Knopfli - Photographo”.
Maria das Dores Pulido (filha de Manoel Telesphoro Martins Pulido) com o tio e o marido José Eugénio Pulido). Datada de 1903. Possui na parte inferior do cartão onde se encontra afixada a fotografia, identificação de fotógrafo onde se pode ler: “Camacho - Lisboa”.
Fotografia da família de João Eugénio Pulido e de Maria Dores Vasques Cano. João Eugénio Pulido era filho de Manuel Martins Pulido e de Maria das Dores Gomes Roxo e, por sua vez, neto de Juan Martin Pulido e de Maria Gomes Gonzales La Féria. Na altura em que a fotografia foi tirada João Eugénio já tinha morrido mas Maria Dores Vasques Cano é a 3ª a contar da esquerda. Com ela estão 8 dos seus 9 filhos pois Isidro Pulido, possivelmente, já teria morrido. Fotografia de grupo onde surgem 5 homens de pé e 4 mulheres sentadas à sua frente. Em cima, da esquerda para a direita, podemos ver José Eugénio Pulido (nascido em Marmelar em 12 de Julho de 1827; casado com Maria das Dores Pulido [nascida na Vidigueira, filha de Manuel Telesphoro Martins Pulido e de Maria da Graça Gomez Hidalgo]), João Thomaz Pulido (nascido na Vidigueira em 6 de Março de 1823 e falecido em Vidigueira em 189? [casado com Maria dos Santos Garcia Esteves, nascida na Amareleja em 19 de Junho de 1837, filha de Domingos Garcia Perez, nascido em Almendro, e de Ana Maria Esteves Gomez, nascida em S. Lucar de Guadiana]), Domingos Simão Pulido (nascido em Vidigueira em 14 de Janeiro de 1821 [casado com Ana Maria Garcia Esteves, nascida na Amareleja em 4 de Janeiro de 1828, irmã de Maria dos Santos]), Manuel Telesphoro Martins Pulido (nascido em Vidigueira em 23 de Janeiro de 1820 [casado com Maria da Graça Gomez Hidalgo, nascida em Baleizão, filha de João Gomez Hidalgo e de Maria das Dores Vasquez Cano]) e Francisco Martins Pulido (nascido em Vidigueira em 31 de Agosto de 1813 [casado com Maria Romana Gomez Hidalgo, nascida em Baleizão, irmã de Maria da Graça]). Sentadas, da esquerda para a direita, podemos observar Margarida Eugénia Pulido Vasquez (nascida em Marmelar, casada com José Garcia Esteves [nascido na Amareleja em 11 de Setembro de 1834; irmão de Maria dos Santos Garcia Esteves]), Maria Rosa Pulido, Maria Dolores Vasquez Gomez Cano (a mãe, nascida em Almendro [viúva de Juan Eugenio Martin Pulido, nascido em Almendro em 1792 e falecido em Vidigueira em 1843]) e Maria Dolores Vasquez Pulido (nascida em Portel, casada com Sebastian Martin Pulido [nascido em Almendro em 14 de Agosto de 1807 e falecido em Vidigueira em 15 de Março de 1866, filho de Domingo Martin Pulido e de Teresa Perez Janes]). Tinha já falecido Isidro Pulido (nascido em Vidigueira em 31 de Outubro de 1825).
Dr. João Pulido de Almeida (filho de Ana Pulido Garcia, casado com Adélia, irmã do Visconde de S. Clemente de Basto, de Gandarela de Basto). Possui no cartão onde se encontra afixada a fotografia, logo abaixo desta, à direita, marca ou símbolo da casa de fotografia que se apresenta pouco perceptível podendo ler-se: “Medina / Photo… / R. 3 de Janeiro… Porto”.
Dr. Domingos Pulido Garcia (irmão do João Pulido Garcia – Vidigueira). Datada de 1894. Possui, a preencher todo o verso do cartão onde a fotografia se encontra aplicada, identificação ou marca do fotógrafo, podendo ler-se: “Photographia Academica Conimbricense / Adriano da Silva e Sousa – Rua do Museu n.º 4 Coimbra”.
No verso possui a seguinte dedicatória, inscrita a caneta: “Dedicado ao meu Amº. O Illmo. Sr. Francisco Feliciano Carneiro em prova de amizade. Vidigueira, 27 de Novembro de 1865. José Eugénio Pulido (ass.)”. Possui carimbo no verso, ao centro, onde se lê: “P. Barneto - Fotografo”.
Manoel Pulido. Possui carimbo no verso, ao centro, onde se lê: “P. Barneto - Fotografo”.
Marciano Pinto Silva Fernandes. No verso do cartão onde se encontra a fotografia, a preenche-lo, encontramos marca ou identificação da casa de fotografia, podendo ler-se: “Atelier Photographico de Augusto Oliveira d` Almeida – Beja”.
Marciano Pinto S. e Melo, Maria da Conceição Lopes, pais de Marciano Pinto (casado com Catarina Sotto Mayor Figueira, pais de Eurico e Maria Odete) e da primeira mulher de Francisco Pulido Garcia. Possui na parte inferior do cartão onde se encontra afixada a fotografia, a vermelho, a seguinte informação “Serra - Photo”. No verso, ao centro, possui identificação ou marca do fotógrafo, a vermelho, podendo ler-se: “António M. Serra / Photographo da Casa Real / Rua dos Caldeireiros 24 Setúbal”.
Baptizado de João Manuel pulido (aos 11 meses) na Igreja de Fátima em Lisboa. No verso da fotografia podemos ver, inscrita a caneta, a seguinte informação: "Baptizado do João Manuel em 5-9-1951”.
Carlos Pulido junto a um cadeirão de verga. A seu lado vemos um vaso de flores e atrás, uma varanda.
Carlos Pulido vestido de marinheiro. Encontra-se sentado num banco, de perna cruzada, sendo visível por trás de si um cenário. Possui no verso, carimbo com a seguinte indicação “Foto Central n.º 51844 / Rua da Palma, 37 Lisboa”. Consta ainda que se trata de "Carlos Pulido em 1 de Dezembro de 1929".
João Manuel Pulido brincando com um pequeno camião na Quinta de Santa Clara . No verso encontramos carimbo onde se lê a seguinte informação: “Filmarte, 7.11.57, Lisboa”. Remonta À década de 50 do século XX.