Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

175 records were found.

Casamento de Maria Perpétua Mendes Pires e João Domingos Carvalho Baião, em 1959, mais concretamente, no momento das assinaturas. É visível, do lado esquerdo, um nicho onde se encontra a imagem de Nossa Senhora das Relíquias, na Igreja de S. Francisco em Vidigueira. Atrás dos noivos e em seu redor, da esquerda para a direita, podemos ver António Manuel Baião Lança, Francisco António Carvalho Baião (irmão do noivo), o padre Francisco Jesus Paulo e Eduardo dos Santos Lança (primo e padrinho de casamento do noivo).
Casamento de Ilídio Coxinho e Maria Francisca Coxinho Ferreira. Na fotografia podemos ver, Manuel Francisco Coxinho Rocha e a esposa Maria Cândida Parrança Teles Rocha, com as filhas Leonor e Florbela.
Dia do casamento de Maria Joaquina Gaião Alvorado e Joaquim Santana. Neste registo podemos observar os noivos, já na casa de habitação momentos antes de servirem o copo-de-água aos seus convidados.
Copo de água do casamento de Maria Joaquina Gaião Alvorado e Joaquim Santana. Olhando para a câmara, à frente, ao centro, vemos o jovem Carlos Franganito, ao lado do pai, à esquerda, Araújo Franganito e de Francisco Ferro (à direita). Do lado esquerdo vemos Maria dos Anjos Ramalho, Ramalho (“Frescas”), Mariana Gertrudes Alvorado, Manuel Santana (irmão do noivo), os noivos Joaquim Santana e Maria Joaquina Gaião Alvorado, Maria Gertrudes Bastos e o jovem Joaquim Francisco Bastos.
Casamento de Manuel Palhete e Maria das Dores Gil, na Igreja de S. Francisco em Vidigueira, no ano de 1972. Da esquerda para a direita vemos Maria dos Anjos Antunes, Maria Francisca Galinha, Maria das Relíquias Carvalho Palhete Batuca, Manuel António Carvalho Palhete, Maria das Dores Gil Palhete, Idalina Gil e Emídio Gil. Junto do Padre Manuel Trindade dos Reis e dos noivos está o jovem Manuel António Gil Trole. À direita do pároco vemos Maria Rosália Pelúcia, Natércia Rosário Borges Lança e o sacristão António Paulo. No verso encontramos um carimbo onde se lê “Polifoto Vidigueira”.
Casamento de Gertrudes Bacalhau e Joaquim Bilro na igreja de S. Francisco em Vidigueira. Da esquerda para a direita vemos Manuel Júlio Covas Borges, Gertrudes Emília Covas Bacalhau Bilro, Joaquim Manuel Pombeiro Bilro, Maria Perpétua Bacalhau Cerejo e José Carlos Alhinha Bacalhau.
Elisabete Camacho Carapinha vestida de anjinho caminhando com a mãe, Cândida Carapinha, na procissão em honra de Nossa Senhora das Relíquias em Vidigueira, mais exactamente, na Rua da Malheira.
Casamento de Florinda dos Santos Roque e Francisco António Fialho Galinha, na igreja de S. Francisco em Vidigueira, no ano de 1970.
Maria Perpétua Mendes Pires, vestida de noiva no quarto da mãe, no dia do seu casamento com João Domingos Carvalho Baião no ano de 1959.
Procissão em honra de Nossa Senhora das Relíquias em Vidigueira, no Largo 5 de Outubro (vulgo Largo da Cascata), entre a Mercearia de Pólvora Barradas que se vê atrás (onde encontramos actualmente a dependência bancária Santander Totta) e a bica da Cascata. A transportar o andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus vemos, da esquerda para a direita, João Rosa Pires Carvalho e Francisco José Covas. Ao lado de João Carvalho, da esquerda para a direita, destacam-se Pedro António Pires Caetano e José Alhinha (“Pardelha”). No verso, inscrita a caneta, encontramos a seguinte informação: “15-5-1953”.
Manifestação em Lisboa pela ilibação de Fausto Cruz em Julho de 1976. Aglomerado de estudantes nas ruas, suportando várias faixas onde se lê, na íntegra, as seguintes inscrições: «DIRECÇÃO DA A.E. DO LICEU PASSOS MANUEL», «I.S.E.L. - ILIBAÇÃO IMEDIATA DE FAUSTO CRUZ». Nota: Milhares de estudantes de diversas correntes políticas saíram à rua numa grande manifestação antifascista pela ilibação do estudante Fausto Cruz, na sequência de uma luta que durante largas semanas mobilizou a Academia de Coimbra, transformando a manifestação numa das maiores e mais significativas movimentações estudantis desde o 25 de Abril. Frente aos manifestantes encontrava-se uma força policial aparatosamente armada fazendo lembrar o tempo da repressão fascista (informações retiradas da web em www.amigoscoimbra70.pt ).
Da esquerda para a direita, podemos ver as jovens amigas Lurdes Rosa Mendes Dias seguida de Isabel Contente. Ostentam vestes religiosas conectadas com Verónica, a “Padeirinha”, figura que relembra o sofrimento do Senhor, Jesus Cristo, e da tentativa desta, ao tentar aliviar esse sofrimento, limpando o rosto do Senhor com o avental com que estava a amassar o pão, ficando o rosto gravado no pano. No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Maio de 1967”.
Manuel Luís Morais Coxinho vestido de Santo António por ocasião de uma procissão em honra de Nossa senhora das Relíquias, por volta dos 4 anos de idade.
Casamento de Joaquina Maria Carrujo Fialho Carapeto Borges e João Manuel Borges Noronha realizado na Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, no ano de 1972. Ao lado do noivo podemos ver os respectivos padrinhos, nomeadamente Maria Caetana Quaresma e José Francisco Doutor, perto dos quais está a jovem Maria Augusta Maldonado. Ao lado da noiva vemos também os seus padrinhos, nomeadamente, Maria Noémia Carrujo Carapeto e José Palhete. Celebrando o casamento vemos o Padre Manuel Trindade dos Reis. Atrás, vemos Maria Gertrudes, Manuel Franganito, Joaquim Lança, Aires Noronha, Ana Francisca Franganito Morais Prego, Ana Ramalho ("Papa-Toucinho"), Jorge Covas (pai de Maria da Fé), Idalina Grade e Maria Rita Machado Ramalho. Carimbo onde se lê “Polifoto Vidigueira”.
Francisca Maria Sardinha Palma vestida de rainha do baile da pinha em Alcaria da Serra na década de 1960.
Fotografia dos reis do baile da pinha de Alcaria da Serra no ano de 1960, no qual constam Maria Cândida Marreiros Cristo e António Romão Cristo. No verso encontramos inscrita a seguinte data: “21-4-1960”.
Retrato feminino, de menina, no qual podemos ver Maria Odete Figueira Pinto com vestido cerimonial quando da Primeira Comunhão. A jovem ostenta um missal e uma vela.
Fotografia de casamento onde podemos observar, da esquerda para a direita, Inácio Marreiros, Damiana Marreiros, os noivos António José Valente Pica e Antónia Gertrudes Raminhos Fialho, Brígida Efigénio e Josefa Curva. Em baixo, igualmente da esquerda para a direita, consta Mariete Lampreia Cachola, Francisca Efigénio Raminhos, Samuel Marreiros, Graça Cristo e José Luís Cristo junto dos respectivos pais, Maria Cândida Marreiros Cristo (doadora) e o marido António Romão Marreiros Cristo.
Reis de baile da pinha, em Vidigueira, com as respectivas damas de honor. Da esquerda para a direita encontramos Catarina Maria Silva Lula (mãe do doador), os reis Alberto Carrujo (“Tiraninhos”) e Francisca Lula e, por último, Margarida Rosa Quítalo Ramalho Bonito.
No verso pode ver-se, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Baptizado do João Pedro com os tios Augusto Soares e Tia Bia”. Fotografia captada no dia do baptizado do filho do doador, em 26 de Março de 1967, com os respectivos padrinhos, Augusto José Soares ("Augusto Chapeleiro") e a esposa Maria Gertrudes Carrinho.
Inauguração do placard do Diário de Notícias na parede da “Chapelaria Sport”, de Augusto José Soares (“Augusto Chapeleiro”). As notícias chegavam por telégrafo e depois eram afixadas ao público (anos 30 do século XX). O jovem mais próximo da porta, usando chapéu, trata-se de Pancrácio Janeiro Parrança. A “caixa” das notícias afixada na parede permite ler a seguinte informação: “Sucursal do Diário de Notícias - À histórica e progressiva vila da Vidigueira o Diário de Notícias as suas mais caras saudações no acto de inauguração da sua sucursal. Viva a Vidigueira! Um agradecimento sincero de simpatia que lhe merecemos. Recebem-se Anúncios e assinaturas”. Relacionada com a A-000024 e A-000125.
Aglomerado de pessoas aquando da inauguração do placard do Diário de Notícias na parede da “Chapelaria Sport”, de Augusto José Soares (“Augusto Chapeleiro”). As notícias chegavam por telégrafo e depois eram afixadas ao público (anos 30 do século XX). Relacionada com a A-000024 e A-000126.
Casamento de Graciana Augusta Mestre e Joaquim Moreno. Do lado esquerdo, da esquerda para a direita, consta Inácia Rosa Nero Velhinho e Maria de Lurdes Batinho Chalampita. À direita, ao lado do noivo, está Custódia Chalampita. À frente dos noivos está a doadora, Maria Eduarda Correia Nero Velhinho (Campaniço) por volta dos 7 anos de idade. No verso da fotografia encontramos um carimbo onde se lê: “Foto Jotas - Alvito”.
Fotografia de baptizado onde podemos ver Manuel António Covas (“Cação”; padrinho) e Manuel António Alvorado no dia do baptizado deste último (com um mês de idade).
Lurdes Rosa Mendes Dias com vestes religiosas, referentes ao cerimonial da Primeira Comunhão. Fotografia captada na sua casa de habitação junto às suas bonecas. Ostenta entre as mãos um missal e um terço. No verso pode ler-se a seguinte informação: “Vidigueira, 27-05-1965. 8 anos”.
Da esquerda para a direita vemos Maria Emília Araújo e Maria Rosa Carvalho Gordo vestidas de dama de honor quando Perpétua Carvalho foi rainha do baile da pinha em Vidigueira.
Fotografia captada no Santuário de Fátima, por deslocação do doador aquele espaço religioso. Observa-se a presença de inúmeras pessoas. No verso, inscrita a lápis, encontramos a seguinte data: “13-5-1954”.
Maria Manuela Alvorado Doutor vestida para a cerimónia da Primeira Comunhão. A jovem encontra-se de mãos juntas ostentando um terço.
Fotografia de Maria Emília Bastos Silva captada por ocasião de um Baile Azul na Sociedade Recreativa, aos 19 anos de idade. Segundo a própria, o vestido era composto por 365 folhinhos feito com chita da tabela a 5 escudos e trinta centavos; o colar e restantes adornos foram feitos no mesmo tecido. No verso observamos a seguinte inscrição: “Para a prima Ana Maria com a simpatia da priminha, Mila. Tirada aos 19 anos”. Consta ainda um carimbo onde se lê “A. Pinto Esteves - Vidigueira”.
Da esquerda para a direita podemos ver António José Lino (“Baúl”), Rosa Borges, a noiva Maria das Dores Morais Gil e o noivo Manuel António Carvalho Palhete, Felizarda das Dores Serra e Manuel Luís Morais Gil. A criança, em cima à direita, é Deolinda Boga Lúcio. O casamento teve lugar na Igreja de São Francisco, em Vidigueira, no dia 4 de Março de 1972. No verso da fotografia encontramos um carimbo referente à casa de fotografia ou fotógrafo onde se pode ler: “Polifoto Vidigueira”.
Baile da pinha em Alcaria da Serra onde constam os reis com as damas de honor. Da esquerda para a direita podemos ver Rosália Damião, a rainha Francisca Maria Campaniço, o rei António Sardinha Palminha e Angelina Maria Tavares. No verso encontramos um carimbo onde se lê: “Foto Vidigueirense de José Azinheira Baltazar - Rua Longa - Vidigueira”.
Gertrudes Balbina Rato, no dia do casamento, junto ao seu irmão António José Rato.
No dia do casamento de Antónia Gertrudes Raminhos Fialho (doadora). Da esquerda para a direita podemos ver Mariete Lampreia, Brígida Efigénio, Manuel António Raminhos, a noiva (Antónia Raminhos Fialho), Francisco Marques, Francisca Curva e Josefa Curva.
Fotografia captada no jardim Frei António das Chagas em Vidigueira, por ocasião do casamento de Antónia Gertrudes Raminhos Fialho (doadora) e António José Valente Pica no ano de 1976. Da esquerda para a direita podemos ver José Manuel Fialho, Preciosa Marreiros Raminhos com Hugo Raminhos Fialho ao colo, os noivos já mencionados e Nazaré Raminhos Marreiros, José Marcelino Serra Roberto e o pequeno Joaquim José Teles Frade (sobrinho deste último casal).
Procissão em honra de Santa Catarina, percorrendo a Rua da Vidigueira, em Selmes. O homem mais em destaque, transportando um andor, é João Curva. No verso pode ler-se a seguinte inscrição: “Procissão de Selmes. 1960”.
Casamento de Maria Bárbara Galvão Cristo e Fernando Conceição Fialho no ano de 1975. Podemos ver a doadora, Francisca dos Prazeres Galvão Cachola, à entrada da igreja de S. Francisco, ao lado do noivo. Ainda junto do noivo está a pequena Maria João Fialho (sobrinha do noivo), Hermínia Rosa Flamino Galvão (mãe da noiva) e Angelina Miguinhas (moradora próximo da igreja) a assistir à saída dos noivos. À esquerda, atrás da noiva, estão o pequeno Victor Cachola Raminhos de mão dada com a sua mãe, Mariana Teresa Avana Cachola.
Fotografia de Reis de baile da pinha com as respectivas damas de honor. Da esquerda para a direita encontramos Antónia Gertrudes Raminhos Fialho (doadora), Maria Cândida Marreiros, António Romão Cristo e Francisca Marreiros (mãe de Maria João Marreiros Dionísio). Os bailes tinham lugar nos “Casões do Alcatrão” (dos Carapetos), próximo da igreja. O verso apresenta carimbo onde se lê: “Selecção Fotográfica - 30.4.1960”.
Maria do Céu Alvorado Tareco vestida de Virgem, ostentando um terço nas mãos, por volta dos 12 anos de idade, junto a um veículo automóvel.
Copo-de-água do casamento de Maria Perpétua Mendes Pires e João Domingos Carvalho Baião, na sua residência, no ano de 1959. Da esquerda para a direita, junto à mesa onde consta o bolo dos noivos, pode ver-se Perpétua Adelina Fontes Rosa Mendes (mãe da noiva), Floripes Silva Amaral, António dos Santos Matos Rosa, António João Ramalho e José Mendes Guerreiro Pereira.
Cerimónia do casamento de Joaquina Rosa e Carlos Ferro, na Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, no ano de 1960. À esquerda podemos ver Maria João Carvalho Pio, desconhecida e, logo abaixo, Maria Guilhermina Carvalho e Maria Henriqueta Jorge Quítalo. No verso podemos ver um carimbo onde se pode ler: “Fotografia Ferreira - Pr. Morais Sarmento, Beja”.
Manifestação nas ruas de Lisboa pela ilibação de Fausto Cruz. Estão presentes muitos jovens em circulação na rua e populares a observar a manifestação. Alguns manifestantes, ao centro da fotografia, parecem caminhar de mãos dadas formando um cordão humano. Numa das duas faixas que alteiam pode ler-se «ABAIXO O FASCISMO, ABAIXO O TERRORISMO». Nota: Milhares de estudantes de diversas correntes políticas saíram à rua numa grande manifestação antifascista pela ilibação do estudante Fausto Cruz, na sequência de uma luta que durante largas semanas mobilizou a Academia de Coimbra, transformando a manifestação numa das maiores e mais significativas movimentações estudantis desde o 25 de Abril. Frente aos manifestantes encontrava-se uma força policial aparatosamente armada fazendo lembrar o tempo da repressão fascista (informações retiradas da web em www.amigoscoimbra70.pt ).
Fotografia dos noivos Maria do Céu de Jesus Fialho e Manuel Domingues junto ao templo romano em Évora no dia do respectivo património.
Padre António Rodrigues Mendonça com um grupo de catequese aquando da cerimónia da 2ª Comunhão, no átrio da Igreja da Misericórdia em Vidigueira, em finais da década de 1960. Atrás, da esquerda para a direita, podemos ver Maria do Céu Rosa, Anabela Miguinhas, desconhecida, desconhecida, desconhecida, Maria das Relíquias Bacalhau Bogango (irmã de Noémia, ao lado do poste), Maria Manuela Bico Rosa (do outro lado do poste), desconhecida, Maria Rosa Doutor (de tranças, irmã de Saudade) e Graciete. Na fila seguinte, encontramos Maria Rosália Pelúcia Baião, desconhecida, Zélia Maria dos Santos Aniceto, desconhecida, desconhecida e Ofélia. Na outra fila encontramos Gertrudes de Jesus Lopes Lança, Idalete Maria Lúcio Tasquinha, Maria José Rocha, Maria dos Anjos Silva Antunes, Manuela Maria Machado Bonito, Idália Maria Morais Caetano (Pinto), Maria dos Anjos Martins Antunes, desconhecida e desconhecida. Em baixo, consta Maria do Céu Machado (Rosa), Maria Luísa Covas, desconhecida e Maria Joaquina Pereira Doutor.
Actuação dos Vindimadores na Casa do Alentejo em Lisboa. Ao centro vemos Manuel João Mansos abraçando os escritores Armindo Rodrigues (à esquerda) e Urbano Tavares Rodrigues (à direita), seguido da poetisa Natália Correia. Da esquerda para a direita, no grupo de cantores, ostentando a indumentária própria que os caracteriza, vemos desconhecido, Olímpio “da Rendeira”, Inocêncio Ramalho, Joaquim José Lopes (“da Bordala”), Francisco Manuel Lança e os já referidos Armindo Rodrigues, Manuel João mansos e Urbano Tavares Rodrigues. Atrás destes últimos dois, encontramos Francisco Maria Arrojado e José Faro. Atrás de Natália Correia pode ver-se Domingos Trole, seguindo-se, ao lado da poetisa, Francisco Caciones, atrás do qual vemos Júlio Tanganho, sucedendo-se Aires Mota, Aníbal Espadela e Arsénio Avôzinho. Ao lado deste, embora não pertencesse ao grupo parece constar o vidigueirense António Estrela. No verso da fotografia encontramos um carimbo referente à casa de fotografia onde se lê: “Foto Sol-Arte – Reportagens fotográficas – Calçada de Sant`Ana, 101 r/c – telefone 861420 – Cliché n.º 5 – Lisboa”.
Fotografia tirada na Igrejinha Nova (espaço anteriormente apelidado de Teatro Gama Herculano), em Vidigueira, no momento da interpretação da canção «As Duas Ruas» por Maria do Céu de Jesus Fialho e Maria da Conceição Sotto-Mayor Figueiredo.
Registo fotográfico captado no casamento de Maria do Céu de Jesus Fialho e Manuel Domingues no momento do brinde dos noivos com os padrinhos Hugo de Almeida Fernandes Castelo Branco e Sara Castelo Branco. O jovem rapaz é Vasco Castelo Branco, filho dos padrinhos.
Fotografia de irmãos na qual podemos ver, da esquerda para a direita, Maria do Céu de Jesus Fialho, Albino José de Jesus Fialho e Eurico Fialho por ocasião do casamento deste último com Maria de Lurdes Conceição em Fevereiro de 1969. O verso apresenta carimbo onde se lê: “Estúdio Luzicolor - R. Dr. Manuel de Arriaga - Algés”.
Fotografia captada na Igrejinha Nova (espaço anteriormente apelidado de Teatro Gama Herculano), em Vidigueira, aquando da dança “O Zorba”. Entre os participantes neste espectáculo podemos ver, da esquerda para a direita, Maria do Céu de Jesus Fialho, Ana Graça (de Pedrógão), Arsénio Pereira e Francisca de Fátima Efigénio (irmã de Gracinda Efigénio Pinto). O verso da fotografia apresenta carimbo onde se lê: “L. Rosa 133/65” ("L. Rosa" era a fórmula usada pelo fotógrafo amador vilafradense Luís Rosa Mendes na identificação das suas fotografias).
Fotografia de grupo captada no baptizado de Jacinto Lino. Atrás, à janela, da esquerda para a direita, podemos ver Mariana Faísco (parteira; avó de Maria Paula) e Manuel Covas. Em pé, ao centro está Joaquim Curva Tareco. Sentados podemos ver, da esquerda para a direita, Manuel Alvorado Barato com o neto Jacinto Lino ao colo e Jacinto Alvorado Barato.
Felizarda Rosa Pestana Aleixo Delgado, por volta dos 4 ou 5 anos de idade, ostentando vestes de anjinho.
Casamento de Miquelina Rosa Oliveira e António Rato, realizado em Selmes no dia 7 de Janeiro de 1973. Ao partir do bolo vemos, da esquerda para a direita, Francisca Pólvora (irmã da noiva), a jovem Palmira Fava, Miquelina Pólvora (madrinha da noiva), os noivos e, aparecendo apenas metade do rosto, está o jovem Manuel António Pólvora (irmão da noiva).
Casamento de Joaquina Maria Carrujo Fialho Carapeto Borges e João Manuel Borges Noronha. O jovem casal posou para a fotografia no altar da Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, onde foi realizada a cerimónia no ano de 1972. No verso ostenta um carimbo onde se lê “Polifoto Vidigueira”.
Casamento de Mariana dos Santos Caramba Bagio Penas e Francisco José Coxinho Penas no ano de 1974. Os noivos posam no altar da Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, após a celebração do matrimónio.
Fotografia de casamento de Miquelina Rosa Oliveira e António João Carapinha Rato, no altar da Igreja de Santa Catarina, em Selmes, no dia 7 de Janeiro de 1973.
Casamento de Mariana dos Santos Caramba Bagio Penas e Francisco José Coxinho Penas, realizado na Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, no ano de 1974. Os noivos encontram-se sentados em frente ao Padre Francisco de Jesus Paulo, no momento das assinaturas, rodeados de convidados. Atrás, da esquerda para a direita pode ver-se Mariana Teresa Damião (“Beijinha”) cujo marido, José António Coxinho, se encontra à sua frente, seguindo-se Carminda Francisca Coxinho Penas, desconhecido, desconhecido, José Domingos Bacalhau (“da Clara”; “Rami”), José Manuel Franganito Boga (“Papa-Grãos”), António José Caramba Lino (atrás, com criança ao colo), Margarida Rosa Gomes Coxinho, desconhecida, o jovem José Francisco Parrança Doutor, Mariana Borges e o jovem José Francisco Rocha. Ao lado do noivo, sentado, está José Manuel Noronha Rocha e a jovem Maria da Conceição Damião Coxinho.
Fotografia de grupo, captada no Teatro Gama-Herculano, em Vidigueira, vulgarmente designado de “Igrejinha Nova”. Atrás, da esquerda para a direita, vemos Edmundo Ramalho, o Padre Francisco de Jesus Paulo, Eduardo Palma (ostentando um bandolim), Caetano Barradas, Francisco José Caramba e João Coxinho. Abaixo destes constam Domingos Guerreiro, Augusto José Soares (“Chapeleiro”), desconhecido e, mais à direita, João Palula. Na fila seguinte, da esquerda para a direita, podemos ver António Estrela, Joaquina Goes, Maria Antónia (afilhada do Padre Francisco de Jesus Paulo), Celeste Pelúcia, Palmira (filha do loiçeiro), Prof. Antónia Rosa Mendes, Prof. Graça, Noémia Goes, Damiana Cerejo, Clementina e José Caeiro. Na última fila, de cócoras, estão José Carlos Palma (irmão de Manuel Palma), João Caramba, os jovens Arsénio Serrano e Bélinha Guerreiro Ramalho, José Luís Parrança, Vasco Lança, António Manuel Serrano Pires (filho do sapateiro Manuel Coelhinho que era contínuo no Círculo Operário) e António Francisco Palhete Pereira (“Antúnio”). Junto ao corte superior da fotografia podemos ver, inscrita a caneta, a seguinte informação que a contextualiza: “Grupo cénico da Mocidade Portuguesa, 17 de Junho de 1958”.
Fotografia captada no celeiro do Ruaz, onde se faziam bailes da pinha (próximo da igreja de Alcaria da Serra, à saída desta localidade para Selmes). Os reis são os pais da doadora, Maria Ana Baixinho Fragoso e José Manuel Baixinho Raminhos. À esquerda está a tia Caetana Baixinho Fragoso (irmã da mãe). Ao lado do rei está a sua irmã Josefa Raminhos.
Baile da pinha em Vila de Frades. Fotografia onde vemos, da esquerda para a direita, a dama Lucília (de Vila de Frades) e a rainha Mariana Sesinando (natural de Selmes, aos 22 anos de idade). No verso da fotografia consta a seguinte informação: “A rainha do baile da pinha e a sua dama. Mariana Angélica Sezinando e Lucília”. Segundo informação da própria Mariana Angélica Sesinando, o rei foi “Zé do Elias”, de Vila de Frades (já falecido).
Casamento de Francisca Martins Narra no ano de 1958. Encontra-se ladeada pelas respectivas madrinhas, nomeadamente, da esquerda para a direita, Rosália Maltez e Gertrudes Calhau Maltez.
Registo fotográfico de casamento podendo ver-se a noiva, Natércia de Lemos, à porta de casa. No verso, inscrita a caneta, encontramos a seguinte informação: “Casamento de António Zacarias Moreira e Natércia de Lemos no dia 16-7-1950”.
Casamento de Maria Josefa Quaresma Palma e Domingos Jorge Baixinho Prego realizado no dia 12 de Novembro de 1967. Os noivos posam para a fotografia com Rosa Maria Baixinho, mãe do noivo. No verso encontra-se um carimbo onde se lê “Amadeu Martins - Fotógrafo - Vidigueira”.
Casamento de Mariana Angélica Sesinando e José Joaquim Lázaro (pais da doadora) em 4 de Setembro de 1953. Atrás do noivo está Manuel Guilherme Preta e Maria do Carmo Sesinando (tia materna da doadora). Ao lado da noiva está a sua irmã e madrinha Joaquina Inácia Sesinando. A mulher que se encontra mais à esquerda trata-se de Joaquina Mouchinho Pitadas, estando do seu lado esquerdo Francisco Curro e do lado direito Francisco Lourenço Martins.
Registo captado durante uma Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias, em Alcaria da Serra. Da esquerda para a direita, caminhando a par da procissão, vemos Manuel Baião, seguido de Custódia Chalampita (auxiliando o pendor representativo da lenda e do milagre associado a Nossa Senhora das Relíquias), Joaquim José Colaço Fialho, desconhecido (transportando o pendor) e Idalina Galinha (auxiliando o pendor).
Fotografia de Primeira Comunhão de Maria Carlota Baião Seta (filha de Arsénio Baião; prima do doador). Encontra-se ajoelhada e segura, entre as mãos, um Missal e um Terço. No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Aos tios e primos como recordação da Primeira Comunhão oferece Maria Carlota Baião Seta. Vidigueira, 13 de Junho de 1948”. Encontramos, ainda no verso, um carimbo respeitante ao fotógrafo onde se lê: “Ed. Nogueira - Foto - Évora”.
Casamento de Mariana Angélica Sesinando e Joaquim Quinta Queimado. À esquerda encontramos Artur Marques (“Pintassilgo”), seguindo-se Francisco Luís Rato Oleiro e Francisco Marques (“Arrepiado”). Logo atrás destes está Joaquim Curro (de chapéu e cigarro na boca), José Grilo e o jovem Francisco Rato. Atrás dos noivos, descaindo para a direita, vemos a doadora (Felizarda Pestana Aleixo Delgado), Sesinando, Joaquina Sesinando com criança ao colo e Inácio Pestana. À frente destes, encontramos os jovens Mariana Pestana Aleixo (Bacalhau) e Dionísio Oleiro (“Ratete”). Atrás, junto à porta, está Cassilda, José Lázaro com uma criança ao colo, Maria Olinda e José António Oliveira. Remonta a meados da década de 1960. No verso está presente um carimbo onde se lê: “Foto Almeida - Portel”.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias, em Vidigueira, passando na rua Comendador José Domingos Fazenda. Conduzindo o pendão onde se lê “Sagrado Coração de Jesus venha a nós o Vosso reino” podemos ver, da esquerda para a direita, Francisca Jorge Ramalho, Teresa Sotto Mayor Figueira e Maria Emília Silva. Ao lado de Francisca Jorge Ramalho consta, vestida de branco, Noémia Caciones Goes. No verso possui um carimbo onde se pode ler “Instanta 5664 Lisboa”.
Fotografia de grupo em festa de baptizado. Atrás, da esquerda para a direita, vemos Luísa Mariana Teles, Luís António Rocha, Maria Fernanda Estrela, Maria Teresa Estrela, Francisco Grilo, Nuno Parrança, António Teles, Ana Coxinho, Antónia Cristo (parteira) e Ana Parrança Teles. Maria Cândida Teles Rocha com a filha Florbela de Jesus Teles Rocha (“Bélinha”) no dia do seu baptizado, Maria Estrela, António Boga (“Sabina”), Mariana Estrela e Mariana Júlia Coxinho.
Casamento de Joaquina Cardoso e José Ernesto Quítalo (“Macarrão”), na escadaria junto à Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, onde se realizou a cerimónia religiosa no ano de 1973. Atrás, da esquerda para a direita, podemos ver Maria Romana Cardoso, Aníbal José Marreiros Lula (pai de Mariana Cardoso Lula), Clemência Cardoso, os noivos (aos 22 anos de idade), Emídia Quítalo e Carlos Arrojado. À frente, da esquerda para a direita, encontramos Mariana Rosa Cardoso Lula, Maria de Fátima Cardoso Lula e as pequenas Marta Quítalo e Paula Cristina Cardoso Quítalo.
Maria Cândida Pires Mata, por volta dos 7 anos de idade, vestida de Nossa Senhora das Relíquias numa procissão em honra da referida padroeira de Vidigueira.
Casamento de Maria do Céu, filha do Dr. Afonso de Castro Mendes, na Igreja de São Francisco, em Vidigueira. É visível um aglomerado de pessoas no átrio da Igreja de S. Francisco, podendo ver-se ao fundo o “Chalé”, casa junto à palmeira, onde esteve instalado o Grémio da Lavoura. No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Em 10 de Maio de 1936”. Ao centro, igualmente no verso, encontramos carimbo do fotógrafo onde se lê: “Carrasco - R. Nova do Almada - Lisboa”.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias vinda da Rua da Malheira, junto à Igrejinha Nova, em direcção à rua Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira. Destaca-se o grande número de crianças presentes. No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Vidigueira, Maio de 1963”.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias passando junto à Igrejinha Nova, da Rua da Malheira para a Rua Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira. Destaque para o andor com a imagem de Nossa Senhora das Relíquias, padroeira local. Ao fundo vemos o pálio e, à direita, à frente do andor, é possível vermos o padre Francisco de Jesus Paulo (“Padre Paulo”). No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Vidigueira, Nossa Senhora das Relíquias, Maio de 1963”.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias vinda da Rua da Malheira, junto à Igrejinha Nova, em direcção à rua Dr. Carlos César Sotto Mayor Figueira. No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Vidigueira, Maio de 1963”.
No presente registo fotográfico vemos a noiva Florinda dos Santos Roque junto às primas Custódia Roque Fialho (em cima) e, em baixo, da esquerda para a direita, Joaquina Roque e Anabela Sardinha. O casamento (com Francisco António Fialho Galinha) foi celebrado na Igreja de S. Francisco no ano de 1970.
Fotografia dos reis do baile da pinha, Damiana Faveira e Diamantino Correia, ladeados pelas respectivas damas de honor, da esquerda para a direita, Ana Francisca Franganito Morais (“Anica do Grilo”) e Ana Joaquina Gil Batuca (“Anica do Pão”).
Fotografia do casamento de Bernardina Rosa Teles Rocha e Aires José Lula Coxinho ("Alhuta" ou "Aires da Praça"). A cerimónia foi celebrada na igreja de São Francisco, em Vidigueira, em 18 de Outubro de 1959.
Fotografia da jovem Natércia Borges Lança, usando vestes religiosas (de anjinho), por ocasião de uma procissão. No verso constam dois carimbos referentes ao fotógrafo ou casa de fotografia. Num deles pode ler-se: “Instanta - Lisboa” e no outro “A. Pinto Esteves - Vidigueira”.
Casamento de Gertrudes Benta Rosa Lula Bastos e Araújo António Franganito, pais da doadora e de Carlos Franganito, no ano de 1951.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias passando junto à Bica da Cascata e ao Largo Dr. Orlando Mello do Rego, onde outrora se ergueu a Igreja Matriz de S. Pedro. No verso encontramos, inscrita a caneta, a seguinte informação: “Vidigueira, Nossa Senhora das Relíquias, Maio de 1963”.
Da esquerda para a direita podemos observar Rosália de Deus Caetano Grilo, a noiva Florência Rosa Bacalhau Baixinho Farinho (mãe de Ana Maria Farinho) e Roberto Manuel Caetano Grilo. O casamento foi celebrado em Vidigueira em 14 de Dezembro de 1974, tendo a fotografia sido tirada momentos antes da cerimónia.
Da esquerda para a direita podemos ver Isabel Contente e a amiga Lurdes Rosa Mendes Dias, ostentando vestes religiosas conectadas com Verónica, a “Padeirinha”, figura que relembra o sofrimento do Senhor, Jesus Cristo, e da tentativa desta, ao tentar aliviar esse sofrimento, limpando o rosto do Senhor com o avental com que estava a amassar o pão, ficando o rosto gravado no pano. No verso, inscrita a lápis consta a seguinte informação: “Aos 11 anos de idade”, remetendo assim para 1967.
Retrato de casamento de Maria Ana Baixinho Fragoso e José Manuel Baixinho Raminhos, no adro da Igreja de Alcaria da Serra, por volta do ano de 1956 ou 1957. Ao lado da noiva está Caetana Baixinho Fragoso. A segunda mulher a seguir ao noivo é Ana Josefa Raminhos. Desconhece-se a identidade dos restantes elementos presentes na fotografia.
Cortejo de oferendas a reverter para o Hospital de Vidigueira, realizado no ano de 1956. Fotografia de grupo captada junto à Praça Vasco da Gama, onde podemos ver, em cima, da esquerda para a direita, Justa Morais Carapinha, Custódia Cigarro, Joana Mota, Maria Joana Boga Pires, Clarinda Mateus, Rosa Cigarro, Maria das Dores Bacalhau, Mariete Lula Ramalho, Maria Rosa ("da Alzira"), Leonarda Bonito Janeiro e Damiana Faveira. Em baixo, da esquerda para a direita vemos António ("Chapinha"), Serrano, Carlos (filho do sr. Caetano, enfermeiro no Hospital), Maria Correia, Diamantino Correia, Francisco de Pedrógão do Alentejo, Domingos “Sapateiro”, António Lúcio (“Florinhas”), Aires Coxinho (“Alhuta”), Manuel Ferrinho, Domingos Noronha (“Pinote”) e Armando da Silva (motorista da firma José Mendes Carvalho). Vejam-se também as fotografias A-0011, A-0019 e A-0039.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias em Alcaria da Serra na década de 50 do século XX.
Festa do 1º de Maio em Marmelar em finais dos anos 70. Podemos observar a presença de cinco adultos (quatro mulheres e um homem) e duas crianças. Da esquerda para a direita, desconhece-se a primeira, a segunda trata-se de Rosa Ganhão, a terceira é Marciana e a seu lado vemos Mariana Carolina Pegas. O homem trata-se de Manuel Ganhão. A criança mais à frente é Luís Ganhão enquanto que a outra não foi identificada.
Cortejo de oferendas realizado no ano de 1956 a reverter para o Hospital. Fotografia captada junto à Praça Vasco da Gama, sendo visíveis vários animais muares que puxavam as carroças provenientes das várias casas agrícolas e comerciais como é o exemplo da "Casa Agrícola Pulido Garcia - Para os Pobres" e de "António João Contente - Agente em Vidigueira", informações presentes nos cartazes identificativos. Fotografia de grupo em que podemos ver, em cima, da esquerda para a direita, Maria Joana Bastos, Ana Rocha, Cipriana Carrujo, Maria Josefa Leirão, Maria Luísa, Bernardina Rocha, Maria das Relíquias, Maria Catarina, Rosária Ganço e Rosa Faveira. Em baixo, da esquerda para a direita pode ver-se José António Coxinho, Joaquim Leirão, João Noronha, Jacinto Cunha, José Francisco Trole Prego, Joaquim Bastos, Joaquim “Ralo” e Maria Romana. Vejam-se também as fotografias A-0011, A-0016 e A-0039 que complementam o presente acontecimento de cariz social.
Cerimónia de inauguração do abastecimento de água à Vidigueira (Bica da Cascata). A imagem de Nossa Senhora das Relíquias foi trazida da Igreja do Carmo para proceder à bênção das águas. Como é visível na fotografia, a imagem de Nossa Senhora das Relíquias encontrava-se presente nas cerimónias, elevada no andor. O largo da Cascata estava ornamentado com motivos vegetalistas e bandeiras monárquicas, estando presente a elite social, política e religiosa, destacando-se ao centro o Visconde da Ribeira Brava. Na monografia “Vidigueira e o seu Concelho” de José Palma Caetano, surgem desenvolvimentos a este respeito que passamos a transcrever: «O do abastecimento de água era dos mais importantes para a vila. Discutido na sessão de 3 de Março, houve alguns pareceres contrários, mas a proposta acabou por ser aprovada, tendo-se decidido contrair para isso um empréstimo de 6 contos de réis. As respectivas obras começaram em Junho, e em Março do ano seguinte a Câmara preparava já a cerimónia da inauguração desse melhoramento, resolvendo trazer da Igreja do Carmo a imagem de Nossa Senhora das Relíquias, a fim de se proceder à bênção das águas. Diz-se que nas festas da inauguração as águas correram ininterruptamente durante três dias. E afirma-se também que os Pulidos nunca utilizaram essa água, bebendo a da sua Quinta de S. Lázaro. As águas então canalizadas para a Vidigueira vinham da Serra do Mendro e as respectivas nascentes foram cedidas pela família Barahona, que se contavam entre os maiores latifundiários do concelho e, segundo consta, era também contrária ao projecto». Nota: A rivalidade entre regeneradores e progressistas fez-se sentir também de maneira aguda na Vidigueira, tendo os primeiros como expoente a família Pulido e os segundos o visconde da Ribeira Brava. A essa rivalidade partidária e ideológica acrescia ainda a circunstância de os Pulidos constituírem uma antiga família vidigueirense, que produziu alguns homens notáveis, mesmo a nível nacional, enquanto Ribeira Brava era por assim dizer um «estranho» - como muitas vezes lhe chamaram –, que veio parar à Vidigueira por ter casado com a filha de D. José Gil, o proprietário da Quinta do Carmo, que o visconde depois herdou e onde, por isso, estabeleceu a sua residência. A animosidade e as contendas – em que se misturavam paixões políticas e interesses de vária ordem – entre o visconde e os Pulidos ficaram célebres na vila.
Cortejo de oferendas a reverter para o Hospital. Fotografia tirada junto à Bica da Cascata, na direcção da Mercearia Barradas (actual dependência bancária “Santander Totta”). Observam-se inúmeras carroças, carros de parelha e um tractor, decorados e identificados com a casa agrícola a que pertenciam (visualizando-se “Cortes de Baixo”, “Donativos de Selmes”, “SAPEC”) e com a qual estavam a participar na causa social. Vejam-se também as fotografias A-0016, A-0019 e A-0039 ambas relacionadas com o mesmo evento de cariz social.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias em Vidigueira no ano de 1964. A fotografia foi captada junto à Praça Vasco da Gama e ao antigo posto de Correios de Vidigueira. Destaca-se a presença de inúmeros populares e, ao centro, o andor de Nossa Senhora das Relíquias.
Apesar da falta de informação respeitante ao presente registo fotográfico, os dados que temos apontam para que este se refere à visita de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo D. José Patrocínio Dias, realizada à Vidigueira por volta de 1940. Observa-se a presença de um aglomerado de pessoas na Praça do Município, junto à Igreja da Misericórdia, bem como, vários cartazes onde se lê “Viva a Missão”, “Vila de Frades vos saúda” ou “Viva o Sr. Bispo de Beja”. As cerimónias religiosas tiveram lugar junto à parede lateral da Igreja, podendo ver-se o palanque e o pálio do lado direito (mais pormenorizadamente nas fotografias seguintes, A-0014, A-0015 e A-0041).
Apesar da falta de informação respeitante ao presente registo fotográfico, os dados que temos apontam para que esta se refere à visita de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo D. José Patrocínio Dias, realizada à Vidigueira entre 1938 e 1940. Observa-se a presença de um aglomerado de pessoas junto à parede lateral da Igreja da Misericórdia, destacando-se um palanque ornamentado, simulando um altar exterior e estando presente, do lado esquerdo, a imagem de Nossa Senhora das Relíquias, padroeira local. À direita vemos um pálio sob o qual vemos o Bispo sentado.
Apesar da falta de informação respeitante ao presente registo fotográfico, os dados que temos apontam para que esta se refere à visita de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo D. José Patrocínio Dias, realizada à Vidigueira por volta de 1940. Observa-se a presença de um aglomerado de pessoas junto à parede lateral da Igreja da Misericórdia e na Praça da República, destacando-se, do lado esquerdo, um palanque ornamentado, simulando um altar exterior. Junto a este está presente a Bandeira de Portugal. Ao centro vemos um pálio sob o qual vemos o Bispo. Entre os muitos populares presentes verifica-se a presença da Banda.
Apesar da falta de informação respeitante ao presente registo fotográfico, os dados que temos apontam para que esta se refere à visita de Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo D. José Patrocínio Dias, realizada à Vidigueira por volta de 1940. Este elemento fotográfico parece estar relacionado com uma grande seca que assolou o Alentejo tendo sido realizado, posteriormente, um evento religioso em que a população do concelho se deslocou à Vidigueira, encabeçada pelos regedores que transportavam uma cruz. A cerimónia religiosa teve lugar junto à parede lateral da Igreja da Misericórdia e também com uma procissão, daí vermos este registo fotográfico captado junto à antiga escola primária Vasco da Gama e ao antigo Posto de Correios (edifício de 1º andar, no lado direito da fotografia). A procissão é extensa, prolongando-se a mesma ao longo do troço que nos é possível ver, no sentido da Rua General Humberto Delgado (antiga Rua de Moura). Estão presentes muitas crianças, bem notórias do lado direito da fotografia, bem como alguns populares a assistir. É visível uma cruz, vários pendões e cartazes com os seguintes dizeres: “V. de Frades vos saúda!”, “Viva o S. Bispo de Beja!”, “Benvinda seja a paz!”, “Viva a S. Missão!”. As fotografias A-0013, A-0014, A-0015 e A-0041 complementam o acontecimento.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias em Alcaria da Serra. Destaca-se a procissão a dobrar a esquina de uma rua, encabeçada por um homem que segue à frente hasteando um pendão, auxiliado por uma senhora de cada lado. Atrás destes vemos várias crianças a acompanhar a procissão. Vêem-se, igualmente vários populares a assistir à passagem da cerimónia processional. Este registo remonta à década de 1950.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias em Vidigueira, descendo a Rua Longa, próximo da alfaiataria Esteves, da Sapataria Calhau e da Sociedade União Recreativa Vidigueirense, por volta de 1970. Observa-se, ao centro, o Sr. Padre Manuel dos Reis acompanhado de quatro crianças, da esquerda para a direita, Gonçalo Van Zeller, Manuel Domingos Franganito, Francisco Flamino e José Carlos Mota. Atrás, suportando o pálio podemos ver, na frente, à esquerda, José Maria Aniceto e à direita o Dr. Marciano Ferreira Quaresma. Atrás do Dr. Marciano segue Francisco António Vicentinho e Boaventura Garrido. À direita, encostado à parede, caminha José Pereira. Do lado esquerdo, destaca-se uma senhora vestindo roupa escura, tratando-se de Mónica Fidalgo, seguida pelo seu marido e, ao lado deste, José Efigénio.
Casamento civil de António Francisco Rosa Mendes e Maria Joaquina Bico Rosa à saída da Câmara Municipal de Vidigueira. Em seu redor observam-se várias pessoas cuja identidade se desconhece. Do lado direito está visível um carro, de porta aberta, que aguardava a entrada dos noivos. Do lado direito do noivo, um pouco mais atrás, vemos Pinto Goes (conhecido por “Vinagre”), motorista do veículo. Década de 40 ou 50 do século XX.
Fotografia captada na Igreja de S. Francisco em Vidigueira, por ocasião do casamento de Maria Augusta Goes Soares e António Francisco Prego Ramalho, realizado no dia 2 de Outubro de 1966. A celebrar o matrimónio vemos, à direita, o Padre Francisco de Jesus Paulo. Ao fundo, da esquerda para a direita, encontramos Maria Clara Brito, Maria das Dores Goes, estando à frente destas, Maria Antonieta da Rosa Pires, Celeste Pires, a esposa de José “Pinguinhas”, José “Pinguinhas”, António (de Vila de Frades), Arsénio Batuca e Leonor Goes. Mais à frente estão Noémia Goes (à esquerda, usando chapéu), Francisco Pedro Soares (pai da noiva), Maria Dionísia Silva Goes, Maria José Goes Soares, Maria Rosa Goes Silva, Maria João Pio e Américo Santa Cruz (de óculos), estando mais à frente deles, as madrinhas Cipriana Goes e Maria das Dores Goes (junto à mão do pároco). Na frente, no canto inferior direito, podemos ver a referência à casa de fotografia "Foto Star", enquanto que, no verso encontramos um carimbo com ela relacionado, onde se lê “Foto Star - R. da Liberdade n.º 1 - Beja”.
Fotografia captada no dia do casamento de Maria Augusta Goes Soares e António Francisco Prego Ramalho, realizado no dia 2 de Outubro de 1966. A noiva encontra-se acompanhada pelos pais, nomeadamente, Maria Teresa Goes e Francisco Pedro Soares. Na frente, no canto inferior direito, podemos ver a referência à casa de fotografia "Foto Star", enquanto que, no verso encontramos um carimbo com ela relacionado, onde se lê “Foto Star - R. da Liberdade n.º 1 - Beja”.
Procissão em Honra de Nossa Senhora das Relíquias, a passar no Largo 5 de Outubro, junto à Bica da Cascata, em Vidigueira, no ano de 1969 ou 1970. No verso encontramos inscrita a caneta, a seguinte informação: “Fátima (Narra), Gertrudes (Ramalho), Ana Maria Clemente e Lurdes (Rosa Mendes)” (referindo-se às jovens que transportavam o andor). Confirma-se a descrição efectuada, da frente para trás e da esquerda para a direita. Do lado esquerdo, a acompanhar a procissão podem ver-se, entre outras pessoas, Maria das Dores Deodato, Maria Etelvina e Antónia Rosa Mendes (professora de canto coral no Colégio de S. José).
Casamento de Maria Perpétua Mendes Pires e João Domingos Carvalho Baião, na Igreja de S. Francisco, em Vidigueira, em 1959. Ao lado do noivo podemos ver os seus dois padrinhos, estando da esquerda para a direita, Eduardo dos Santos Lança e José Francisco Pólvora Barradas. Ao lado da noiva, da esquerda para a direita podemos ver as suas duas madrinhas, Gertrudes Maria Rosa Mendes e Maria das Relíquias Rosa Mendes. Atrás destes encontram-se os convidados.