Search results

39 records were found.

Brochura com o extracto do programa da Exposition Générale du Royaume de Bohéme en 1891 para celebrar o centenário da primeira exposição industrial do continente em Praga em 1791 e sob o patrociniodo Imperador Francisco José I.
Exposições Universais e Internacionais várias.
Nomeação de pessoal e atribuição de mercês honoríficas em retribuição pelos serviços prestados durante a Exposição. Guia dos produtos enviados à Exposição. Correspondência com o Director Geral da Exposição Alfred T. Goshorn. Correspondência com o Comissário Régio de Portugal para a Exposição de Filadélfia, Barão de Sant'Ana, Manuel Alves Guerra. Correspondência com os Comissários da Exposição, Jaime Batalha Reis e Lourenço Augusto Pereira Malheiro. Relatório do Comissário Régio Barão de Sant'Ana com recortes de imprensa e um exemplar do Guia da Exposição. Proposta de firma de Transportes marítimos para o transporte dos produtos expostos de regresso a Lisboa. Correspondência sobre a venda de produtos expostos durante a exposição. Recibo de produtos devolvidos aos expositores e nota dos produtos extraviados finda a Exposição. Entrega de Prémios aos Expositores. Cópia de relatório de atribuição de prémios. Lista de premiados. Comprovativo de recebimento das medalhas e diplomas.
Verbetes e recibos das medalhas concedidas aos vários expositores na Exposição Nacional do Rio de Janeiro de 1908.
Correspondência entre a Comissão Central Directora dos Trabalhos Preparatórios para a Exposição de Viena e vários organismos. Nomeação do Comissário Régio de Portugal para a Exposição e de vários Comissários Honorários. Correspondência entre a Comissão e o Comissário Régio de Portugal Fradesso da Silveira. Brochuras "Notuce sur les produits exposés par l'Administration Génerale des Forêts du Portugal" e "L'Observatoire de L'Infant Don Luiz, à Lisbonne" par J. Graindorge. Telegramas. Guias, pagamentos de transportes por navio e caminho de ferro dos produtos para a Exposição. correspondência com Governos Civis. Lista de prémios e recibos de entrega de diplomas e medalhas de participação na Exposição. Correspondência entre a Comissão e os vários expositores relativa aos produtos a enviar para a Exposição. Correspondência entre a Comissão Portuguesa e o Comissário Geral da Exposição Barão Schwarz – Senborn. Circulares enviadas aos Governadores Civis. Correspondência com a Comissão Central Directora dos Trabalhos Preparatórios para a Exposição. Despesas com o envio dos produtos. Actas das reuniões. Exemplar do Diário do Governo de 10 de Setembro de 1872. Relatório apresentado pelo Chefe de Repartição do Comércio e Indústria, João Palha de Faria Lacerda com o convite e o regulamento para a exposição.
Oficios do Conselho da Faculdade de Filosofia de Coimbra; da Associação Industrial Portuense a solicitar autorização para integrar a exposição. Despesas relacionadas com a exposição. Correspondência relativa a devolução de produtos expsotos. Entrega de prémios de participação. Despachos de autorização do Ministro. Recibos de prémios conferidos aos expositores que participaram na exposição. Catálogo dos produtos apresentados na exposição com os respectivos nomes dos espositores e divididos por secções. Documentos de preparação para a exposição. Brochuras da exposição. Papéis de participação para expositores em branco. Circulares. Deliberaçoes dos Comissários Reais.
Comissão Central Portuguesa para a Exposição Universal de Paris nomeada por decreto de 29 de Março de 1855. Nomeação e relação dos membros da Comissão por Decreto de 23 de Janeiro de 1854. Nomeação do Comissário Régio António José d'Ávila. Actas da Comissão. Guia dos produtos enviados à Exposição por ordem alfabética dos distritos. Condecorações aos participantes. Catálogos da Exposição. Recibo de envio e de recepção de caixotes de objectos para a exposição. Lista de produtos oferecidos a diversas entidades em França depois de terminada a exposição.
Exposição de Berlim sobre objectos destinados a evitar desastres na indústria . Programa da Exposição em alemão e francês. Correspondência.
Exposição de obras de arte e de produtos da indústria e da agricultura em Toulouse. Planta geral da Exposição a cores. Exemplar do Journal Officiel de l'Exposition de Toulouse.
Ofícios do Comissariado Geral da Exposição Portuguesa em Sevilha com propostas de funcionários a integrar a Comissão. Envio de lista de edifícios do Estado para hospedagem dos turistas que visitem a capital durante a Exposição de Sevilha. Autorização para o capitão de infantaria Joaquim Felizardo Adão Antunes prestar serviço no Comissariado geral da Exposição de Sevilha.
Programa da Exposição Internacional de Berlim. Boletim de Admissão para a participação na Exposição Internacional de Cannes. Ofício referindo o êxito da Exposição de Artes e Indústrias de Ponta Delgada. Programa e Regulamento Geral da XIII Exposição de Bordeús.
Oficios da Direcção Geral do Comércio e Indústria convidando as associações comerciais e industriais a participarem na Exposição de Joanesburgo. Telegrama dos industrias do Porto que pretendem saber qual o destino dos produtos enviados quando a exposição terminar. Formulário de inscrição para a exposição. Esboço da planta do recinto da exposição em Cosmopolitan Park. Lista dos 36 produtos industriais a figurar na exposição. Brochura impressa da repartição da Indústria com determinaçao do Ministro com as condições para a participação na exposição. Extracto do relatório sobre o Transval, apresentado pelo comissário técnico de propaganda vinicolo-comercial em àfrica, Tancredo do Casal Ribeiro. Diário do Governo com as instruçõe spara a exposição de vinhos portugueses para Joanesburgo.
Esboço de circular sobre convite feito pela Section d'Odessa de la Societé Imperiale Technique Russe para apresentação de produtos industriais portugueses. Carta enviada pela Farmácia de José Pedro Xavier Rodrigão, em Castelo Branco afirmando o interesse em participar na exposição com os seus produtos. Ofício referente aos fretes para o transporte dos objectos destinados à exposição de Marselha a Odessa.
Procurações para entrega de diplomas e medalhas a premiados participantes na Exposição. Lista dos expositores do Arquipélago dos Açores, da Madeira que foram premiados.
Designação oficial da exposição "Centennial International Exhibition, Melbourne, 1888". Exposição Internacional em Melbourne, Austrália de Manufactura, Indústria, Agricultura e Belas- Artes. Extracto do The London Gazette sobre a exposição. Apêndice do Diário do Governo com o Regulamento da Exposição. Brochura.
Exposição de Amesterdão de Agricultura, Horticultura, produtos leiteiros. Regulamento. Programa. Correspondência.
Brochura da Exposição Internacional Portuguesa de 1865. Esboços de oficios.
Brochuras e oficios da Comissão Encarregada de promover a representação de Portugal no Museu Kensington em Londres. Relação dos objectos que seguem para a Exposição de Londres. Constituição da Comissão encarregada de promover no Museu Nacional de Belas Artes em Lisboa, a Exposição Retrospectiva de novembro de 1881 a Janeiro de 1882. Relação dos objectos do Convento de Chelas; da Sé de Lisboa; do Patriarcado.
Exposição Universal de Agricultura, Indústria e Belas Artes em Barcelona. Correspondência referindo a importância da participação de Portugal nesta exposição com mostras na Agricultura, Gado, Indústria, Comércio, Ensino das Ciências, Artes-Liberais, Marinha, Pesca, Belas-Artes, Arqueologia, Electricidade, Balneologia (Ciências Termais) e Minas. Nomeação do Júri de Portugal para a Exposição. Planta Geral da Exposição a cores. Brochura. Apêndice do Diário do Governo com a publicação do Regulamento da Exposição. Regulamento original da Exposição.
Correspondência sobre a realizaão da Exposição Internacional de Glasgow de Indústria, Ciência e Arte em Kelvingrovepark. Brochura da Exposição.
Correspondência do Comissariado com vários organosmos e empresas no sentido de participarem nesta Exposição. Questões sobre o transporte de produtos. Lista nominal do pessoal da Secretaria, da Contabilidade, da Construção, da Secção de Agronomia do Norte, Centro, Sul, Representação Colonial e Análise de produtos em funções para o Comissariado Geral. Memória para o concurso de esboceto para o pavilhão de honra da representação portuguesa na Exposição. Reclamação da Sociedade de Belas Artes ao Comissariado da Exposição pela forma desordenada e pouco digna de exposição e instalação das peças dos artistas representados.
Relação dos objectos para a Exposição provenientes do Museu do Éxercito. Relação das moedas e medalhas provenientes do Gabinete de Numismática da Casa da Moeda. Itenerário da cerimónia de abertura da Exposição em 1 de Abril. Guia da Exposição. Relatório de 1 de Outubro de 1867 dirigido ao Conselheiro Palha de Lacerda, Presidente da Comissão Portuguesa para a Exposição. Recortes de imprensa. Propsta de lei de 12 de Abril apresentada ao Parlamento sobre as despesas inerentes á participação de Portugal na Exposição. Carta de Rodrigo Morais Soares que informa ter enviado pelo paquete Bordeus os desenhos e plantas do Pavilhão de Portugal.
Documentos de Despesa da Secção Agrícola referente a trabalhos de construção de jardins e lagos; despesas de pessoal; fardamentos, decoração de exteriores; móveis e utensílios; instalação de móveis para sessões solenes.
Documentos relativos aos trabalhos da Associação Industrial Portuguesa posteriores à criação da Secção Agrícola sobre assuntos tratados por intermédio do comércio e da indústria. Relação dos objectos que a Oficina de Intrumentos de Precisão para a Exposição. Nota de receitas e despesas da Secção Industrial e Colonial Portuguesa. Despacho determinando que o Visconde de Rio Sado, Augusto Correia Godinho Ferreira da Costa, esteja encarregue de assistir a Congressos e de estudar a regulamentação respeitante ao trabalho dos menores e das mulheres na indústria, em França. Contratos executados pela Associação Industrial. Brochura " Exposition rétrospective du travail et des sciences anthropologiques". Planta da zona do pavilhão da Secção Portuguesa a a preto branco. Planta da decoração da Secção de Portugal colorida, da autoria de Ph Leidenfrost. Planta do Pavilhão da secção portuguesa com a fachada em corte da Torre de Belém. Despesas extraordinárias e imprevistas da Secção Portuguesa.
Pagamento a engenheiros de minas e auxiliares que elaboraram a carta mineral do país a enviar à Exposição. Decreto sobre o peso das moedas de ouro e prata. Exemplares dos jornais "Le Moniteur des Intêrets Matériels" . Relação dos produtos das colónias portuguesas enviados para a Exposição. Telegramas. Relação de produtos e despesas de envio para a Exposição provenientes dos distritos de Aveiro, Beja, Leiria, Faro, Évora, Coimbra, Bragança, Castelo Branco, Braga, Lisboa, Porto, Portalegre, Funchal, Angra do Heroismo, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Santarém. Envio para a Exposição de rendas de Peniche. Brochura "La question de la lumière sous-marine résolue au point de vue pratique, dans ses applications à la pêche, aux travaux hydrauliques (...) por M. J. de França-Netto (1865)"
Relação dos ofícios enviados por Georges Berger ao Conselheiro Rodrigo de Morais Sarmento. Exemplar de brochura da Exposição da autoria do Ministério da Agricultura e Comércio de França. Relação de ofícios referentes à exposição de gado. cartas do arquitecto Pascal. Cópias de contratos dos empreiteiros responsáveis pela exeução de construções e mobilias para a exposição. Ofícios do Diretor da Academia de Belas Artes, Marques de Souza sobre o envio de obras para a exposição, e do Diretor Geral dos Trabalhos Geodésicos, Francisco Maria Pereira da Silva remetendo colecções de antropologia. informação do Governo francêssobre a criação de uma Lotaria Nacional. Livro copiador de correspondência. Propostas para venda de produtos e leilão público após encerramento da exposição.
Despachos ministeriais mandando por à disposição do Conselho Director dos Trabalhos Preparatórios diferentes quantias para despesas da Exposição. Ofícioa de Comissário Régio da Exposição de Paris. Relatório da Secção de Música endereçado ao Visconde de Vilamaior Comissário Régio de Portugal na Exposição. Documentos justificativos da conta apresentada pelo Intendente de Pecuária do distrito de Viseu encarregue da escolha do gado bovino para a exposição. Brochura do Reglamento da Exposição respeitante à Secção de Agricultura. Actas do Conselho Director. Distinções Honorificas. Decreto-regulamento , tabela e nomeações do Conselho Director e Presidentes das Secções. Relação de pessoal que constitui as secções do Conselho Director. Ofícios do Comissariado Geral de França. Cartas do Arquitecto Jean Louis Pascal. Participação do distrito da Horta.
Relatório apresentado por Manuel Roldan y Pego. Por despacho de 25 de Dezembro de 1913 foi nomeado Delegado do Ministério do Fomento e Presidente do Comissariado para a Exposição Internacional Panamá Pacifico e por Decreto de 16 de Janeiro de 1915, encarregue de representar Portugal como Comissário Geral na Exposição de S. Francisco da Califórnia. Esta Exposição tinha como temática a celebração da abertura do Canal do Panamá. Faziam parte do Comissariado Português: Caetano Augusto Rego, Delegado da União de Agricultura, Comércio e Indústria. Carlos Salles Ferreira, Delegado do Centro Colonial. Ernesto Vasconcellos, Delegado da Sociedade de Geografia. João Moraes Carvella, Delegado da Associação Comercial do Porto. Jayme de Pádua Franco, Delegado da Sociedade de Propaganda de Portugal. José Emílio dos Santos e Silva, Delegado do Ministério da Colónia. D. José Maria Cambertini Pinto, Delegado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. José Veloso Salgado, delegado da Sociedade Nacional de Belas Artes. Victor Marat d'Ávila Peres, Delegado da Associação Industrial Portuguesa. Carlos Alfredo da Silva, Delegado da Associação Industrial do Porto. Dr. Francisco de Oliveira Feijão, Delegado da Associação Central de Agricultura. O Relatório compõe-se da História do Canal do Panamá. Descrição e fotografias da Exposição. O Capítulo V apresenta a descrição da Secção Portuguesa e do seu Pavilhão, na Exposição Internacional Panamá Pacífico.
Livro de actas da Comissão de Assistência ao Comissariado Geral do Governo na Exposição Internacional do Rio de Janeiro de 1922, criado pelo disposto no artigo 3º da Lei nº. 1233 de 30 de Setembro de 1921, publicada no Diário do Governo, número 200, 1ª série. A Comissão era composta pelo Presidente General José Maria d'Oliveira Simões, Diretor Geral do Comércio e Indústria; o Comissário Geral, Eng. Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Ramiro Leão, representante da Câmara Portuguesa do Comércio e Indústria do Rio de Janeiro; Manuel Roldan y Pego representante da Propaganda de Portugal; António Gonçalves Morais Júnior, representante da Associação Comercial do Porto; Henrique Taveira, representante da Associação Industrial de Lisboa; Caetano Rego, representante da União de Agricultura, Comércio e Industria; Saldanha Carreira, representante da Feira de Lisboa; Luiz Derouet, representante da Casa dos Jornalistas.
Exposição Internacional de Minas, Engenharia e Indústria em Newcastle em 1887, ano do Júbileo Real da Rainha Victória de Inglaterra sob o patrocinio do Duque de Northumberland e o Conde de Ravensworth. Brochura com o regulamento aos expositores e formulário de admissão para a exposição.
Ofícios, brochuras, jornais referentes à Exposição Universal de Paris de 1867 ou a Segunda Exposição Universal ou "Exposition Universelle d'Art et d'Industrie" (Exposição Universal de Arte e Indústria), que se realizou entre 1 de abril e 3 de novembro de 1867 no Campo de Marte, em Paris. Circular aos Governadores Civis de 18 de Dezembro de 1865 e 12 de Abril de 1866 da Comissão Encarregada dos Trabalhos Preparatórios para a Exposição Universal de Paris. Circular de convite aos industriais. Correspondência com o Ministério e outras autoridades. Carta de Georges Aumont, arquitecto paisagista dirigida ao Conde d'Ávila, Comissário Real da Exposição a informar que os trabalhos dos jardins do Champs de Mars lhe foram adjudicados pela Comissão Imperial Francesa. Exemplares do jornal "L'Exhibiton" de 1866. Documentos relativos ao processo para a eleição dos artistas que hão-de visitar a Exposição por conta do Governo. Registo contabilistico de recebimentos e despesas com transporte de objectos, pagamentos a expositores e funcionários. Minuta de Relatório sobre a exposição bastante rasurado e com uma nota inicial " Remeto a V. Exª a minuta do relatório que V. Ex. prometeu mandar pôr a limpo. (...) Não vou pessoalmente porque temo que a victima que tiver de copiair o relatório me assassine." assinado Viriato. Ofícios dos vários participantes na Exposição. Relação de prémios concedidos aos expositores portugueses. Desenho (1) vegetal colorido da secção do Parque Campo de Marte atribuído ao reino de Portugal.
Criação da Comissão Directora da Exposição dos produtos Nacionais em Lisboa e Preparatória da Exposição de Londres pelo Decreto de 10 de Abril de 1861. Actas da Comissão. Documentação relativa às várias secções em que se subdivide a Comissão. Ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros com instruções traduzidas dos Comissários Ingleses para a Exposição. Circulares dirigidas ao Governadores Civis. Nomeação dos membros da Comissão. Nomeação de Joaquim Larcher. Ofícios dos Governadores Civis, por distritos, em resposta à circular de 2 de Maio de 1861. Correspondência com diversas entidades sobre a Exposição. Exemplar do jornal francês "Le Moniteur Universel. Journal Officiel de l'Empire Français" de 6 de janeiro 1862 com a publicação da comissão francesa responsável pela organização da secção do país e o regulamento da exposição assionada por Napoleão III. Exemplares da imprensa inglesa do "The Times". Correspondência com os vários expositores portugueses organizada por localidades sobre os produtos a serem incluidos na exposição.
Exposição Internacional de Caminhos de Ferro e Industrial em Vincennes. Correspondência sobre a importância da participação na exposição sob o nome de "Cinquantenaire des chemins de fer français".
Relação de prémios, medalhas e menções honrosas, recebidos por Portugal nas várias exposições: Exposição de Londres em 1851; Exposição de Paris em 1855; Exposição de Londres em 1862; Exposição de Paris em 1867; Exposição de Viena em 1873.
Ofício régio que informa P. A. Lafaurie da entrega da medalha de presença, diploma e Relatório do Júri da Exposição Universal de Londres oferecidos pela Comissão Britânica pelo empenho em apresentar a indústria portuguesa.
Ofícios com o regulamento da Exposição Internacional de Londres de 1874, de Engenharia Civil, Arquitectura Construindo Artifícios. Brochuras da Exposição. Esboço de Regulamento das obras escolhidas das belas artes a museus. Condecorações propostas por António Augusto de Aguiar, Comissário Régio na Exposição de vinhos em Londres no ano de 1874.
Exposição Internacional de Adelaide (Austrália). Convite do Ministro Britânico ao Governo Português para se representar na Exposição.
Correspondência onde se refere a inportância da participação de Portugal na mostra da indústria naval, pesqueira, máquinas e electricidade. Brochuras. Planta do recinto da exposição.
Documentos de Despesa com a descrição dos trabalhos e a respectiva importância despendida para a Exposição Industrial portuguesa com a Secção Agrícola referentes aos meses de Janeiro, Junho, Agosto, Setembro, de 1888 e Outubro de 1889.