Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Livro com encadernação de cartão revestida a tecido de cor verde e com lombada e cantos revestidos a pele. A capa ostenta colada uma etiqueta branca com emoldurado duplo de cor castanha, na qual se pode ler, inscrito à mão, "Junta de Freguesia de Selmes - Livro das Actas - Ano de 1925". A folha de rosto contém várias inscrições a lápis, nomeadamente, no canto superior direito, "50 fs" (50 folhas), "90681200", "n.º 6/1" e "14,000". Na primeira folha, número 1, pode ver-se o termo de abertura, redigido e assinado em Selmes, em Fevereiro de 1925, pelo presidente da junta José do Rosário Maltez, onde se lê que o livro haveria de servir para nele se lançarem as actas das sessões da Junta de Freguesia de Selmes, concelho de Vidigueira, levando termo de encerramento no final e indo devidamente numerado e rubricado com a rubrica de Maltez. A encimar o termo de abertura pode ver-se o carimbo da Junta de Paróquia de Selmes, aí disposto três vezes. O termo de encerramento, por sua vez, está presente no verso da folha número 48 e, além da informação já referida no termo de abertura, vem acrescentar que o livro possui um total de 48 folhas. Acima do termo de encerramento, pode ver-se um carimbo da Junta de Paróquia de Selmes.
Livro encadernado com cartão de cor preta e lombada e cantos forrados com tecido de cor bege. A capa apresenta uma etiqueta de papel com emoldurado azul, deixando ver parcialmente uma outra etiqueta por baixo dela. Na etiqueta pode ler-se a seguinte informação: "Junta de Freguesia de Selmes - Livro de Actas - De Janeiro de 1952 a …". Ao abrir o livro, na parte interior da capa, junto ao canto superior esquerdo, pode ver-se a seguinte inscrição a lápis: "axAx - 26,50". A primeira folha apresenta um aro ou emoldurado interior impresso a preto, bem como, um triângulo invertido, com um fundo com motivos vegetativos e geométricos, apresentando ainda um losango no interior do qual consta impresso "Livro", seguindo-se, abaixo, reticências sobre as quais se poderia colocar o título ou assunto do mesmo mas que se encontra em branco. Logo abaixo do referido triângulo invertido está impresso "Edição Novidade", podendo ver-se três pequenos triângulos invertidos da mesma dimensão, sobrepostos, tendo o primeiro, fundo preto, o segundo, linhas horizontais e o terceiro, apenas a linha delimitadora do mesmo. Junto ao canto inferior esquerdo do emolduramento pode ver-se impresso: "Ref. No. 1285" e "Folhas 100". No canto superior direito da folha, inscrito a caneta, pode ver-se "N.º 1" e a rúbrica "Lopes do Cabo". No verso desta primeira folha está presente o termo de abertura, redigido e assinado em Selmes, em 1 de Janeiro de 1952 pelo então presidente João Domingos Lopes do Cabo que adiantou que o livro continha 100 folhas para nele serem lavradas as actas da Junta de Freguesia de Selmes, indo numerado e rubricado com a sua rúbrica até à folha número 13 (verifica-se que tal só acontece até à folha número 10, encontrando-se sem estar rubricado até ao final). Constata-se, também, que apenas está numerado até à folha número 108 (não contendo apenas as 100 folhas referidas no termo de abertura), encontrando-se a partir daí em branco e perfazendo um total de 115 folhas. O verso da folha número 10, não está numerado, tal como verificado anteriormente em que indicavam o verso das folhas, passando a partir daí a numerar por página e não por folha. Da página 18 passa para a página 20.
Livro encadernado com tecido de cor preta e lombada forrada com tecido de cor bege. A capa apresenta uma etiqueta de papel com emoldurado verde, na qual podemos ler: "Actas da Junta de Freguesia de Selmes - Ano de 1930". Ao abrir o livro, no interior da capa, no canto superior esquerdo está colada uma etiqueta de âmbito comercial onde consta a seguinte informação impressa a vermelho: "Minerva Comercial - Proprietários Carlos Marques & C.ª L.da - Rua da Fábrica, 9 A Beja - Livraria Papelaria - Tipografia Encadernação - Artigos de oculista, objectos de escritório, estojos próprios para brindes, flores, palhetas e cordas para instrumentos - Artigos de pintura e arte aplicada - Aparelhos e artigos fotográficos". A anteceder a folha número 1, consta uma folha de rosto. O termo de abertura, foi redigido em Selmes, em 28 de Dezembro de 1930, por Martinz (rúbrica usada por Francisco das Neves Martins), presidente da comissão administrativa da Junta de Freguesia de Selmes (apesar de não o ter assinado), referindo que o livro haveria de servir para nele se lavrar as actas das sessões da Junta de Freguesia de Selmes, Concelho da Vidigueira, levando termo de encerramento no final e indo devidamente numerado e rubricado. A primeira acta, datada de 28 de Dezembro de 1930, está inscrita no verso da primeira folha, número 1. O termo de encerramento, redigido em Selmes, em 13 de Novembro de 1938, pela comissão administrativa da Junta, está presente no verso da folha número 49 e, além do mencionado, vem acrescentar que o livro possui um total de 49 folhas. Está assinado por João Manuel Rafoto Quinta Queimada, Inácio José de Moura e José do Rosário Maltez. Da folha número 33 passa para a folha número 36. A partir da folha número 44 e até à folha número 49 (última folha), constata-se que a numeração foi adulterada, ou seja, a folha número 46 passou a 45, tendo sido corrigida a caneta de cor azul.