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Serigrafia sobre o tema "Aldeia Saloia", da autoria da pintora Luiza Caetano. Prova de autor.
Reprodução de Gravura representando claustros do Convento de Mafra, pertencendo a uma colecção tal como a informação registada ao nível inferior indica: "Colecção de gravuras portuguesas (reproduções); Claustros do Convento de Mafra; Estampa N.º 33".
Reprodução de gravura representando uma vista de Sintra, a partir da casa chamada o Relógio. Apresenta, ao nivel inferior a legenda "Vista de Cintra. Tirada ao lado da casa denominada O Relógio na Estrada dos Pisões", e a indicação "D. Esquiopeta fecit" (esq.) e "O.R. Lith. Ano 1829" (dir.).
Reprodução de Gravura representando claustros do Convento de Mafra, pertencendo a uma colecção tal como a informação registada ao nível inferior indica: "Colecção de gravuras portuguesas (reproduções); Claustros do Convento de Mafra; Estampa N.º 33".
Reprodução de Gravura representando claustros do Convento de Mafra, pertencendo a uma colecção tal como a informação registada ao nível inferior indica: "Colecção de gravuras portuguesas (reproduções); Claustros do Convento de Mafra; Estampa N.º 33".
Fotogravura representando a fachada do Palácio Nacional de Mafra. Na margem esquerda, apresenta-se o seguinte texto: "Mafra. Se bem que muito anterior à fundação do convento, o que é atestado pela igreja românica de Santo André e pelo pelourinho, Mafra só floresceu no entanto com a edificação do grande e imponente monumento. É embalada pelo som magnífico dos seus carrilhões e vive à sua sombra. No convento pode admirar-se a riquíssima biblioteca, o museu de pintura e o grande repositório de estatuária. À sua volta os belos jardins e a enorme tapada com as suas elegantes corças, os javalis e mais caça grossa. Foto N.º 11."
Fotogravura representando a escultura de São Bruno, existente na Basílica de Mafra. Na margem esquerda, apresenta-se o seguinte texto: "Mafra. Se bem que muito anterior à fundação do convento, o que é atestado pela igreja românica de Santo André e pelo pelourinho, Mafra só floresceu no entanto com a edificação do grande e imponente monumento. É embalada pelo som magnífico dos seus carrilhões e vive à sua sombra. No convento pode admirar-se a riquíssima biblioteca, o museu de pintura e o grande repositório de estatuária. À sua volta os belos jardins e a enorme tapada com as suas elegantes corças, os javalis e mais caça grossa. Tem fama a sua olaria. Fotos Rotep N.º 10".
Litografia representando D. Diego Afonso de Sousa. No canto inferior direito, surge a informação: "P. Giffart Sculptor Regius Invenit et Fecit Parisis.".
Fotogravura representando retrato de António Óscar Fragoso carmona. Nasceu em Lisboa, a 24 de Novembro de 1869, filho de Inácio Maria Machado de Morais Carmona e de Maria Inês de Fragoso Côrte-Real. Casou com Maria do Carmo Ferreira da Silva de quem teve 3 filhos. Fez o curso de Cavalaria e foi promovido sucessivamente até chegar a Marechal em 1947. Foi o Presidente da República que mais tempo esteve no poder, ocupando ininterruptamente a presidência entre 1926 e 1951, ano de sua morte. Os seus restos mortais encontram-se depositados no Panteão Nacional (fonte: www.museu.presidencia.pt).
Fotogravura representando retrato de António Óscar Fragoso carmona. Nasceu em Lisboa, a 24 de Novembro de 1869, filho de Inácio Maria Machado de Morais Carmona e de Maria Inês de Fragoso Côrte-Real. Casou com Maria do Carmo Ferreira da Silva de quem teve 3 filhos. Fez o curso de Cavalaria e foi promovido sucessivamente até chegar a Marechal em 1947. Foi o Presidente da República que mais tempo esteve no poder, ocupando ininterruptamente a presidência entre 1926 e 1951, ano de sua morte. Os seus restos mortais encontram-se depositados no Panteão Nacional (fonte: www.museu.presidencia.pt).
Fotogravura representando retrato de António Óscar Fragoso carmona. Nasceu em Lisboa, a 24 de Novembro de 1869, filho de Inácio Maria Machado de Morais Carmona e de Maria Inês de Fragoso Côrte-Real. Casou com Maria do Carmo Ferreira da Silva de quem teve 3 filhos. Fez o curso de Cavalaria e foi promovido sucessivamente até chegar a Marechal em 1947. Foi o Presidente da República que mais tempo esteve no poder, ocupando ininterruptamente a presidência entre 1926 e 1951, ano de sua morte. Os seus restos mortais encontram-se depositados no Panteão Nacional (fonte: www.museu.presidencia.pt).
Reprodução de fotografia. Retrato do General Francisco Higino Craveira Lopes, 12º Presidente da República Portuguesa.
Canto infertior direito, surge a indicação da autoria "P. Giffart Sculptor Regius Invenit et Fecit Parisis".
Estampa representando Pedro Álvares Cabral a desembarcar no Brasil. Ao nível inferior, a indicação da colecção a que pertence, "Colecção de estampas, Braziliada (reproduções)", o título "O desembarque dos portugueses no Brasil ao ser descoberto por Pedro Álvares Cabral em 1500", e a numeração da estampa na colecção "Estampa nº 14".
Reprodução de gravura representando o Mosteiro de Mafra e o Terreiro, com indicações escritas em Alemão: "Kloster Mafra in Portugal", "Gez. v. C. Reiss", "Aus d. Kunstanst d. Bibl. Inst. in Hildhh. Eigenthum der Verleger". Pertencente a livro ou conjunto de estampas, apresentando-se numerada no canto superior direito "CCCCXVII". Manuscrito a lápis "3500.00" no canto inferior direito e "1300" no canto inferior esquerdo.
Dedicatória manuscrita a tinta, no canto inferior direito: "Ao animoso e inteligente Director da Biblioteca Municipal de Mafra, Guilherme de Assunção, oferece o amigo e admirador, Ayres de Carvalho, Mafra, Março de 1948."
Reprodução de gravura representando retrato de D. António no seio da sua árvore geneológica, intitulada "Genealogia Regum Portugalliae", com a legenda ao nível inferior: E"l-Rei D. António na Árvore Genealógica da sua Ascendência".
Apresenta as seguintes legendas: "Isle of Sainte Barbe on the Saône, near Lyon"; "Île Sainte-Barb, sur la Saône, prés de Lyon"; "Insel St. Barbe in Saone lei Lyon"; "Draw by T. Allom"; "Engraved by W. Le Petit"; "Fisher Son & C.ª London & Paris".
Estampa representando desenho da Porta de Santa Catarina, fortaleza de Estremoz. No verso, surge a identificação: "Porta de Santa Catarina (Estremoz) Edição da Câmara Municipal de Estremoz 1987".
Estampa reproduzindo gravura representando a Ponte de Sacavém (Loures). Ao nível inferior, legenda: "Ponte de Sacavém. Desenho e gravura de Pedroso. Município de Loures" No verso, tem carimbo da Câmara Municipal de Loures.
Estampa reproduzindo composição na qual consta, identificado, o antigo escudo de Estremoz. Ao nível inferior, apresenta-se a seguinte informação: "Estremoz - Vila. Escudo Antigo de Estremoz. Edição Patrocinada pela Câmara Municipal de Estremoz 1988".
Estampa desdobrável, aberta pelo gravador Manuel da Silva Godinho, que ocorre no princípio do canto I da Gaticanea de João Jorge de Carvalho e ilustra uma passagem do canto III do poema (pp.52-53), representando a cozinha do Palácio dos Marqueses Ponte de Lima, em Mafra.
Representação do Palácio Nacional de Mafra e extintos lugares regulares conventuais, de carácter turístico, em desenho perspectivado e tintado, com legendas. No canto superior direito, surge o brasão da vila de Mafra e, ao nível superior, no espaço restante acim ado desenho, as seguintes informações: "Em Mafra pode ainda ver: Jardim do Cerco; Igreja de Santo André (Romano-gótica), Museu Municipal; Visite ainda: Ericeira (estancia balnear), Sobreiro (olarias e mini-museu José Franco, Malveira (mercado típico às quintas feiras)", repetidas em inglês e francês. Apresenta ainda, o desenho, as principais salas ou aspectos legendados, a saber: Museu de Arte Sacra, Enfermaria dos Frades, Museu da Escola de Escultura, Palácio andar nobre, Aposentos do Rei, Entrada do Palácio, Capela do Campo Santo, Carrilhões, Sala da Benção, Entrada da Basílica, Biblioteca, Palácio andar nobre - salas do séc. XIX; Sala da Caça, Palácio andar nobre, Aposentos da Rainha.
Estampa desdobrável que ocorre no princípio do canto IV da "Gaticanea" e que se reporta a uma passagem deste poema (pp. 97-98). Representação do Palácio-convento de Mafra e Praça Real, na qual se desenvolve cena de luta entre cães e gatos.
Representação do tema "Reunião dos Conjurados", decorrida no Palácio Conde de Almada em Lisboa, no ano de 1640. Ao nível inferior, a legenda: "Reunião dos conjurados em 1640. Em Lisboa no Palácio do Conde D'Almada, segundo um antigo quadro em azulejo existente no mesmo Palácio". Apresenta ainda a seguinte informação: "Lithografia da Companhia Nacional Editora, Lisboa" (à esq.); "Reprodução Interdita" (ao centro); "Brinde dos Editores Belém e Comp.ª, Rua do Marechal Saldanha, 26, Lisboa" (à dir.).
Litografia representando o Palácio de Mafra e o terreiro (Real Praça). A imagem integrava a Ilustração Popular, de 4 de Março de 1866, conforme comprova o verso (página 3 da mesma).
Reprodução de gravura representando uma vista do Mosteiro da Batalha. Ao nível inferior, na margem, apresentam-se as seguintes indicações: "Vista de parte do Real Mosteiro da Batalha. One d'une partie du Monastere Royal de Batalha"; "Paris, Goupii et Vibert edit Bonlev. Montmartre 15 et r, de Lanery 7 (bordo inf esq.); London pub. by E. Gambart, Junin & C.ª 25 Berners St. Oxf. St.".
Reprodução de fotografia. Retrato do General Francisco Higino Craveira Lopes, 12º Presidente da República Portuguesa.
Litografia representando D. Álvaro Dias de Sousa". No canto inferior direito, surge a informação: "P. Giffart Sculptor Regius Invenit et Fecit Parisis".
Litografia representando D. Diego Afonso de Sousa. No canto inferior direito, surge a informação: "P. Giffart Sculptor Regius Invenit et Fecit Parisis.".
Retrato de D. Manuel II, rei de Portugal.
Cromolitografia, representando retrato de D. Amélia, Rainha de Portugal. Em rodapé, a legenda: "D. Amélia, Rainha de Portugal; Reine de Portugal; Queen of Portugal; Konigin von Portugal; Regina di Portogallo". Assinada no canto inferior esquerdo: "Leiber".
Reprodução de desenho da "Franzosenturm" ("Torre do francês"), torre de vigia que integrava o sistema de fortificação medieval de Leimen, datada do século XIV, com a legenda "Leimen" e a reprodução de elementos heráldicos alusivos à cidade. No verso, apresenta a seguinte informação: "Franzosenturm in Leimen - Wachturm der mittelalterlichen Festung. Hier drangen während der orleanisch-pfälzischen Erbfolgekriege französische. Truppen in den Ort ein, nach der Legende durch die Hilfe eines verliebten. Leimener Mädchens".
Colecção de estampas comemorativa dos 1200 anos da fundação de Leimen (791-1991). Capa, com a representação do brasão de Leimen.
Estampa reproduzindo gravura feita a partir de água-tinta da autoria de George Landmann, representando uma vista geral do Palácio Convento de Mafra, a partir de Poente. Apresenta a legenda, ao nível inferior, ao centro, na margem, "Royal Palace of Mafra, Estremadura/ London, pub.ª 1814 by T. Cadell & W. Davies", e a indicação (ao nível inferior, à direita) "L. Baily, sculp./Ed. O Mundo dos Livros".
Fotogravura representando a fachada do Palácio Nacional de Mafra. Na margem esquerda, apresenta-se o seguinte texto: "Mafra. Se bem que muito anterior à fundação do convento, o que é atestado pela igreja românica de Santo André e pelo pelourinho, Mafra só floresceu no entanto com a edificação do grande e imponente monumento. É embalada pelo som magnífico dos seus carrilhões e vive à sua sombra. No convento pode admirar-se a riquíssima biblioteca, o museu de pintura e o grande repositório de estatuária. À sua volta os belos jardins e a enorme tapada com as suas elegantes corças, os javalis e mais caça grossa. Foto N.º 11."
Reprodução de desenho do Convento de Mafra, visto em perspectiva e com legenda dos principais espaços que o compõem, a saber: Museu de Arte Sacra, Enfermaria dos Frades, Museu da Escola de Escultura, Palácio andar nobre, Aposentos do Rei, Entrada do Palácio, Capela do Campo Santo, Carrilhões, Sala da Benção, Entrada da Basílica, Biblioteca, Palácio andar nobre - salas do séc. XIX; Sala da Caça, Palácio andar nobre, Aposentos da Rainha. Ao nível inferior, três imagens legendadas: a escultura de "S. Bruno", a reprodução de uma gravura oitocentista representando o "Covento de Mafra" e de um desenho da escultura de S. Jerónimo.
Fotogravura representando a escultura de São Bruno, existente na Basílica de Mafra. Na margem esquerda, apresenta-se o seguinte texto: "Mafra. Se bem que muito anterior à fundação do convento, o que é atestado pela igreja românica de Santo André e pelo pelourinho, Mafra só floresceu no entanto com a edificação do grande e imponente monumento. É embalada pelo som magnífico dos seus carrilhões e vive à sua sombra. No convento pode admirar-se a riquíssima biblioteca, o museu de pintura e o grande repositório de estatuária. À sua volta os belos jardins e a enorme tapada com as suas elegantes corças, os javalis e mais caça grossa. Tem fama a sua olaria. Fotos Rotep N.º 10".
Reprodução de gravura antiga, representando Lisboa e Cascais, sendo anterior ao terramoto de 1755. Integra o desenho a seguinte legenda: "Olisipo, sive vt pervetvstae lapuidvm inscriptiones habent, vlysippo, vvulgo Lisbona florentissimvm portvgalliae emporiv.".
Reprodução de desenho aguarelado reconstituindo a planta da cidade de Leimen em 1741.
Reprodução de gravura representando a "Planta Geográfica da Barra da Cidade do Porto", por Maldonado Teodoro Sousa (delin.) e Manuel da Silva Godinho (sculp.). No canto inferior esquerdo, na mancha impressa, surge legenda de 30 pontos locais ou edificios que aparecem no mapa. Ao nível inferior, a indicação dos autores: "T.S. Maldonado delin. Porto" e "Godinho sculp".
Serigrafia sobre o tema "Aldeia Saloia", da autoria da pintora Luiza Caetano. Prova de autor.
Estampa representando a cidade do Porto, com legenda ao nível inferior, relativa a 20 lugares ou edifícios.
Reprodução fotomecânica de aguarela com retoques fotolitográficos, da autoria de José António Marques, representando o Cais do Portinho da Ribeira e o Forte da Ericeira. Ao nível superior, surge a indicação "Técnica de «O Gráfico», n.º 7 // de 1 de Maio de 1944"; ao nível inferior: "Trabalho Fotomecânico da Fotogravura Nacional, Lda; Aguarela e retoque Fotolitográfico de José António Marques; Impressão Lito-Offset da Litografia de Portugal - Lisboa".
Cromolitografia representando retrato do rei Jorge VI de Inglaterra (1895-1952). Ao nível inferior, apresenta a indicação "Suplemento da revista, A Guerra Ilustrada, Julho 1941".
Gravura representando um camponês com o Palácio de Mafra em pano de fundo. A nível inferior, para além do título, surge a seguinte informação: "Londres: Pub. July 15 1812 by Melfs.rs Colnaghi & C.º 23 Cochspur Street".
Reprodução de pintura representando mercado, com personagens tipo, à frente do Palácio convento de Mafra.
Reprodução de Gravura representando o Convento de Mafra, pertencendo a uma colecção tal como a informação registada ao nível inferior indica: "Colecção de gravuras portuguesas (reproduções); Convento de Mafra; Estampa N.º 47".
Reprodução de fotografia da Praia do Sul, Ericeira, com indicação de vários sítios, nomeadamente: Praia do sul, Parque 6/7, [Casa] Rivote, Praia da Foz, Praia de S. Julião, Serra de Sintra, Praia do Magoito, Praia das Maçãs, Cabo da Roca.
Representação da imagem escultórica de Nossa Senhora do Sameiro, Braga.
Reprodução de gravura representando uma paisagem, a estrada de Tomar para Leiria. Apresenta a seguinte informação: "R. Christino" (esq.); "Alberto" (dir.).
Fotogravura representando retrato de António Óscar Fragoso carmona. Nasceu em Lisboa, a 24 de Novembro de 1869, filho de Inácio Maria Machado de Morais Carmona e de Maria Inês de Fragoso Côrte-Real. Casou com Maria do Carmo Ferreira da Silva de quem teve 3 filhos. Fez o curso de Cavalaria e foi promovido sucessivamente até chegar a Marechal em 1947. Foi o Presidente da República que mais tempo esteve no poder, ocupando ininterruptamente a presidência entre 1926 e 1951, ano de sua morte. Os seus restos mortais encontram-se depositados no Panteão Nacional (fonte: www.museu.presidencia.pt).
Reprodução de gravura representando o Convento de Tomar.
Reprodução de imagem representando divindade hindu.
Estampa reproduzindo gravura com representação do Palácio e Basílica de Mafra.